quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Fernando e Varela no onze

Das várias alterações que André Villas-Boas vai fazer no onze para o jogo com o Marítimo, as mais importantes têm que ver com os regressos de Fernando e Varela. Afastados da equipa desde o dia 2 de Dezembro, quando o FC Porto venceu em Viena o Rapid, para a Liga Europa, ambos enfrentaram um período de recuperação longo, que envolveu a disputa de cinco jogos, com o saldo de quatro vitórias e uma derrota. Agora, mais de um mês depois, estão de volta à competição e numa altura crucial do ponto de vista psicológico após o primeiro desaire da temporada.

Depois das férias de Natal, Fernando e Varela começaram a treinar sem limitações e ultrapassaram com sucesso a fase de testes que se seguiu à consolidação das lesões. O médio brasileiro sofreu uma tendinite no tendão rotuliano do joelho direito e sobre o avançado o clube apenas informou que sentiu dores na coxa direita. Ultrapassados os problemas, André Villas-Boas pode refrescar a equipa em dois pontos sensíveis. O regresso de Fernando implica a saída de Guarín. Não sendo um trinco de raiz, o colombiano foi titular em quatro dos cinco jogos que Fernando falhou. Souza foi opção uma vez. O desempenho de Guarín foi bastante apreciado pelo treinador, que o utilizou também como médio-interior. Como a agenda de Janeiro está cheia, ao internacional colombiano não faltarão oportunidades para jogar.

O regresso de Varela ao onze está garantido e não apenas pela recuperação da lesão que sofreu em Viena. Isto porque James falhou o primeiro treino da semana devido a uma lesão no pé (ver mais noticiário à frente). No último mês, o extremo colombiano foi o principal beneficiado com a ausência de Varela: foi titular em quatro de cinco jogos. Rodríguez, ainda afastado dos treinos, foi opção uma vez. Numa altura em que Falcao está fora das opções, André Villas-Boas volta a poder contar com o terceiro melhor marcador da equipa no campeonato: seis golos. Varela também marcou na Taça de Portugal, ao Limianos.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: