quarta-feira, 29 de junho de 2011

Rui Quinta é o adjunto de Vítor Pereira

O FC Porto começa, esta quinta-feira, a preparação para a época 2011/2012.


O técnico Rui Quinta, que tinha assinado contrato com o Varzim para esta época, será o treinador adjunto de Vítor Pereira na equipa técnica do FC Porto.
O novo treinador dos Dragões pretendia inicialmente Bruno Moura como seu braço direito mas a clausula de rescisão que o Santa Clara impões ao seu técnico impossibilitou a ida de Moura para o Dragão.
José Semedo, antigo jogador do FC Porto, Wil Coort, Filipe Almeida, proveniente do Santa Clara, completam a equipa técnica comandada por Vítor Pereira para a nova época que arranca esta quinta-feira.
in "sapodesporto.pt"

CAMPEÕES INICIAM A NOVA ÉPOCA ESTA QUINTA-FEIRA


O FC Porto inicia os trabalhos da temporada 2011/12 esta quinta-feira, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. O primeiro ensaio do novo ano desportivo está marcado para as 10h00, sendo permitida a presença dos elementos da comunicação social por um período de 15 minutos.

Para a parte da tarde estão reservados os exames médicos, habituais no arranque de cada época, que se realizam à porta fechada.

in "fcp.pt"

James apresenta-se no F.C. Porto antes do Mundial

Jogador confirma passagem por Portugal. Mundial sub-20 só começa a 29 de Julho e, por isso, o extremo poderá trabalhar vários dias com o plantel


James Rodríguez confirmou no seu Twitter que não vai directamente para o estágio da selecção sub-20 colombiana, que prepara o Mundial. Tal como foi especulado, o jovem extremo vai ter de se apresentar no F.C. Porto e só regressa mais tarde para preparar a competição.

«Vou ao Porto por uns dias e volto pronto a juntar-me à selecção sub-20», escreveu o portista, pouco depois de ter falado sobre o fim das férias: «Terminou o período de descanso, agora vou trabalhar duro para regressar com tudo ao Mundial sub-20 e encarar todos os objectivos que aí vêem.»

O F.C. Porto regressa ao trabalho esta quinta-feira e é de prever que James seja um dos jogadores a apresentar-se. Uma vez que o Mundial sub-20 só começa a 29 de Julho, o colombiano poderá realizar grande parte da pré-temporada com a equipa, uma vez que o F.C. Porto só o deve libertar dez dias antes da prova, como mandam as regras. Se assim for, e apesar de Eduardo Lara, o seleccionador, não gostar nada da ideia, James até pode estar presente no estágio de Marienfeld, que vai decorrer entre 7 e 17 de Julho.

in "maisfutebol.iol.pt"

Malencic é o canhoto do FC Porto

Está encontrado o homem que vai ocupar a vaga que nos últimos três anos foi essencialmente de Inácio Carmo, com quem o FC Porto não renovou, transferindo-se para o Benfica. Trata-se do sérvio Nenad Malencic, de 2,07 metros, que jogava no Metaloplastika. Tem apenas 22 anos e assenta que nem uma luva na política de contratação de jovens atletas que os dragões vêem a praticar há já alguns anos.

"Estou muito feliz, esta é uma grande oportunidade para mim", disse Malencic a O JOGO, mostrando-se bem informado sobre o clube que irá representar na próxima temporada e do qual já fala na primeira pessoa: "O FC Porto é uma grande família, é uma equipa muito unida. Para o ano temos possibilidades de jogar a Liga dos Campeões. Acredito que frente a Tatran Presov, AEK e Partizan de Belgrado temos mesmo fortes chances. Aliás, esse é um dos meus maiores desejos, jogar a Champions League pelo FC Porto".

Filho de dois andebolistas - o pai Sima e a mãe Marica - Malencic começou a jogar aos dez anos no clube da cidade natal: Mokrin. Quatro anos depois mudou-se para Subotica e a seguir para o Partizan de Belgrado. A única experiência no exterior viveu-a nos suíços do Kadetten, depois de ter sido considerado o melhor lateral-direito do Europeu de Juniores de 2008, jogado na Roménia, com 49 golos em sete jogos.

Quer ver Hulk jogar na Champions League

Malencic provou a O JOGO que sabe bem qual o clube que irá defender na próxima época. "Claro que conheço o FC Porto! Vai jogar a Liga dos Campeões e quero muito ver o Hulk. Estou ansioso por conhecer o Estádio do Dragão". Mas este sérvio, eclético apreciador de música - na página do Facebook tem referências a Nick Cave e a... Louis Armstrong - também gosta da NBA. "A minha equipa foi campeã. Sou dos Dallas por causa do Nowitzki e do Peja Stojakovic", diz.

in "ojogo.pt"

Panathinaikos como escala para o Europeu

Beto está a um pequeno passo de se tornar jogador do Panathinaikos. O internacional, de 29 anos, já nem se vai apresentar amanhã, dia em que os campeões nacionais iniciam os trabalhos tendo em vista a nova temporada. Ao que O JOGO apurou na Grécia, o acordo entre os dois clubes está fechado - os valores ainda não são conhecidos - e bem encaminhado entre o "Pana" e o jogador. O convite partiu de Jesualdo Ferreira, treinador dos helénicos, responsável pela chegada de Beto ao Dragão. A hipótese de disputar a Liga dos Campeões - vai entrar na terceira pré-eliminatória - um incentivo extra.

O FC Porto, como se sabe, contratou Bracali, que estava em final de vínculo com o Nacional [o jogador chegou ontem à Invicta, conforme se pode ler na página 4] o que abriu a porta da saída a Beto, que não pretende voltar a ter um papel secundário na equipa, apesar dos títulos agregados ao currículo. Isto porque para o ano há Europeu e o guarda-redes tem legítimas ambições de estar entre os convocados do seleccionador Paulo Bento, mas para isso precisa de jogar com regularidade. O que poderá fazer no Panathinaikos, tendo a vantagem de ser aposta pessoal de Jesualdo Ferreira.
Aí a concorrência pelo lugar entre os postes será, em princípio, com Tzorvas e Kotsolis. "Jogando com menos frequência, as minhas expectativas ficam limitadas em relação à Selecção", admitiu numa entrevista exclusiva a O JOGO poucos dias depois de ter sido titular na final da Taça de Portugal, com o Guimarães, provavelmente a sua última partida com a camisola azul e branca.

A confirmar-se esta saída, o plantel do FC Porto ficará com Helton, Bracali e Kadú para a baliza, uma vez que Kieszek deve seguir as pisadas de Beto e também abandonar o clube. O plantel portista perderá assim mais um internacional e um jogador que era ouvido e respeitado pelos companheiros, apesar de só ter dois anos no clube. "Tenho peso no balneário, tenho voz, e tenho uma boa relação com todos, a quem gosto de dar a minha opinião", referiu na tal entrevista.


25 | Jogos pelo FC POrto

Uma dúzia na primeira temporada, 13 na que agora terminou. Só não jogou na Supertaça Cândido de Oliveira. A estreia de dragão ao peito foi contra o Sertanense e a despedida com o Guimarães.

5 | Títulos conquistados

Em apenas duas temporadas no FC Porto, Beto festejou cinco títulos, repetindo apenas a Taça de Portugal (Supertaça, campeonato e Liga Europa são os outros). Só nesta época foram quatro os troféus!


Ligação à Grécia tem ida e volta

Apesar de não ser o mercado preferencial do FC Porto, o futebol da Grécia é alvo de constantes observações e nos últimos anos forneceu aos portistas Seitaridis (Panathinaikos, 2004/05) e Belluschi (Olympiacos, 09/10). No sentido inverso, a movimentação tem sido superior e essencialmente à base de empréstimos dos dragões a clubes helénicos. Em 2004/05, Bruno Alves e Paulo Assunção foram cedidos ao AEK; três anos depois foi a vez de Hélder Postiga rodar no Panathinaikos. Em 2008/09, o Olympiacos recebeu por empréstimo Vieirinha e contratou a título definitivo o lateral Lino.

in "ojogo.pt"

Semedo na equipa técnica

A um dia do arranque dos trabalhos, o FC Porto já tem a equipa técnica praticamente definida: Semedo e Filipe Almeida são os novos nomes a acrescentar a Vítor Pereira, chefe da equipa, e Wil Coort, que se mantém como treinador dos guarda-redes. Falta apenas conhecer um dos nomes, provavelmente o segundo da hierarquia, que ocupará o lugar que era de Vítor Pereira na época passada. Bruno Moura, treinador do Santa Clara, continua a ser forte hipótese. A decisão será conhecida ainda hoje até porque amanhã estará toda a gente no Olival para começar os treinos.

A opção por Semedo acaba por ser a grande novidade, uma vez que Filipe Almeida era a escolha conhecida para render José Mário Rocha, que também seguiu para o Chelsea com Villas-Boas.

José Orlando Vinha Rocha Semedo tem 46 anos, nasceu em Ovar (perto de Espinho, de onde é natural Vítor Pereira) e, como jogador profissional, só conheceu dois clubes: FC Porto (13 épocas), onde se sagrou campeão nacional por oito vezes, e Salgueiros (três épocas). Quando arrumou as botas esteve alguns anos afastado da vida futebolística activa, tendo sido adjunto dos sub-17 do Padroense (09/10) e, na última temporada, adjunto de Capucho nos juvenis do FC Porto. Ou seja, trata-se de um "homem da casa", com cultura do "Dragão" que será o elo mais próximo entre o plantel e a equipa técnica.
Pedro Ribeiro, que estava no Feirense, poderá ficar com a pasta da observação dos adversários. Quem também passa a integrar a estrutura do futebol portista é Carlos Campos, ex-preparador-físico do Leiria, mas sem estar directamente ligado à equipa técnica de Vítor Pereira.


Percurso paralelo ao chefe de equipa

Filipe Almeida chega a preparador-físico do FC Porto com apenas 30 anos, depois de ter feito praticamente toda a carreira ligado a Vítor Pereira, de quem foi adjunto em três equipas diferentes. Aliás, o percurso dos dois é até muito idêntico: Filipe Almeida arrancou na profissão com apenas 23 anos na Sanjoanense, ao lado do actual treinador do FC Porto, tendo-se repetido a dupla em Espinho (2005/06 e 2006/07) e, mais tarde, no Santa Clara (2008/09 e 2009/10), onde se manteve com Bruno Moura mesmo depois da partida de Vítor Pereira para o FC Porto.

Pedro Emanuel e Ukra acreditam em Vítor Pereira

Sucedem-se as reacções à troca de Villas-Boas por Vítor Pereira no FC Porto e o actual técnico continua a recolher opiniões favoráveis. Ontem foi a vez de Pedro Emanuel e Ukra, que na época passada trabalharam com os dois técnicos. "O FC Porto não fica nada mal servido com esta troca. Defendem muitas ideias comuns. Ambos têm competência e capacidade para fazer um trabalho produtivo", comentou o novo treinador da Académica. Quanto ao jogador do Braga [ver mais na página 21], "aprova" a escolha de Pinto da Costa: "Trabalhei seis meses com Vítor Pereira e já o conhecia das camadas jovens. Tem condições para treinar o FC Porto. Tem ideias diferentes de Villas-Boas, mas vai tentar impor o seu trabalho e de certeza que os jogadores vão ajudá-lo."

in "ojogo.pt"

Castro apresenta-se, Miguel Lopes não

O FC Porto regressa amanhã ao trabalho com algumas novidades, entra as quais Castro, que na última temporada esteve cedido ao Gijón, da Liga espanhola. O médio vai arrancar a época no Olival, apresentando-se logo pela manhã para começar a treinar e realizar os habituais exames médicos, embora ainda esteja por definir se fará parte do plantel que vai atacar a próxima temporada. Certo, para já, é que Castro vai apresentar-se amanhã, ao contrário do que acontecerá com outra das dúvidas do plantel: Miguel Lopes. O lateral esteve emprestado ao Bétis e, em virtude da ausência de Fucile - só ontem se soube que não participará na Copa América, podendo até ser vendido -, chegou a colocar-se a hipótese de um regresso que, segundo O JOGO conseguiu apurar, não se verificará. Miguel Lopes não faz parte das opções de Vítor Pereira e, por isso, deverá ser novamente cedido, tendo o estrangeiro como destino mais provável.

Orlando Sá, avançado que esteve emprestado ao Nacional, é outro dos "emprestados" que receberam ordens para não se apresentar no Olival, embora a decisão sobre o futuro do internacional português fosse previsível.

in "ojogo.pt"

«Nem ouviu mais nada mal soube do FC Porto»

BRACALLI JÁ CHEGOU E O PAI EXPLICA AQUISIÇÃO


Bracalli já está no Porto e apresenta-se amanhã no Olival. Aos 30 anos, podia ter assinado o contrato da sua vida com uma equipa que lhe garantisse a titularidade de mão beijada. Para além do Sp. Braga, havia espanhóis, alemães e turcos na jogada. Chegaram a acenar-lhe com mais de 600 mil euros por época, mas quando o FC Porto decidiu avançar, depois de um namoro antigo, o telemóvel passou a tocar em vão. “Fez por merece este convite. Foram 5 anos no Nacional, uma sequência importante e que o valorizou. Havia muito por onde escolher, mas nem ouviu mais nada mal soube do FC Porto. É uma das melhores equipas do Mundo”, explica-nos o seu pai, Armando.
Esperado na Invicta pelo team-manager Acácio Valentim, Bracalli não pôde falar aos jornalistas, mas a expressão facial dizia tudo. O guarda-redes, de 30 anos, tem um percurso raro e uma história encantadora. Em São Paulo licenciou-se em Educação Física, tal como o pai. É professor, mas nunca exerceu. Ainda. “Não sabemos o que vai reservar-nos o futuro. O Rafael quer continuar ligado ao futebol, é um profissional que renova os seus conhecimentos, que tenta analisar tudo com a máxima ciência”, conta-nos Sheila, a mãe.
ín "record.pt"

Hulk vem aí!

