sábado, 24 de março de 2012

JUNIORES VENCEM E ENCURTAM DISTÂNCIAS

O FC Porto venceu na tarde deste sábado em Leiria, a União, por 4-0, em jogo a contar para a 7.ª jornada do campeonato nacional de juniores.

Os golos do FC Porto foram apontados por Vion (29 minutos), Fábio Martins (41), Tiago Ferreira (51) e Adriano (76).

Com este resultado o FC Porto totaliza 12 pontos, menos quatro do que o líder Benfica, que empatou no terreno do Nacional.

Na próxima jornada, marcada para o dia 31 de Março, o FC Porto desloca-se ao terreno do Sporting de Braga.


in "fcp.pt"

A FINAL JÁ ESTAVA GANHA

Final era só para o Benfica. Para os Dragões, líderes destacados da Liga, o encontro decisivo jogara-se uma semana antes, em Fafe, a meio de um percurso que resultou na conquista da Taça de Portugal. No regresso à Liga e a casa, o FC Porto saiu derrotado (67-76) de onde já não perdia há mais de dois anos, permitindo que o adversário adiasse a definição do vencedor da fase regular.

Há números que, de tão óbvios, são incapazes de enganar. E o parcial de 9-7 gerado pelos primeiros 10 minutos é um casogritante de transparência, certificando a interpretação óbvia sobre um período especialmente marcado pelo rigor defensivo e por uma quantidade exagerada de lançamentos falhados.

Os quartos restantes destoaram do inicial pelo volume de pontos somados, mas não desfizeram o equilíbrio, mantendo a dúvida sobre a identidade do vencedor para lá do último minuto, com Ted Scott a emergir como o elemento decisor, ao converter 5 dos 6 triplos tentados, em profundo contraste com os dados globais conseguidos por toda a equipa portista no lançamento exterior: 6 em 28.

Carlos Andrade e Greg Stempim, ambos com 16 pontos, foram os melhores dos Dragões, que mantêm, apesar da derrota, a primeira posição da época regular, a confirmar nas duas últimas jornadas, ambas a disputar no Dragão Caixa, frente ao CAB Madeira e ao Barreirense.

FICHA DE JOGO

Liga, 20.ª jornada
24 de Março de 2012
Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 1.917 espectadores

Árbitro principal: Luís Lopes
Árbitros auxiliares: Nuno Monteiro e Fernando Rezende
FC PORTO FERPINTA (67): Reggie Jackson (9), Carlos Andrade (16), João Santos (5), Greg Stempin (16) e Rob Johnson (8); José Costa (9), Diogo Correia (2), Miguel Miranda (2), David Gomes (0)
Treinador: Moncho López

BENFICA (76): Marcus Norris (3), Ted Scott (20), João Gomes (11), Seth Doliboa (13) e Elvis Évora (16); Heshimu Evans (10), Diogo Carreira (3), Miguel Minhava (0), António Monteiro (0)
Treinador: Carlos Lisboa

Ao intervalo: 29-26
Por períodos: 9-7, 20-19, 14-20 e 24-30


MONCHO : “QUEREMOS ASSEGURAR O PRIMEIRO LUGAR”

A partida foi discutida até ao apito final, mas o FC Porto Ferpinta não conseguiu vencer o Benfica. Os actuais detentores da Taça de Portugal perderam (67-76) este sábado em encontro da 20.ª jornada da Liga, mas mantêm-se no topo da liderança. Em conferência de imprensa, Moncho López admite que a equipa precisa de um “jogo de reacção mental” para vencer os próximos encontros.

Em que é que o Benfica esteve melhor que o FC Porto neste jogo?
Foi um jogo de muita dificuldade para as duas equipas. Houve um grande trabalho ofensivo na primeira parte e o Benfica decidiu o jogo no último quarto. Conseguiu 30 pontos em dez minutos e não é fácil conquistar essa pontuação ao FC Porto. Não conseguimos segurar o jogo e a equipa acabou por apostar no trabalho defensivo. Há que reconhecer a qualidade do ataque adversário.

Como fica a discussão do primeiro lugar?
Queremos assegurar o primeiro lugar. Esta situação obriga-nos a reagir. Vamos ter um trabalho mais complicado em termos emocionais e sabemos que vamos ter dificuldades nos jogos com os próximos adversários. São duas equipas [n.d.r.: CAB Madeira e Barreirense] com muitas potencialidades que estão à procura de um bom posicionamento nos playoffs. Mas antes disso, temos que jogar contra nós mesmos. Temos que fazer um jogo de reacção mental. Assumir que perdemos em casa é sempre duro. Agora o importante é reactivarmo-nos e pensarmos em ganhar os próximos jogos.


in "f cp.pt"

F.C. Porto: Fernando convocado

Médio brasileiro falhou os dois últimos jogos por lesão, mas está recuperado. Helton também está de volta


O regresso de Fernando é a grande novidade da lista de convocados do F.C. Porto para o jogo com o Paços de Ferreira, este domingo (20h15), na Mata Real. 

O médio havia falhado os jogos com Nacional e Benfica, para a Taça da Liga, devido a lesão, mas, depois de ter evoluído na recuperação esta semana, está entre os 18 eleitos de Vítor Pereira. 

Em relação ao jogo com o Benfica, saem Maicon, castigado, e Kadú, por opção, regressando Helton, para além de Fernando, claro está.

Lista de convocados

Guarda-redes: Helton e Bracali

Defesas: Alvaro Pereira, Rolando, Sapunaru, Mangala, Alex Sandro e Otamendi

Médios: Lucho Gonzalez, João Moutinho, Defour e Fernando

Avançados: Hulk, Kléber, Varela, James, Iturbe e Janko 

in "maisfutebol.iol.pt"

“ESTAMOS NO GALARIM DO BILHAR MUNDIAL”

O calendário do FC Porto CIN é agitado: esta sexta-feira defronta os Fenianos, para a Taça de Portugal; três dias depois, no campeonato nacional, recebe o Famalicense. Para além disso, a secção acolhe em Maio uma eliminatória da Taça dos Campeões Europeus. O vice-presidente Alípio Jorge ressalva que será mais uma jornada “ilustre”, pois o clube tem “os melhores jogadores nacionais e internacionais”.

“Somos uma das mais antigas e prestigiadas secções de bilhar, tanto a nível nacional como internacional. Somos também engrandecidos por via das nossas organizações. Muitos sabem que somos líderes mundiais e um grande clube a nível de bilhar”, relembrou. Por isso, em Setembro, e pela primeira vez, o FC Porto vai acolher o Campeonato do Mundo. 

“Já merecíamos isso há muito tempo. Em Setembro, Portugal deliciar-se-á com o que há de melhor em todo o mundo a nível do bilhar às três tabelas. Não receamos essa responsabilidade, temos capacidade mais que suficiente para o organizar. Estamos no galarim do bilhar mundial. Este será seguramente um local digno e dará ao mundo uma imagem do melhor que se faz no bilhar as três tabelas”, concluiu Alípio Jorge, que falou à comunicação social na antiga sede do FC Porto, aos Aliados.

A nível europeu, no imediato, as atenções estão viradas para o sorteio da eliminatória da Taça dos Campeões Europeus, no domingo. “Temos prestígio para a acolher porque a nossa posição no ‘ranking’ é muito positiva. Todos os anos, os jogadores saem daqui satisfeitos, mesmo aqueles que perdem consideram que passaram óptimos momentos. O mundo do bilhar está habituado a que organizemos uma grande competição internacional”, revelou.

Antes do desafio europeu, os Dragões “atacam” na frente nacional. Os Fenianos são o adversário nos dezasseis-avos-de-final da Taça de Portugal: “O próximo jogo é muito difícil porque o adversário tem portugueses muito fortes. Neste caso, vamos também utilizar apenas jogadores nacionais. Poderá ser um risco, mas é assumido. Temos os melhores e na prática só o temos de demostrar”.

Na segunda-feira, o FC Porto tem o primeiro desafio da segunda volta do campeonato, frente ao Famalicense. “Já levamos uma vantagem muito grande, por isso iremos certamente qualificar-nos para a ‘Final 6’. Vencemos todos os jogos da primeira volta e é elucidativa a nossa superioridade”, sublinhou o vice-presidente.

Alípio Jorge já antevê a fase decisiva da prova, em que estarão em jogo Sporting, Benfica e Leixões, entre outros. “Na ‘Final 6’ o regulamento português permite a inscrição de novos jogadores, utlizados apenas nesse período. Sabemos que o Leça se reforçou e há outras boas equipas que podem causar surpresa. Prevejo um campeonato muito disputado”, observou. 

Calendário:

23/03, 21h30 (antiga sede do FC Porto): FC Porto CIN-Fenianos, dezasseis-avos-de-final da Taça de Portugal

25/03: sorteio da Taça dos Campeões Europeus; a eliminatória realiza-se em Maio

26/03, 21h30 (antiga sede do FC Porto): FC Porto CIN-Famalicense, campeonato nacional da primeira divisão – zona Norte

in "fcp.pt"

Defesa permeável sofre 1 golo por jogo

SECTOR RECUADO É PLACA GIRATÓRIA


A deslocação a Paços de Ferreira envolve sempre riscos a qualquer equipa, mesmo que o seu grau de favoritismo seja elevado, como acontece em relação ao FCPorto, atual campeão nacional. O Benfica sentiu grandes dificuldades para lá vencer, há duas semanas, e agora os dragões terão de estar atentos para não se deixarem surpreender pela formação de Henrique Calisto. A começar desde logo pela concentração defensiva, que terá de ser elevada.
Com os 3 golos consentidos no Estádio da Luz, na meia-final da Taça da Liga, os portistas passaram a contabilizar uma média de um golo sofrido por jogo, o que é demasiado para uma equipa da dimensão do FC Porto. Comparativamente, se olharmos para o que se passava na época transata, com o mesmo número de encontros oficiais (39) os comandados de André Villas-Boas tinham ido buscar a bola ao fundo das redes em apenas 22 vezes (média de 0,56 por jogo). Essa foi uma das razões que levaram às conquistas nacionais e internacionais.
in "record.pt"

Spínola não vai até Braga

No único jogo do fim de semana do Grupo A da fase final do Andebol 1 - Benfica e Sporting estão envolvidos nas competições europeias -, o FC Porto tem uma deslocação de risco a Braga, terreno onde, já nesta fase, o Benfica perdeu logo na primeira jornada. Risco que se torna ainda maior devido à ausência, por castigo, do lateral-direito Pedro Spínola, um dos homens mais regulares dos dragões.
No lançamento do encontro, o meia-distância José Pedro Coelho atira sem hesitações: "Aqui em casa podemos ganhar a qualquer equipa e acreditamos que podemos vencer o FC Porto". O mote está dado e o apelo a uma presença em massa dos adeptos não se fez esperar. "Contra o Benfica foram o oitavo jogador e eu espero que voltem agora e que possamos contar com o apoio deles."
Dario Andrade, que vai voltar a defrontar o anterior clube, também sabe o que a casa gasta. "Provaram na primeira jornada, quando bateram o Benfica, que em casa são um adversário forte. Vão causar-nos muitas dificuldades, mas confio na vitória", respondeu.

in "ojogo.pt"

Miguel Miranda: "Clássico é sempre uma guerra"

O FC Porto recebe hoje o Benfica, pelas 15h00, e Miguel Miranda defende que "nunca se pode encarar um clássico como sendo mais um jogo". O extremo-poste, de 33 anos, natural do Porto e que terminou a sua formação vestido de azul e branco, fala como um homem da casa e recorda logo que a sua equipa não perde no Dragão desde de Junho de 2010. Ou seja, como estava na Ovarense nesse dia em que o Benfica venceu um jogo do play-off do título, nunca perdeu no Dragão! "Queremos continuar invictos na nossa casa. Aliás, se nunca perdermos em casa seremos campeões", fez notar.
O clássico de hoje, além das habituais motivações, acarreta mais algumas: "É importante ganhar ao Benfica, porque se isso acontecer, garantimos o primeiro lugar da fase regular, que é um dos principais objetivos do clube", explicou Miguel Miranda, sabendo que o vencedor da fase regular da Liga tem sido sempre campeão.
Para o extremo-poste, "um clássico é sempre uma guerra, mesmo se o FC Porto fosse primeiro e o Benfica último". "É a mentalidade das pessoas. Quando começa o jogo, ninguém pensa em que lugar estamos. Em campo, é a rivalidade dos dois clubes, é a rivalidade das cidades [Porto e Lisboa] e é a rivalidade que o povo do Norte tem por se sentir diminuído em relação a quem está na capital", considera.
Depois do jogo das meias-finais da Taça de Portugal, que o FC Porto venceu, o basquetebolista espera um "jogo diferente" e explica: "Nós ganhámos, mas já estivemos a ver aquilo que fizemos mal para tentar corrigir, e eles de certeza que também fizeram o mesmo."
A chave da vitória de hoje passa pela concentração: "O Moncho deu-nos tudo aquilo que é preciso para ganhar; agora temos que pôr em prática o que ele nos ensinou. Se estivermos concentrados 40 minutos, vamos vencer", garante. "Vai depender da mentalidade com que as equipas entrarem em campo. Tivemos tempo para afinar mais algumas coisas e vamos estar bem e fortes para vencer", diz ainda o extremo-poste.
Já a pensar num futuro próximo, Miguel Miranda acredita que até à revalidação do título falta "um passo pequenininho". Justificando: "Por tudo aquilo que já passámos, acredito que agora falta a melhor parte. A parte em que se pensa menos e se faz mais."

"Saí do FC Porto, mas sempre fui adepto do clube"


A cumprir a segunda época no FC Porto depois do seu regresso a casa no ano passado, Miguel Miranda tem a curiosidade de ter sido campeão por Queluz e Ovarense, os outros dois clubes por onde passou. Desvalorizando o caso, diz que "se calhar foi uma questão de sorte". "Mas também quero pensar que contribuí com um bocadinho da minha experiência para que isso acontecesse", acrescenta. Apesar de dez anos longe dos azuis e brancos, faz uma confissão: "Saí do FC Porto, mas sempre fui adepto deste clube. Aliás, tenho lugar anual no estádio e no pavilhão e ainda considero que faço parte do seu historial pelos títulos que conquistei na formação e na equipa sénior." Para Miguel Miranda, a atual equipa do FC Porto é "constante e está bem física e psicologicamente". "Temos um sistema de jogo básico que nos dá escapatórias para as dificuldades que o adversário nos causa. Além disso, primeiro respeitamo-nos a nós e depois aos adversários", completa. Não esquecendo os adeptos, termina: "São aqueles que te apoiam a cem por cento, independentemente de estarmos a jogar bem ou estarmos a jogar mal - e são uma das razões por que nunca perdemos em casa."

in"ojogo.pt"


Fernando está recuperado e reforça opções no meio

Fernando prepara-se para voltar, duas semanas depois de se ter lesionado, na receção à Académica. O trinco já fez treino integrado condicionado e tudo indica que esta manhã trabalhará sem qualquer limitação. Se assim for, Vítor Pereira vai chamá-lo para a deslocação à Mata Real, na primeira de sete finais que o FC Porto tem pela frente na luta pela revalidação do título.
Uma excelente notícia para o treinador dos campeões nacionais, ainda que o próprio tenha preferido alguma cautela ao abordar o assunto. "Vamos ver. Espero que consiga recuperar porque é um jogador importante para nós", referiu Vítor Pereira na conferência de Imprensa sobre a disponibilidade de Fernando. Isto, apesar de ontem o Polvo ter avançado mais uma etapa no processo de recuperação da contusão no joelho direito sofrida na partida com os estudantes. Recorde-se que o médio sofreu uma entrada mais dura por parte de Pape Sow e teve de sair aos 37', numa altura em que ainda não havia golos. A Académica, porém, adiantou-se no marcador dois minutos depois. Devido a esta lesão, Fernando falhou os jogos com o Nacional e o Benfica, este para a Taça da Liga.
A confirmar-se a disponibilidade, Fernando deverá ter entrada direta no onze na Mata Real, em prejuízo de Defour. Moutinho e Lucho completarão o tridente do meio-campo.
As mudanças no onze, porém, não se ficarão por aqui. Janko deve substituir Kléber na frente do ataque e James também é forte candidato à equipa, no lugar que foi de Álvaro Pereira no clássico. Este baixaria de novo para o lado esquerdo da defesa, com Alex Sandro a voltar para o banco. Na defesa, Maicon está castigado pelo que Sapunaru mantém-se no onze pelo segundo jogo seguido, o que não acontecia desde outubro... No eixo, falta conhecer quem jogará ao lado de Rolando. A exibição menos conseguida de Mangala - apesar do golo - na Luz pode custar-lhe a titularidade. Questões para Vítor Pereira definir no treino desta manhã.

Danilo é para usar na reta final da época

A próxima semana deve confirmar o regresso de Danilo aos treinos no Olival, oficializando o que O JOGO escreveu na sua edição de ontem: o brasileiro poderá ser "reforço" para a receção ao Olhanense ou, de forma mais cautelosa, para a visita a Braga. Vítor Pereira, como é habitual, não abriu o jogo nem apontou um "timing" certo para o regresso do jogador, mas admitiu que ainda conta com ele para o que resta de temporada. "Essa é mais uma pergunta para o departamento médico, uma vez que ele ainda não está a treinar connosco. Vamos ver se podemos contar com ele porque é um jogador de qualidade", referiu. Djalma é o outro caso clínico dos dragões. A contas com uma rotura muscular na face posterior da coxa direita, o angolano ainda voltará a jogar esta época, mas precisa de mais algum tempo antes do regresso aos relvados.

in "ojogo.pt!

