segunda-feira, 16 de abril de 2012

Ramalho Eanes: «Pinto da Costa contribuiu para a autoestima nortenha»

ELOGIOU OS 30 ANOS DE GESTÃO DO DIRIGENTE PORTISTA



Ramalho Eanes, antigo Presidente da República, afirmou esta segunda-feira, à Lusa, que os 30 anos de gestão de Pinto da Costa no FC Porto contribuíram para o "fortalecimento da sociedade civil portuense e para uma sadia e dinâmica autoestima nortenha".
O atual conselheiro de Estado referiu-se, desse modo, ao período entre a sua primeira eleição (17 de abril de 1982) e os dias de hoje, durante os quais Pinto da Costa ofereceu ao clube "a eficácia e visibilidade da sua ação desportiva e social, para o seu prestígio na região norte, no País e no estrangeiro".
"No início do consulado de Pinto da Costa, o FC Porto era uma organização com peso notável na tradição local, com forte ligação afetiva à sociedade civil portuense", contextualiza Ramalho Eanes, em nota enviada à Agência Lusa.
Segundo o antigo Chefe de Estado, "o governo do clube estava, no entanto, pouco profissionalizado, desajustado, já, das novas exigências, sobretudo das aportadas pela globalização acelerada do futebol profissional".
Ramalho Eanes crê que terá sido Pinto da Costa "o primeiro diretivo moderno do FC Porto" e que se assumiu, "desde o início, como um mediador entre uma rasgada e ambiciosa visão de futuro e o presente do clube".
"Mostra saber e sentir, com clarividência, que uma comunidade regional, tanto como uma comunidade nacional -- ou até um homem -- só pode ser subjetivamente responsável, solidariamente empenhada, quando tiver suficiente autoestima", concluiu Ramalho Eanes.
in "record.pt"

Pinto da Costa completa 30 anos na presidência do FC Porto

Ao fim de 30 anos na presidência do FC Porto, Pinto da Costa engrossou o rol de conquistas do clube, colocando-o, sobretudo o seu futebol, num patamar de gestão desportiva tida por exemplar.
O foco da direcção do clube esteve apontado, na última das três décadas, para uma reestruturação de género empresarial, fazendo hoje sentido falar-se em “Grupo FC Porto”, tal a forma como as funcionalidades transversais se tornaram relevantes nos objectivos de todos os sectores do clube, da SAD do futebol às modalidades.

No capítulo desportivo, além de tornar o FC Porto o clube português com mais títulos, ultrapassou o recorde do espanhol Santiago Bernabéu, mítico presidente do Real Madrid, que venceu 16 campeonatos nacionais em 35 anos de regência, menos dois que os conquistados de Pinto da Costa em menos cinco anos.

Não se pode, no entanto, dizer que o alinhar do modelo empresarial do FC Porto, mais moderno e adaptado às novas realidades da gestão desportiva, seja o último trabalho de um homem que muito cedo se encantou com o emblema “azul e branco”.

Eleito pela primeira vez a 17 de Abril de 1982 e efectivamente mandatado nove dias depois, Jorge Nuno Pinto da Costa, de 74 anos, cedo começou a interessar-se pelo clube, até se tornar no seu 33.º presidente.

Com o mandato mais longo do futebol português e recheado de êxitos, Pinto da Costa, que só uma vez teve um adversário em actos eleitorais (Martins Soares), é o principal mentor da elevação internacional do clube, conseguindo rapidamente fazer esquecer o histórico Américo de Sá, líder durante a década anterior.

Divorciado e pai de dois filhos (Alexandre e Joana), Pinto da Costa não conseguiu, à custa da sua exposição pública, manter a sua vida pessoal longe dos media, sobretudo da “imprensa cor-de-rosa”, que apontou “objectivas” aos seus relacionamento pessoais e amorosos.

Um foi mesmo motivo de polémicas à custa de uma edição em livro, que conta, na primeira pessoa, a versão da ex-companheira Carolina Salgado (“Eu Carolina”), e cujo conteúdo motivou uma investigação judicial por alegada falta de transparência no futebol e alegados contactos promíscuos com árbitros e outros dirigentes.

Saiu incólume dos vários processos da Justiça civil em que se viu envolvido, de 2004 a 2006, entre os quais o muito mediático “Apito Dourado”.

Hábil nas relações com os outros “grandes” e eficaz gestor no (e do) palco mediático, o actual presidente portista semeou ódios e amores durante três décadas, e comprou e vendeu “guerras”. Ganhou quase sempre.

A Pinto da Costa se deve a criação do troféu “Dragões de Ouro”, que consagra desportistas e personalidades ligadas ao FC Porto, e o empenho na implantação das Lojas Azuis e da Revista “Dragões”.

Em pleno momento de viragem no paradigma do “negócio” futebol, a 5 de Agosto de 1997, o clube torna-se o principal accionista da sociedade desportiva “FC Porto, Futebol SAD”, passo fundamental para os novos trilhos de gestão financeira e económica.

Pelo caminho, inaugurou várias “casas” do clube em Portugal e no estrangeiro, e publicou em 2005 a sua autobiografia, com prefácio de Lennart Johansson, na altura presidente da UEFA. O título, “Largos dias têm cem anos”, recorda a expressão utilizada em 1976 numa conversa entre amigos e que o lançou para o mandato mais longo da história do futebol português.

Principais conquistas do FC Porto durante os 30 anos de presidência de Pinto da Costa

Futebol
2 Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões, (1987 e 2004)
2 Liga Europa/Taça UEFA, (2003 e 2011)
1 Supertaça Europeia, (1987)
2 Taça Intercontinental, (1987 e 2004)
18 Campeonatos nacionais
12 Taça de Portugal
18 Supertaça Cândido de Oliveira

Andebol
6 Campeonatos nacionais
3 Taças de Portugal

Basquetebol
5 Campeonatos nacionais
11 Taças de Portugal

Hóquei em patins
2 Taça dos Campeões Europeus, (1986 e 1990)
2 Taça das Taças, (1982 e 1990)
20 Campeonatos nacionais
13 Taças de Portugal

in "publico.pt"

Dragões regressam com Fernando e Sapunaru

O treino desta manhã dos azuis e brancos não contou com Janko. Fernando e Sapunaru regressaram ao trabalho.


O plantel do FC Porto voltou ao trabalho esta segunda-feira. Depois de um fim-de-semana de descanso, os dragões preparam a recepção ao Beira-Mar, no próximo sábado, no Estádio do Dragão.

O destaque da sessão vai para o regresso de Sapunaru e Fernando, que já estão às ordens de Vítor Pereira. O defesa romeno não esteve no treino de sexta-feira devido a síndrome gripal e o médio brasileiro recuperou de uma contusão no joelho direito. 

Janko esteve ausente do Olival, juntamente com Cristían Rodríguez, este último para tratar de assuntos pessoais.



in "rr.pt"

Udinese e Mónaco atentos a Sérgio Ribeiro

Sérgio Ribeiro (foto ASF)O médio direito Sérgio Ribeiro, que atua no Padroense cedido pelo FC Porto, está a ser seguido pelos italianos da Udinese e pelos franceses do Mónaco.

Sérgio Ribeiro, capitão da Seleção Nacional de sub-16, não conseguiu atingir a fase final do campeonato de juvenis com o Padroense.


in "abola.pt"

Souza: «Eles acham que estou a drogar-me»

Desabafo curioso do médio portista, chamado pela terceira vez seguida ao controlo antidoping


O portista Souza, atualmente emprestado ao Grémio Porto Alegre, teve um desabafo curioso no Twitter, frustrado com mais uma chamada ao controlo antidoping. 

O médio, titular na vitória por 4-0 sobre o Ypiranga que valeu o apuramento para as meias finais do Campeonato Gaúcho, ironizou com a presença assídua no controlo. 

«Terceira vez seguida na dopagem. Eles acham que estou me drogando. Boa vitória. Parabéns à equipa e à torcida!! #precisourinar», escreveu, dando a sensação de ter publicado a mensagem ainda antes de comparecer ao controlo.

in "maisfutebol.iol.pt"

Fernando Santos: «Presidência alicerçada num conhecimento profundo»

TÉCNICO LEMBRA VIVÊNCIA COM PINTO DA COSTA



O treinador Fernando Santos afirmou à agência Lusa que os sucessos do FC Porto se devem "a uma presidência alicerçada num conhecimento muito profundo do futebol", a propósito do 30.º aniversário da primeira eleição de Pinto da Costa.
"É muito fácil de caracterizar estas três décadas: os resultados falam por si, é uma presidência de sucesso", disse o técnico que ficou conhecido como o "engenheiro do Penta", sobre a data a celebrar terça-feira, evocativa do dia 17 de abril de 1982.
O atual selecionador da Grécia recordou o percurso de Pinto da Costa no clube, "desde muito novo", para justificar com o facto de "os resultados alcançados falarem por ele e serem aquilo que todos conhecem".
Os únicos títulos da carreira de Fernando Santos foram alcançados no FC Porto: campeão nacional em 1998/99 (o quinto de uma série começada pelo inglês Bobby Robson e continuada por António Oliveira), duas Taças de Portugal (1999/00 e 00/01) e duas Supertaças Cândido de Oliveira (1998/99 e 99/00).
Fernando Santos confessou que as melhores recordações que guarda são "todos os anos, muito bons, no FC Porto", aos quais junta o seu relacionamento pessoal com Pinto da Costa, frisando a sua amizade continuada, "até aos dias de hoje".
in "record.pt"

Jesualdo Ferreira: «Foram quatro anos fantásticos»

TÉCNICO ENALTECE LIDERANÇA DE PINTO DA COSTA



Em vésperas do 30.º aniversário da eleição de Pinto da Costa como líder do FC Porto, o treinador Jesualdo Ferreira lembrou à agência Lusa "quatro anos fantásticos", agradecendo ao presidente ter-lhe permitido montar "o cavalo".
O único técnico português tricampeão nacional recordou, assim, um episódio da sua contratação: "É a propósito de uma célebre frase de Pinto da Costa no dia em que me convidou para ser treinador do FC Porto, estava eu no Boavista e tinha acabado de sair Co Adriaanse (do comando técnico portista)".
"Ligou-me e disse: o cavalo só passa uma vez, está a passar à sua porta, portanto veja se o consegue montar", contou Jesualdo Ferreira.
O técnico português, atualmente ao serviço do Panathinaikos, da liga grega, divide em três momentos as três décadas de mandato do presidente portista.
"Aquilo que era o FC Porto antes de Pinto da Costa, o que foi o clube durante o período de instalação e de crescimento, e, por último, a sustentação dos últimos anos no panorama nacional e internacional", disse Jesualdo Ferreira.
E sublinha, a propósito: "São três fases claras e distintas, mas também complementares".
Ao fim de 15 épocas como treinador, Jesualdo Ferreira chegou aos dragões (2006/2007) para substituir o holandês Co Adriaanse, que havia sido campeão na época anterior, e, no Porto, conquistou os únicos seis títulos da sua carreira.
Além do "tri" entre 2006/07 e 2008/09 (culminou no segundo "tetra" da história portista), a equipa venceu, sob o seu comando, duas edições da Taça de Portugal (2008/09 e 2009/10) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2009/2010).
"São 30 anos de presidência que se devem enaltecer, pois colocou o FC Porto ao nível em que se encontra atualmente, tanto a nível nacional como internacional", afirmou Jesualdo Ferreira à agência Lusa.
Para o técnico, "tudo aconteceu ininterruptamente, que é algo único no Mundo" e sublinhou o facto de ter ultrapassado Santiago Bernabéu (Real Madrid) como o presidente com mais títulos nacionais conquistados.
in "record.pt"

Alexandre Mestre salienta trabalho pelo "prestígio de Portugal"

ELOGIOS AO PERCURSO PINTO DA COSTA



As três décadas de presidência de Pinto da Costa no FC Porto "ficam marcados por relevantes sucessos que prestigiam o clube e o desporto português", disse à Agência Lusa o secretário de Estado do Desporto e da Juventude.
Alexandre Mestre enalteceu o presidente portista, que terça-feira celebra o 30.º aniversário da sua primeira eleição, sublinhando o "percurso marcante, duradouro e indissociável do caminho de um prestigiado clube, com mais de 100 anos de história e um assinalável legado desportivo e social".
Para Alexandre Mestre, a presidência de Pinto da Costa (eleito a 17 de abril de 1982) tem enfoque no futebol, "mas também em múltiplas modalidades, num contexto salutar de ecletismo".
"Esse prestígio foi, gradualmente, ultrapassando as fronteiras do País, tantas e tamanhas foram as conquistas obtidas em competições internacionais", referiu o secretário de Estado na nota enviada à Agência Lusa.
Na mesma, o governante refere que "o património do clube também cresceu muito e bem nas últimas três décadas", destacando ainda que, sob a liderança de Pinto da Costa, foi introduzido o Desporto Adaptado, em 1986.
Para Alexandre Mestre, tratou-se de uma "marca que reflete a evolução do desporto no seu todo e o acompanhamento, por Portugal, dos padrões internacionais de boas práticas a nível de inclusão social".

in "record.pt"

Artur Jorge: «Pinto da Costa transforma coisas más em muito boas»

LÍDER PORTISTA COMEMORA 30 ANOS DE PRESIDÊNCIA



Artur Jorge, treinador do FC Porto no primeiro título de campeão europeu do clube, afirmou que Pinto da Costa, em 30 anos de presidência, transformou "coisas médias em boas e más em muito boas".
O técnico português, atualmente afastado dos grandes palcos do futebol, disse à agência Lusa que essas três décadas - terça-feira é celebrada a primeira eleição do líder portista - representam "um percurso memorável".
"Tal como todos os presidentes de clubes, Pinto da Costa tentou fazer o melhor possível e, no FC Porto, conseguiu uma grande melhoria a todos os níveis", disse o técnico que dirigiu a equipa que, em 1987, conquistou em Viena a Taça dos Campeões Europeus.
Segundo Artur Jorge, o FC Porto "sempre foi uma grande equipa, mas devido ao trabalho de Pinto da Costa, tornou-se um clube melhor e cada vez mais forte".
"Basta olharmos um pouco para as taças conquistadas por todas as modalidades desportivas, que demonstram tratar-se de um grande percurso", justificou.
Artur Jorge, que passou em duas ocasiões diferentes pelo banco dos dragões (84/85 a 86/87 e 89/90 a 90/91), sustentou que Pinto da Costa "é uma pessoa que está sempre por cima de tudo o que se faz no clube, tendo conseguido fazer com que as coisas médias se tornassem boas e as coisas más se tornassem muito boas".
"Nestes 30 anos, foi a grande figura do FC Porto, pois sem ele o clube não tinha conseguido alcançar aquilo que alcançou", argumentou.
O nome de Artur Jorge é indissociável de um dos momentos mais altos do clube, o da sagração de campeão europeu, em 1987: "É a minha recordação mais importante. É algo que toda a gente recorda com enorme satisfação e que fica na nossa memória".
"Estou convencido que, não só para mim como também para as pessoas que fazem parte do FC Porto, é a maior vitória do clube", disse o também ex-selecionador nacional (1990/91 e 1997).
Segundo Artur Jorge, a conquista em Viena "foi conseguida graças a todos, mas principalmente ao presidente".
"Sem ele o clube não teria, de certeza, todas as taças que tem nesta altura", frisou à Lusa.
Além da conquista europeia, Artur Jorge foi três vezes campeão nacional com o FC Porto (1984/85, 1985/86 e 1989/90), tendo também vencido uma Taça de Portugal (1990/91), e foi campeão francês, pelo Paris Saint-Germain (1993/94).
in "record.pt"

Recorde do Incrível depende de quem quiser

EVENTUAL VENDA PROMETE QUEBRAR TODOS OS REGISTOS
~

Há um jogador do FC Porto cujo valor de mercado depende muito pouco de títulos, titularidade, número de golos marcados, etc... O seu nome é Hulk.
Devido às características muito específicas do avançado, obviamente já com valor comprovado tanto nas provas nacionais como europeias, o internacional brasileiro passa praticamente incólume a um melhor ou pior desempenho coletivo e até individual.

in "record.pt"

James sobe a fasquia

PREÇO DO COLOMBIANO PODE AUMENTAR



Quantos milhões de euros o FC Porto poderia ter arrecadado no final da última temporada se tivesse colocado as suas principais estrelas à venda, nunca ninguém conseguirá saber.
Volvido quase um ano, e com a época na sua reta final, as questões de mercado voltam à ordem do dia e, no reino do Dragão, só um dos jogadores que esteve na berra no verão de 2011 poderá dizer que se valorizou: James Rodríguez.
in "record.pt"

"Meias" estão à vista

O FC Porto está a uma vitória de atingir as meias-finais do play-off da Liga Portuguesa. O campeão nacional venceu os dois primeiros jogos em casa com o Vitória de Guimarães e na próxima sexta-feira desloca-se ao Minho com o objetivo de resolver cedo esta primeira eliminatória, sabendo de antemão que se seguir em frente defrontará o Barreirense ou o CAB Madeira, sendo que, neste momento, os insulares estão perto de eliminar a equipa-sensação da fase regular.
Ontem, no Dragão, o FC Porto sentiu mais dificuldade para passar o Guimarães do que no primeiro jogo. Chegou ao intervalo na frente do marcador, sempre com a preocupação de manter elevados os níveis de concentração na defesa, mas no terceiro período uma desorientação geral anulou a vantagem que foi de 15 pontos (44-29). O Vitória conseguiu um parcial de 0-8 (45-31 a 45-39) nos lances livres e no jogo exterior, foi-se aproximando até chegar ao empate (49-49 e 51-51) e até à vantagem, por 51-54. Obrigou o FC Porto a redobrar esforços na defesa e, sobretudo, a aplicar-se no ataque: os triplos de João Soares, Carlos Andrade e José Costa foram importantes, Stempin a ganhar ressaltos foi determinante.
O Vitória de Guimarães, a julgar pela organização e empenho - Bessa (15), Gulbis (28) e Morris (11 ressaltos) em destaque - promete infernizar a vida do campeão em casa, dentro de quatro dias.
Figura - Gregory Stempin
Brilhou na luta das tabelas
Gregory Stempin voltou a fazer as delícias do adeptos. O extremo portista começou a partida com um ritmo elevado e no fim do primeiro período já contava 13 dos 22 pontos do FC Porto e somava seis dos 13 ressaltos. O acerto ofensivo e defensivo de Stempin resultou num duplo-duplo (31 pontos e 14 ressaltos) e no título de MVP.

in "ojogo.pt"

Este dragão mete medo

Mais um jogo, mais uma vitória. Esta parece ser a sina do FC Porto nesta fase final. Só na deslocação à Madeira - terminou 24-24 - é que os tricampeões nacionais perderam pontos, porque, de resto, somaram triunfos nos outros quatro jogos. Ontem, os comandados de Ljubomir Obradovic mostraram de que fibra são feitos, estando apenas a duas vitórias do tetra. E entretanto vingaram a derrota da final da Taça de Portugal!
A margem final no marcador teve tanto de avassaladora como de surpreendente para um clássico. E podia ter sido ainda superior, não fossem os três golos finais de Daniel Muresan, que diminuíram a desvantagem leonina de 15 para 12. Liderados por Wilson Davyes e Gilberto Duarte, os dragões aproveitaram bem as lentas recuperações e as falhas técnicas do adversário para os rápidos contra-ataques que são sua imagem de marca.
No final da primeira parte, o FC Porto vencia por 15-11. A perder, a equipa de Branislav Pokrajac arriscou, em remates de nove metros facilmente defendidos por Hugo Laurentino. Na etapa complementar, os leões acusaram a pressão de ter de virar o resultado e, depois, com Dario Andrade cem por cento eficaz, os portistas só tiveram de pôr em prática as rápidas transições ofensivas para sentenciarem a partida e ficarem com o tetracampeonato à vista. Bastam duas vitórias... em cinco jogos!

A figura: Wilson Davyes

Marcar e assistir

A lateral-esquerdo ou a central, foi um motor que conduziu os dragões a mais uma importante vitória. Não foi o melhor marcador, mas fez sete assistências que resultaram em golo.

Declarações

Branislav Pokrajac, treinador do Sporting:

"Mérito do adversário"

Desiludido com a derrota que praticamente afasta o Sporting do título, Branislav Pokrajac reconheceu que o FC Porto foi melhor. "Tivemos muitos erros, especialmente no ataque. Quando se perde muitas bolas para uma equipa como o FC Porto, é difícil recuperar. O adversário esteve seguro e bem no contra-ataque - mereceu a vitória", constatou o técnico, sublinhado que "o Sporting joga melhor sem pressão".

Ljubomir Obradovic, treinador do FC Porto:

"Nada está ganho"

"Ganhar por mais ou por menos não interessa; interessa é ganhar", constatou Ljubomir Obradovic, felicitando os seus atletas pela boa exibição: "Os jogadores do FC Porto corresponderam bem, taticamente, a este jogo e estão de parabéns." O técnico portista defende ainda que nada está ganho. "Temos mais cinco jogos e vamos continuar a acreditar no título", ressalvou o treinador sérvio.

Resultados Grupo A - 5ª jornada

Benfica 38-25 Madeira SAD
Águas Santas 30-24 ABC
Sporting 21-33 FC Porto

in "ojogo.pt"

"O talento de James é único"

Por vontade de Guarín, não tardará a desvanecer-se a marca colombiana que ficou indelevelmente associada aos títulos da época passada. Falcao já partiu, o médio cedido ao Inter pretende ir de vez e, na sua opinião, James está destinado a mudar de ares muito brevemente. O JOGO esteve com Guarín em Appiano Gentile, o centro de treinos dos nerazurri, e ouviu elogios que não são mera cortesia para com um compatriota e antigo companheiro de equipa.
A admiração do médio pelas qualidades de James levam-no a projetar-lhe uma ascensão meteórica e um inevitável adeus ao campeonato português e ao FC Porto. "Todos sabem o talento que James tem, um talento que é bom de mais para Portugal", atira de rajada, pondo o esquerdino no patamar dos eleitos.
Para Guarín, o previsível título dos dragões tem fortíssima marca do sub-20 colombiano: "Ele tem demonstrado o que vale nos jogos, fazendo a diferença e marcando golos em momentos decisivos." Um sentido de oportunidade que confirma que James está pronto para novo salto na carreira e que Guarín pontua sem desdenhar um futuro que os junte no Inter de Milão.
"É meu amigo e, obviamente, adorava tê-lo perto de mim aqui no Inter. Vai chegar o momento dele, no Inter ou em outro clube, o James vai estar muito contente e vai continuar a impressionar", adivinha, comentando que o esquerdino não é apenas o produto de uma habilidade natural: "Ele merece uma grande oportunidade na sua vida, é uma pessoa com muito valor, que trabalha mais do que outros e que tem um talento único no futebol."
Vincada a predileção por James, Guarín explicou-nos ainda por que recomendou Fernando ao Inter. O médio reconhece que o brasileiro talvez não seja dos jogadores mais vistosos do futebol portista, mas assegura também que qualquer equipa gostaria de ter as costas quentes por um trinco como o Polvo. "Gosto muito do Fernando, é um grande jogador. É um jogador daqueles que parecem pouco importantes, para quem observa de fora, mas que durante o jogo é determinante para a equipa", avalia, ciente de que o médio-defensivo já não é um desconhecido que possa passar quase secretamente pelas montras do futebol internacional.
"Ele trabalha muito para o grupo e nós sentimo-nos muito seguros quando jogamos com ele", remata quem já sentiu a confiança que Fernando pode transmitir a uma equipa. Resta saber é se Massimo Moratti está numa fase investidora, já que só a continuidade de Guarín no Inter custará aos cofres nerazurri 13,5 milhões de euros, não negociáveis, como já reconheceu o diretor Marco Branca ao nosso jornal. Para juntar James e Fernando ao novo plantel, Moratti terá de perder o amor a muitos milhões...

Villas-Boas ajudou-o a chegar ao Inter de Milão


Por entre os muitos elogios a André Villas-Boas, Guarín revelou igualmente que o anterior treinador do FC Porto aconselhou o Inter de Milão a avançar para a sua contratação no início deste ano. "Villas-Boas ajudou-me a chegar ao Inter de Milão. Sei que pessoas ligadas ao Inter lhe perguntaram sobre mim e, obviamente, ele disse o que sabe, o que aprendeu sobre mim e aquilo que eu poderia acrescentar à equipa", revelou o médio colombiano, que garante manter o contacto regular com o treinador português. "Falo normalmente com ele. Foi muito importante para mim e para todo o grupo no FC Porto. Ele fez algo de maravilhoso, foi incrível a relação que conseguiu estabelecer com os jogadores. Tem uma grande capacidade para dirigir uma equipa", elogiou.


"Não é normal perder assim a titularidade..."


Guarín não conseguiu esconder o desconforto por ter perdido o estatuto de titular com Vítor Pereira, sobretudo depois do excelente final de época que protagonizou ainda com André Villas-Boas. Nos primeiros seis meses desta temporada, o internacional colombiano participou apenas em 11 jogos, sete como titular, dois números que servem para explicar o escasso rendimento, que também ficou marcado por algumas lesões. "É normal que um jogador de futebol possa perder a titularidade, não é normal que um jogador que trabalha bem, treina bem e dá tudo durante a semana, como eu dei durante os três anos e meio em que estive no FC Porto, perca assim a titularidade. Obviamente que, se trabalhava bem e estava bem, queria ter oportunidade de jogar", começou por explicar.
O médio recusou-se, no entanto, a culpar o treinador pela sua saída do FC Porto, mas também fez questão de deixar bem vincado que o seu estilo de jogo não parecia encaixar nas ideias que Vítor Pereira tinha para a equipa. "No primeiro ano senti mais dificuldades com Jesualdo Ferreira, também pela adaptação, depois consegui o meu lugar e estive sempre à disposição do corpo técnico, mas com Vítor Pereira fui perdendo algum espaço. Não houve nenhum problema entre mim e ele. Pelo contrário, sempre falamos abertamente fora do campo sobre o meu rendimento e aquilo que poderia dar à equipa. O que se passou é que ele não encontrava em mim aquilo que precisava dentro de campo, para completar o seu estilo de jogo. Falei com o Vítor e disse-lhe: 'Se não posso dar o que precisa dentro de campo, vamos tentar procurar uma solução'". E a solução, segundo Guarín, passou por sair para o Inter de Milão e encerrar o ciclo no FC Porto, apesar de, pelo menos para já, estar cedido apenas a título de empréstimo. "O meu sonho sempre foi vir para o Inter e agora que consegui espero ficar muitos anos neste clube", rematou.


Elogios cruzados


Vítor Pereira

"Não se sabe onde pode chegar"

Com a época ainda no arranque, Vítor Pereira referiu-se a James em tons muito elogiosos, revelando a imprevisibilidade do seu percurso futuro. "Não se sabe muito bem até onde poderá chegar. Sabemos é que vai evoluir para um nível mundial, porque tem talento e, ainda mais do que isso, gosto em trabalhar esse talento", registou, na altura, o treinador.

Belluschi

"Destinado aos melhores"

Já no Génova, e em entrevista a O JOGO, Belluschi elegeu James como um dos jogadores decisivos na campanha do FC Porto. Mais do que isso, elevou-o a um patamar de eleição. "Está certamente destinado a um dos melhores da Europa. No máximo em dois anos estará no topo e vamos vê-lo num dos melhores europeus, porque tem muita qualidade e adora desafios", registou.

Cubillas

"Um jogador que me encanta"

Na recente visita a Portugal, o antigo craque peruano disse ter ficado encantado quando viu James, ao serviço da Colômbia, num particular em Miami. "James é um jogador que me encanta. Adorei o que vi e tem muito potencial", disse o ex-avançado dos dragões, que saltou por cima do nome de Hulk na hora de destacar um jogador do atual plantel.

in "ojogo.pt"

Everton segue percurso de Miguel Lopes

O Everton, atual sétimo classificado da Premier League, tem estado atento à evolução de Miguel Lopes em Braga, podendo mesmo avançar com uma proposta de compra no final da temporada. O FC Porto terá, no próximo verão, a última oportunidade para realizar um encaixe financeiro com o lateral-direito, que tem contrato com os dragões válido apenas por mais uma época. As boas exibições de Miguel Lopes em Braga nesta segunda metade da temporada têm servido para despertar o interesse de alguns clubes na sua contratação, depois de, no início da época, ter falhado a mudança para o Saragoça, de Espanha, devido ao atraso na entrega da documentação. O bom momento que o lateral vive em Braga até lhe pode abrir as portas da Seleção Nacional.


in "ojogo.pt"

Canal dedica programação a Pinto da Costa

O Porto Canal vai apresentar, durante esta semana, uma programação especial para pontuar o 30º aniversário da presidência de Pinto da Costa. O líder dos dragões falará sobre as histórias do seu percurso no dirigismo dos azuis e brancos, mas a estação de televisão do clube preparou ainda depoimentos de figuras do futebol e das modalidades para pontuar a efeméride. João Pinto, Fernando Gomes, Capucho, André, Vítor Hugo, Jorge Araújo e José Magalhães são algumas das figuras do universo portista que se associam à comemoração dos 30 anos de Pinto da Costa na liderança do clube.


in "ojogo.pt"

Rolando não atira a toalha ao chão

A perda do estatuto de indiscutível não foi afinal, para Rolando, o drama que a reação que teve quando foi substituído contra a Académica faria prever. O jogador está "tranquilo" mesmo relegado para o banco de suplentes, que nos três anos anteriores nunca conhecera. E prefere, segundo o seu empresário, enfatizar os quatro anos seguidos de boas exibições, em detrimento de um período menos bom. "É impossível estar sempre em grande. Todos os jogadores têm altos e baixos. Este é o momento baixo de Rolando", concorda Cardoso da Silva, o agente cabo-verdiano que o acompanha desde que o defesa subiu aos seniores do Belenenses.
Mesmo faltando apenas quatro jornadas para o final do campeonato, o jogador recusa entregar-se e está, aliás, certo de que ainda voltará a ser titular este ano. "A verdade é como o azeite. Vem sempre ao de cima. Ele e eu estamos certos de que vai recuperar a titularidade", continua Cardoso da Silva, que ainda anteontem conversou com Rolando.
Na génese dessa convicção não está nenhuma conversa mantida com Vítor Pereira sobre o assunto. "Rolando confia no seu valor. É, para nós, o melhor central do FC Porto, por isso vai acabar por voltar à titularidade", assegura.
O comprometimento do jogador com o clube e os objetivos que restam também não deve, de forma alguma, ser posto em causa. "A reação que teve ao ir serenar Álvaro Pereira, quando este saiu insatisfeito em Braga, é uma prova disso. Ele é um dos capitães e trabalha como sempre trabalhou, independentemente de estar ou não a jogar", garante, em consonância com Vítor Pereira, que recentemente elogiou o seu profissionalismo.
Ainda de acordo com Cardoso da Silva, Rolando não está preocupado com uma eventual perda de espaço na Seleção agora que não joga no clube. "Foram quatro anos de excelente trabalho; é reconhecido em toda a parte. E isso não muda em dois jogos", esclareceu.

"Gosta do clube, da cidade e não está a pensar sair"


Apesar de no verão passado ter mostrado vontade de deixar o FC Porto e abraçar um novo desafio no estrangeiro, Rolando não estará arrependido de ter ficado. Por isso nem sequer pensa numa transferência futura. "Gosta do clube, da cidade, e está satisfeito. Não está a pensar em sair", garante o empresário, que, todavia, salvaguarda o futuro. "O importante agora é pensar no campeonato. Depois no Europeu. Mais à frente, então se verá", diz.


Números aprovam sucessão


Maicon e Otamendi não são, estatisticamente, a melhor dupla de centrais do FC Porto. Mas estão muito próximos da única que não sofreu golos esta época e por isso merecem a confiança que Vítor Pereira lhes passou para sucederem a Rolando-Otamendi.
O internacional português está nas três piores duplas entre as seis que a combinação dos quatro centrais portistas permite. Curiosamente, é com o parceiro que conhece melhor - Otamendi - que o rendimento é pior: o FC Porto sofre 1,2 golos por jogo com os dois e ganha pouco mais de metade dos jogos que disputa. Pelo contrário, Maicon e Otamendi não sabem ainda o que é perder, nem sequer empatar, quando jogam juntos. Sofreram um golo, contra o Shakhtar Donetsk, mas pouco relevante nestas contas. O brasileiro, atualmente figura maior da defesa portista, é denominador comum nas duas melhores duplas. Foi por esse motivo que deixou de vez a direita para se afirmar no meio. E foi isso que precipitou a queda de Rolando.

Duplas portistas

Dupla Jogos Média de % golos sofridos vitórias


Mangala 3 0 100%
Maicon

Otamendi 3 0,3 100%
Maicon

Mangala 2 0,5 100%
Otamendi

Rolando 6 0,8 33%
Mangala

Rolando 6 1 67%
Maicon

Rolando 22 1,2 55%
Otamendi


3 questões: Paulo Madeira, Antigo internacional português

"Rolando deve estar no Euro"


1 O facto de ter perdido a titularidade nos últimos jogos pode pôr em risco a presença de Rolando no Euro'2012?

Acredito que, mesmo assim, Rolando vai ser convocado por Paulo Bento. O FC Porto tem feito rotação nos defesas-centrais, porque têm todos muita qualidade, e Rolando até jogou durante a maior parte da época. Mesmo no passado recente foi sempre utilizado em todas as competições e, além disso, não temos muitos centrais portugueses, porque as equipas por cá jogam quase todas com estrangeiros.


2 Acha que esta perda da titularidade pode afetar o jogador para o Euro'2012?

Nunca é benéfico estar-se sem jogar, não só pela questão física e por uma eventual perda de ritmo, mas também pelo aspeto psicológico. Em termos de motivação, não é bom para ninguém, nem mesmo para o selecionador. Mas isso não porá em causa o essencial: Rolando é um dos melhores centrais portugueses da atualidade. Não tenho grandes dúvidas disso.


3 Qual é, para si, a melhor dupla de centrais do FC Porto?

Considero Maicon um atleta fantástico que poderá vir a ser uma mais-valia para o FC Porto, até na vertente financeira; é um grande central, não um lateral. Quanto a Otamendi, tenho mais dúvidas: não está ao mesmo nível de Maicon e tem algumas falhas graves. Rolando é mais discreto e eficaz e, comigo, seria o titular na defesa do FC Porto ao lado de Maicon.

in "ojogo.pt"