Num momento particularmente intenso em relação às notícias que dão Hulk a caminho da Inglaterra, a grande novidade é que o avançado brasileiro - depois de umas férias descansadas e aparentemente fortalecido - vai aterrar amanhã no Porto, «a tempo de se apresentar a horas», como nos garantiu o empresário Theodoro Fonseca.

As notícias que rolam à volta do senhor 100 milhões não passam ao lado do jogador, embora Hulk se encontre sossegado e «feliz», pronto para mais uma grande temporada ao serviço do FC Porto. Não, não é surdo ao que se diz sobre o interesse de clubes ingleses. Já se falou do Chelsea de Villas Boas, já se percebeu que o Arsenal o via por lá com bons olhos, e também é verdade que o Manchester City pode mesmo partir para uma tentativa mais conversada com os dragões.

O problema é que os dragões não querem grande conversa e Hulk sabe disso. Aliás, um futebolista que se liga a um clube da forma como o fez o incrível (contrato até 2016 e cláusula de 100 milhões de euros) só pode estar tranquilo. «A cláusula é valente, mas não há impossíveis. Só que Hulk está muito bem no FC Porto», disse-nos há dias Theodoro Fonseca, representante que já ouviu de tudo em relação aos que querem ter o avançado. 


in "abola.pt"

Fucile falha Copa América

orge Fucile não entra na lista final da selecção uruguaia para a Copa América, a iniciar no próximo fim-de-semana, na Argentina. Ainda assim, o futebol português está representado por Maxi Pereira (Benfica), Alvaro Pereira e Cristian Rodriguez (FC Porto). 

A ausência de Fucile deve-se à lesão contraída na parte final da época, ainda ao serviço do FC Porto (fractura da clavícula). O jogador ainda esteve na pré-convocatória do seleccionador Oscar Tabárez, mas acabou por não recuperar a tempo para estar na competição que arranca no próximo fim-de-semana.

Eis os convocados:

Guarda-redes:
Fernando Muslera (Lazio-ITA) 
Juan Castillo (Colo Colo-CHI) 
Martín Silva (Defensor Sporting-URU) 

Defesas:
Diego Lugano (Fenerbahce-TUR) 
Diego Godín (Atlético Madrid-ESP) 
Sebastián Coates (Nacional –URU) 
Mauricio Victorino (Cruzeiro-BRA) 
Martín Cáceres (Sevilha-ESP) 
Andrés Scotti (Colo Colo-CHI) 
Maximiliano Pereira (Benfica-POR) 

Médios:
Diego Pérez (Bologna-ITA) 
Sebastián Eguren (Sporting Gijón-ESP) 
Egidio Arévalo Ríos (Botafogo-BRA) 
Walter Gargano (Nápoles-ITA) 
Nicolás Lodeiro (Ajax-HOL) 
Álvaro Pereira (FC Porto-POR) 
Álvaro González (Lazio-ITA) 
Cristian Rodríguez (FC Porto –POR) 

Avançados:
Luis Suárez (Liverpool-ING) 
Edinson Cavani (Nápoles-ITA) 
Diego Forlán (Atlético Madrid-ESP) 
Sebastián Abreu (Botafogo-BRA) 
Abel Hernández (Palermo-ITA)


in "abola.pt"

Pinto da Costa reforça posição na SAD

O presidente do FC Porto reforçou a sua posição como accionista da SAD azul-e-branca, passando a deter 1,10 por cento do capital. 

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) explica-se que Pinto da Costa passou a ser titular de 165.670 acções, correspondentes a 1,10 por cento do capital social e dos direitos de voto da sociedade.

Para este reforço da sua posição, o líder portista efectuou 45 transacções desde 30 de Junho do ano passado, investindo total de cinco mil euros.


in "abola.pt"

«FC Porto não fica mal servido com a troca de treinador» - Pedro Emanuel

Elemento da equipa técnica do FC Porto na época passada, Pedro Emanuel considera Vítor Pereira escolha acertada para assumir o comando do FC Porto. 

«O FC Porto não fica nada mal servido com esta troca de treinadores», começou por dizer Pedro Emanuel, em declarações à Antena 1. 

«Trabalharam em conjunto e defendem muitas ideias comuns. Logicamente que cada um tem a sua maneira de ser, mas ambos têm competência e capacidade para fazer um trabalho produtivo e dentro das expectativas que se criaram nestes últimos tempos», justificou o agora treinador da Académica.


in "abola.pt"