quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Villas Boas: «Elogios podem conter mensagem enganosa»

Técnico do FC Porto garante que nada ainda está ganho

O treinador do FC Porto, André Villas Boas, falou esta quinta-feira à imprensa em antevisão ao jogo da próxima jornada da Liga que se disputa no sábado em Coimbra, e referiu que os dragões têm sido “demasiado elogiados”, elogios esses que “podem conter mensagens enganosas”.

“O FC Porto tem sido uma equipa demasiado elogiada. Não passámos do 8 para o 80. Desde do jogo com o Besiktas, e depois da organização que mostrámos frente à União Leiria, que querem-nos já dar o título”, afirmou Villas Boas.

O técnico de 33 anos alertou para o facto desses elogios poderem conter “mensagens enganosas”, acrescentando que, “faltam muitas jornadas para o fim do campeonato, incluindo deslocações complicados, como as visitas à Luz, a Alvalade e a Braga”.

Em relação à partida de sábado frente aos “estudantes”, o treinador portista garante que é “com grande orgulho e muito gosto” que regressa a Coimbra, ao terreno da equipa que orientou na época anterior.

Villas Boas espera uma grande partida de futebol: “Vão estar frente-a-frente duas grandes equipas, queremos manter a nossa articulação, como fizemos no último jogo. São duas equipas que vão jogar aberto, de olhos nos olhos. Espero que seja um grande espetáculo de futebol”.

“A Académica está a ter um início fortíssimo, melhor que o do ano passado, pois o Jorge Costa tem feito um trabalho excelente. É um treinador astuto e acrescentou bons jogadores ao grande plantel que já tinham”, finalizou.

Villas Boas: «Sem castigo Hulk teria ido ao Mundial»

Técnico considera Mourinho o melhor de sempre
 
Questionado, na conferência de imprensa desta quinta-feira, sobre o momento de forma de Hulk e a sua possível ida à seleção brasileira, o treinador do FC Porto, André Villas Boas, acredita que o avançado tem o seu espaço na “canarinha”, e também relembrou que o “incrível” já "poderia ter estado no Mundial da África do Sul, caso não tivesse sido castigado".

“No Brasil há uma quantia anormal de jogadores internacionais, mas o Hulk tem o seu espaço. Provavelmente teria estado no Mundial, caso não fosse castigado”, defendeu Villas Boas, acrescentando que, “caso saia do FC Porto, isso pode-o potencializar, pois a Liga portuguesa é um campeonato onde despontam muitos talentos. Muito em breve vai ter o seu lugar na seleção do Brasil”.

Já em relação ao treinador português José Mourinho, com quem trabalhou antes de iniciar a carreira a solo, Villas Boas acredita que o técnico merengue vai muito provavelmente vencer o prémio de melhor do ano para a FIFA.

“Tendo em conta o que fez no Inter, parece claro que tem que ser Mourinho a ganhar o prémio para melhor treinador do ano. Tem uma regularidade anormal de vitórias, é um grande treinador e um líder de homens. É possivelmente o melhor de sempre e se continuar a ganhar desta forma, isso vai tornar-se meritório”, reiterou o técnico portista.

Sobre Cristiano Ronaldo, o jovem técnico de 33 anos, não está tão convicto quanto à vitória do português no prémio de jogador do ano para a FIFA.

“Ao Cristiano faltam-lhe títulos, o que é decisivo. Xavi e Iniesta são os jogadores a quem mais se ajusta o prémio, rematou.

Villas Boas: «Decisão dos árbitros é legítima»

Técnico refere que a posição tomada é sensível

O técnico do FC Porto, André Villas Boas, comentou, esta quinta-feira em conferência de imprensa, o possível cenário de greve por parte dos árbitros, que inclusivamente põe em causa a receção dos dragões ao Benfica, para a Liga.

“Cabe-lhes a eles decidir. Os árbitros querem defender-se duma situação que se refere à formação dos mais jovens. É uma posição sensível e é perfeitamente legítima”, afirmou o treinador portista.

Ainda assim Villas Boas rejeitou dar a sua opinião pessoal sobre o assunto: Tenho uma opinião própria, que não vou divulgar porque certamente vai contra a de outras pessoas”.

in "record.pt"







Falcao: "Quero marcar uma era no clube"

Com apenas uma época completa no FC Porto, Falcao já mereceu a mais alta distinção do clube ao receber o Dragão de Ouro para o Atleta do Ano. Um prémio que enche o colombiano "de orgulho", mas que ele faz questão de partilhar "com todos os companheiros de equipa". "Qualquer um deles podia ter recebido esta distinção que é fruto do trabalho de todos. Dedico-o a Deus e à minha família", começou por referir, justificando a atribuição do prémio com aquilo que sabe fazer melhor: golos. "Sempre procurei ser eficaz e ajudar a equipa quando ela precisou. De certa forma, creio que sobressaí pelos golos", reconheceu, sem nunca esquecer os companheiros. "Somos onze a jogar e todos contribuem para o rendimento individual de cada um" frisou. Ainda assim, e em termos individuais, o colombiano não negou a importância de "receber uma distinção desta magnitude". "Sempre sonhei em marcar uma era no clube e logo no primeiro ano atingir este patamar significa muito para mim", frisou, garantindo que ainda tem por onde "continuar a crescer" e a aperfeiçoar-se. Depois da Supertaça, este é o segundo "título" da época para Falcao. El Tigre quer mais, acha que o FC Porto está "no bom caminho", mas sublinha que "há que ir com calma". "Existe uma esperança muito grande entre os adeptos e nós também a partilhamos, mas o mais importante é o jogo de sábado e queremos vencê-lo". Ora, no sábado o FC Porto joga com a Académica, a única equipa que ainda não sofreu qualquer golo do colombiano. "Esse é um desafio pessoal, mas o importante é que o Porto ganhe e se puder ajudar com golos, magnífico".

Com os golos como tema, a referência a Hulk era inevitável. Falcao reconhece que o entendimento com o Incrível melhorou esta época, mas não apenas com ele: "já nos conhecemos da época passada e isso contribui para que entendimento seja cada vez maior".

O avançado colombiano tem contrato com o FC Porto até 2014, mas admite renegociá-lo. "Já disse que quero marcar uma era no FC Porto e estou na disposição de renovar o contrato. Imagino que o FC Porto também esteja. Fico o tempo que quiserem", avançou. Finalmente, e confrontado com o apelo ao boicote dos adeptos nos jogos fora feito pelo Benfica, Falcao foi mobilizador. "Os adeptos do FC Porto estão presentes onde nós estamos. Enchem os estádios e agora mais do que nunca precisamos que nos continuem a apoiar".

in "ojogo.pt"

Hulk : "Melhor prémio será no final

Hulk foi uma das principais figuras na cerimónia de entrega dos Dragões de Ouro referente à época de 2009/10. O avançado brasileiro foi distinguido com o prémio de futebolista do ano, curiosamente numa temporada em que até esteve afastado durante 18 jogos. Antes de abordar esse assunto específico, Hulk perdeu-se nos agradecimentos. "Receber este prémio é um grande orgulho. Estou muito agradecido a todas as pessoas do FC Porto, e sobretudo a Jesualdo Ferreira que me ajudou a ser melhor jogador. Agora, resta-me continuar a trabalhar em prol do clube". De seguida, Hulk considerou que o Dragão de Ouro é um "reconhecimento muito grande" do seu trabalho, mesmo quando esteve impedido de jogar durante quase três meses. "Estive fora da equipa durante 18 jogos. Foi muito tempo. Tendo em conta essa situação, fico ainda mais feliz pelo facto de o clube ter reconhecido o meu trabalho. Daqui para a frente, espero ganhar mais prémios, mas desta vez a nível colectivo".

O brasileiro reconheceu que atravessa um bom momento de forma, mas estendeu os elogios a todo o grupo de trabalho. "Não sou o único a estar bem. A equipa também tem jogado muito bem e, quando assim é, fica mais fácil destacarmo-nos em termos individuais. O André Villas-Boas tem-nos treinado bem, mas o melhor prémio será no final, se formos campeões". Hulk desvalorizou ainda o facto de estar bem posicionado para se tornar no melhor marcador do campeonato - "espero é ser campeão" -, antes de reconhecer que aguarda por nova convocatória para regressar à selecção brasileira. "Se continuar a jogar bem no FC Porto, de certeza que vão surgir mais oportunidades. E se for chamado na próxima convocatória [divulgada amanhã], espero corresponder às expectativas". O avançado pediu, depois, o apoio dos adeptos para o jogo de Coimbra - "eles têm sido muito importantes nas vitórias" -, antes de confessar que não liga muito ao facto de já ter mais golos marcados do que Cristiano Ronaldo: "Não dou grande importância a isso, mas fico feliz por estar a realizar uma boa época". A concluir, falou-se ainda de eventuais interessados na sua contratação. "Tenho mais quatro anos de contrato e é no FC Porto que estou com a cabeça. O que se passa fora do campo deixo para os meus agentes".

in "ojogo.pt

Dragões de Ouro 2009/10


O F.C. Porto entregou esta quarta-feira os Dragões de Ouro, que este ano distinguiram Hulk (Futebolista do Ano) e Falcao (Atleta do Ano) acima de todos os outros. A festa da família portista reuniu mais de 400 pessoas no Casino de Espinho, tendo contado com todos os atletas, e respectiva equipa técnica, do plantel principal.

A festa contou com figuras da área da Igreja (por exemplo o Bispo das Forças Armadas, D. Januário Torgal Ferreira) da política (Isabel Santos e José Mota, governadores civis do Porto e de Aveiro, respectivamente) e, claro, do futebol (Fernando Gomes, Valentim Loureiro, Lourenço Pinto, entre vários outros).

Entre as ausências, os destaques foram os premiados Hugo Laurentino (ao serviço da selecção nacional de andebol) e Igneta Radevica (que se encontra na Letónia). Refira-se, por fim, que entre os premiados houve também distinções para Rui Moreira (sócio do ano) e D. Armindo Lopes Coelho (Recordação do ano).

Lista completa de galardoados:

Atleta do Ano: Falcao (Futebol)

Futebolista do Ano: Hulk

Atleta de Alta Competição do Ano: Hugo Laurentino (Andebol)

Atleta Amador do Ano: Igneta Radevica (Atletismo)

Atleta Jovem do Ano: Henrique Magalhães (Hóquei em Patins)

Atleta Revelação do Ano: Marta Marinho (Natação)

Treinador do Ano: Ljubomir Obradovic (Andebol)

Seccionista do Ano: André Lopes (Hóquei em Patins)

Quadro do Ano: Nélson Puga (médico da equipa de futebol)

Funcionário do Ano: Daniela Diogo (Porto, SAD)

Sócio do Ano: Rui Moreira

Filiais e Delegações do Ano: Caso do F.C. Porto da Afurada (Nacional) e Casa do F.C. Porto de Bruxelas (Internacional)

Recordação do Ano: D. Armindo Lopes Coelho

Dedicação do Ano: Helena Bastos (Desporto Adaptado)

Dirigente do Ano: Alípio Jorge Fernandes

Declarações

Rui Moreira: "Nunca nos rendemos"
"Nunca nos rendemos. Contrariámos a lógica estabelecida, desafinado o poder centralista da capital. Querem convencer que as nossas vitórias são ilusões, fruto de situações obscuras, mas o nosso reconhecimento é internacional. Queremos ganhar lá fora, mas vamos ter de continuar a ganhar cá dentro"


Ljubomir Obradovic : "Continuar a vencer"
"É com enorme orgulho que recebo este Dragão de Ouro, um prémio que sou obrigado a partilhar com os meus jogadores e adjuntos. Todos temos o mesmo mérito. Obrigado a todos e ao FC Porto, mas agora o importante é continuar a trabalhar para vencer novamente o campeonato. Sinto-me muito honrado por receber este galardão"


