quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Danilo marca e Alex Sandro assiste na vitória do Brasil


Lateral esquerdo acabou expulso no triunfo sobre a Nova Zelândia (3-0)


O Brasil garantiu o primeiro lugar do Grupo C no Torneio Olímpico de futebol com uma vitória tranquila sobre a Nova Zelândia (3-0), num jogo em que Danilo e Alex Sandro estiveram em particular destaque. O lateral direito abriu o caminho para a vitória, enquanto o lateral esquerdo fez uma assistência para o segundo e foi expulso na segunda parte, de forma injusta diga-se. Hulk, com um cartão amarelo, foi poupado para os quartos-de-final onde também vai estar o Egipto que garantiu a segunda vaga com uma vitória sobre a Bielorrússia (3-1).

A Nova Zelândia tinha uma ligeira possibilidade de seguir em frente e, por isso, arriscou nos primeiros minutos, apenas os minutos que o Brasil precisou para assentar o seu jogo. Sem grande pressão, o escrete tomou conta do jogo e as oportunidades sucederam-se junto à baliza neozelandesa. Com um pouco de maior pressão, os golos acabaram por surgir, dois em apenas seis minutos, com forte marca portista. No primeiro, aos 23 minutos, Danilo rompeu na zona central, combinou com Leandro Damião, passou entre os centrais e marcou com facilidade.

Seis minutos depois, toque genial de Marcelo, com o calcanhar, a soltar Alex Sandro que ofereceu o segundo de bandeja a Leandro Damião. O domínio brasileiro materializava-se em golos que podiam ter sido mais até ao intervalo, com destaque para uma oportunidade gritante desperdiçada por Neymar. A Nova Zelândia, apenas com um remate de longe, baixou os braços.

Estava tudo decido e um terceiro golo a abrir a segunda parte, aos 51 minutos, reforçou essa ideia. Livre de Marcelo, a defesa neozelandesa falhou em toda a linha e Sandro surgiu destacado, junto ao segundo poste, a encostar. O Brasil podia relaxar ainda mais, por isso faz ainda menos sentido a expulsão de Alex Sandro com dois cartões amarelos em apenas cinco minutos. O primeiro numa bola dividida nas alturas e um segundo numa alega simulação que parece não existir. Uma expulsão que afasta o lateral dos «quartos» e que deixou Mano Menezes furioso.

No outro jogo do grupo, o Egipto bateu a Bielorrússia por 3-1 e assegurou o segundo lugar. Salah (53m), Mohsen (73m) e Abouttreika (79m) marcaram os três golos dos «Faraós», enquanto Varankov salvou a honra dos bielorrussos a três minutos do final.

Classificação final do Grupo C: Brasil, 6; Egipto, 4; Bielorrússia, 3; Nova Zelândia, 1.

in "maisfutebol.iol.pt"

VITÓRIA DA EQUIPA A EM JOGO-TREINO

Os plantéis A e B do FC Porto defrontaram-se na manhã desta quarta-feira, num jogo-treino que terminou com o triunfo da equipa principal por 5-2. Devido a lesão, Fernando não integrou a peladinha mas já evoluiu para treino condicionado. Janko fez companhia ao médio brasileiro, enquanto Rafa permaneceu em tratamento.

Relativamente ao duelo entre as formações azuis e brancas, no qual participaram todos os jogadores disponíveis, marcaram para os comandados de Vítor Pereira Jackson Martínez (2), Kléber (2) e Kelvin. Zé António e Dellatorre facturaram para a equipa orientada por Rui Gomes.

Para esta quinta-feira está agendado novo treino no Olival, com início às 10h30 e 15 minutos abertos à comunicação social.



in "fcp.pt"

F.C. Porto: Castro convenceu e ficará no plantel

A polivalência do português e a sua atitude no seio do grupo convenceram o treinador Vítor Pereira

 André Castro tem lugar reservado no plantel do F.C. Porto para a temporada 2012/13. Vítor Pereira ainda não comunicou ao jogador essa intenção mas todos os indícios apontam nesse sentido. A polivalência do português e a sua atitude no seio do grupo convenceram o treinador.

No final da segunda temporada de empréstimo ao Sp. Gijón, Castro voltou a ser chamado para os trabalhos de pré-temporada do F.C. Porto. Atualmente com 24 anos, o internacional luso pretendia uma clarificação sobre o futuro, considerando que nova cedência não faria sentido para a carreira.


Oriundo de uma família portista, o jogador manifestou ao longo dos anos o desejo de singrar no F.C. Porto. Aliás, o seu maior sonho é envergar a braçadeira de capitão de forma regular. Agora, terá uma nova oportunidade para dar passos nessa direção.

André Castro marcou o terceiro golo azul e branco no amigável frente ao Santa Clara (0-3). Com um setor intermediário reduzido a Fernando, Moutinho, Lucho e Defour, o jogador comprovou a sua utilidade e polivalência. Ao longo da pré-época, demonstrou competência para alinhar como médio defensivo, precavendo alguma ausência pontual de Fernando.


Formado no clube e português, o médio será útil na lista de jogadores para a próxima edição da Liga dos Campeões, atenuando um problema que o F.C. Porto sentiu ao longo das últimas temporadas.

Em 2010, Castro ficou no plantel com André Villas-Boas mas viria a ser emprestado a meio da época. No Sp. Gijón, encontrou espaço para se afirmar na Liga espanhola e crescer. Na temporada seguinte, a cedência ao emblema das Astúrias ficou definida durante o mês de agosto. Curiosamente, no mesmo período em que foi chamado por Paulo Bento para a seleção nacional.


«Continua a ser um sonho e um objectivo, ser capitão do F.C. Porto. Sou um apaixonado pelo clube, foi lá que cresci e sempre segui o F.C. Porto. Sou jovem e já tive a oportunidade de envergar a braçadeira nas pré-épocas. Espero ter essa oportunidade de forma definitiva no futuro», dizia o jovem ao Maisfutebol, no final de 2011.

Na reta final de uma temporada a bom nível no Sp. Gijón, Castro falou novamente com o nosso jornal, pedindo aos dragões para definirem claramente o seu rumo. «Andar emprestado já não faz sentido. Quando acabar a época terei 24 anos. Tenho de me afirmar. Tenho feito boas épocas quando sou emprestado, tanto no Olhanense como no Sporting, e agora algo tem de se decidir. Não se trata de uma exigência, mas não é bom andar sempre emprestado. Nunca sabemos onde vamos estar na época seguinte».

Nesta altura, tudo parece definido. Castro estará no F.C. Porto durante a época 2012/13.

in "maisfutebol.iol.pt"

Vírus da FIFA volta a atacar

Arranque estará condicionado pelas seleções

Não será nada fácil a semana de preparação portista para a jornada inaugural da Liga, marcada por defeito para 19 de agosto, em Barcelos, contra o Gil Vicente. O calendário FIFA começa a ditar leis desde cedo e, no dia 15 desse mesmo mês, Vítor Pereira poderá ter 15 jogadores espalhados pelo Mundo a representarem as respetivas seleções. Sinal de que a aposta do FC Porto em jogadores com estatuto internacional tem pontualmente as suas desvantagens.

Conforme referimos ontem, o treinador vai muito provavelmente estar privado dos olímpicos Hulk, Danilo e Alex Sandro na Supertaça Nacional, a 11 de agosto, mas a debandada dos internacionais só se vai dar no dia seguinte. O trio portista que representa o escrete nos Jogos Olímpicos, já se sabe, jogará novamente pelo Brasil, nesse mesmo dia 15 de agosto, contra a Suécia e, ontem, ficou-se também a saber que a Colômbia chamou Jackson Martínez e James Rodríguez para um estágio em Madrid, a decorrer entre 12 e 15 do referido mês, sendo que, pelo meio, a seleção cafetera disputará ainda um jogo particular contra um adversário a definir. 

in "record.pt"

Jaguares não emitiu certificado de Jackson

agente alega problema informático

Numa altura em que o arranque oficial da época, frente à Académica, para a Supertaça Nacional, está a uma semana e meia de distância, o processo de transferência de Jackson Martínez para o FC Porto ainda não está concluído. Os dragões já acederam ao Transfer Market Service para validar o negócio, mas o Jaguares ainda não deu o tal clique necessário para emitir o certificado internacional do jogador. Essa garantia foi dada, ontem, a Record, pelo empresário do colombiano, Luís Manuel Manso. O agente acredita, porém, que tudo ficará resolvido brevemente e até justifica o atraso do ex-clube do goleador, de 25 anos.

“Isso está a ser resolvido e, entre amanhã (hoje) e o final da semana, estará tudo tratado. Aqui no México têm surgido uma série de problemas informáticos que têm condicionado muitas transferências. Só neste país...”, desabafou o agente, acrescentando depois que tenciona viajar para Portugal na próxima sexta-feira e com a referida situação já devidamente regularizada. Record tentou ainda confirmar a versão do agente junto do presidente do Jaguares, mas Guillermo Cantú esteve incontactável durante o dia de ontem.

in "record.pt"

Yeboah, jogou no Leeds, sobre Atsu "Não tenho dúvidas, ele triunfaria"

O antigo jogador do Leeds, Yeboah, não tem dúvidas de que o jovem ganês do FC Porto triunfaria no futebol inglês.

Já não é segredo que Everton e Liverpool observaram Atsu durante a época passada. Mas, recentemente, o interesse do Tottenham também terá surgido pela pessoa de André Villas-Boas, antigo treinador do FC Porto, que conhece bem as capacidades do ganês e que, segundo a Imprensa britânica, veria com bons olhos a contratação do jogador.

"Não sei ao certo que clubes estão interessados nele, mas olhando ao seu talento, não tenho dúvidas de que conseguiria brilhar", afirmou Yeboah - antigo craque do Leeds United - ao jornal "Pravda Sports". "Acho que o futebol inglês pode ser para ele uma oportunidade para alcançar aquilo que já mostrou poder atingir", concluiu.
 
in "ojogo.pt"

West Ham entra em cena por Ukra

O médio Ukra, que não entra nas contas de Vítor Pereira para a próxima temporada e tem-se treinado à margem do plantel do FC Porto, tem um novo pretendente em Inglaterra.

Segundo o Daily Mail, Sam Allardyce está a ponderar contratar o jogador de 24 anos para se juntar a Ricardo Vaz Tê no West Ham.

Ukra, que na última temporada jogou no SC Braga por empréstimo do FC Porto, estará igualmente referenciado pelo Queens Park Rangers, da Premier League, e Nottingham Forest do escalão imediatamente a seguir.

in "abola.pt"

Goleador ganês a caminho do Dragão

Nana Poku, avançado ganês de 19 anos, é esperado na próxima semana em Portugal para negociar a transferência para o FC Porto.

Segundo o Ghanasoccernet, a entrada em cena dos azuis e brancos colocou em
suspenso as conversações que decorriam há algum tempo com os israelitas do Beer Sheva, igualmente interessados no melhor marcador do campeonato ganês na época 2010/11, com 16 golos.

O jogador, que vai disputar a Taça do Gana pelo AshantiGold, no próximo domingo, esteve em vias de se transferir para o El Etthad, mas o clube egípcio não cumpriu com o estabelecido no contrato e Nana Poku acabou por regressar ao campeonato ganês.

in "abola.pt"