segunda-feira, 7 de março de 2011

Um fim de semana em beleza

Gostaria de começar pela 6ª feira ... uma feijoada de leitão fabulosa junto com amigos que infelizmente não gostam de futebol.

No Sabado assisti ... finalmente e graças ao Porto Canal, a um excelente jogo de hoquei no qual mostramos de que fibra somos feitos, uma vitoria sem qualquer contestação e o destornar dos de vermelho do primeiro lugar.

De seguida mais uma excelente vitoria no basquetebol a demonstrar que temos equipa para ganhar o campeonato.

À noite e com uma lasanha (feita por mim) com um pão de ló de ovar para sobremesa vibrei novamente com o passo definitivo rumo ao titulo de futebol. AVB criticado por tudo e por todos esteve irrepreencivel ao mexer de forma acertada na equipa, no nosso FCP não ha lugares cativos, não jogam os nomes nem os preferidos da massa associativa, jogam os que mais se emprenham nos treinos, jogam os que estão concentrados, jogam os que tem a raça e a fibra dum verdadeiro jogador á Porto !!!

Ontem depois de uma favas tive a oportunidade de ver a 2ª parte do Braga ... comandado por um dos jogadores que ficará eternamente no meu coração ... Domingos Paciencia. Poderia recordar as enormes exibições que fez ao lado de Emil Kostadinov ... poderia recordar os tempos que cantava em pleno estadio das Antas ! Ò Oliveira mete o Domingos .... mas não limito-me a dizer que depois do excelente campeonato que fez no ano passado (roubado de 2 jogadores fundamentais pelos tuneis), a excelente liga do campeões que fez este ano ... esteve a altura do auto intitulado mestre da tatica e levou de vencido o clube do regime.

Resumindo e concluino que grande fim de semana ... bem comido, muito bem bebido ... e repleto das alegrias que o meu clube ja me abituou depois do 25 de abril.

QUE GRANDE FIM DE SEMANA !!!

P. Ungaro

FC Porto: na Rússia, com Hulk e sem Alvaro Pereira

Mariano Gonzalez também sai; Sereno e Souza chamados


Hulk é a grande novidade nos convocados do FC Porto para o jogo com o CSKA Moscovo. O brasileiro tinha cumprido castigo frente ao Vitória de Guimarães, mas agora, com naturalidade, uma vez que é um dos indiscutíveis da equipa, volta aos eleitos do treinador.

Por outro lado, saem Mariano Gonzalez, que não está inscrito na Liga Europa, e ainda Alvaro Pereira, que cumpre suspensão, devido ao cartão vermelho visto com o Sevilha, nos 16avos-de-final.

Para a primeira mão destes oitavos-de-final com os russos, Villas-Boas chamou ainda Sereno e Souza, as outras duas novidades nos convocados.

De resto, Emídio Rafael continua a não entrar nas contas do técnico, uma vez que ainda efectua tratamento. Aliás, neste regresso ao trabalho dos portistas, depois de folga no domingo, a situação do lateral-esquerdo é a única registada pelos dragões no que toca ao panorama clínico.

De acordo com o site oficial do clube, o FC Porto viaja para a Rússia neste terça-feira, com o voo marcado para as 10h30. Ou seja, a chegada a Moscovo está prevista para as 15h10 portuguesas, 18h10 locais.

Na quarta-feira, André Villas-Boas e um jogador farão a antevisão da partida no Estádio Luzhniki, onde o técnico orientará a derradeira sessão de preparação do encontro. 

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Beto

Defesas: Maicon, Fucile, Rolando, Sereno, Sapunaru e Otamendi.

Médios: Guarín, Belluschi, João Moutinho, Souza, Fernando e Rúben Micael

Avançados: Falcao, Cristian Rodríguez, Hulk, Varela e James.

in "maisfutebol.iol.pt"

Falcao já morde os calcanhares ao incrível Hulk

Há uma semana marcou o golo 100 da sua carreira em Olhão e no sábado apontou o golo 50 do FC Porto no campeonato. Depois de uma ausência prolongada por causa da lesão que sofreu após a paragem de Natal - interrompida apenas com a participação no jogo com a Naval, a meio de Janeiro, no qual marcou um dos três golos da vitória portista - Falcao está de volta ao onze de André Villas-Boas, aos golos decisivos e até já morde os calcanhares a Hulk, o melhor marcador da equipa. Considerando a ausência forçada em 12 jogos, os 22 golos apontados por El Tigre em todas as competições aproximam-se "perigosamente" dos 27 conseguidos pelo Incrível e até já espelham um rendimento ligeiramente superior: o avançado colombiano só precisa de 114 minutos em campo para marcar, contra os 126 do brasileiro. Mas Falcao e Hulk estão longe de se atrapalhar. Muito pelo contrário, os dois avançados complementam-se a diversos níveis. Se Hulk domina as competições internas, liderando a lista de melhores marcadores do campeonato com 19 golos, Falcao é o melhor artilheiro da Liga Europa com oito golos marcados. De resto, o regresso de El Tigre à equipa e aos golos coincidiu precisamente com um ligeiro ocaso do Incrível nesse capítulo. Ainda a propósito de números comparados, refira-se que, com o golo marcado ao Guimarães, Falcao igualou Hulk no segundo lugar da lista de melhores marcadores no Estádio do Dragão, ambos com 29 golos, atrás apenas de Lisandro López, com 36. Na quinta-feira, Hulk e Falcao voltam a estar juntos em campo, partilhando o mesmo objectivo de sempre: ajudar o FC Porto a ganhar. Ontem, o avançado colombiano agradeceu no facebook o apoio dos adeptos frente ao Guimarães, pediu apoio para o que resta de campeonato. "Precisamos que todos os portistas encham os 8 jogos que faltam" pediu. Antes disso, há um duelo com o CSKA no frio de Moscovo e para os portistas, tanto faz que marca.


22

Cinco semanas de interrupção por causa de uma lesão no joelho não impediram Falcao de estar entre os melhores goleadores com 22 golos apontados.

27

Hulk não marca desde o jogo com o Nacional, uma travessia do deserto que já dura há cinco semanas, mas que não o impedem de já ter marcado 27 golos e de liderar os melhores marcadores do campeonato, com 19.

Falcao e Necid disputam melhor marcador da prova

Pode chamar-se um duelo dentro do jogo da primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa ao facto de Falcao ir à Rússia disputar o título de melhor marcador com Tomás Necid. O checo de 21 anos soma seis golos, menos um do que o colombiano, que lidera a lista dos melhores marcadores. Mas nesta cimeira de goleadores interessa dizer que é Falcao que surge em melhor forma, depois de ter marcado três golos nas duas últimas jornadas da Liga portuguesa.

James rende golos

Um a marcar o outro a criar e a assistir, assim se resume a influência de Falcao e James nos últimos encontros do FC Porto. O entendimento entre os dois colombianos tem-se traduzido em golos e esta sociedade já começou a render em Olhão, há uma semana atrás, quando James entrou para desbloquear o jogo ofensivo do FC Porto, colocando-se na posição 10. Envolvido nos três golos, só Falcao bem lhe pode agradecer dois. Contra o Guimarães, a dupla voltou a fazer mossa com James a meter a bola nas costas de um defesa, rompendo uma "avenida" na defesa vimaranense para Falcao marcar.

in "ojogo.pt"

Quebrar o gelo com Hulk

BRASILEIRO TEM LUGAR RESERVADO NO ATAQUE


Como já tinha ficado provado com as duas vitórias alcançadas no arranque da época, frente ao Genk e ao Beira-Mar, a equipa de Villas-Boas voltou a superar a ausência de Hulk com mais um triunfo. Um sinal de maturidade que, no entanto, não invalida a preponderância que o internacional brasileiro continua a ter na estratégia portista.
Com total disponibilidade para jogar, o Incrível tem entrada direta para o duelo de Moscovo, num jogo onde os dragões terão de quebrar o gelo russo para darem um passo decisivo rumo aos quartos-de-final da Liga Europa. E quem melhor do que Hulk para dinamitar uma defesa onde pontuam jogadores experientes como Ignashevich e os irmãos Berezutski? Claro está, à frente do eterno guardião Igor Akinfeev. Gente com uma trajetória interessante nas competições da UEFA.
in "record.pt"

Moutinho sossega Villas-Boas

MÉDIO CONHECE BEM O SINTÉTICO DE MOSCOVO


Há mais de uma década que o FC Porto não joga em relvados sintéticos em competições oficiais e esse dado gera alguma curiosidade na antecâmara do duelo de Moscovo. E se a maior parte do plantel desconhece o tipo de terreno que vai encontrar, é bom lembrar que João Moutinho já jogou no Estádio Olímpico de Moscovo, sendo por isso um informador privilegiado para Villas-Boas. O médio já documentou o grupo sobre as condições que esperam a equipa na capital russa, deixando o treinador tranquilo quando às implicações que o terreno possa ter no rendimento do coletivo.
Nas últimas semanas, os dragões ouviram várias opiniões de quem já pisou o relvado do também apelidado Estádio Luzhniki, concluindo que esse não será um entrave ao rendimento portista. Aliás, a experiência de Moutinho em Moscovo até se revelou feliz, já que em setembro de 2006, e ao serviço do Sporting, empatou 1-1 com o Spartak.
in "record.pt"

Iturbe marca golo da vitória... e dança (ou quase)

Jovem reforço do F.C. Porto entrou aos 55 minutos e marcou aos 86

uan Manuel Iturbe voltou a ser o protagonista de uma vitória do Cerro Porteño. O Ciclón, como é conhecido o clube, venceu por 1-0 no terreno do Indepediente, de Medelin, com um golo do reforço do F.C. Porto. Aos 86 minutos recebeu ao segundo poste, dominou e disparou forte ao ângulo.


Iturbe começou, de resto, o jogo no banco, ele que foi titular a meio da semana frente ao Santos, e entrou em campo aos 55 minutos, para o lugar de Fabbro. Sobre o fim fez o golo que valeu o primeiro triunfo do Cerro Porteño no torneio abertura do campeonato paraguaio, no qual está em sétimo lugar.

in "maisfutebol.iol.pt"

Cristian Rodriguez revitalizado: «Golo foi fundamental para mim»

Uruguaio admite que a época está abaixo das suas expectativas


Cristian Rodriguez sossegou os adeptos e ganhou nova vida. Tudo com um simples remate. Os três pontos estavam no horizonte do F.C. Porto, na recepção ao Vitória de Guimarães, mas o uruguaio aproveitou os últimos minutos para dar um grito de revolta perante a escassa utilização.

O jogador reconhece: contava ser utilizado com maior regularidade. Contudo, teve oportunidades suficientes para segurar um lugar e desperdiçou algumas. Agora, vê James Rodriguez a brilhar à sua frente. 

«Foi, sem dúvida, uma vitória importante. É mais uma vitória para alcançarmos o nosso objectivo, que passa por sermos campeões. Estamos satisfeitos e queremos continuar neste caminho, porque ainda falta muito para o título ser uma realidade», começou por dizer, após o jogo no Estádio do Dragão.

O F.C. Porto tardou mas não falhou. Falcao desatou o nó, Cristian confirmou o triunfo: «O Vitória estava muito defensivo, sem cometer erros no sector mais recuado. Felizmente, no segundo tempo, conquistámos mais espaços e, com o golo do Falcao, tudo ficou mais facilitado. O 2-0 foi perto do final, mas sempre é importante para ajudar a equipa, e para mim.»

Cristian Rodriguez tem contrato até 2012 e um salário elevado. Como tal, os dirigentes estudam a situação com pinças, uma vez que o próximo mercado de transferências será a última oportunidade para recuperar o investimento. Para já, interessa reconquistar espaço na equipa.

«Para mim, foi fundamental. Não estou satisfeito, porque nunca me dou por vencido e quero continuar a treinar com o grupo para merecer mais oportunidades. Todos os jogadores querem ser utilizados, ser campeões, jogar na sua selecção, querem ter um futuro melhor. Vou continuar a trabalhar e esperar para ver o que se passará», admitiu o jogador.

Os dragões escreveram mais um capítulo feliz no campeonato e passam a centrar atenções na Liga Europa. Segue-se o CSKA de Moscovo, na gélida Rússia. «Vai estar muito frio, o F.C. Porto já sabe isso e fez um bom jogo lá. Agora temos de descansar, trabalhar bem durante a semana e, esperamos, conquistar um bom resultado na Rússia», rematou Rodriguez.

in "maisfutebol.iol.pt"

Ouro da Champions brilha no horizonte do dragão

Portistas já têm bilhete para a próxima edição da Liga dos Campeões. Só falta saber como vão entrar na prova. A passagem pela Liga Europa, onde há mais prestígio do que dinheiro. 

O triunfo sobre o Vitória de Guimarães teve vistas para a garantia da presença do FC Porto na próxima edição da Liga dos Campeões, restando saber de que forma os dragões vão regressar à grande montra das competições europeias de clubes, porquea discussão do título segue em aberto com o rival Benfica. 

A Champions, selo de elevado prestígio e mina de ouro, é uma habituação que falta aos portistas esta temporada, apesar do sucesso que a equipa de André Villas Boas tem vindo a acumular na Liga Europa.

A diferença é grande em termos competitivos e, fundamentalmente, no plano financeiro. Por estes dias, a SAD do FC Porto reconheceu o impacto negativo da ausência do clube na Liga dos Campeões, embora apresentando um lucro de 6,5 milhões de euros no primeiro semestre do ano desportivo. 

A Liga Europa representa muito mais um troféu altamente apetecível do que propriamente uma generosíssima fonte de receitas, pelo que 2010/11, independentemente do trajecto consumado pela equipa na competição, não será uma temporada memorável para os cofres portistas, no que diz respeito a encaixes resultantes do desempenho na UEFA.



in "abola.pt"

James, agente irresistível

ulk cumpriu suspensão na Liga e vai regressar às opções para a deslocação à Rússia. O colombiano James Rodriguez pode seguir no onze apesar da reentrada do brasileiro na equipa titular.

O regresso de Hulk às opções de André Villas Boas terá, certamente, influência nas escolhas do treinador para o jogo de quinta-feira em Moscovo e não se admite outro cenário que não seja o da titularidade do brasileiro frente ao CSKA, depois de a equipa ter cumprido os objectivos sem ele na recepção ao Vitória de Guimarães. 

Com os minhotos, Falcao teve a companhia de Varela e James no ataque e, de novo, o mais jovem dos colombianos do plantel azul e branco destacou-se na paisagem e recolheu outra forte dose de elogios.

A viragem do FC Porto ao duelo na Rússia abre espaço a uma discussão que não se colocou frente aos vimaranenses, precisamente porque Hulk estava fora das soluções (suspensão por acumulação de cartões amarelos na Liga), mas agora, tudo regresso à forma original e mais habitual na abordagem dos portistas aos jogos. 

James e Varela são referências indiscutíveis da linha da frente, mas o colombiano está a emergir com o registo dos decisivos e isso pode elevá-lo às escolhas do técnico para o onze titular que os dragões vão apresentar na próxima quinta-feira.


in "abola.pt"