terça-feira, 17 de agosto de 2010

F.C. Porto: capitão do Genk vai falhar o jogo na Bélgica

João Carlos, defesa brasileiro radicado na Bélgica há vários anos, não vai defrontar o F.C. Porto na primeira mão do «play-off» da Liga Europa. Segundo as informações a que o Maisfutebol teve acesso, o capitão do Genk contraiu uma lesão na virilha e falhará os próximos dois compromissos da sua equipa.


Desta forma, o central não irá reencontrar Hélton, seu antigo companheiro de equipa no Vasco da Gama. Aliás, João Carlos falha a próxima jornada da Liga belga e está mesmo em dúvida para o jogo da segunda mão, no Estádio do Dragão.

«Os meus companheiros podem substituir-me, mas queira mesmo jogar contra o F.C. Porto. É um jogo importantíssimo para o Genk. Ainda por cima, ia defrontar o Helton. Foi falar com ele mais logo, para lhe dar a notícia. Ele se calhar vai gostar (ndr. risos). Ainda espero jogar no Porto, pelo menos. Estou disposto a correr esse risco com a minha lesão, para jogar lá», disse João Carlos, após saber o resultado dos exames. Joneleit será o seu substituto no onze.

François Vercauteren, treinador do Genk, já está a par das novidades no F.C. Porto. «Vi três jogos recentes do F.C. Porto em DVD, mas já conhecia a equipa. Não mudaram muito em relação à época passada. São uma equipa de topo. Teremos de estar ao nosso melhor nível, esperar que eles tenham um dia mau. Precisaremos também de alguma sorte e eficácia para vencer. Mas acredito na minha equipa», garantiu o técnico.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sérgio Oliveira no Beira-Mar

Sérgio Oliveira, a grande promessa da formação do FC Porto, juntou-se, esta manhã, ao plantel do Beira-Mar.

O médio internacional de 18 anos, que tem uma cláusula milionária de 30 milhões de euros, vai alinhar por empréstimo no clube aurinegro.

António Cruz, responsável pelo futebol profissional do Beira-Mar, admite que podem chegar mais reforços dos azuis. "O Beira-Mar tem mantido contactos com o Porto", o clube ofereceu, segundo o responsável "mais jogodores tendo o treinador escolhido este". Mas, "até ao fim de Agosto pode vir mais algum", esclarece.

Para já, António Cruz revela que "esta semana vamos ter mais um reforço", e adiantou apenas que se trata de um ponta-de-lança.

Sérgio Oliveira divide as atenções em Aveiro com os preparativos da deslocação ao estádio do Dragão, domingo. Kanu é baixa certa, uma vez que vai ser operado na sequência de fractura do nariz no jogo com o Leiria e deve ficar ausente da competição um mês.

in "rr.pt"

Dragões regressam à segunda prova da UEFA oito anos depois

O FC Porto regressa na quinta-feira à segunda competição europeia de futebol, oito épocas depois da sua última presença, então com a designação de Taça UEFA, e da qual saiu vitorioso.
Os “dragões”, habituados nos últimos anos à Liga dos Campeões, entram na actual Liga Europa em função da conquista da Taça de Portugal, triunfo que os “habilita” a disputar o "play-off" de entrada na prova, o que sucederia igualmente pelo terceiro lugar obtido no campeonato.
O FC Porto, depois de uma pré-época titubeante – com derrotas no torneio de Paris -, não deu grande margem ao rival Benfica na Supertaça (vitória por 2-0) e entrou a vencer na Liga, no sábado, na visita ao terreno da Naval (1-0).
Do outro lado está uma equipa belga muito menos cotada, mas que lidera o campeonato, a par do Malines, com três vitórias em igual número de jogos e com grande capacidade goleadora (11 golos marcados e apenas um sofrido).
A primeira mão disputa-se na quinta-feira, no Cristal Arena, em Genk, sob a arbitragem do italiano Luca Bati, enquanto a segunda mão deste "play-off" – que define a entrada para a fase de grupos – está agendada para o estádio do Dragão, a 26 de Agosto.
Nesta ronda de acesso à Liga Europa estão também o Sporting, proveniente da terceira pré-eliminatória, e o Marítimo, depois de já ter passado duas rondas preliminares.
Os “leões”, que derrotaram anteriormente os também dinamarqueses do Nordsjaelland, começam por receber o Brondby no estádio de Alvalade, num jogo que será dirigido pelo árbitro austríaco Robert Schörgenhofer.
O Sporting, com novo treinador (Paulo Sérgio) e algumas mudanças na equipa, já sentiu algumas dificuldades na ronda anterior, mas precisa de novos estímulos, sobretudo após a estreia desastrosa na Liga, ao perder na visita ao Paços de Ferreira (1-0).
Já o Marítimo, que vem também de uma derrota interna, visita primeiro a Bielorrússia, onde defrontará na quinta-feira (17h00 de Lisboa) o BATE Borisov, equipa que defrontou na última Liga Europa o Benfica.
O "play-off" da Liga Europa arranca com alguns nomes bem conhecidos, nomeadamente o Liverpool, o Manchester City, o Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen, o PSV, o Feyenoord, o Celtic – eliminado pelo Braga – o Villarreal ou a Juventus.
Para terça-feira estão agendados dois jogos (Besiktas-HJK Helsínquia e Aris Salónica-Áustria Viena), disputando-se todos os outros 35 na quinta-feira).
No Besiktas, que defronta o HJK Helsínquia, estará em acção o extremo português Ricardo Quaresma, contratado esta época ao Inter de Milão.

in "desporto.sapo.pt"

Ruben Micael de volta aos convocados


O médio portista recuperou da lesão que o impossibilitou de jogar com a Naval e é opção para o embate com o Genk na quinta-feira.
Ruben Micael é uma das novidades de André Villas-Boas para o desafio com o Genk, na quinta-feira, relativo à primeira mão do play-off de acesso à Liga Europa.


O médio recuperou da lesão que o afastou dos jogos com o Benfica e a Naval, mas é agora opção para o técnico portista, tal como o avançado brasileiro Walter e o médio Castro.

Por outro lado, registam-se as saídas de Rodriguez e Guarín, ambos condicionados por problemas físicos.

Convocados:

Guarda-redes: Helton e Beto;
Defesas: Maicon, Alvaro, Rolando, Sereno, Sapunaru, Miguel Lopes;
Médios: Belluschi, João Moutinho, Souza, Fernando, Castro e Rúben Micael.
Avançados: Falcao, Hulk, Varela, Ukra e Walter

Walter para atacar a europa

Walter tem estreia marcada para Genk, em partidas oficiais. O certificado internacional do avançado deu ontem, ao final da tarde, entrada nos serviços da Federação Portuguesa de Futebol, o que permitiu concluir, finalmente, o processo de inscrição. Desta forma, Walter está disponível para integrar a comitiva azul e branca que amanhã segue para a Bélgica para o primeiro jogo do play-off de acesso à Liga Europa. Termina assim, de vez, a novela em torno deste brasileiro que foi sendo constantemente notícia ao longo do defeso.


O FC Porto, contudo, já contava que a situação fosse resolvida em tempo útil uma vez que decidiu incluir o jogador, contratado ao Internacional de Porto Alegre, na lista que enviou para a UEFA na semana passada, habilitando-o a defrontar o Genk. James, por exemplo, estava preso na mesma situação burocrática e não entrou na lista europeia.

Voltando a Walter, o avançado deu-se a conhecer aos adeptos portistas nos jogos do Torneio de Paris. Fez alguns minutos contra o PSG e foi titular no segundo dia, actuando 60 minutos contra o Bordéus. Deu boas indicações, sobretudo pela mobilidade, e fez o único golo da equipa na prova. Porém, os impedimentos burocráticos impediram-no de dar continuidade à boa exibição e deixaram-no de fora dos convocados para a Supertaça Cândido de Oliveira e para o arranque do campeonato, na Figueira da Foz. À terceira será de vez, estando a sua utilização apenas e só pendente apenas da vontade de Villas-Boas.

Falcao tem assim, oficialmente, desde ontem um concorrente directo para a posição de ponta-de-lança. Claro que na partida de Genk o mais certo é que Walter se sente no banco de suplentes porque o companheiro colombiano é o ponta-de-lança de serviço. Walter, refira-se, custou 6 milhões de euros por 75 por cento do passe, tendo assinado contrato válido para as próximas cinco temporadas. A cláusula de rescisão ficou fixada nos 30 milhões de euros.

Concluído este dossiê, o FC Porto não fechou as entradas para o ataque. No dia em que Walter foi oficializado, Villas-Boas fez saber que continua à espera da chegada de mais um jogador. Kléber até já foi contratado ao Atlético Mineiro mas, como se sabe, o caso encontra-se entregue à justiça da UEFA a quem cabe resolver este imbróglio que envolve o FC Porto, o Marítimo e o Atlético Mineiro. O pior é que não se sabe quando haverá uma decisão.

Cronologia

26 de Junho
Há alguns dias apontado como alvo do FC Porto, Walter abandona os treinos do Internacional de Porto Alegre e refugia-se em casa, alegando que não tem condições psicológicas para continuar a trabalhar com os companheiros.

16 de Julho
Depois de vários avanços e recuos nas negociações, o avançado aterra no Aeroporto de Francisco Sá Carneiro, onde é recebido por dois funcionários do FC Porto. O JOGO testemunha o momento. O acordo entre os dois clubes estaria fechado, faltando acertar com o jogador os termos do contrato. Porém, não é apresentado aos sócios.

28 de Julho
Ao fim de 12 dias na Invicta, Walter é, finalmente, oficializado como reforço do FC Porto. Em comunicado à CMVM, a SAD informa que adquiriu ao Rentistas, clube ligado ao empresário Juan Figger - que detinha metade do passe do atleta - 75 por cento do passe por 6 milhões de euros e que o jogador assinou por cinco temporadas

31 de Julho
Estreia com a camisola do FC Porto, no Torneio de Paris. Fez os minutos finais do encontro com o PSG e, no dia seguinte, foi titular diante do Bordéus. Marcou um golo e deixou boas indicações a Villas-Boas.

7 de Agosto
Fica de fora dos convocados para o primeiro jogo oficial da época, a Supertaça Cândido de Oliveira. O FC Porto informa que o avançado ainda não está inscrito na Federação Portuguesa de Futebol.

10 de Agosto
É incluído na lista de jogadores inscritos para a Liga Europa, num claro sinal de que a conclusão do processo está para breve

16 de Agosto
Um mês depois do jogador, chega o certificado internacional que permite concluir o processo de inscrição na Federação Portuguesa de Futebol. Walter já pode jogar.

19 de Agosto
O FC Porto defronta o Genk, na primeira-mão do play-off de acesso à Liga Europa e caso Villas-Boas assim o entenda, Walter poderá fazer a estreia em partidas oficiais.

in "ojogo.pt"

Meireles e Fucile em stand by

O FC Porto continua no mercado e isso significa que a porta de entrada no plantel também está aberta para eventuais saídas, até porque as finanças do clube não dispensam a realização de encaixes significativos numa época em que não há Liga dos Campeões. Depois de Bruno Alves, vendido ao Zenit, o FC Porto mantém Raul Meireles e Fucile em stand by, dentro do plantel, mas com um pé de fora que podem ser dois logo que algum dos interessados nos dois jogadores corresponda às exigências financeiras dos portistas. Nos últimos dias, cresceram os rumores em torno do eventual interesse do Manchester United em Raul Meireles, sendo certo que os gigantes ingleses têm condições para chegar ao patamar dos cerca de 18 milhões de euros exigidos pelo FC Porto para negociar o médio internacional português. De resto, também o mercado espanhol continua atento a Raul Meireles que tem sido poupado por André Villas-Boas para não "complicar" a hipótese de um negócio que se adivinha iminente. Fucile também ainda não foi utilizado no FC Porto 2010/11, também tem interessados e alternativas de sobra no actual plantel que regista um excedente de laterais. Por isso mesmo, a sua saída não está descartada, dependendo, contudo, de uma oferta que o FC Porto considere interessante.

in "ojogo.pt"

Otamendi ainda é hipótese

A vaga deixada em aberto no eixo da defesa do FC Porto vai ser ocupada em breve e o nome de Nicolás Otamendi, do Vélez Sarsfield, continua na agenda dos dirigentes portistas.

Há pouco menos de uma semana, o presidente do clube argentino, Fernando Raffaini revelou ter recusado uma proposta apresentada por Marcelo Simonian em nome do FC Porto no valor de cinco milhões de euros - mais dois por objectivos - mas a recusa não demoveu os responsáveis portistas que admitem voltar à carga ainda antes do encerramento das inscrições de jogadores, a 31 de Agosto. Uma proposta melhorada, a rondar os oito milhões de euros pedidos pelo Vélez, poderá chegar à Argentina nos próximos dias, mas como seria de esperar, Otamendi não é o único jogador na agenda do FC Porto.

Entretanto, ontem, surgiram rumores na imprensa chilena dando conta do interesse em Waldo Ponce, internacional chileno que marcou presença no Mundial da África do Sul. Com 27 anos, cerca de 1,80 metros de altura e boas credenciais ao nível do jogo aéreo, Ponce perdeu o lugar no Vélez Sarsfield precisamente para Otamendi depois de se lesionar durante a segunda parte da temporada de 2008/09. Actualmente, o central está emprestado ao Universidade Católica, do Chile, mas, apesar de referenciado pelo FC Porto, deverá estar longe da primeira linha de sucessão a Bruno Alves.

Waldo Ponce entra na lista de alvos


De acordo com a Imprensa chilena, Waldo Ponce, central chileno que actua no Universidade Católica, também é hipótese para o eixo da defesa portista. Com 27 anos, Ponce marcou presença no Mundial e é avaliado em cerca de 4 milhões de euros. De resto, há notícias que dão conta do interesse de outros clubes, como o Fluminense ou o Tottenham num jogador que não é prioridade para o FC Porto.

in"ojogo.pt"

Lazlo Boloni "Será um combate entre um peso pesado e um peso-pluma"


Lazlo Boloni, actualmente ao serviço do Al-Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, é um profundo conhecedor do campeonato belga. O antigo treinador do Sporting sagrou-se campeão belga com o Standard de Liège em 2008/09, ganhou duas Supertaças e conhece bem o Genk, adversário do FC Porto no play-off da Liga Europa. Por isso mesmo, é com conhecimento de causa que diz que "este é um confronto entre David e Golias". "É um jogo entre dois clubes muito diferentes. Usando uma analogia com o boxe, é um confronto entre um peso pesado e um peso-pluma, com vantagem clara para o FC Porto", garante o técnico romeno, ressalvando, contudo, a qualidade dos belgas. "O Genk é um clube médio, com uma boa equipa, que joga um futebol descomplexado porque, na maior parte das ocasiões, não tem muito a perder", frisou Boloni. Traçando uma comparação com o futebol português, o último treinador que se sagrou campeão com o Sporting coloca o Genk ao nível do Braga ou do Guimarães. "Na Bélgica, tradicionalmente há o Anderlecht, o Standard de Liège e o Brugge. O Genk pertence a uma segunda linha que por vezes consegue alguns resultados surpreendentes, mas raramente consegue ser consistente." A importância da experiência europeia é mais um argumento que Boloni considera favorecer o FC Porto no confronto com os belgas. "O Genk joga regularmente as competições europeias, mas sem resultados de relevo, exactamente nos antípodas do FC Porto, uma das equipas mais experientes a nível europeu. Acredito que possam fazer um bom jogo em casa, colocando algumas dificuldades, mas seria uma enorme surpresa que o FC Porto não seguisse em frente com naturalidade: é clara e esmagadoramente favorito." Um favoritismo que não deve ser beliscado pelo ambiente na Cristal Arena, o estádio do clube belga. "Pode ser um estádio pouco acolhedor para os adversários, com um ambiente quente, mas nada a que o FC Porto não esteja habituado. Equipas que já jogaram na Turquia e na Grécia não têm nada a temer na Bélgica...", concluiu.


"Perigo criado pela esquerda"


Mesmo sem conhecer de forma detalhada a actual equipa do Genk, Lazlo Boloni não teve muitas dificuldades em identificar as principais ameaças da equipa treinada por Franky Vercauteren. "Normalmente, o Genk procura desenvolver o seu futebol ofensivo pelos flancos, especialmente pela esquerda, onde se destaca a velocidade e a capacidade técnica do Kevin de Bruyne. É ele o principal responsável pelos desequilíbrios ofensivos da equipa, tentando servir o ponta-de-lança, pouco móvel, mas bastante eficaz."

Ainda assim, Boloni está convencido de que "a defesa do FC Porto tem condições mais do que suficientes para lidar com este tipo de ameaças". No extremo oposto do campo, o antigo treinador do Sporting fala de uma defesa "disciplinada e fisicamente imponente", mas volta a sublinhar "a diferença de potencial" entre os belgas e o FC Porto para garantir que Hulk, Falcao e Varela "têm argumentos suficientes para levarem a melhor nos duelos". De tal forma que o romeno não tem dúvidas em concluir que "um FC Porto ao seu nível normal tem todas as condições para ir à Bélgica ganhar".

Hulk é a grande preocupação dos belgas


O Genk é que tem 19 golos marcados em cinco jogos, mas está preocupado com o poder ofensivo do FC Porto, que facturou três vezes em dois encontros oficiais. Pierre Denier, treinador-adjunto do Genk, esteve na Figueira da Foz a espiar o adversário no play-off de acesso à Liga Europa e identificou os pontos mais fortes da equipa portuguesa, não escondendo que há um jogador em particular que merece grande respeito. "Temos de ter cuidado com o Hulk. O ataque é o sector mais forte do FC Porto", considerou em breves declarações à Imprensa belga. O técnico acrescentou ainda que o FC Porto merecia ter ganho por maior diferença de golos contra a Naval. "Trata-se de uma grande equipa. Conquistaram apenas uma vitória magra, mas mereciam ter vencido por mais golos. Jogam ao nível de uma Liga dos Campeões", considerou.



in "ojogo.pt"

Há luz verde para Toloi? - conselho deliberativo do Goiás reúne-se hoje


O passo decisivo para a contratação de Toloi poderá ser dado esta noite. Os 250 elementos do Conselho Deliberativo do Goiás reúnem-se, de forma extraordinária, para decidir sobre a venda do defesa-central, de 19 anos. A decisão deve chegar a Portugal durante o dia de amanhã e dela depende uma nova investida da SAD portista.


Recorde-se que o empresário Juan Figer já ofereceu 2,5 milhões de euros por 50 por cento do passe de Toloi que a formação brasileira detém, mas o presidente Syd de Oliveira continua a exigir 4 milhões.

“Não deve haver obstáculos para a transferência do jogador”, explicou a Record, ainda há poucos dias, o líder do Goiás, apesar de o capitão da Seleção brasileira de Sub-20 ser o principal ativo da formação de Goiânia.

Como alternativa, os azuis e brancos têm referenciado Otamendi, polivalente defesa utilizado por Diego Armando Maradona no último Campeonato do Mundo. Contudo, o passe do atleta do Vélez Sarsfield está avaliado em 8 milhões, tendo a proposta inicial do FC Porto ficado pelos 5,5 milhões.

in "record.pt"

Um pesadelo belga

Portugal ocupa atualmente o 8.º lugar no ranking da UEFA, muito à frente da Bélgica, que se encontra na 14.ª posição. No papel, a superioridade nacional é incontestável, mas tempos houve em que a história escrevia-se com outros contornos. E o FC Porto que o diga. Num currículo que conta com seis deslocações a território belga, os azuis e brancos foram brindados com outras tantas derrotas.


A última vez que por lá passaram foi em 2000, ou seja, há 10 anos, e custou o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Nessa altura, as ambições dos dragões foram traídas pelo gigante Jan Koller, autor do único tento da pré-eliminatória. “Foi o primeiro jogo oficial da época e isso foi determinante para a nossa equipa. A exibição não foi boa e o resultado muito menos. Como se não bastasse, a lesão do Silvio Maric foi marcante não só nesse encontro como no resto da temporada”, lembrou Nálson, o lateral-direito escolhido por Fernando Santos nessa noite.

Velho inimigo

Mas o pesadelo belga já tinha deixado marcas em cinco viagens anteriores, com o Anderlecht quase sempre no caminho. A primeira vez foi na época 1977/78. Na formação de Bruxelas havia, entre outros, um talento de nome Frank Vercauteren, médio que brilhou durante muitos anos na seleção belga. O mesmo que, depois de amanhã, vai sentar-se no banco oposto ao de André Villas-Boas a orientar a equipa do Genk. Vercauteren até marcou nesse duelo. Em 1982/83, os dois conjuntos voltaram a encontrar-se e o triunfo voltou a sorrir à equipa mais prestigiada da Bélgica e um dos emblemas europeus mais carismáticos.

Mas a história encarregou-se de colocar novamente Anderlecht e FC Porto frente-a-frente na década de 90. Na fase de grupos da Liga dos Campeões, num encontro disputado até ao último instante, valeu um tento solitário de Luc Nilis para resolver o assunto. Nas Antas, os dragões venceram e deram um passo decisivo para as meias-finais da competição.

Antes disse surgiram o FC Brugge, que foi eliminado, e o Standard de Liège, que se revelou demasiado forte. O Genk é o senhor que se segue, impondo o respeito próprio de uma equipa que segue na frente do campeonato com 3 vitórias em igual número de jornadas.

in "record.pt"

Meireles à espera de novo capítulo


Um dia depois de por Inglaterra se falar do interesse do Manchester United, Raul Meireles entrou no relvado do Olival de semblante bastante carregado, contrastado com a alegria da maioria dos colegas e do próprio treinador. O internacional português continua longe das opções de André Villas-Boas e, hoje, a expectativa é grande para ver se será chamado na deslocação à Bélgica.


Recorde-se que depois de ter gozado um período de férias após o Mundial da África do Sul, Raul Meireles não foi utilizado durante os encontros de preparação, à semelhança de Bruno Alves, que viria a transferir-se para a Rússia. O médio foi, no entanto, chamado para a Supertaça e entrou a 9 minutos do final. Poucos dias mais tarde viu o seu nome riscado da convocatória para a Figueira da Foz. E o treinador revelou ter sido “por opção técnica”...

Indiscutível nas últimas épocas, o médio conta agora com a concorrência de João Moutinho. A SAD pagou 11 milhões de euros pelo antigo capitão do Sporting e quer rentabilizá-lo. Por isso e pelas decisões de Villas-Boas, Raul Meireles está mesmo no mercado. Só falta uma proposta satisfatória.

in "record.pt"

Estabilidade a toda a prova - TEcnico Aposta no onze que derrotou benfica e naval


Com mais ou menos gás, o FC Porto de André Villas-Boas começou a nova temporada de forma bem diferente dos rivais de Lisboa e soma por vitórias os dois jogos oficiais realizados. A Supertaça já mora no Dragão e na Figueira da Foz valeu um último fôlego a garantir os 3 pontos. Agora, segue-se o ataque à Liga Europa e o treinador deve voltar a apostar no mesmo onze.


A estabilidade da equipa começou a ser construída nos embates de preparação e nem alguns resultados ou exibições menos conseguidos alteraram os planos de Villas-Boas. Frente ao Benfica, os titulares – onde apenas mora o reforço João Moutinho – estiveram mais do que à altura, mas diante da Naval já foi preciso recorrer ao banco para agitar as ideias. Guarín entrou e o candidato a campeão nacional impôs toda a sua autoridade. Varela acabou por ser o preterido e até se podia especular que teria o lugar em risco na deslocação a Genk, não fosse a lesão do colombiano... Mas, na Bélgica, o treinador recebe mais uma cara “nova” que tem tudo para ser um dos elementos preponderantes para acalentar os sonhos dos adeptos: Rúben Micael. O médio madeirense foi poupado na estreia da Liga e está de volta às opções. Deve ficar no banco face à boa forma de Belluschi, mas arrisca-se a ser o primeiro a entrar caso seja preciso.

