terça-feira, 17 de agosto de 2010

Dragões regressam à segunda prova da UEFA oito anos depois

O FC Porto regressa na quinta-feira à segunda competição europeia de futebol, oito épocas depois da sua última presença, então com a designação de Taça UEFA, e da qual saiu vitorioso.
Os “dragões”, habituados nos últimos anos à Liga dos Campeões, entram na actual Liga Europa em função da conquista da Taça de Portugal, triunfo que os “habilita” a disputar o "play-off" de entrada na prova, o que sucederia igualmente pelo terceiro lugar obtido no campeonato.
O FC Porto, depois de uma pré-época titubeante – com derrotas no torneio de Paris -, não deu grande margem ao rival Benfica na Supertaça (vitória por 2-0) e entrou a vencer na Liga, no sábado, na visita ao terreno da Naval (1-0).
Do outro lado está uma equipa belga muito menos cotada, mas que lidera o campeonato, a par do Malines, com três vitórias em igual número de jogos e com grande capacidade goleadora (11 golos marcados e apenas um sofrido).
A primeira mão disputa-se na quinta-feira, no Cristal Arena, em Genk, sob a arbitragem do italiano Luca Bati, enquanto a segunda mão deste "play-off" – que define a entrada para a fase de grupos – está agendada para o estádio do Dragão, a 26 de Agosto.
Nesta ronda de acesso à Liga Europa estão também o Sporting, proveniente da terceira pré-eliminatória, e o Marítimo, depois de já ter passado duas rondas preliminares.
Os “leões”, que derrotaram anteriormente os também dinamarqueses do Nordsjaelland, começam por receber o Brondby no estádio de Alvalade, num jogo que será dirigido pelo árbitro austríaco Robert Schörgenhofer.
O Sporting, com novo treinador (Paulo Sérgio) e algumas mudanças na equipa, já sentiu algumas dificuldades na ronda anterior, mas precisa de novos estímulos, sobretudo após a estreia desastrosa na Liga, ao perder na visita ao Paços de Ferreira (1-0).
Já o Marítimo, que vem também de uma derrota interna, visita primeiro a Bielorrússia, onde defrontará na quinta-feira (17h00 de Lisboa) o BATE Borisov, equipa que defrontou na última Liga Europa o Benfica.
O "play-off" da Liga Europa arranca com alguns nomes bem conhecidos, nomeadamente o Liverpool, o Manchester City, o Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen, o PSV, o Feyenoord, o Celtic – eliminado pelo Braga – o Villarreal ou a Juventus.
Para terça-feira estão agendados dois jogos (Besiktas-HJK Helsínquia e Aris Salónica-Áustria Viena), disputando-se todos os outros 35 na quinta-feira).
No Besiktas, que defronta o HJK Helsínquia, estará em acção o extremo português Ricardo Quaresma, contratado esta época ao Inter de Milão.

in "desporto.sapo.pt"

Sem comentários: