quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Cinco meses históricos

O JOGO foi analisar à lupa cada uma das partidas realizadas pelo FC Porto desde o início oficial da temporada até à derrota com o Nacional, para a Taça da Liga, e chegou a algumas conclusões sobre o comportamento da equipa de André Villas-Boas. Percebeu, por exemplo, que a maior parte dos golos apontados pela equipa portista acontecem pelo centro (17), sendo o flanco esquerdo o principal municiador dos avançados, o que, associado ao facto de a maior parte dos golos sofridos acontecer na sequência de cruzamentos dos adversários por esse lado, se pode entender como um sinal da influência ofensiva de Álvaro Pereira na equipa: a sua presença no ataque significa algumas vezes uma descompensação defensiva. De resto, também é significativo perceber que os lances de bola parada representam apenas uma pequena fracção do total de golos marcados. Os livres directos, por exemplo, resultaram em apenas três golos, tantos como os que sucederam na marcação de livres indirectos, e o somatório de ambos fica aquém dos sete golos marcados na cobrança de grandes penalidades. Aliás, contrariando as expectativas criadas em torno da bola Jabulani no início da temporada, o FC Porto tem apenas cinco golos marcados de fora da área.


90 dias a ganhar

Três meses imaculados - Outra conclusão a retirar dos dados recolhidos por O JOGO é que três dos primeiros cinco meses da temporada foram cem por cento vitoriosos. Os três empates que a equipa regista, todos pelo mesmo resultado (1-1), aconteceram nos meses de Outubro e Novembro, curiosamente os mesmos em que os portistas conseguiram as maiores goleadas: 5-1 ao Leiria e 5-0 ao Benfica.

Golos a diesel

O FC Porto de André Villas-Boas até é conhecido pelas suas entradas fulgurantes em jogo, mas o facto é que não costuma marcar no primeiro quarto de hora. Nos primeiros 15 minutos, o FC Porto conseguiu apenas seis golos...

Avançados por médios

Na maior parte das substituições, Villas-Boas troca avançados por médios. Um reflexo da estrutura do plantel, mas também das opções de uma equipa que costuma estar a ganhar ao fim da primeira hora de jogo. A defesa raramente sofre mexidas.

Hora de mudar

Como seria de esperar, a maior parte das substituições aconteceu depois do intervalo. Na primeira parte, apenas três mudanças, e todas por lesão. As grandes mexidas acontecem a partir do final da primeira hora de jogo e até aos 75 minutos.

Póster em formato gigante

Durante os primeiros cinco meses de André Villas-Boas como treinador principal do FC Porto, a equipa registou 23 vitórias e três empates, marcando 64 golos e sofrendo apenas 12. Um registo que lhe valeu o primeiro lugar do campeonato, com oito pontos de vantagem sobre o segundo, o primeiro lugar no Grupo L da fase de grupos da Liga Europa e a presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal. O JOGO oferece-lhe um documento em formato de póster gigante com tudo sobre esses primeiros 26 jogos.

in "ojogo.pt"

Helton dá moral a Kieszek

O primeiro treino do FC Porto após o fim da invencibilidade - que durava há mais de nove meses - ficou marcado pela conversa que Helton teve com Kieszek durante a qual procurou animar o companheiro. O polaco subiu ao relvado do Olival visivelmente abatido depois da noite negra com o Nacional, mas as palavras do número 1 do FC Porto acabaram por lhe abrir o sorriso.

Mais do que ninguém, Kieszek tem consciência de que errou frente aos insulares, sobretudo no lance do empate em que ofereceu a bola a Anselmo, mas Helton fez questão de lhe dizer que é perfeitamente normal isso acontecer a um guarda-redes.

Assumindo o papel de capitão de equipa, o brasileiro pediu permissão a Wil Coort para tocar no assunto numa altura em que os três guarda-redes faziam alongamentos. Com os jornalistas por perto foi fácil perceber as palavras, até porque Helton não baixou o tom da voz. "Podíamos ter sofrido golo antes se ele não estivesse atento", sublinhou perante a concordância do técnico de guarda-redes. Helton referia-se aos lances em que Kieszek abandonou os postes para se antecipar aos contra-ataques do Nacional. E acrescentou que achou o companheiro "tranquilo" entre os postes. Portanto, Kieszek foi absolvido e sabe que mantém a confiança por parte do grupo de trabalho.

Com a partida da Taça de Portugal com o Pinhalnovense à porta e Beto ainda entregue aos cuidados médicos, é muito provável que Villas-Boas dê a oportunidade para Kieszek se redimir perante a plateia do Dragão.

Contratado no Verão para colmatar a saída de Nuno, que colocou um ponto final na carreira, o antigo guarda-redes do Braga sabia que teria uma tarefa complicada pela frente por ter dois internacionais a lutar pelo posto. Habitualmente terceiro na hierarquia, subiu um lugar fruto da lesão sofrida ppor Beto no jogo com o Rapid de Viena.~

in "ojogo.pt"

Fucile alimenta a dúvida de Rafa

Jorge Fucile continua em dúvida para o jogo de sábado com o Marítimo. O lateral uruguaio sofreu uma lesão na coxa direita durante o jogo com o Nacional e ontem, no regresso da equipa aos treinos, limitou-se a fazer tratamento. Ora, a recuperação ainda é possível, se bem que, nesta altura, e até para não forçar uma recaída, Emídio Rafael seja o mais forte candidato ao lugar.

Nos próximos dias, e mediante a evolução do estado clínico do defesa uruguaio, André Villas-Boas vai tomar a decisão. Se a opção recair no ex-jogador da Académica, será a terceira titularidade de Emídio Rafael em jogos do campeonato. Mais: será a segunda vez que fará duas partidas consecutivas como titular. Depois de ter jogado com o Moreirense, para a Taça de Portugal, não saiu do onze e actuou no clássico de Alvalade. Agora, pode voltar a ter alguma continuidade e numa altura decisiva para convencer André Villas-Boas. Com Álvaro Pereira fora dos relvados por um período longo, devendo apenas regressar em Fevereiro devido à lesão no ombro esquerdo, Rafa passa a ser o único defesa-esquerdo de raiz. Agarrar a oportunidade com as duas mãos significaria também, por outro lado, que o clube não precisaria de se reforçar no mercado de Janeiro, pelo menos para essa posição.

Emídio Rafael tem 434 minutos de utilização esta temporada, com a particularidade de ter quatro jogos completos em cinco possíveis. Já jogou no campeonato, na Taça de Portugal e Taça da Liga. Com o Marítimo pode somar o terceiro jogo no campeonato. A decisão está nas mãos do treinador.

in "ojogo.pt"

Fernando e Varela no onze

Das várias alterações que André Villas-Boas vai fazer no onze para o jogo com o Marítimo, as mais importantes têm que ver com os regressos de Fernando e Varela. Afastados da equipa desde o dia 2 de Dezembro, quando o FC Porto venceu em Viena o Rapid, para a Liga Europa, ambos enfrentaram um período de recuperação longo, que envolveu a disputa de cinco jogos, com o saldo de quatro vitórias e uma derrota. Agora, mais de um mês depois, estão de volta à competição e numa altura crucial do ponto de vista psicológico após o primeiro desaire da temporada.

Depois das férias de Natal, Fernando e Varela começaram a treinar sem limitações e ultrapassaram com sucesso a fase de testes que se seguiu à consolidação das lesões. O médio brasileiro sofreu uma tendinite no tendão rotuliano do joelho direito e sobre o avançado o clube apenas informou que sentiu dores na coxa direita. Ultrapassados os problemas, André Villas-Boas pode refrescar a equipa em dois pontos sensíveis. O regresso de Fernando implica a saída de Guarín. Não sendo um trinco de raiz, o colombiano foi titular em quatro dos cinco jogos que Fernando falhou. Souza foi opção uma vez. O desempenho de Guarín foi bastante apreciado pelo treinador, que o utilizou também como médio-interior. Como a agenda de Janeiro está cheia, ao internacional colombiano não faltarão oportunidades para jogar.

O regresso de Varela ao onze está garantido e não apenas pela recuperação da lesão que sofreu em Viena. Isto porque James falhou o primeiro treino da semana devido a uma lesão no pé (ver mais noticiário à frente). No último mês, o extremo colombiano foi o principal beneficiado com a ausência de Varela: foi titular em quatro de cinco jogos. Rodríguez, ainda afastado dos treinos, foi opção uma vez. Numa altura em que Falcao está fora das opções, André Villas-Boas volta a poder contar com o terceiro melhor marcador da equipa no campeonato: seis golos. Varela também marcou na Taça de Portugal, ao Limianos.

in "ojogo.pt"

Falcao continua fora do ataque

Ainda não é no sábado que Falcao vai fazer o primeiro jogo do ano. O internacional colombiano sofreu uma distensão muscular na partida com o Paços de Ferreira, antes das férias, e ontem voltou a realizar trabalho específico de recuperação, à semelhança do últimos dias, de resto. Sendo assim, André Villas-Boas equaciona ter Falcao no jogo com o Pinhalnovense, de hoje a uma semana, a contar para a Taça de Portugal, ou então apenas na partida com a Naval, no início da segunda volta do campeonato. Nos próximos dias já se saberá. Falcao é, a par de Hulk, o melhor marcador do FC Porto, com 19 golos. O brasileiro tem mais golos marcados no campeonato, mas a situação inverte-se na Liga Europa. Aliás, o colombiano é o goleador máximo na prova europeia.

Com a ausência de Falcao, o mais certo é Walter continuar a merecer a confiança do treinador. É verdade que não esteve em grande plano na derrota com o Nacional, mas também não existe outro ponta-de-lança de raiz no plantel. Aliás, o ataque tem outras baixas, apesar de haver mais duas soluções (Varela e Mariano), e a verdade é que escasseiam as opções para André Villas-Boas. Colocar Hulk na posição nove não seria inédito, mas essa é uma hipótese mais remota atendendo ao quadro de circunstâncias.

in "ojogo.pt"

James Rodríguez parou e já não vai meter a 5.ª

COLOMBIANO LESIONOU-SE COM O NACIONAL


É o fim de uma série que teve apenas quatro episódios, mas que deixou muitos portistas de água na boca, esperando uma segunda edição. Depois de 4 jogos consecutivos a titular, James Rodríguez vai perder esse estatuto, frente ao Marítimo, para o campeonato. É que, para além do regresso de Varela às opções, agora é o próprio James que está de baixa, devido a um problema físico sofrido frente ao Nacional, no passado domingo.
O jovem extremo, refira-se, teve um fim de ano memorável, aproveitando as contrariedades que surgiram aos seus concorrentes diretos para dar um cheirinho do seu real valor. Em 2011, entrou também com o pé direito, ou seja, com nova titularidade, mas as coisas acabaram por correr mal à equipa, que sofreu a sua primeira derrota da época. No plano individual, El Bandido também tem razões de queixa, uma vez que nessa partida com o Nacional, a contar para a Taça da Liga, sofreu uma contusão no pé direito, que o atirou para fora do treino de ontem. Se ainda houvesse dúvidas, elas ficaram dissipadas: James não vai meter a 5.ª...
Lara chama-o
De resto, nem só a nação azul e branca está apostada em ver mais James Rodríguez. A Colômbia anseia pelo mesmo, mas tudo leva a crer que Eduardo Lara vai mesmo ter de abdicar da estrela da companhia, no Sul-americano de Sub-20, que terá lugar no Peru.
O selecionador colombiano não desiste do portista, mas passa a bola da sua chamada à Federação e, claro, ao FC Porto também. Num período em que tem sido muito solicitado pela imprensa, Lara desdobra-se em entrevistas, mas mantém sempre a mesma coerência: “Estamos dependentes da boa vontade dos clubes, mas é a Federação que está a tratar disso.”
O Sul-americano de Sub-20, refira-se, servirá também de apuramento para os Jogos Olímpicos e, pouco depois, há também o Mundial dessa categoria, que terá lugar na Colômbia. Por isso, Lara não forçará a presença de James no imediato.
in "record.pt"

Castro deve render 300 mil euros à SAD

EMPRÉSTIMO AO SP. GIJÓN ESTÁ ACERTADO


André Castro vai ser mesmo emprestado ao Sp. Gijón. O acordo com o FC Porto está alinhavado e só falta definir o valor da opção de compra, que os dragões querem situar nos 3 milhões de euros, para desespero do clube espanhol. Trata-se de uma cifra que praticamente inviabiliza a compra do médio, no final da temporada, pois está muito acima das possibilidades do Gijón. Todavia, nem essa situação impedirá a cedência de meio ano, por 300 mil euros. São estes os números do acordo.
Em todo o caso, o clube espanhol ainda tenta baixar a opção de compra, embora o FC Porto não mostre abertura para o fazer. Assim sendo, essa cláusula pode mesmo vir a cair, ficando o Gijón impedido de assegurar a totalidade do passe de Castro, quando terminar o empréstimo.
São pequenos detalhes que, repita-se, não vão impedir o negócio. Aliás, o presidente do Sp. Gijón garantiu isso mesmo na tarde de ontem, quando se dirigiu aos jornalistas, numa conferência de imprensa que serviu para confirmar a continuidade de Manuel Preciado no comando técnico do clube. À margem dessa situação, Manuel Vega-Arango também falou das negociações com o FC Porto.
Palavra de presidente
“A chegada de Castro está iminente. Falta definir apenas alguns detalhes para que a operação fique fechada”, esclareceu o líder do Sp. Gijón, prosseguindo no mesmo tema: “É um jogador que agrada ao técnico e também ao nosso diretor-desportivo.”
De facto, tal como o técnico Manuel Preciado, também Emílio de Dios é um grande admirador do médio formado nas escolas do FC Porto. De tal forma que, mesmo quando o lugar de Preciado estava em sério risco, o interesse do clube espanhol em Castro mantinha-se. Ou seja, mesmo que Preciado venha a deixar a cadeira técnica do Gijón, o médio continuará a ser aposta do clube, que pretende reforçar o miolo da equipa.
in "record.pt"

Ataque de pânico

VILLAS-BOAS RECUPERA O TRIO DOURADO


Finda a 12.ª jornada, o trio dourado do FC Porto somava 24 dos 28 golos da equipa na Liga. Varela parou logo a seguir, regressando agora para reeditar um ataque que tem criado pânico aos adversários. Numa semana em que precisa de voltar a ser afirmativo, o que ganha o dragão com o seu camisola 17?
Os números apresentam uma máquina de eficácia, desde logo no capítulo da finalização. Varela precisa de pouco mais de dois remates para marcar um golo, sendo claramente o mais assertivo entre os colegas do ataque. É igualmente alta (quase 75 por cento) a capacidade para enquadrar os disparos com a baliza, o que confirma a pertinência das suas ações.
Diz a estatística do campeonato que Varela faz pouco, mas faz bem. É, pois, um elemento cujo comportamento diverge do de Hulk e Falcão, numa complementaridade que rendeu muitos frutos a Villas-Boas e que o técnico pretende agora recuperar.
Varela não joga há mais de um mês, tendo sido rendido na Liga por Cristian Rodríguez (V. Setúbal) e por James (P. Ferreira). E se os números denunciam um Cebola hiperativo (mas inócuo) no encontro com os sadinos, denotam também um James amorfo na partida da Mata Real.
Está bom de ver que não é fácil substituir Varela, que tem confirmado nesta época as indicações já deixadas na anterior. Com estatísticas impressionantes, só lhe falta mesmo somar passes para golo, algo que Hulk tem reclamado quase em exclusivo.
Há poucas dúvidas de que o ataque vai reagir positivamente ao regresso do camisola 17, mas resta saber em que condições se apresenta Silvestre Varela e também, por outro lado, que dinâmica vai conseguir dar a uma ala esquerda que não conta com o pendular Alvaro Pereira.
in "record.pt"

Arbitragem coloca Benfica e FC Porto de novo em pé de guerra

Rui Gomes da Silva, vice-presidente do Benfica e administrador da SAD "encarnada", em entrevista a Bola Branca, fala de mercado, da derrota do FC Porto e critica Vitor Pereira, depois do presidente da Comissão de Arbitragem (CA) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) ter dito que declarações como as de Jesus são desfavoráveis para quem as produz.

Recorde-se que o treinador do Benfica, disse, na passada quinta-feira numa entrevista à televisão do clube, que os critérios de arbitragem têm prejudicado a equipa. Vítor Pereira respondeu referindo que "só é enganado quem quer". Declarações que Rui Gomes da Silva confessa estranhar.

"Estas declarações deixam-nos desconfiados e vamos estar muito atentos para ver se o Benfica não é mais prejudicado do que já foi até aqui. Já fomos muito prejudicados. Lamentamos estas declarações que são, no mínimo, estranhas", começa por dizer.

Rui Gomes da Silva subscreve as palavras de Jorge Jesus, considerando que os erros de arbitragem são a razão principal da distância de 8 pontos para o líder FC Porto, no campeonato. Distância essa que o Benfica acredita ser possível recuperar.

"O Benfica está a oito pontos do FC Porto em grande parte por erros grosseiros de arbitragem que prejudicaram o Benfica e beneficiaram o FC Porto", prossegue.

Ora, o "vice" das "águias" está mais confiante com o actual Benfica e garante que dentro do clube todos acreditam que a equipa vai ganhar o campeonato.


"Há razões para que o Benfica tenha tido as prestações que teve no início da época. É bom não esquecer que os erros das arbitragens têm uma grande parte dessa justificação. Em relação à capacidade e vontade de ganhar da equipa, ela estava lá desde o início mas não nos deixaram disputar taco a taco a liderança. Mas acho que vamos muito a tempo de sermos bicampeões", salienta.

Quanto ao mercado, José Luis Fernandez, extremo do Rac. Avellaneda, de 23 anos, é "reforço de Inverno". Rui Gomes da Silva, sem falar em concreto no nome do argentino, considera ser positivo acrescentar à equipa jogadores que têm capacidade para melhorar o colectivo.


"Não é um jogador que faz a qualidade de uma equipa mas sim o colectivo. Quando há jogadores com capacidade para melhorar esse colectivo, melhor ainda", atira.

Por último, a derrota do FC Porto, na noite passada, no Dragão, frente ao FC Porto. Rui Gomes da Silva volta a criticar a arbitragem, apesar dos "dragões" terem perdido o jogo.


"Mesmo quando os nossos adversários perdem, há erros grosseiros de arbitragem que beneficiam sempre os mesmos. Mesmo perdendo! Para o Benfica ser campeão, é certo que os outros têm que perder e o Benfica tem que ganhar todos os jogos para ser campeão", analisa.

Do lado do FC Porto, Manuel Serrão, reconhecido sócio do clube, responde, igualmente em Bola Branca, que o discurso de Rui Gomes da Silva não passa de uma "desculpa de mau pagador".

"Esse discurso não é novo. O Benfica na época passada teve uma protecção especial tanto pela arbitragem, como na secretaria. Tendo praticamente a mesma equipa, o mesmo treinador e os mesmos dirigentes, não percebe como é que este ano está a perder. Não consegue fazer uma auto-crítica, e prefere vir, agora, com o argumento dos árbitros", sublinha Manuel Serrão.

in "rr.pt"

FC Porto: Eduardo Luís 'vê' Kléber como «boa solução» para o ataque

Ponta-de-lança do Marítimo, que esteve a um passo do Dragão, seria «uma boa solução» para concorrer com ‘El Tigre’ e com ‘bigorna’ no ataque ‘azul-e-branco’, segundo o ex-atleta de FC Porto e insulares dos Barreiros. Diego Maurício, do Flamengo, está referenciado pelos portistas.


André Villas-Boas 'puxa o cobertor' e fica com os pés frios no ataque do FC Porto. Falcao e Walter são as opções para avançado centro. Daí em diante só adaptações resolvem o problema.

Eduardo Luís, campeão de Viena em 87,  esteve no Marítimo na época passada, em funções directivas, e observou de perto Kléber. Um ponta-de-lança que esteve a um passo do Dragão e que seria «uma boa solução» para concorrer com ‘El Tigre’ e com ‘bigorna’ no ataque ‘azul-e-branco’, segundo o ex-atleta do FC Porto, que também vestiu a camisola dos insulares dos Barreiros.


Diego Maurício, do Flamengo, está referenciado, mas importante, mesmo, na opinião de Eduardo Luís, é que o clube considere a «escassez que tem na linha avançada...» Aproveitar o mercado de Janeiro é «uma oportunidade» que o Porto não deve desperdiçar.

Em Janeiro, Villas-Boas terá que ultrapassar um outro obstáculo. Álvaro Pereira, operado ao ombro esquerdo, não joga em Janeiro. Eduardo Luís não tem dúvidas que a «equipa vai ressentir-se da ausência do uruguaio...»

Eduardo Luís representou FC Porto e Marítimo. As duas equipas  defrontam-se, no Dragão, sábado ao inicio da noite. É o primeiro jogo após a primeira derrota da era Villas-Boas. O antigo jogador das duas formações, antevê uma «boa reacção da equipa, após o resultado negativo» com o Nacional, para a Taça da Liga.

in "rr.pt"

Diego Maurício fala em interesse do F.C. Porto (vídeo)

Avançado do Flamengo admite sonho de jogar no futebol europeu


Diego Maurício, jovem avançado do Flamengo, garante ter sido confrontado com uma proposta do F.C. Porto. Uma confissão que o próprio Flamengo e o empresário consideram exagerada. O clube desmente até abordagens oficiais dos dragões para já, o agente diz não existir ainda uma proposta concreta.

Mas por partes. O jogador falou ao Globoesportes.com e disse estar «ciente da proposta do Porto.» «Fiquei ciente da proposta, mas estou a pensar na selecção brasileira», frisou Diego Maurício, à margem da concentração da selecção brasileira de sub-20. «É um grande clube, onde todo jogador sonha actuar.»


Ora por isso, o jovem avançado do Flamengo desfaz-se em elogios ao clube portista. «Fico feliz por ter feito um bom trabalho nos profissionais do Flamengo e por já ser reconhecido fora do Brasil. Se o negócio acontecer, eu vou ficar feliz por ajudar a minha família e o clube também», garantiu.



«É difícil não pensar num clube grande como o Porto, tal como seria o Benfica, o Manchester, o Chelsea. É um sonho meu actuar na Europa. Posso fazer parte da linhagem de goleadores do F.C. Porto, por que não? Espero seguir o exemplo de outros avançados brasileiros que passam por lá e deram certo.»



Enquanto isso, o empresário Orlando Júnior, que representa o atleta, garante que o interesse portista «é apenas conversa». «Até este momento não chegou nenhuma proposta em números do F.C. Porto», disse ao Maisfutebol. «Sabemos que se tem falado muito na hipótese, mas é preciso uma oferta concreta.»



Também o Flamengo, de resto, garante não haver nenhuma proposta, nem sequer conhecer o interesse portista. Orlando Júnior acrescenta nesse sentido que Diego Maurício renovou recentemente por mais quatro anos e que é uma aposta segura do Flamengo. Por isso quem o desejar terá de abrir os cordões à bolsa.



Diego Maurício é um jovem avançado de 19 anos, que fez toda a formação, desde criança, no Flamengo. No último ano de 2010 foi promovido ao plantel principal do clube. Estreou-se a 23 de Maio, sofreu um penalty e a partir daí tornou-se titular da equipa. Fez então 16 jogos e marcou cinco golos.



As boas exibições no Flamengo valeram-lhe então a convocatória de Ney Franco para a selecção sub-20, que neste início de ano joga o Sul-americano. O que o manterá ocupado por mês e meio. Por tudo isto, os brasileiros dizem que o passe custa 13 milhões de euros, um valor que o empresário considera exagerado.


in "maisfutebol.iol.pt"

Belluschi e as críticas do Benfica: «A pressão é toda deles»

Médio diz que primeira derrota do F.C. Porto «doeu», mas equipa saberá reagir


Fernando Belluschi devolve ao Benfica a pressão sobre o que falta jogar da época. Depois da primeira derrota dos «dragões», frente ao Nacional e para a Taça da Liga, o argentino diz que o desaire «doeu», mas que a equipa está preparada para reforçar a liderança da Liga já na próxima ronda. 

«Nós acima de tudo temos de ter calma, pois estamos a fazer um grande campeonato. Não gostamos que se diga que estamos na frente graças às arbitragens», disse o médio nesta quarta-feira, quando confrontado com as críticas por parte do Benfica: «Estamos à frente, isso é o que mais importa, com oito pontos de avanço, e a pressão é toda deles.»

«Só pensamos em jogar bem e manter a liderança», prossegue Belluschi, que não faz a coisa por menos: «Um dos grandes objectivos para 2011 é repetir o ciclo de vitórias que foi interrompido com o Nacional.»

«A derrota doeu, como todas, mas estamos bem e perfeitamente preparados para ganhar ao Marítimo e reforçar o primeiro lugar», conclui.


in "maisfutebol.,iol.pt"

Mariano de novo oficial

FC Porto pôs em marcha a inscrição do argentino. Se nada atrasar o processo, pode vir aí uma novidade nos convocados para o Marítimo. A ansiedade de aproveitar bem meia época. 

Achegada do novo ano mudou a vida de Mariano, com o FC Porto a avançar para a inscrição do argentino, endossando à Liga a documentação necessária à passagem do argentino a uma condição de disponível no quadro competitivo profissional.

Está à vista, portanto, o fim de um longo período de amargura para o ala, que parou, por lesão, a 13 de Março de 2010, em Coimbra, frente à Académica de... André Villas Boas, o treinador que, agora, prepara a devolução do futebolista ao terreno de combate.

Mariano esteve muitos meses ausente das rotinas diárias do plantel, mas já vem a treinar-se há algum tempo com o grupo e falta-lhe, apenas, a oportunidade de emergir numa convocatória e num jogo para reforçar o estado psicológico e aferir mais a fundo a condição física.

Se as burocracias da inscrição do jogador não sofrerem quaisquer atrasos, o argentino estará em condições de ser chamado para a recepção ao Marítimo, no sábado, assim Villas Boas também entenda que esse é um bom momento para, no mínimo, abrir espaço ao médio na lista de convocados que será conhecida depois de amanhã, na véspera do encontro frente aos madeirenses.


Foi precisamente André Villas Boas quem, em Dezembro, confirmou a intenção do FC Porto em incluir Mariano Gonzalez nos planos de ataque aos compromissos da segunda metade da época, um período coincidente com meses de contrato que restam ao argentino com o FC Porto. 


in "abola.pt"