quarta-feira, 29 de junho de 2011

Panathinaikos como escala para o Europeu

Beto está a um pequeno passo de se tornar jogador do Panathinaikos. O internacional, de 29 anos, já nem se vai apresentar amanhã, dia em que os campeões nacionais iniciam os trabalhos tendo em vista a nova temporada. Ao que O JOGO apurou na Grécia, o acordo entre os dois clubes está fechado - os valores ainda não são conhecidos - e bem encaminhado entre o "Pana" e o jogador. O convite partiu de Jesualdo Ferreira, treinador dos helénicos, responsável pela chegada de Beto ao Dragão. A hipótese de disputar a Liga dos Campeões - vai entrar na terceira pré-eliminatória - um incentivo extra.

O FC Porto, como se sabe, contratou Bracali, que estava em final de vínculo com o Nacional [o jogador chegou ontem à Invicta, conforme se pode ler na página 4] o que abriu a porta da saída a Beto, que não pretende voltar a ter um papel secundário na equipa, apesar dos títulos agregados ao currículo. Isto porque para o ano há Europeu e o guarda-redes tem legítimas ambições de estar entre os convocados do seleccionador Paulo Bento, mas para isso precisa de jogar com regularidade. O que poderá fazer no Panathinaikos, tendo a vantagem de ser aposta pessoal de Jesualdo Ferreira.
Aí a concorrência pelo lugar entre os postes será, em princípio, com Tzorvas e Kotsolis. "Jogando com menos frequência, as minhas expectativas ficam limitadas em relação à Selecção", admitiu numa entrevista exclusiva a O JOGO poucos dias depois de ter sido titular na final da Taça de Portugal, com o Guimarães, provavelmente a sua última partida com a camisola azul e branca.

A confirmar-se esta saída, o plantel do FC Porto ficará com Helton, Bracali e Kadú para a baliza, uma vez que Kieszek deve seguir as pisadas de Beto e também abandonar o clube. O plantel portista perderá assim mais um internacional e um jogador que era ouvido e respeitado pelos companheiros, apesar de só ter dois anos no clube. "Tenho peso no balneário, tenho voz, e tenho uma boa relação com todos, a quem gosto de dar a minha opinião", referiu na tal entrevista.


25 | Jogos pelo FC POrto

Uma dúzia na primeira temporada, 13 na que agora terminou. Só não jogou na Supertaça Cândido de Oliveira. A estreia de dragão ao peito foi contra o Sertanense e a despedida com o Guimarães.

5 | Títulos conquistados

Em apenas duas temporadas no FC Porto, Beto festejou cinco títulos, repetindo apenas a Taça de Portugal (Supertaça, campeonato e Liga Europa são os outros). Só nesta época foram quatro os troféus!


Ligação à Grécia tem ida e volta

Apesar de não ser o mercado preferencial do FC Porto, o futebol da Grécia é alvo de constantes observações e nos últimos anos forneceu aos portistas Seitaridis (Panathinaikos, 2004/05) e Belluschi (Olympiacos, 09/10). No sentido inverso, a movimentação tem sido superior e essencialmente à base de empréstimos dos dragões a clubes helénicos. Em 2004/05, Bruno Alves e Paulo Assunção foram cedidos ao AEK; três anos depois foi a vez de Hélder Postiga rodar no Panathinaikos. Em 2008/09, o Olympiacos recebeu por empréstimo Vieirinha e contratou a título definitivo o lateral Lino.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: