sexta-feira, 27 de abril de 2012

Silvio Sandri: «James perceberá se quiserem que fique»

COLOMBIANO NÃO FORÇARÁ SAÍDA



James Rodríguez é um alvo apetecível para muitos dos grandes emblemas europeus, especialmente para o PSG, que ontem voltou a ser rotulado como o mais interessado na contratação do portista no próximo defeso. Segundo a imprensa francesa de ontem, o clube parisiense estará a trabalhar discretamente na contratação do extremo. Confrontado com a situação, o seu empresário, Silvio Sandri, assegurou que este não é um contexto que mexa com a cabeça de James, até porque “ele tem a perfeita noção do papel que ocupa no presente e no futuro do FC Porto”.

“O James é jovem, mas muito inteligente. Ele está muito cómodo no FC Porto e perceberá perfeitamente se o clube preferir vender outros jogadores, mais velhos e com mais tempo no clube, em primeiro lugar”, comentou o agente a Record, notando ainda assim que este cenário pode também funcionar a favor da um cenário de negociação: “Pelo contrário, o facto do James ainda ser novo e já mostrar uma capacidade tremenda, pode intensificar ainda mais o interesse na sua contratação”. Como “em tudo no futebol”, vincou SilvioSandri, a sua continuidade no FC Porto “dependerá da ideia que o próprio clube tem” para o jogador e de “quanto os outros clubes podem querer contratá-lo”.

in "record.pt"

Mini Messi virado para o futuro

JUAN ITURBE CONTINUA A SER TRABALHADO



A sua afirmação na equipa principal do FCPorto não aconteceu tão depressa como a de James Rodríguez, até porque não trazia a “bagagem” do colombiano (campeão na Argentina), mas o seu carisma na América do Sul não é em nada inferior. Juan Iturbe carrega consigo o peso de ser catalogado como Mini Messi e assume essa responsabilidade. Por sua vontade, há muito que seria uma das escolhas iniciais de Vítor Pereira, mas o técnico tem optado por uma integração gradual. O extremo, de 18 anos, está num processo de aprendizagem ao futebol europeu e isso tem merecido uma atenção especial.

Não estranha, por isso, que a sua utilização na presente época tenha sido tão escassa. O internacional Sub-20 argentino não foi além de seis encontros oficiais, num total de 103 minutos. Ficou de fora da Champions e da Liga Europa e neste último caso não deixou de mostrar o seu desconforto. A situação foi compreendida pelo treinador, que viu nessa reação uma vontade de chegar rapidamente ao topo.

in "record.pt"

CAB não sabe se viaja e pondera desistência


A menos de 24 horas de se disputar o primeiro jogo da meia-final do play-off da Liga Portuguesa de Basquetebol, não era certo que o CAB Madeira jogasse esta noite, pelas 21 horas, no Dragão Caixa, frente ao FC Porto. Sem dinheiro para uma viagem de três dias até ao Porto - há novo jogo agendado para domingo - os madeirenses chegaram a comunicar ontem aos jogadores que o clube iria desistir. Um cenário que levaria o campeão nacional diretamente à final do play-off e implicaria sanções para a formação insular - como uma multa pecuniária entre os 150 e os 7500 euros, embora o Conselho Disciplina pudesse aplicar outros castigos -, pelo que a possibilidade de surgir dinheiro para pagar as viagens já existia ontem à noite.
Caso hoje se confirme a falta de comparência aos dois jogos (hoje e domingo), mas sem desistência, os portistas ainda terão de jogar na Madeira, com uma vantagem de 2-0, uma vez que a meia-final é disputada à melhor de cinco.
Francisco Gomes, presidente do CAB Madeira, não se alongou sobre a matéria. "Avisámos que tínhamos dificuldades em ir ao continente, mas a decisão só será tomada amanhã [hoje]". No início da época o CAB já havia desistido do Troféu António Pratas, também por não poder pagar as viagens. "Como é conhecido, na Madeira nenhum clube está bem economicamente. Não é uma decisão fácil, sobretudo pelo historial que temos e pelo trabalho e esforço que a equipa tem feito", disse ainda Gomes.
Do outro lado, Júlio Matos, vice-presidente do basquetebol do FC Porto, mostrou-se inconsolável: "Se acontecer, é lamentável e estranho um clube não disputar a meia-final. E faz-nos pensar no futuro e na falta de credibilidade que isto causa à modalidade."

in "ojogo.pt"

"O OBJECTIVO É CHEGAR À FINAL"

O FC Porto Ferpinta recebe, na sexta-feira (21h00) e no domingo (18h00), o CAB Madeira, na segunda eliminatória dos "playoffs" da Liga de basquetebol. Miguel Miranda, extremo-poste dos Dragões, reconhece que o adversário obriga a esforços adicionais mas garante que a formação azul e branca está "completamente preparada" para vencer.

Adversário estudado
"A primeira ronda dos 'playoffs' é sempre difícil devido às questões mentais que precisamos de interiorizar. Nestes três últimos jogos fizemos bem o nosso trabalho, mas sabemos que o CAB tem uma boa equipa, que já nos causou problemas. Analisámos, vimos os erros que cometemos e vamos tentar melhorar para ganhar."

Estratégia delineada
"O CAB tem um bom jogo exterior. Os jogadores não têm pressão e não há grande rotação na equipa, o que acaba por ser uma vantagem para eles. Porém, sabemos como jogam, já os defrontámos por três vezes e ganhámos sempre. A equipa está completamente preparada para enfrentar o adversário."

Em busca da tripla vitória
"Ser o primeiro clube a passar para a segunda eliminatória não foi uma vantagem, foi apenas uma questão de calendário. Conseguimos as três vitórias na primeira ronda e estamos a trabalhar para conseguir outras três nesta fase. Neste momento, o objectivo é chegar à final."

in "ojogo.pt"

Estrutura forte dará tetra


O FC Porto está a uma vitória de ser tetracampeão, o que significa poder festejar já amanhã, à sétima jornada da fase final, em Águas Santas, por coincidência o mesmo cenário do ano passado. Mas com algumas diferenças: em 2011 fez essa visita uma jornada mais tarde; a equipa portista voltou a perder jogadores importantes no início de época. A aparente contradição - aumento do domínio e saída de homens influentes - afinal tem explicações, que O JOGO descobriu falando com alguns dos treinadores... adversários dos portistas.
"A força do FC Porto está na sua estrutura diretiva, pois também já o Carlos Resende tinha sido campeão. As pessoas que estão no comando são quem começa a obra, depois o treinador, que é bom, também é muito importante, e a seguir o Dragão Caixa e os adeptos, o ambiente que criam. Mas tudo começa na parte diretiva, que é excelente. Com estes três fatores, tudo o resto surge com naturalidade", refere Paulo Fidalgo, treinador do Madeira SAD, vice-campeão nacional nas duas últimas temporadas.
"O FC Porto é o único que pratica um andebol moderno e eficaz e tem uma estrutura muito, muito forte", concorda Paulo Faria, ex-treinador do Sporting e único português a vencer uma taça europeia (Challenge em 2010).
Olhando mais ao lado competitivo, Luís Monteiro, ex-treinador do Belenenses, considera que "o FC Porto tem um modelo de jogo que se preocupa com as transições e consegue ter a defesa mais consistente do campeonato". Trata-se, diz, de "um modelo extremamente atual e que assenta muito na qualidade do trabalho da defesa e que surge de uma quantidade de jogadores que defendem e atacam bem, sendo o Tiago Rocha o exemplo mais flagrante".
Já Jorge Borges, treinador do Águas Santas, que garante que a sua equipa "vai jogar para ganhar" e lembra que quando foi ao Dragão Caixa "teve uma derrota que não foi merecida", acredita que o segredo dos portistas está "numa estrutura que se mantém há muito tempo e na qualidade do plantel".
Com Paulo Faria a considerar "justíssimo o título do FC Porto", dizendo que quase se pode falar num "bicampeão todos os anos, tal a vantagem com que também termina a primeira fase", o vimaranense Paulo Fidalgo é incisivo: "Ninguém pode colocar em causa a justiça de um campeão ao cabo de 22 jornadas e mais dez jogos duríssimos e exigentes".
"É merecido, apesar de este ano, no início da fase final, ter havido ali uma quebra", recorda Monteiro, com Borges, que amanhã pretende evitar a festa, a concluir: "Se for campeão, será justo".

