segunda-feira, 16 de abril de 2012

Rolando não atira a toalha ao chão

A perda do estatuto de indiscutível não foi afinal, para Rolando, o drama que a reação que teve quando foi substituído contra a Académica faria prever. O jogador está "tranquilo" mesmo relegado para o banco de suplentes, que nos três anos anteriores nunca conhecera. E prefere, segundo o seu empresário, enfatizar os quatro anos seguidos de boas exibições, em detrimento de um período menos bom. "É impossível estar sempre em grande. Todos os jogadores têm altos e baixos. Este é o momento baixo de Rolando", concorda Cardoso da Silva, o agente cabo-verdiano que o acompanha desde que o defesa subiu aos seniores do Belenenses.
Mesmo faltando apenas quatro jornadas para o final do campeonato, o jogador recusa entregar-se e está, aliás, certo de que ainda voltará a ser titular este ano. "A verdade é como o azeite. Vem sempre ao de cima. Ele e eu estamos certos de que vai recuperar a titularidade", continua Cardoso da Silva, que ainda anteontem conversou com Rolando.
Na génese dessa convicção não está nenhuma conversa mantida com Vítor Pereira sobre o assunto. "Rolando confia no seu valor. É, para nós, o melhor central do FC Porto, por isso vai acabar por voltar à titularidade", assegura.
O comprometimento do jogador com o clube e os objetivos que restam também não deve, de forma alguma, ser posto em causa. "A reação que teve ao ir serenar Álvaro Pereira, quando este saiu insatisfeito em Braga, é uma prova disso. Ele é um dos capitães e trabalha como sempre trabalhou, independentemente de estar ou não a jogar", garante, em consonância com Vítor Pereira, que recentemente elogiou o seu profissionalismo.
Ainda de acordo com Cardoso da Silva, Rolando não está preocupado com uma eventual perda de espaço na Seleção agora que não joga no clube. "Foram quatro anos de excelente trabalho; é reconhecido em toda a parte. E isso não muda em dois jogos", esclareceu.

"Gosta do clube, da cidade e não está a pensar sair"


Apesar de no verão passado ter mostrado vontade de deixar o FC Porto e abraçar um novo desafio no estrangeiro, Rolando não estará arrependido de ter ficado. Por isso nem sequer pensa numa transferência futura. "Gosta do clube, da cidade, e está satisfeito. Não está a pensar em sair", garante o empresário, que, todavia, salvaguarda o futuro. "O importante agora é pensar no campeonato. Depois no Europeu. Mais à frente, então se verá", diz.


Números aprovam sucessão


Maicon e Otamendi não são, estatisticamente, a melhor dupla de centrais do FC Porto. Mas estão muito próximos da única que não sofreu golos esta época e por isso merecem a confiança que Vítor Pereira lhes passou para sucederem a Rolando-Otamendi.
O internacional português está nas três piores duplas entre as seis que a combinação dos quatro centrais portistas permite. Curiosamente, é com o parceiro que conhece melhor - Otamendi - que o rendimento é pior: o FC Porto sofre 1,2 golos por jogo com os dois e ganha pouco mais de metade dos jogos que disputa. Pelo contrário, Maicon e Otamendi não sabem ainda o que é perder, nem sequer empatar, quando jogam juntos. Sofreram um golo, contra o Shakhtar Donetsk, mas pouco relevante nestas contas. O brasileiro, atualmente figura maior da defesa portista, é denominador comum nas duas melhores duplas. Foi por esse motivo que deixou de vez a direita para se afirmar no meio. E foi isso que precipitou a queda de Rolando.

Duplas portistas

Dupla Jogos Média de % golos sofridos vitórias


Mangala 3 0 100%
Maicon

Otamendi 3 0,3 100%
Maicon

Mangala 2 0,5 100%
Otamendi

Rolando 6 0,8 33%
Mangala

Rolando 6 1 67%
Maicon

Rolando 22 1,2 55%
Otamendi


3 questões: Paulo Madeira, Antigo internacional português

"Rolando deve estar no Euro"


1 O facto de ter perdido a titularidade nos últimos jogos pode pôr em risco a presença de Rolando no Euro'2012?

Acredito que, mesmo assim, Rolando vai ser convocado por Paulo Bento. O FC Porto tem feito rotação nos defesas-centrais, porque têm todos muita qualidade, e Rolando até jogou durante a maior parte da época. Mesmo no passado recente foi sempre utilizado em todas as competições e, além disso, não temos muitos centrais portugueses, porque as equipas por cá jogam quase todas com estrangeiros.


2 Acha que esta perda da titularidade pode afetar o jogador para o Euro'2012?

Nunca é benéfico estar-se sem jogar, não só pela questão física e por uma eventual perda de ritmo, mas também pelo aspeto psicológico. Em termos de motivação, não é bom para ninguém, nem mesmo para o selecionador. Mas isso não porá em causa o essencial: Rolando é um dos melhores centrais portugueses da atualidade. Não tenho grandes dúvidas disso.


3 Qual é, para si, a melhor dupla de centrais do FC Porto?

Considero Maicon um atleta fantástico que poderá vir a ser uma mais-valia para o FC Porto, até na vertente financeira; é um grande central, não um lateral. Quanto a Otamendi, tenho mais dúvidas: não está ao mesmo nível de Maicon e tem algumas falhas graves. Rolando é mais discreto e eficaz e, comigo, seria o titular na defesa do FC Porto ao lado de Maicon.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: