segunda-feira, 16 de abril de 2012

Ramalho Eanes: «Pinto da Costa contribuiu para a autoestima nortenha»

ELOGIOU OS 30 ANOS DE GESTÃO DO DIRIGENTE PORTISTA



Ramalho Eanes, antigo Presidente da República, afirmou esta segunda-feira, à Lusa, que os 30 anos de gestão de Pinto da Costa no FC Porto contribuíram para o "fortalecimento da sociedade civil portuense e para uma sadia e dinâmica autoestima nortenha".
O atual conselheiro de Estado referiu-se, desse modo, ao período entre a sua primeira eleição (17 de abril de 1982) e os dias de hoje, durante os quais Pinto da Costa ofereceu ao clube "a eficácia e visibilidade da sua ação desportiva e social, para o seu prestígio na região norte, no País e no estrangeiro".
"No início do consulado de Pinto da Costa, o FC Porto era uma organização com peso notável na tradição local, com forte ligação afetiva à sociedade civil portuense", contextualiza Ramalho Eanes, em nota enviada à Agência Lusa.
Segundo o antigo Chefe de Estado, "o governo do clube estava, no entanto, pouco profissionalizado, desajustado, já, das novas exigências, sobretudo das aportadas pela globalização acelerada do futebol profissional".
Ramalho Eanes crê que terá sido Pinto da Costa "o primeiro diretivo moderno do FC Porto" e que se assumiu, "desde o início, como um mediador entre uma rasgada e ambiciosa visão de futuro e o presente do clube".
"Mostra saber e sentir, com clarividência, que uma comunidade regional, tanto como uma comunidade nacional -- ou até um homem -- só pode ser subjetivamente responsável, solidariamente empenhada, quando tiver suficiente autoestima", concluiu Ramalho Eanes.
in "record.pt"

1 comentário:

Anónimo disse...

Faz hoje, dia 17 de Abril, 30 anos que Jorge Nuno Pinto da Costa foi eleito Presidente da Direcção do Futebol Clube do Porto. Uma enternecedora conta também para o autor destas linhas, ao perfazer neste dia trinta anos de viagem propositadamente feita até ao Porto, para votar em Pinto da Costa. Num tempo em que sessenta quilómetros levavam longo tempo a percorrer e os transportes públicos eram escassos. Como aconteceu quando na tarde daquele sábado empreendemos tal viagem até à Invicta e exercemos nosso direito de voto, coisa que antes nunca nos motivara como então… e agora faz jus a podermos dizer, passados 30 anos de engrandecimento da vida do F. C. Porto: Parabéns, sr. Presidente, nesta data feliz… para nós Portistas, todos os que somos Porto!