quarta-feira, 16 de maio de 2012

Iturbe "Tenho muito para mostrar no FC Porto"

De visita ao Paraguai, o jovem avançado argentino desmente o regresso ao Cerro Porteño, mostrando-se determinado em afirmar a sua posição no plantel dos campeões nacionais.

Juan Manuel Iturbe não pretende sair do FC Porto, na próxima época, apesar da pouca utilização que teve no primeiro ano ao serviço dos campeões nacionais.

A reacção do jovem avançado argentino, de 18 anos, surge numa altura em que se especula sobre uma eventual cedência do jogador dos dragões ao Cerro Porteño do Paraguai, o seu anterior clube.

"Não estou a pensar num regresso ao Cerro Porteño. Comigo não falaram, ninguém me disse nada. Claro que é lindo que as pessoas demonstrem carinho, jogar num clube onde te querem é motivante, mas eu sou do FC Porto", atirou Iturbe, em declarações à imprensa paraguaia.

O reforço da postura do dianteiro é a atitude subsequente a uma série de afirmações, na conta pessoal do Twitter, sobre a insatisfação pelo estatuto de suplente não-utilizado.

"Sou jogador do FC Porto e nesta altura não estou a pensar num regresso ao Cerro. O meu futuro está no Porto e tenho muito para mostrar lá", sublinhou.

in "rr.pt"

James, Guarín e Falcao na seleção da Colômbia

Extremo do FC Porto convocado por Pekerman para os encontros com Perú e Equador. Falcao e Guarín também na lista.

José Néstor Pekerman divulgou na noite passada os convocados da Colômbia para os dois próximos encontros da seleção sul-americana.
Na lista constam os nomes de James Rodríguez, do FC Porto, Fredy Guarín, emprestado pelo FC Porto ao Inter de Milão, e de Falcao (Atl. Madrid).
Jackson Martínez, do Jaguares, e apontado como reforço do FC Porto, também foi convocado para os duelos com Perú e Ecuador, a contar para a qualificação para o Mundial 2014.
Nesse torneio, a Colômbia ocupa a sexta posição com quatro pontos. Lideram Uruguai, Argentina e Venezuela, cada um com sete pontos.

in "relvado.pt"

Sub19 vão competir no torneio Blue Stars


A equipa Sub19 do FC Porto vai participar no Torneio Blue Stars/FIFA Youth Cup, de que é a actual detentora. A 74.ª edição da prova está agendada para 16 e 17 de Maio, em Zurique. Os azuis e brancos integram o Grupo B, juntamente com Besiktas (Turquia), Zenit (Rússia), Young Boys e FC Zurique (Suíça).

No ano passado, os Dragões venceram a prova depois de bater os suíços do FC Zurique por 3-0, nas grandes penalidades. O ganês Christian Atsu foi eleito o melhor jogador da competição.

Neste torneio, já participaram equipas como o Dinamo Zagreb (Croácia), Boca Juniors (Argentina) e Nápoles (Itália). Disputado sobre a égide da FIFA desde 1991, já contou com a participação de nomes como Ryan Giggs, David Beckham, Jay-Jay Okocha, Nicky Butt, Guardiola, Paul Scholes e Gary Neville.

O primeiro jogo dos Dragões está agendado para quarta-feira, frente ao FC Zurique (15h00). No mesmo dia, defrontam o Zenit (16h40) e o Young Boys (19h10). No dia seguinte, os juniores do FC Porto jogam com o Besiktas (11h40). No grupo A competem Panathinaikos, TP Mazembe, Mönchengladbach, Blue Stars e Grasshopper.

Os encontros para definir a classificação final decorrem ao longo da tarde de quinta-feira, sendo que a final está agendada igualmente para as 16h40. Todos os jogos têm dois tempos de 20 minutos, excepto a final, que conta com dois tempos de 25 minutos.

in "fcp.pt"

Hulk a peso de ouro

PINTO DA COSTA TENTA SEGURAR BRASILEIRO
 
Conquistar o tricampeonato e fazer uma boa campanha na Liga dos Campeões são objetivos claramente assumidos pelo FC Porto para a próxima época e, nesse sentido, Pinto da Costa sabe que é fundamental manter Hulk no plantel. O presidente é um admirador confesso do Incrível e na recente entrevista ao Porto Canal vincou que fará tudo para o segurar no clube

E de que forma poderá o carismático líder dos dragões convencer o internacional brasileiro a avançar para a sua quinta época no clube? A tarefa não parece fácil, tendo em conta que Hulk já é o jogador mais bem pago do plantel e enverga a braçadeira de capitão. Conquistou praticamente todos os troféus nacionais, quer individuais como coletivos, e ergueu a Liga Europa. Só lhe falta mesmo ser rei na Liga dos Campeões, o sonho de todos os jogadores.

in "ojogo.pt"

Jackson Martínez pisca olho ao dragão

COLOMBIANO VOLTA À ÓRBITA portista

Várias vezes apontado como possível reforço do FC Porto, o avançado colombiano Jackson Martínez admitiu, em declarações à imprensa mexicana, que a hipótese de jogar nos dragões lhe agrada, adiantando mesmo que os dragões são a equipa que mais interesse mostrou na sua aquisição.

"Se houver acordo definitivo com o FC Porto, que é o clube que mais interesse demonstrou, irei contente, pois é uma equipa importante de Portugal e do Mundo", considerou o avançado, atualmente no Jaguares de Chiapas, em declarações ao portal mexicano Esto.

"De certeza que perguntaram sobre mim ao Radamel Falcão e já devem saber como sou. Se for para lá é porque confiam que farei um bom trabalho. A Europa dá-me a oportunidade de continuar a crescer, de ter uma exigência maior. Tenho o sonho de qualquer jogador: triunfar e estar num clube grande", acrescentou.

"Quero demonstrar a minha capacidade, pois sei que posso jogar numa grande equipa e demonstrar a minha valia", concluiu.

No México desde 2009/10, Martínez alcançou esta temporada os melhores registos na Liga, com 20 golos marcados em 35 partidas, apesar de não ter conseguido evitar a eliminação do Jaguares nos quartos-de-final da Liga mexicana.

in "record.pt"

Dragão quer Vitor Hugo

É avançado da Oliveirense e está perto de jogar no Dragão Caixa na próxima época. Vítor Hugo recebeu convites de Itália e de Portugal, entre eles dos açorianos do Candelária, mas é com o decacampeão FC Porto que as negociações estão mais avançadas.
Este pode então ser o próximo reforço do decacampeão depois de este ter assegurado o regresso de Jorge Silva e a contratação do internacional Ricardo Barreiros, e de terem sido dadas como certas as saídas de Pedro Gil e de Gonçalo Suíssas (este último rescinde por mútuo acordo apesar de ainda ter um ano de contrato com os azuis e brancos).
Na equipa que está a ser montada, o FC Porto tem investido em avançados, sendo que alguns têm características para poderem jogar mais recuados, como é o caso de Ricardo Barreiros ou até o eclético Reinaldo Ventura.
Vítor Hugo, melhor marcador do campeonato em 2010/11 ( 64 golos), quando ainda vestia a camisola da Académica de Espinho, onde esteve dois anos (2009/10 e 2010/11), foi na temporada em curso aposta da Oliveirense, clube que nos últimos anos habituou os adeptos do hóquei em patins a juntar-se aos grandes nas lutas pelo título; antes com Tó Neves, agora com Nuno Resende, também jogador/treinador. Ainda no passado fim de semana, Vítor Hugo foi importante na deslocação da equipa de Oliveira de Azeméis à Luz (quarta classificada, com 44 pontos, a quatro jornadas do fim do campeonato), um pavilhão que conhece bem (tal como o colega Tó Silva) e onde marcou dois golos.
Formado em Gulpilhares, começou cedo a fazer a diferença nas camadas jovens, tendo integrado a seleção de juniores que se sagrou campeã europeia em 2003, em Vale de Cambra, e no mesmo ano campeã mundial, em Montevideo (Uruguai). Na Seleção Nacional A, apenas ganhou duas Taças das Nações (Torneio de Montreux), em 2005 e 2011.
No Gulpilhares jogou seis anos (três pelos juniores e três na equipa principal) de onde saiu rumo à Luz. Na passagem pelo Benfica (2006/07 a 2008/09), o avançado foi finalista da Taça de Portugal (2008/09) e duas vezes vice-campeão (2006/07 e 2007/08). Este ano, pela Oliveirense, Vítor Hugo está na final-eight da Liga Europeia (25 a 27 de maio, em Itália), e na luta pela Taça de Portugal (nos oitavos-de-final defrontará o Académico), prova em que a sua equipa eliminou o FC Porto no Dragão Caixa. 

in "ojogo.pt"

Eduardo Filipe acaba a carreira no sábado

Eduardo Filipe, que fez ontem 38 anos, vai colocar um ponto final definitivo na carreira de andebolista. Aquele que continua a ser o desportista português mais internacional de sempre (261 jogos pelos vários escalões das seleções nacionais), voltou este ano a jogar, depois de se ter despedido no final de 2008/09. Sai com mais um título de campeão nacional ao serviço do FC Porto.
Dois anos depois, o apelo do clube do coração e a vontade de ajudar a entrar na Liga dos Campeões (Gilberto Duarte estava lesionado), fizeram o meia-distância regressar aos pavilhões. Acabou, no entanto, por ser um regresso a meio-gás. Falhada, uma vez mais, a entrada dos dragões na Champions, Filipe ainda jogou as primeiras seis jornadas do campeonato, sentindo depois alguma dificuldade em conciliar a competição com a medicina, sua atividade profissional.
No entanto, manteve-se sempre junto da equipa, foi treinando e será agora convocado por Ljubomir Obradovic para a partida de sábado, marcada para as 15h05, no Dragão Caixa. Frente ao Sporting, na jornada que encerrará o campeonato, Filipe terá então oportunidade de jogar pela última vez oficialmente e será alvo de uma homenagem por parte do clube onde viveu alguns dos melhores momentos da carreira.
Natural de Santo Ildefonso, no Porto, Eduardo Filipe começou a jogar no Vilanovense com apenas 11 anos, passando depois por Colégio dos Carvalhos, FC Porto, ABC, Boavista, Teka Santander e Algeciras, estes dois últimos espanhóis. Foi campeão europeu de sub-17 (Suíça, 1992); medalha de bronze no Mundial de sub-21 (Argentina, 1993) e esteve na final da Liga dos Campeões, pelo ABC, em 1993/94. 

in "ojogo.pt"

Bracali: "Aqui trabalha-se, não se fala muito"

Bracali encerrou a sua primeira temporada no FC Porto com a conquista do campeonato e diz que percebeu o que diferencia os azuis e brancos dos outros emblemas. Para o guarda-redes brasileiro grande parte do sucesso resume-se à forma como a equipa aborda as competições. "O FC Porto é, de facto, o maior clube português, porque aqui vive-se a vitória e não se fala noutro resultado. Desde um amigável até a um jogo da Liga dos Campeões, é essa forma de pensar. Isso faz com que o FC Porto ganhe praticamente sempre", apontou. Quando colocado perante as dúvidas e as críticas que surgiram durante o percurso da equipa até à renovação do título, o guarda-redes respondeu com mais um traço do caráter que o clube projeta para o exterior: "O campeonato foi disputado, havia outras equipas a lutar pelo título, só que o FC Porto trabalha, não fala muito. Só fala quando a conquista é um dado adquirido, aí sim. O FC Porto trabalha para ser campeão, com mais ou menos pontos, e o que importa é atingir os objetivos", atirou.
Apesar de não jogar tanto quanto desejava, Bracali não escondeu a satisfação por ir de férias com mais um título no currículo: "Estou feliz, tive oportunidade de ser campeão e espero conquistar mais títulos, porque esta equipa já entra no campeonato com 90 por cento de chances de ganhar", frisou.
Mas nesta sua estreia de azul e branco, o brasileiro acabou por se ver relegado para o banco, situação que quer inverter. "Vinha acostumado a jogar. Tinha uma série de mais de cem jogos no Nacional, mas sabia que era difícil, porque à minha frente tinha o melhor guarda-redes em Portugal. Sempre achei que podia jogar mais vezes, mas continuo a trabalhar e acredito que na próxima época as coisas possam mudar. A adaptação foi fácil, porque a essência do grupo é a humildade, por isso é que ganham tanta coisa. Agora, é difícil entrar no onze, porque a base está formada. Helton já é titular há sete anos, já passaram muitos segundos guarda-redes e não é fácil", comentou. 

Aplaudiu continuidade de Vítor Pereira no clube

Apesar de ter sido suplente esta temporada, Bracali não confundiu as coisas e confessou que ficou feliz por ver Vítor Pereira continuar à frente do FC Porto: "É um treinador trabalhador, super-humilde, que merece estar onde está. Merece a continuidade e não foi justo que a tivessem posto em causa". Aliás, Bracali foi mais longe nos elogios: "Não era fácil gerir um grupo que tinha ganho tudo, mas ele teve competência suficiente para carregar a equipa. É normal que durante uma época aconteçam coisas, mas ele teve pulso para manter o FC Porto no caminho das vitórias". 

"FC Porto é maior do que todos os jogadores"

O mercado de transferências está aí e as especulações também, com o nome de Hulk à cabeça. Mas Bracali não se atrapalhou: "O FC Porto é maior do que todos os jogadores, não depende de nenhum. Este clube é capaz de ir buscar outro para substituir qualquer um. É lógico que se jogadores como Hulk continuarem o FC Porto terá mais chances de ganhar, mas é um clube que tem condições para ir buscar outros tão bons. Basta olhar para o passado e ver quantos grandes jogadores já passaram por aqui, atirou".
A época do compatriota Kléber também foi comentada: "Ele trabalhou sempre para que as coisas acontecessem. Tem potencial para vencer e perfil de campeão. O hat trick ao Rio Ave foi para ir de férias com uma imagem melhor". 

in "ojogo.pt"

Empresário reconhece baixa de rendimento de Palito

Depois de Álvaro Pereira ter manifestado vontade de deixar o FC Porto se não for titular na próxima época, agora foi a vez de o seu empresário insistir no assunto. "O Álvaro tem contrato até 2016 com o FC Porto e só falaremos com a SAD quando for necessário analisar uma proposta. O que posso dizer é que ele está contente no FC Porto, mas gostaria de jogar mais. O Álvaro quer sair se deixar de ser primeira opção. Depois, se a proposta for boa para ele e para o clube...", declarou Alejandro Savich à Rádio Renascença.
O empresário reconheceu haver sondagens, mas apenas isso: "Quiseram saber da situação do Álvaro. Mas as propostas têm de ser negociadas entre clubes, para nos serem apresentadas depois. No ano passado houve uma proposta do Chelsea...", lembrou. A terminar, Savich reconheceu também ter havido um menor rendimento de Palito na última temporada, mas que não foi exclusivo do seu representado. "A equipa não esteve ao seu melhor nível e o Álvaro também baixou de rendimento", admitiu. 

Palito entrega medalha

Álvaro Pereira ainda está em Portugal - deve viajar direto do para Moscovo onde a seleção do Uruguai vai jogar um particular - e foi encarregado de recolher a medalha de campeão nacional de Cristián Rodríguez. Os dois uruguaios vão estar juntos na seleção e nessa altura Palito entregará ao Cebola a respetiva medalha. A terceira pelo FC Porto. 

in "ojogo.pt"

Castro reclama oportunidade no plantel portista

Castro despediu-se ontem do Sporting Gijón, onde passou as duas últimas épocas, cedido pelo FC Porto. Triste pela despromoção, o médio faz um balanço positivo da passagem pelo clube. "Não tenho nada a apontar, nem ao Sporting nem aos técnicos. Fui feliz aqui e recordarei para sempre as tardes no 'El Molinón' junto dos adeptos, os melhores de Espanha". O médio vai agora entrar de férias e espera receber ordens para se apresentar no Olival no dia 2 de julho. "A minha primeira opção é continuar no clube do meu coração, mas não gostaria de ser emprestado de novo. Prefiro ser vendido porque já cumpri esse ciclo, alertou. Nesse caso, dá preferência ao campeonato espanhol. 

in "ojogo.pt"

Maicon renovou até 2017

Maicon será jogador do FC Porto até 2017. O jogador renovou na passada sexta-feira o contrato que já o ligava aos dragões até 2014. Além do prolongamento do vínculo, o brasileiro viu ainda revista a cláusula de rescisão, que passou de 30 para os 40 milhões de euros. No fundo, e além de reforçar a posição junto deste ativo, o FC Porto acabou também por premiar o excelente desempenho do defesa ao longo da época finda. É que, naturalmente, Maicon viu as condições salariais revistas e pela primeira vez desde que deixou o Nacional da Madeira.
Em janeiro, o brasileiro foi alvo do interesse de clubes espanhóis e italianos, mas não chegou à SAD nenhuma proposta concreta para a venda do seu passe, antes o pedido de empréstimo com opção de compra. A crescer no seio da equipa e numa fase de afirmação, o central viu recusadas todas essas tentativas, mas teve imediatamente a promessa do clube: se os objetivos pessoais e coletivos fossem cumpridos, no final da época seria premiado e elevado a um patamar salarial mais condizente com o seu valor. No fundo, foi isto que aconteceu, à imagem do que outros já fizeram no passado. Com as férias no horizonte, a SAD apressou-se a resolver a situação e contou com a colaboração de todos os intervenientes no processo, desde o jogador ao seu empresário, António Araújo. As negociações foram muito fáceis e resolveram-se de forma tranquila, uma vez que o prolongamento do vínculo era o objetivo de todas as partes envolvidas.
Pela primeira vez desde que em 2009 chegou ao FC Porto, Maicon tem estatuto de indiscutível. Rolando e Otamendi até podem ser transferidos no verão e a programação desportiva da nova época vai fazer-se em torno do brasileiro, pelo menos no que à defesa diz respeito. Por mais propostas que possam aparecer, não é intenção de ninguém vendê-lo. A SAD sabe que o jogador ainda se pode valorizar mais, se fizer uma época inteira como central no nível que mostrou nos últimos cinco desafios da temporada que já terminou. Vítor Pereira vê nele o patrão para 2012/13 e o próprio Maicon sabe que reforçou a sua posição dentro do clube e quer continuar-se a afirmar e liderar o setor.
O rendimento que o brasileiro atingiu não é uma surpresa para o clube, mesmo depois de duas épocas em que não provou o porquê de ser comparado a Pepe. De tal forma, que em agosto de 2010 os portistas asseguraram junto do Cruzeiro os 50% do passe do jogador que ainda não detinham. O enfoque, claro está, são as mais valias futuras que Maicon promete, na linha de outros centrais de sucesso do passado recente portista, como Fernando Couto, Ricardo Carvalho, Pepe ou Bruno Alves.
Em 2012/13, o objetivo do jogador é assinar uma época fantástica e conquistar mais do que apenas o título de campeão nacional. O sonho pessoal é merecer a chamada à seleção brasileira. 

Férias a três em Salvador antes da família em Planura

Com a renovação assinada e, portanto, sem nada no plano profissional com que se preocupar, Maicon está desde anteontem em Salvador da Baía, num primeiro período de férias ao lado da mulher e da filha. O jogador ficará instalado num resort de luxo - na paradisíaca Praia do Forte - durante alguns dias, onde dividirá o seu tempo entre a praia e a piscina, esquecendo completamente o futebol. Só depois irá para Planura, a sua cidade natal no estado de Minas Gerais, onde vai aproveitar para rever amigos e ficar uns tempos com a família em casa do pai, Maurides Roque. Nesse tempo, Maicon tem previsto começar a exercitar-se para chegar à pré-temporada do FC Porto já com uma preparação física aceitável. 

"Vítor Pereira é especial porque apostou em mim"

Maicon fez a sua melhor época no FC Porto e, provavelmente, da sua carreira. Aposta pessoal de Vítor Pereira, primeiro como lateral-direito e depois como central, terminou a temporada como uma das figuras dos bicampeões nacionais e perfila-se para assumir a liderança da defesa no assalto ao tri. "Pessoalmente, foi a época mais positiva para mim, sim. Mas acho que todas as que tenho feito no FC Porto têm sido boas, com muitos títulos", sustentou Maicon, que falou à partida para o Brasil, ainda antes de ser conhecida a renovação do contrato. Daqui para a frente, o brasileiro só quer mais e melhor e traçou o sentido que espera a sua carreira tomar: "Agora é só dar continuidade e trabalhar para chegar mais longe e mais alto"
As razões do sucesso, para o central, passam sobretudo pela maior dose de confiança que depositaram nele, daí que reconheça em Vítor Pereira uma peça essencial no processo que o conduziu até um patamar mais elevado. "Vítor Pereira é especial, sem dúvida, porque foi um treinador que apostou em mim e isso foi ótimo", sublinhou. Muitas vezes relegado para terceira opção em benefício de Rolando e Otamendi, a verdade é que foi com o brasileiro ao lado do internacional argentino que o FC Porto esteve mais tempo sem sofrer golos na Liga. "Senti mais confiança, senti que confiaram mais no meu trabalho. Os meus companheiros e a equipa técnica confiaram mais em mim e acho que correspondi. Deu tudo certo. Agora é só dar continuidade e trabalhar para chegar mais longe e mais alto", apontou.
Positiva para Maicon é também a continuidade de Vítor Pereira. " Já está connosco há duas épocas, estamos acostumados a ele e a permanência é muito gratificante". O central alertou, aliás, para que se desse o justo valor ao treinador do FC Porto, depois das críticas que foram marcando aqui e ali o percurso da equipa ao longo da campanha: "Podia haver algumas dúvidas no começo, mas, com o decorrer do campeonato ele mostrou a sua capacidade e com o trabalho dele e o nosso, conseguimos o título com mérito." 

Polivalência marcou pontos e garantiu destaque

A afirmação de Maicon no centro da defesa passou pela direita. Foi pela atitude e disponibilidade revelada para ajudar a equipa, sacrificando-se a si próprio, que o jogador começou a convencer Vítor Pereira. As dificuldades sentidas em Coimbra, no segundo jogo nessa posição, foram progressivamente ultrapassadas, ao ponto de, na reta final dessa missão, ter tido jogos em que foi um dos destaques. Depois de alguns erros de Rolando, Vítor Pereira não hesitou em devolvê-lo à posição original para formar dupla com Otamendi. E com sucesso. Desde então, o FC Porto ganhou sempre e não voltou a sofrer golos. Foram 462 minutos, até ceder novamente o lugar a Rolando, na última partida, contra o Rio Ave.
O destaque conseguido foi tanto que nos bastidores até já se fala da possibilidade de ser chamado à seleção portuguesa. Humberto Coelho, vice-presidente da FPF, já disse que o seu caso ainda não foi analisado. 

in "ojogo.pt"