Henrique Magalhães : "Este prémio é uma honra"
Tem sido um ano de sonho que culmina com a enorme honra que é receber o Dragão de Ouro, um símbolo do meu clube e da cidade. O hóquei precisa de mais visibilidade e estas cerimónias podem ajudar. Quando somos novos, sonhamos sempre alto, mas nem todos conseguem lá chegar. No entanto, gostaria de marcar uma era no clube"


Marta Marinho : "Foi um ano de sonho"
"Este foi um ano de sonho. Trabalhei muito, evolui e bati alguns recordes nacionais. Todo o meu esforço foi recompensado com este prémio, o maior que se pode receber no clube. Agora, há que continuar a trabalhar para bater as minhas próprias marcas, uma vez que pretendo estar presente nos próximos mundiais"


in "ojogo.pt"

Schuster sob pressão diz que Hulk fez a diferença

A exibição e os dois golos de Hulk no Estádio Inonu, mais os aplausos dos adeptos turcos no final do jogo com o FC Porto, são um dos motivos que vieram acentuar a crise em que o Besiktas está mergulhado. A seguir à última derrota do campeonato contra o Kayserispor (1-0), Yildirim Demiroren, presidente do clube, reuniu-se com Bernd Schuster e pediu-lhe explicações. Entre outros argumentos, o técnico alemão terá apontado Hulk para explicar a derrota sofrida contra o FC Porto, que humilhou a equipa turca, mesmo com a equipa portuguesa reduzida a dez e depois a nove jogadores com as expulsões de Maicon e Fernando. É claro que entre as justificações de Schuster esteve a lista interminável de lesões que se abateu sobre o plantel. As ausências de Quaresma, Guti, Ekrem e Aurélio têm sido decisivas para a quebra de rendimento, e as alternativas não são do mesmo nível. De qualquer forma, ficou claro que a margem de manobra de Schuster está seriamente afectada e que nova derrota poderá levar a Direcção do clube turco a tomar medidas drásticas, até porque a contestação dos adeptos há muito se faz ouvir nas bancadas, na sequência das quatro derrotas consecutivas sofridas.

in "ojogo.pt"

Cimeira de artilheiros em Coimbra

O que se pode esperar de um jogo que vai colocar frente a frente os dois melhores ataques do campeonato? Melhor ainda: o que acontecerá numa partida em que estarão presentes os cinco melhores marcadores da competição? Bem, a resposta, pelo menos a teórica, parece óbvia: muitos golos, claro. Pois bem, em Coimbra, no próximo sábado, estarão em confronto os dois melhores ataques do campeonato e os cinco principais goleadores da competição. Parece difícil, mas é verdade. Vamos lá aos números: o FC Porto já apontou 19 golos, a Académica 15, mais um do que o Braga e quatro do que o Benfica. No plano individual, Hulk lidera a lista de melhores marcadores, com oito golos apontados, seguindo-se Falcao, Varela, Miguel Fidalgo e Sougou, com quatro.

Depois dos números, apresentados assim a frio, refira-se que André Villas-Boas parece ser o único denominador comum destes cinco goleadores - para além dos golos, claro. O treinador do FC Porto trabalhou com os dois jogadores da Académica na última temporada e terá aconselhado, inclusivamente, a permanência definitiva de Miguel Fidalgo para esta época, depois de o avançado ter sido emprestado pelo Nacional durante um ano. Como é lógico, associar o bom desempenho dos dois jogadores da Académica a André Villas-Boas parece abusivo, até porque o principal mérito pertencerá a Jorge Costa, o actual treinador, apesar de este ser mais um dado curioso no lançamento do jogo mais importante da próxima jornada.

Outra curiosidade está associada a Hulk: o brasileiro, apesar de destacado no topo da lista de goleadores (oito golos, contra os quatro dos perseguidores), é o único não totalista deste quinteto em jogos do campeonato. Dito de outra forma, Falcao, Varela, Miguel Fidalgo e Sougou foram titulares nas oito primeiras jornadas, enquanto Hulk falhou um jogo (recepção ao Beira-Mar) devido a problemas familiares.

Mas ainda há mais. Nestas histórias cruzadas de goleadores, sobra ainda um parágrafo para Falcao, uma vez que o colombiano também tem um assunto pendente para resolver no próximo sábado. É que a Académica é a única equipa no campeonato a que o avançado nunca conseguiu marcar um golo - a outra excepção é o Portimonense, clube que, todavia, ainda não defrontou.

Hulk

Na Liga, Hulk tem uma média superior a um golo por jogo, já bisou por duas vezes em sete jornadas e é o actual líder dos melhores marcadores do campeonato, com oito golos, ou seja, o dobro dos dos concorrentes directos.

Falcao

El Tigre voltou a facturar contra o Leiria, na última jornada, apontando dois golos que pesaram na goleada imposta pelo FC Porto (5-1).

Com esses dois tentos, o colombiano consegue estar na luta pelos melhores marcadores do campeonato com quatro, depois de já antes ter bisado contra o Beira-Mar..

Sougou

Na época passada, sob o comando de André Villas-Boas, o senegalês esteve ao seu melhor nível, apontando nove golos no campeonato. Esta temporada, Sougou já leva quatro e está bem lançado para reeditar o feito.

Varela

Do trio de goleadores do FC Porto, Varela é talvez o mais improvável. Fez a diferença contra o Braga, tendo ainda garantido a vitória azul e branca na Madeira contra o Nacional, marcando também frente ao Leiria na última jornada.

Miguel Fidalgo

Começou a temporada com um golo apontado ao Benfica. Nas duas últimas jornadas, marcou sempre, pelo que saiu reforçada a visão de Villas-Boas, que aconselhou a sua continuidade.

in "ojogo.pt"

Árbitros avançam para a greve

FC Porto-Benfica em risco
 
A quase totalidade dos 25 árbitros da primeira categoria (os que dirigem os jogos da Liga e Liga Orangina) já indicaram à Liga de Clubes a sua indisponibilidade para apitar os encontros da ronda 10, que se realizam a 6 e 7 de novembro. Fica assim em risco o FC Porto-Benfica (dia 7).

Na base desta decisão estão as questão da fiscalidade e segurança social, nas quais os jovens árbitros são os mais penalizados, pois a partir de dia 1 de janeiro terão de efetuar descontos de 183 euros.

Luís Guilherme, presidente da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol), que ontem esteve reunido com os juízes internacionais, confirmou a Record a intenção. “É verdade que adesão está a ser muito grande. Os árbitros de primeira categoria, na sua quase totalidade, já informaram a Liga sobre a sua indisponibilidade em dirigir jogos a 6 e 7 de novembro. Mas também os juízes dos outros escalões estão a fazê-lo em grande número junto da FPF. Esta situação é mais abrangente e, como tal, por exemplo no andebol, 90% dos juízes já anunciaram que não estão disponíveis para dirigir jogos nesse fim-de-semana.”

Questionado sobre se existe uma certeza sobre a não realização do FC Porto-Benfica, o dirigente opta por um discurso moderado. “Falta ainda cerca de uma semana e meia. Estamos à espera de uma resposta à resolução do problema por parte dos responsáveis por esta área. Mas a verdade é que os árbitros estão unidos e sua indisponibilidade é evidente.”

in "record.pt"

Académica: o dia em que Jorge Costa «tramou» Villas Boas


Jorge Costa e André Villas Boas vão defrontar-se no próximo sábado pela segunda vez nas suas ainda curtas carreiras. No primeiro confronto, na época passada, quando o agora treinador da Académica orientava o Olhanense e o actual técnico do F.C. Porto dirigia, justamente, a Briosa, o resultado ficou-se por um empate a uma bola.

Não deixou de ser um espinho atravessado na garganta do mais jovem treinador da Liga, até porque os conimbricenses estavam na altura próximos das posições europeias mas viram o salto na tabela travado por uma série de maus resultados, sobretudo em casa. A «maldição», que durou oito meses, só foi quebrada em Setembro, com nova vitória com a Naval, curiosamente a última equipa que havia perdido na cidade do Mondego.

Da parte da equipa de Olhão era a confirmação de que atravessava o melhor período da época, como Jorge Costa faria questão de lembrar, enquanto para os da casa começava uma fase de abrandamento depois das vitórias em Matosinhos (Taça da Liga) e em Alvalade, e da derrota no Dragão, nas meias-finais da Taça da Liga. Aliás, a proximidade dos jogos com dois grandes, além da ausência de Sougou, pode explicar o tropeção caseiro diante de uma equipa da igualha dos «capas negras».

Jogava-se, então, a 19ª jornada da Liga, em pleno mês de Fevereiro, e os algarvios visitavam agora Coimbra, ainda com excelentes recordações desta Académica diante da qual haviam obtido a primeira vitória da temporada, na primeira volta, quando Rogério Gonçalves ainda treinava os estudantes.

Haveria, por conseguinte, contas a acertar da parte dos comandados de Villas Boas com esta equipa novata na Liga principal mas se era essa a intenção depressa se desfez com o golo de Djalmir, que só não repetiu a proeza pouco depois por um triz. Aliás, a seguir à abertura do marcador, o Olhanense, jogando em contra-ataque, teve uma série de oportunidades para matar o jogo.

A Académica acabaria por chegar ao empate de grande penalidade mas quando tentou virar o resultado, na segunda parte, viu Tiero ser expulso e ficou fragilizada para os instantes finais em que, com o jogo partido, a vitória poderia ter acontecido para qualquer um dos lados. No final, ambos os técnicos lamentaram as circunstâncias da partida, com um sabor amargo na boca.

in "maisfutebol.iol.pt

Pinto da Costa quer manter Hulk muitos anos no F. C. Porto

Dragões de Ouro Pinto da Costa está satisfeito por ter construído um plantelà imagem do clube e quer manter o avançado Hulk por muitos anos



Na gala dos Dragões de Ouro, em Espinho, o presidente do F. C. Porto foi um dos protagonistas da noite. Pinto da Costa revelou que quer manter Hulk por muitos anos no clube e mostrou-se satisfeito por ter um plantel à imagem dos pergaminhos portistas.

O salão nobre do Casino de Espinho estava completamente lotado por 500 convidados que rejubilaram com a entrega dos Dragões de Ouro, um prémio atribuído aos treinadores, jogadores e personalidades do universo do F. C. Porto que mais se distinguiram na época passada. O presidente Pinto da Costa protagonizou um dos grandes momentos da noite, ao tomar a palavra para enaltecer Rui Moreira, sócio do ano, que abandonou o Trio d'Ataque, da RTPN, quando o tema das escutas telefónicas foi colocado em cima da mesa por um dos intervenientes do programa.

"Esteve lá a defender o F. C. Porto, mas não como um simples recadeiro que recebe mensagens telefónicas durante os programas. Mostrou a dignidade de dizer basta ao fartar vilanagem", sublinhou o presidente. Depois, fez questão de enaltecer a qualidade do plantel às ordens de André Villas-Boas, que tem uma característica que considera fundamental: "Disse antes do início da época que íamos ter um plantel à F. C. Porto. A primeira cláusula para estar neste clube é querer estar aqui. Tenho a certeza que todos se sentem felizes por estar aqui e estou muito orgulhoso por ter cumprido a minha promessa".

Hulk e Falcao foram as grandes estrelas da gala, ao receberem o Dragão de Ouro Futebolista do Ano e Atleta do Ano, respectivamente, como prémio pela excelente campanha protagonizada por ambos na época passada. "Espero tê-lo cá por muitos anos, pois sei que serão anos de felicidade", disse o presidente, referindo-se a Hulk.

Antes de receber o prémio pelas mãos de Fernando Gomes, bibota de ouro, o avançado colombiano disse que está "disposto a renovar contrato" com o F. C. Porto. "Imagino que o clube esteja interessado", concluiu.

O treinador André Villas-Boas e o plantel sénior marcaram presença, numa cerimónia de ambiente desanuviado e que reflecte o excelente momento da equipa.

Além da presença de várias personalidades da família portista, alguns convidados de honra não passaram despercebidos. Entre eles, os presidentes António Salvador (Braga) e Carlos Oliveira (Leixões), Valentim Loureiro, autarca de Gondomar, Joaquim Oliveira, presidente da Controlinveste, Lourenço Pinto, presidente da A. F. Porto e Pinto de Sousa, ex-presidente do Conselho de Arbitragem.

Susto com Pinto da Costa

Já depois da festa, quando os convidados começavam a abandonar a sala, Pinto da Costa teve uma ligeira indisposição e foi assistido pelo médico da equipa de futebol Nélson Puga. Segundo informações recolhidas no local, ter-se-á tratado de uma quebra de tensão, da qual o presidente do F. C. Porto recuperou rapidamente. Saiu pelo próprio pé e a sorrir.

in "jn.pt"



Paulo Machado considera que não teve «real oportunidade» no FC Porto


Paulo Machado, que recentemente foi convocado para a selecção nacional, entende que não teve as oportunidades dadas a jogadores como Ivanildo e Vieirinha no FC Porto.

O médio Paulo Machado lamentou, esta quarta-feira, não ter tido a oportunidade que outros tiveram no FC Porto porque se isso tivesse acontecido ainda estaria a jogar na equipa agora treinada por André Villas-Boas.

«Falo de jogadores da minha idade como o Ivanildo, o Vieirinha e o Hélder Barbosa que tiveram a oportunidade de se mostrar, enquanto eu não tive a real oportunidade para me mostrar», acrescentou o jogador do Toulouse.

À TSF, Paulo Machado, que recentemente renovou pelo clube francês, considerou que tem feito «um bom trabalho cá fora», onde mostrou o seu «verdadeiro valor», o que para si é o mais importante e faz com que as pessoas olhem para si de forma diferente.

O médio português revelou ainda que, apesar de ter renovado por duas temporadas, poderá não ficar no Toulouse até ao final deste período, até porque já houve dois clubes interessados nos seus serviços.

«Sei que se o clube aparecer e der a cláusula que eles pedem posso sair. Sinto que sou uma mais-valia e acho que isso é bom para mim e para a equipa, por isso é que assinei por mais dois anos. Sinto-me bem aqui», acrescentou.

Paulo Machado, que recentemente foi convocado para a selecção nacional, acredita que poderá voltar a ser chamado por Paulo Bento, uma vez que entende que já merecia ter a «confiança do treinador» há mais tempo pelo que tem feito.

«Acho que o treinador deu-me confiança e espero contribuir com trabalho para poder estar outra vez na selecção. O objectivo de toda a gente é ir ao campeonato da Europa e acho que toda a gente quer mostrar o melhor», concluiu.

in "tsf.pt"

Duarte Gomes arbitra jogo do FC Porto


O líder do campeonato vai jogar a Coimbra e o árbitro vai ser Duarte Gomes, da Associação de Futebol de Lisboa.

A Comissão de Arbitragem da Liga divulgou esta quarta-feira a lista de árbitros nomeados para os encontros da 9.ª jornada da Liga.

Duarte Gomes vai dirigir o jogo entre o FC Porto e a Académica, Bruno Esteve estará na Luz para o Benfica-Paços de Ferreira, João Capela arbitrará o Rio Ave-Braga e, finalmente, no domingo, João Ferreira estará em Leiria para comandar o jogo entre a União de Leiria e o Sporting.

Sexta-feira:
Benfica – P. Ferreira: Bruno Esteves (AF Setúbal)

Sábado:
Rio Ave – SC Braga: João Capela (AF Lisboa)
Académica – FC Porto: Duarte Gomes (AF Lisboa)

Domingo:
Nacional – V. Setúbal: Luís Catita (AF Évora)
Beira-Mar – Naval: Jorge Ferreira (AF Braga)
Olhanense – Marítimo: Bruno Paixão (AF Setúbal)
U. Leiria – Sporting: João Ferreira (AF Setúbal)

Segunda-feira:
V. Guimarães – Portimonense: Vasco Santos (AF Porto)

in "sapodeporto.pt"