Rutura

André Villas-Boas chegou ao Dragão para romper com o passado. Não alterou muito o onze base, também fruto dos resultados, e conseguiu uma estabilidade que Jesualdo Ferreira bem perseguiu. Para o campeonato, por exemplo, o professor apenas conseguiu repetir a mesma equipa em 2 jogos consecutivos (três ocasiões), fator que terá contribuído para a irregularidade coletiva em determinados momentos da época. O 3.º lugar diz tudo...

in "record.pt"

Genk ao raio-x: De Bruyne na floresta, João Carlos em dúvida


O F.C. Porto prepara a sua estreia na Liga Europa, com uma deslocação à Bélgica para defrontar o Genk. Líder sensacional do campeonato local, o adversário dos dragões desperta a curiosidade dos adeptos. Como tal, o Maisfutebol pediu a um jornalista belga para fazer um ponto de situação sobre o Genk. Entre outras informações relevantes, revela-se o curioso trabalho-extra do talento De Bruyne e a lesão de outra pedra fundamental, o central brasileiro João Carlos:


«O RC Genk é, nesta altura, a equipa nº 1 da Bélgica. Depois da goleada por 0-4 em casa do Gent, há uma semana, eles venceram agora o Charleroi por 5-0. Estão no topo da Liga, com nove pontos em nove, maior número de golos marcados e com o melhor futebol.

A vedeta do momento, no Genk e na Liga da Bélgica, é sem dúvida, Kevin De Bruyne. Frente ao Charleroi, ele marcou dois golos (um de livre e um com um remate de longe) e fez uma assistência para Jelle Vossen.

Neste verão, o Anderlecht tentou contratar De Bruyne, mas o Genk deu um novo contrato e um grande aumento ao médio ofensivo de 19 anos. 'É muito dinheiro para um jovem jogador', admitiu De Bruyne.

'Estou ansioso por jogar contra o F.C. Porto', disse o jovem após o jogo frente ao Charleroi: 'Jogar no Porto, num estádio com capacidade para 50 mil pessoas, vai ser uma experiência incrível. O Porto é favorito para este jogo, mas com este momento de forma em que estamos, podemos talvez conseguir um bom resultado contra eles', considera o médio ofensivo.

De Bruyne foi substituído ao minuto 57, frente ao Charleroi. O treinador quis fazê-lo descansar. Mas, como o jogo ainda a decorrer, De Bruyne foi correr um pouco para a floresta ao lado do estádio, para ter o dia livre nesta segunda-feira. A equipa está de folga.

No sábado, Jelle Vossen assinou um novo contrato com o Genk, até 2015. Com quarto golos em três jogos, Vossen é o melhor marcador da Liga da Bélgica. O seu contrato anterior terminava em Junho de 2010.

O capitão João Carlos tem notícias menos felizes. O defesa foi substituído devido a uma lesão na virilha. Na terça-feira, Joao Carlos vai ao hospital para fazer exames e saber se poderá jogar frente ao F.C. Porto. Teme-se que ele não recupere a tempo de reencontrar o velho amigo Helton. Pudil também substituído com problemas físicos, mas estará apto.

Se João Carlos não poder jogar, ele será substituído no onze por Torben Joneleit. Ele está de volta depois de uma ausência de um par de meses, devido a um vírus. Está, naturalmente, sem ritmo competitivo»

in "maifutebol.iol.pt"

Villas-Boas reconhece as dificuldades que ninguém soube evitar


«Penso que estas dificuldades na primeira jornada vão ser comuns a todos».


André Villas-Boas, treinador do F.C. Porto, na conferência de imprensa após a vitória alcançada no reduto da Naval (0-1).

Os quatro candidatos ao título sentiram muitas dificuldades no arranque da Liga. O F.C. Porto não foi excepção, como o próprio treinador reconheceu, mas ainda assim conseguiu somar três pontos. Uma grande penalidade convertida por Hulk, a seis minutos do fim, garantiu o triunfo dos «dragões».

Villas-Boas falou ainda antes de Benfica e Sporting entrarem na Liga, mas as dificuldades por ele assumidas foram confirmadas pelos rivais. Os «leões» foram derrotados na Mata Real, e o campeão foi mesmo surpreendido em casa pela Académica. O Sp. Braga foi, deste «quarteto», a equipa que conseguiu a vitória mais confortável (3-1 ao Portimonense, em casa), mas a margem não traduz com exactidão as dificuldades que também a equipa de Domingos Paciência sentiu.

in "maisfutebol.iol.pt

River Plate confirma acordo com Fiorentina por Bolatti


O vice-presidente do River Plate diz que falta chegar a um entendimento com o médio argentino quanto ao vencimento.


«O negócio com a Fiorentina está feito. Mas a distância entre o ordenado do jogador e aquilo que o River pode pagar ainda é significativa. Respeito os créditos dos jogadores, mas o River tem de ter em conta as suas possibilidades. Esperamos que o prestígio do nosso clube possa convencer Bolatti», explicou Turnesa Diego em declarações ao site oficial do clube.

Bolatti foi vendido pelo FC Porto à Fiorentina em Janeiro deste ano.
 
In "abola.pt"

Walter e James à disposição de Villas-Boas


André Villas-Boas pode contar com Walter para o jogo que o F. C. Porto fará na quinta-feira com o Genk, na Bélgica, referente à primeira mão do play-off de acesso à Liga Europa. O certificado internacional do avançado brasileiro chegou esta segunda-feira ao Dragão.


Foram resolvidos esta segunda-feira os problemas burocráticos que estavam a impedir a chegada dos certificados internacionais de Walter e de James Rodríguez a Portugal. O avançado brasileiro já foi inscrito pelo F. C. Porto na Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e o extremo colombiano sê-lo-á nas próximas horas, pelo que ambos estarão à disposição de André Villas-Boas para o jogo da segunda jornada da Liga portuguesa com o Beira-Mar.

Walter poderá mesmo fazer a estreia oficial pelos dragões na partida de quinta-feira com o Genk (19.30 horas, SIC), a contar para a primeira mão do play-off da Liga Europa, uma vez que faz parte da lista de jogadores que o clube enviou para a UEFA, ao contrário do que acontece com James. Contratados pelo F. C. Porto durante o defeso, os dois sul-americanos não puderam ser convocados por Villas-Boas para o jogo da Supertaça com o Benfica e para a abertura da Liga com a Naval, devido à falta dos respectivos certificados internacionais.

Nesta segunda-feira à tarde, pela voz do presidente Carlos Portell, o Banfield, clube que transferiu James Rodríguez para o Dragão por 5,1 milhões de euros, fez saber que já tinha recebido o comprovativo da transferência bancária relativa à primeira tranche do negócio, mas que ainda não podia libertar o certificado devido ao facto de o dia ser feriado na Argentina. Esta terça-feira, a situação será, em definitivo, desbloqueada, pelo que o jovem extremo poderá estrear-se na Liga no domingo, diante do Beira-Mar (20.15 horas, SportTV).

Recorde-se que James está a treinar no Olival desde 6 de Julho e foi utilizado durante toda a pré-época, enquanto Walter chegou ao Dragão há quase três semanas, tendo feito os dois jogos do Torneio de Paris, no último dia de Julho e no primeiro de Agosto.

Guarín longe da Bélgica

André Villas-Boas possui, assim, mais uma opção para o ataque portista, tendo em vista o jogo com o Genk, mas terá perdido uma para o meio-campo com a lesão sofrida por Guarín diante da Naval. Nesta segunda-feira, o colombiano voltou a fazer tratamento à entorse no tornozelo esquerdo que sofreu na Figueira da Foz, pelo que não deverá recuperar a tempo da partida de quinta-feira.

Rodríguez também não treinou, ficando no ginásio em trabalho de recuperação muscular, mas é provável que seja convocado, tal como Rúben Micael, que ficou de fora dos dois primeiros jogos oficiais desta época, devido a uma mialgia que já está completamente ultrapassada.

in "jn.pt"

Sem dinheiro, Banfield não envia o certificado de James Rodríguez


O certificado internacional de James Rodriguez ainda não chegou a Portugal porque o FC Porto ainda não terá pago, ao clube argentino, a primeira tranche da transferência.


A garantia foi dada a Bola Branca pelo presidente do clube argentino, Carlos Portell.

James Rodriguez custou ao Porto 5,1 milhões de euros por 70 dos direitos económicos do jogador.

Há cerca de um mês na invicta, James já participou em jogos de preparação, mas ainda não fez nenhum jogo oficial.

Carlos Portell, presidente do Banfield, explica o motivo, em Bola Branca.