in "ojogo.pt"

A UM PASSO DO "TETRA"

Com sete pontos de vantagem na liderança do Andebol 1, o FC Porto Vitalis está a uma vitória de se sagrar campeão. Na sétima jornada da fase final, os Dragões deslocam-se ao pavilhão do Águas Santas (sábado, 17h) e Hugo Laurentino antevê um jogo repleto de dificuldades. Ainda assim, o guarda-redes acredita que a motivação da conquista do tetra vai levar a equipa à vitória.

Apesar do empate frente ao Madeira SAD (24-24), na última jornada, o camisola 16 adianta que a equipa está ainda mais determinada. "Estamos altamente motivados porque se conseguirmos a vitória vamos ser campeões. Não é todos os dias que se joga para no final celebrar o título", sublinhou.

O adversário é o Águas Santas, que "não vai querer entregar o campeonato de mão beijada". Os Dragões já defrontaram a equipa por três vezes esta época e conquistaram sempre a vitória, mas ainda assim foram jogos "extremamente difíceis". "O Águas Santas impõe-nos muitas dificuldades e, desta vez, ainda estamos à espera de mais obstáculos. Porém, com o que está em jogo, vamos ultrapassá-los", assegurou o guarda-redes.

Na época passada, a equipa conquistou o tricampeonato no pavilhão de Águas Santas. A história pode repetir-se e o jogador espera poder contar com o apoio dos adeptos, mesmo fora de casa. "Gostava que o pavilhão estivesse completamente cheio. Era muito importante Para nós que que eles pudessem estar lá presentes", apelou Hugo Laurentino.

O guarda-redes mais eficaz do campeonato assume que o "tetra" é um marco para a equipa. "Vamos jogar uma partida que pode resultar naquilo por que trabalhamos durante uma época inteira. Se ganharmos vamos fazer 

in "fcp.pt"

Cebola treina no Uruguai


No Uruguai a "tratar de assuntos pessoais", Cristian Rodríguez não tem descurado o físico, tendo pedido autorização aos responsáveis da federação celeste para usar as suas instalações. Na quarta-feira à tarde, por exemplo, realizou trabalhos físicos sob as ordens do professor Sebastián Urritua, preparador físico da seleção uruguaia de sub-17. Depois, participou na peladinha com os jogadores daquele escalão chamados para um estágio de preparação. Ontem, repetiu o programa.
No fim de semana, recorde-se, o extremo assistiu ao vivo ao Peñarol-Godoy Cruz, aumentando os rumores sobre um eventual regresso ao clube de Montevideu. Porém, não faltam interessados no uruguaio, que pode escolher onde pretende continuar a carreira.
Rodríguez está em final de contrato com o FC Porto, tendo sido afastado do grupo de trabalho por Vítor Pereira na sequência de um desentendimento grave com João Moutinho. Isto depois de admitir publicamente ter discutido com Vítor Pereira no final de um jogo.

Cotação de Iturbe continua em alta


Mesmo sem ter tido grandes oportunidades no FC Porto esta época, a verdade é que Iturbe continua a ter o seu espaço entre as maiores promessas do futebol mundial e não vê sequer a sua cotação em baixa, bem pelo contrário. O brasileiro "Globoesporte" incluiu o jogador dos azuis e brancos numa lista de cinco craques, que conta com Gotze e Kagawa (Borússia Dortmund), Gabriel Torje (Udinese) e Wellington Nem (Fluminense), todos eles já apelidados de "novos Messis". A Iturbe só falta começar a jogar mais regularmente para comprovar o que vinha no "rótulo" quando o FC Porto o contratou.

in "ojogo.pt"

N'Sakala nunca foi contactado pelo FC Porto

David Wantier, empresário de N'Sakala, foi perentório ao desmentir, ontem, qualquer contacto dos dragões por Fabrice N'Sakala, lateral-esquerdo do Troyes. "Nunca tivemos contactos diretos com o FC Porto. Temos tido várias sondagens de clubes estrangeiros, é verdade, e em especial de Inglaterra, mas com o FC Porto nada", declarou Wantier ao sítio "Blogolo.fr." N'Sakala é internacional sub-21 pela seleção francesa e conhecido de Mangala, mas Wantier assegurou que os planos do jogador para a próxima temporada passam por ficar em França: "Vamos esperar pelo final da época e ver se o Troye sobe à I Divisão para ouvirmos os projetos que têm. Mas a prioridade é continuar em França. N'Sakala quer jogar na I Divisão."


in "ojogo.pt"

Dragões na máxima força pela primeira vez esta época


Situação inédita para Vítor Pereira e o FC Porto esta temporada: se o azar não bater à porta no último treino, que será realizado esta manhã no Olival, o plantel estará todo à disposição do treinador para o importante compromisso na Madeira. É, por isso, um FC Porto na máxima força aquele que viaja esta tarde para o Funchal, onde um triunfo deixará a equipa a um pequeno passo da revalidação do título.
Com o regresso de Álvaro Pereira, que falhou a receção ao Beira-Mar por ter acumulado nove amarelos no campeonato, deixa de haver jogadores castigados no plantel. E com as recuperações de Danilo e Fernando, que já jogaram uns minutos na última jornada, o departamento médico do clube ficou às moscas. Os 22 jogadores que compõem o atual plantel dos dragões - descontadas as saídas de janeiro e o afastamento de Cristian Rodríguez - estão às ordens do treinador.
Ao longo da época, Vítor Pereira deparou-se sempre com alguma contrariedade, sob a forma de lesão ou castigo. Alex Sandro, Guarín, Kléber, Fernando, Iturbe, Varela, Danilo, por exemplo, passaram algum tempo na enfermaria. A receção ao Manchester City, da Liga Europa, foi o jogo onde o treinador teve mais opções porque não tinha castigados nem lesionados, porém Janko não podia ser utilizado por já ter jogado na prova pelo Twente. E na última jornada, com o Beira-Mar, só Álvaro Pereira foi baixa. Agora, finalmente, não há impedimentos...

Sapunaru e Otamendi à bica


Se para este jogo nos Barreiros não há impedimentos, Vítor Pereira corre o risco de ter duas baixas importantes na defesa para o clássico com o Sporting que se segue na agenda dos dragões. Sapunaru viu um cartão amarelo com o Beira-Mar e passou a ter quatro. Ou seja, está à bica. Assim como Otamendi. O central, porém, já vai na segunda série de amarelos tendo passado incólume com os aveirenses.


Viagem ao final da tarde em jato privado


O FC Porto volta a treinar esta manhã à porta fechada, mas se nada de anormal acontecer, Vítor Pereira não terá limitações na hora de escolher os jogadores que viajam para a Madeira. Depois do treino matinal de hoje, os eleitos pelo treinador ainda podem ir almoçar a casa antes de se concentrarem no Estádio do Dragão ao início da tarde, de onde sairão para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Desta vez, os portistas optaram por alugar um jato privado, de modo a proporcionar aos jogadores uma viagem mais tranquila, estando a partida agendada para as 17h00. A viagem faz-se em pouco mais de uma hora e meia e o regresso à Invicta está marcado para logo após o final da partida dos Barreiros. A importância deste jogo levou a que os responsáveis portistas optassem por esta solução, que costuma ser utilizada para percursos mais longos.

in "ojogo.pt"