quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Empréstimo obrigacionista teve o dobro da procura em relação à oferta


A SAD portista sublinha que a elevada procura transmite «a confiança do mercado» nos dragões.


O empréstimo obrigacionista da SAD do FC Porto, de 25 milhões de euros, teve uma procura que dobrou, em 48 horas, o montante disponível para subscrição, segundo comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Tamanha procura permitirá, se a administração dos “dragões” o entender, aumentar o montante da verba a encaixar para os 30 milhões de euros, o que terá de ser feito até ao dia 11 de dezembro, sob supervisão da CMVM, conforme o prospeto da entidade emitente.

«A Oferta Pública de Subscrição de obrigações da FC Porto SAD está a ser um sucesso e, até ao momento, foram recebidas ordens de subscrição que, no seu somatório, correspondem a 10.573.0256 obrigações solicitadas e a um montante total de € 52.866.280 (211,47% do montante máximo da operação)», refere uma nota colocada no sítio oficial do clube na Internet.

A esse propósito, fonte do FC Porto disse à Lusa que, logo no final do primeiro dia, a procura chegava já aos 151 por cento, ou seja, «demonstra o sucesso da operação e a confiança do mercado na organização e gestão da SAD».

A subscrição das obrigações pode ser feita até às 15h00 de dia 18 de dezembro, podendo as respetivas ordens de subscrição ser revogadas ou alteradas pelos subscritores até às 15h00 do dia 13.

O apuramento dos resultados da oferta, a efetuar pela Euronext Lisboa, está marcado para 19 de dezembro.

Após a conclusão desta operação e a amortização, em dezembro, do terceiro empréstimo obrigacionista, a sociedade portista fica com dois «empréstimos vivos»: o “FC Porto SAD 2011-14”, no valor de 10 milhões de euros (com juros a oito por cento) e o “2012-2015”, de 25 milhões de euros (juros a 8,25 por cento).

in "sapodesporto.pt"

Jackson Martínez apto para Braga

O avançado colombiano está recuperado de lesão. Maicon é o único indisponível para o jogo da Taça de Portugal, no AXA, com o Sporting de Braga.


Jackson Martínez entra nas contas de Vítor Pereira para o desafio com o Sporitng de Braga, para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, que se realiza na sexta-feira. O melhor marcador do FC Porto sofreu uma lesão num dedo do pé frente aos arsenalistas, no jogo do campeonato, mas depois de ontem de ter estado em tratamento, hoje já treinou sem limitações.

Desta forma, o único indisponível para o segundo encontro com o Braga, no espaço de seis dias, é Maicon. O central brasileiro prossegue tratamento à lesão no tornozelo e não treina às ordens de Vítor Pereira.

O FC Porto volta a treinar esta quinta-feira, pela manhã, no Olival. O jogo com o Sporting de Braga, para os oitavos-de-final da Taça, está marcado para sexta-feira, às 20h15. 


in "rr.pt"

Vítor Pereira: «Por que é que Peseiro deixou de ser competente?»


Vítor Pereira antecipa o segundo encontro com o Sp. Braga numa semana e não espera que na sexta-feira, para a Taça de Portugal, o jogo seja muito diferente do de domingo, para a Liga, que o FC Porto venceu por 2-0. 


De caminho, o treinador portista defende o seu homólogo de Braga e contesta o facto de José Peseiro estar agora a ser questionado.



«Não consigo entender esta forma incoerente de olhar para as coisas. Por que é que o José Peseiro deixou de ser competente? O Braga já mostrou que sabe o que quer e é uma excelente equipa», defendeu o treinador do FC Porto.



Quanto ao jogo, Vítor Pereira admite que possa ser um pouco mais aberto que o de domingo: «Não acredito que o jogo seja muito diferente. Ou seguimos em frente ou somos eliminados e isso poderá tornar o jogo mais aberto. Vai ser um jogo de grande exigência.» 



Sem o assumir objetivamente, Vítor Pereira sugeriu a mudança de algumas das peças da equipa principal, até porque quatro dias depois haverá um jogo importante em Paris. 



«Acredito no plantel que trabalha comigo. Farei a gestão que achar necessária para discutir o jogo e ganhar», revelou o técnico, antes de dar uma achega ao tal jogo contra o Paris Saint-Germain.



«Queremos ganhar os dois. Que fique bem claro. A Taça de Portugal é um objetivo. Depois, em Paris queremos garantir o primeiro lugar e prestigiar o clube. Temos jogadores com qualidade para gerir os dois jogos e chegar aos resultados que queremos».



Vítor Pereira: «Lucho saiu chateado? É natural»


Lucho Gonzalez é habitualmente o exemplo de correção e respeito. A postura impassível do El Comandante mostrou um lado mais emocional em Braga, porém. Ao ser substituído, assinalava o relógio o minuto 88, o argentino mostrou claramente a sua insatisfação. 


O jogo estava empatado a zero, Lucho queria ajudar a equipa e não gostou de ser trocado por Kléber. Curiosamente, foi depois disso que o F.C. Porto fez dois golos. 



Confrontado com a irritação anormal do seu capitão, Vítor Pereira colocou-se a seu lado e respaldou-o das críticas. 



«O Lucho é um jogador ambicioso. Como é o Moutinho, como é o Varela. Um jogador desses que sai num jogo indefinido, não pode ficar contente. Sai com a impressão de que podia ajudar mais. É natural que o Lucho quisesse ficar até ao fim», resumiu o treinador do F.C. Porto. 



Foi precisamente o jogo de Braga que nos deu a conhecer um Vítor Pereira «desgastado» pelo desenrolar «emocionante» dos acontecimentos. O técnico garantiu já estar com os normais níveis de energia repostos e pronto para a luta.



«Espero ter o mesmo desgaste e voltar a vencer», sublinhou o treinador. «Há jogos assim. Exigem mais concentração ainda. O jogo teve um resultado indefinido até ao fim. Até parece que o jogamos. Na verdade jogámo-lo emocionalmente», desabafou o homem do leme portista.



«Há outras partidas que se definem mais cedo e são mais simples. Só quem passa por aqui [pelo banco] é que percebe isto».


Há uma coisa que faz rir Vítor Pereira (e muito): ele explica


A conferência de imprensa estava já perto do fim. Mais uma pergunta para Vítor Pereira e o técnico a responder com uma rara gargalhada. Das grandes. Mas que pergunta conseguiria coloar o técnico do F.C. Porto assim tão bem disposto? 

Simples. Vítor Pereira foi confrontado com uma lista onde se liam os nomes dos treinadores mais bem pagos no futebol mundial. O treinador azul e branco não está lá, Jorge Jesus surge no 14º posto. Daí a gargalhada. 

«Não consigo comentar. Rio-me, apenas isso. Olhar para aqueles números dá-me vontade de rir. Estou muito feliz no F.C. Porto. Trabalho para ter os melhores à minha disposição. O que me anima é apresentar um bom futebol. Sou exigente e gosto de futebol bonito», disse o treinador. 

Perante a insistência, deixou mais algumas palavras. «Estaria a mentir se dissesse que o dinheiro não tem importância. Tenho três filhos, uma família. Mas para isso é preciso trabalhar».

Veio à baila a palavra sorte e, enfim, o técnico aproveitou para se referir ao último triunfo em Braga, onde muita gente viu sorte no triunfo azul e branco. 

«Sorte? Sorte era estar a ganhar em Braga por dois a zero aos quatro minutos. Marcar no fim dá trabalho, e muito». 

Vítor Pereira e a quebra de espectadores: «A vida mudou»


Maisfutebol publicou na terça-feira um estudo que aponta para uma quebra acentuada de espectadores nos estádios portugueses. O F.C. Porto, por exemplo, tem em média menos quatro mil pessoas por jogo no Dragão.

Ora, perante estes dados, o treinador Vítor Pereira faz uma leitura interessante. Relacionada com a crise que grassa no nosso país, naturalmente. 

«O nosso papel é promover o espetáculo. A vida não está fácil para ninguém. Há muita gente em dificuldades. É preciso dinheiro em casa para a comida e o futebol pode tornar-se um espetáculo caro», sublinhou o técnico.

«O gosto pelo futebol continua a existir, mas a vida mudou. Mudou para muita gente». 

Este gosto pelo futebol, pelo espetáculo, conduziram depois o técnico a falar um pouco sobre a forma atraente como gosta de ver a sua equipa a jogar. Daí surge o elevado número de golos que os dragões têm marcado ao longo da época, sustenta Vítor Pereira. E há vários atletas com a pontaria afinada.

«Basta ir ao registo dos tempos em estive no Sp. Espinho e no Santa Clara. Percebam o número de golos que marcámos na altura e de que forma esses golos foram distribuídos. As minhas equipas são equilibradas e gostam de golos, de posse de bola». 

A reflexão continuou. «Não gosto de jogos descontrolados. Partidas que têm muitas oportunidades para cada lado são sinal de incompetência. Trabalhamos para organizar esse processo e gosto que a minha equipa controle o jogo. Controlar a bola e ser agressiva na pressão. Depois o talento individual é estabelecido pelos jogadores». 

in "maisfutebol.iol.pt"

Vítor Baía defende tecnologia na linha de golo


O ex-guarda-redes realçou a importância da tecnologia na linha de golo como auxiliar do trabalho dos árbitros.
Vítor Baía, antigo guarda-redes do FC Porto, considerou de máxima importância o uso da tecnologia na linha de golo, com o propósito de auxiliar os árbitros nos lances mais duvidosos.
"Nunca ficamos satisfeitos por ver que ganhamos quando o árbitro errou, ou quando a bola não entrou. Como jogador, acho que é de grande importância, porque a sensação, quando somos prejudicados, particularmente em grandes competições, é tremenda", realçou o antigo guarda-redes.
Vítor Baía, que se encontra no Rio de Janeiro a participar no evento Soccerex, relativo ao tema "Será que a tecnologia da linha do golo irá melhorar o futebol?", avançou igualmente que se deve começar pela tecnologia na linha de golo, para depois avançar para outras situações de jogo, como na identificação do uso ou não da mão durante um lance.
"Acho que é de grande importância começar com a linha do golo, mas, depois, com a evolução do tema, acredito que a tecnologia pode ser também um auxiliar importante para o árbitro em outras situações", referiu.
O ex-futebolista, recorde-se, foi protagonista num lance polémico, no estádio da Luz, durante a época de 2004/2005, no qual o ex-guarda-redes do FC Porto terá defendido um remate de Petit para lá da linha de golo, que não foi validado pelo árbitro da partida. Os dragões venceram por 0-1, mas não chegou para evitar o título de campeão das águias.

in "dn.pt"

líder dos Superdragões teve de levar pontos


Fernando Madureira, líder dos Superdragões, ficou ferido na cabeça durante o Sporting de Braga-FC Porto de ontem e levou 13 pontos no hospital. Tudo aconteceu durante uma carga policial, segundo conta o jornal O Jogo.
A carga policial, descreve o diário, ocorreu na bancada reservada à claque portista, no Estádio Axa, já perto do intervalo, e causou ainda outro ferido.
"Estava a separar dois adeptos que se tinham pegado no túnel quando levei com o primeiro cassetete. Ainda pensei que era uma pedrada, mas depois voltei a ser agredido", relatou Fernando Madureira ao jornal desportivo.
Fernando Madureira foi assistido no local, mas durante o intervalo foi mesmo ao hospital para ser suturado, assim como o outro adepto do FC Porto que ficou ferido. O líder dos Superdragões regressou ao estádio já no fim do jogo, com a cabeça ligada.

in "relvado.pt"

Vítor Pereira na liderança

O treinador do FC Porto mantém vantagem confortável para os concorrentes, no ranking da Renascença para melhor treinador.


Ranking da Renascença após a 10ª Jornada da Liga Zon Sagres:

1.º Vítor Pereira (F.C.Porto); média de 3,60 pontos.
2.º Jorge Jesus (Benfica); média de 3,40 pontos.
3.º José Peseiro (Sp.Braga); média de 3,30 pontos.
4.ºs Marco Silva (Estoril) e Paulo Fonseca (P.Ferreira); média de 3,10 pontos.
6.ºs Nuno E. Santo (Rio Ave), Pedro Emanuel (Académica) e  Sérgio Conceição (Olhanense); média de 3,00 pontos.
9.º José Mota (V.Setúbal); média de 2,80 pontos.
10.º Manuel Machado (Nacional); média de 2,75 pontos.
11.º Jorge Casquilha (Moreirense); média de 2,70 pontos.
12.ºs Vercauteren (Sporting); média de 2,66 pontos.
13.ºs Paulo Alves (Gil Vicente) e Pedro Martins (Marítimo); média de 2,60 pontos.
15.º Rui Vitória (V.Guimarães); média de 2,50 pontos.
16.º Ulisses Morais (Beira Mar); média de 2,30 pontos.
in "rr.pt"

«Não vou por empréstimo para lado nenhum» - Rolando


Rolando continua sem jogar no FC Porto (regista apenas dois jogos) e raras vezes é convocado. O internacional português terá decidido quebrar o silêncio e explicou ao jornal «The National» as razões de ter recusado uma proposta para jogar nos ingleses do Queens Park Rangers.

«Não fui para o QPR por duas razões: primeiro, não vou por empréstimo para lado nenhum. É difícil para um jogador que foi a primeira escolha durante quatro anos e é internacional português voltar a um clube que o enviou para outro por empréstimo. Depois, com todo o respeito pelo QPR, não o considero uma equipa para o meu nível», explicou o defesa-central, num artigo assinado pelo jornalista Duncan Castles.

Por entre linhas dá para perceber o descontentamento de Rolando, que revela ainda ter tido também uma proposta da Roma, recusada pelo FC Porto. «O difícil de perceber é o porquê de o FC Porto ter recusado uma proposta de oito milhões da Roma no início de agosto e depois dizer-me para ir para o QPR por dois milhões pelo empréstimo e uma cláusula de opção de compra de 10 milhões. É isto que tenho dificuldade em entender.»

Rolando, 27 anos, cumpre a quinta época de ligação ao FC Porto, tendo ainda contrato válido até 2015, com cláusula de rescisão fixada em 30 milhões de euros. Na presente época apenas apareceu a titular na partida diante do Santa Eulália para a Taça de Portugal, registando ainda quatro minutos no campeonato como suplente utilizado.


in "abola-pt"

HELDER NUNES: “ESTÃO AQUI OS 10 MELHORES DE PORTUGAL”


Com apenas 18 anos, Hélder Nunes é uma das maiores promessas do hóquei em patins português. Na antevisão da recepção ao Gulpilhares (oitava jornada do Campeonato nacional, quarta-feira, 21h), o hoquista espera que tudo “corra bem” aos Dragões e faz um balanço muito positivo dos primeiros meses no FC Porto Império Bonança.

“Estava à espera da grandiosidade do clube, os adeptos passam por mim na rua e conhecem-me. Não estava habituado a isso, porque em Braga o hóquei não tem essa popularidade”, reconhece, em declarações ao Porto Canal e www.fcporto.pt.

O defesa-médio sublinha que está a aprender todos os dias: “Se o FC Porto é o melhor clube de Portugal considero que estão aqui os 10 melhores jogadores. É bom que o meu trabalho esteja a ser reconhecido. Está a ser uma experiência muito boa partilhar o balneário com estes nove colegas, que são excelentes amigos e que de certeza me vão ensinar tudo para também me tornar um dos melhores”.

Hélder Nunes julga que o Gulpilhares, apesar de ocupar o 15.º e penúltimo posto do campeonato, vai entrar em rinque com ambição. “O nosso objectivo é ganhar e de certeza que o vamos conseguir. Espero que façamos um bom jogo, que venha muita gente ao pavilhão e que tudo nos corra bem”, revelou.


in "fcp.pt#

Jackson destacado em Espanha

Os golos do avançado portista captaram as atenções da edição electrónica do jornal Marca, que faz uma análise detalhada ao colombiano



Jackson aparece em grande destaque num artigo do jornal Marca que o apresenta aos adeptos espanhóis. "Jackson Martínez, golos para todos os gostos", foi o título escolhido para uma análise detalhada ao jogador. "Marca golos com pé direito, esquerdo, de cabeça, de bicicleta, com o calcanhar e de penálti à Panenka", escreve o jornal espanhol. "Surpreendeu pela rápida adaptação e pela ampla variedade de recursos, tendo feito esquecer Falcao e Hulk, os dois últimos goleadores do FC Porto".

O artigo considera-o "um avançado muito completo e com grande técnica". E diz mais, sempre no mesmo tom carregado de elogios. "A adaptação foi assombrosa; surpreendentemente, considerando a estatura, domina bem a bola com os dois pés. Tem uma capacidade de elevação poderosa e remata bem de cabeça; é rápido e faz um apreciável trabalho na primeira linha de pressão". O golo marcado ao Sporting é comparado às acrobacias de Zlatan Ibrahimovic.

Só lhe falta, diz o artigo, conquistar em definitivo a Colômbia, onde, além de Falcao, Pekerman tem preferido Téo Gutiérrez, jogador que, em tempos, também fez parte dos planos do FC Porto.


in "ojogo.pt"