Jackson Martínez "não está fechado", diz empresário

Jackson Martínez voltou, ontem, a ser apontado como reforço do FC Porto para a próxima temporada, com indicações de que o negócio estaria mesmo fechado, assegurando que o avançado jogaria no Dragão a partir da próxima temporada. A O JOGO seu o empresário negou a existência do apregoado acordo entre as partes. "Isso não é verdade. Até ao final do campeonato não haverá qualquer desenvolvimento sobre o futuro do Jackson", referiu Diego Cativa. Pouco interessado em alimentar o assunto, o empresário garantiu ainda "não existirem atualmente conversações" com os dirigentes do FC Porto. Em todo o caso, remeteu para os mesmos mais explicações sobe o tema.
No início do mês, Jackson Martínez revelou existirem "fortes hipóteses" de transferir-se para o Liverpool, reagindo dessa forma às notícias da presença de emissários do FC Porto no México com vista à sua contratação. Jackson Martínez, de 25 anos, foi um dos avançados falados no mercado de inverno, mas o FC Porto optou por Janko. Porém, o colombiano está referenciado e poderá mesmo voltar a ser um dos alvos para o ataque no próximo defeso.

Colombianos não entenderam a saída de Falcao


Depois de ter admitido, em entrevista a O JOGO, que os adeptos do FC Porto não perceberam a sua saída para o Atlético, Falcao revelou agora que esse sentimento é partilhado pelos colombianos. "No meu país, 99 por cento das pessoas pensava que era um erro trocar o FC Porto pelo Atlético. Diziam que não era um clube grande, e que não faria mais de doze golos. Os meus números falam por mim, sem precisar de o fazer verbalmente", referiu em entrevista à Once Cero. El Tigre revelou ainda que em 2008 esteve com um pé no Deportivo e, no ano seguinte, no Saragoça, antes de assinar pelos dragões. A terminar, uma palavra para Villas-Boas. "É um grande treinador e uma excelente pessoa. Tenho a certeza de que o futebol lhe dará a oportunidade de se vingar."

Anzhi não desiste e volta a piscar o olho a Hulk

HUGO SOUSA

O interesse do Anzhi por Hulk regressou ontem em força às páginas dos jornais russos, com a garantia de que o clube do milionário Suleiman Kerimov, agora treinado por Guus Hiddink, voltará a tentar a contratação do portista no final da temporada. No último defeso, o Anzhi já tinha feito uma proposta por Hulk e especulou-se que essa oferta teria mesmo chegado aos 87 milhões de euros, apenas 13 milhões abaixo da cláusula de rescisão que está inscrita no contrato, mas a verba nunca foi formalmente assumida. "É verdade que estivemos em negociações com o FC Porto, mas estas foram interrompidas 15 dias antes do fecho do período de transferências. Relativamente a quantias referidas na Imprensa, apenas posso dizer que nunca fizemos uma proposta nesse moldes", referiu, em setembro, German Chistyakov, diretor-geral do Anzhi.
Dinheiro não é problema para Kerimov, o dono do clube: contratou recentemente o holandês Guus Hiddink, dando-lhe carta branca para montar uma equipa competitiva, e garante aos jogadores contratos irresistíveis, como aquele que permite a Samuel Eto´o embolsar cerca de 20 milhões de euros por temporada. A Hulk, segundo notícias da abordagem anterior, teriam sido oferecidos 10 milhões de euros por temporada, rendimento que dificilmente encontrará rival nos outros pretendentes assumidos na corrida.
O Chelsea é um deles. Villas-Boas tinha-o como prioridade para a próxima época, deu sinais claros nesse sentido, e o posterior despedimento não terá feito Abramovich desistir totalmente da ideia. O PSG também terá sondado o empresário do brasileiro e, mais recentemente mas com menos argumentos financeiros, também o Inter de Milão acabou envolvido nas especulações à volta do avançado. Nenhum deles, nem mesmo o Anzhi, parece interessado em bater a cláusula de 100 milhões que liberta Hulk automaticamente.
Com sete jornadas decisivas pela frente, os assuntos respeitantes a transferências terão de ser adiados para uma altura mais oportuna, embora elas se desenhem muito antes do defeso arrancar.
À procura de um espaço na seleção brasileira, Hulk já reconheceu a vontade de experimentar outros desafios e, num efeito curioso, até ganha notoriedade com estes interesses. Ontem, a notícia da nova investida milionária do Anzhi acabou traduzida em várias línguas. E no Brasil, à boleia desses milhões, o nome de Hulk voltou a marcar pontos no ranking do mediatismo.


in "ojogo.pt"

Aplaudido o acordo entre a ECA e a UEFA

A Associação Europeia de Clubes (ECA) e a UEFA assinaram um novo Memorando de Entendimento, válido até 2018, que aclara o relacionamento entre clubes e seleções nacionais. Entre as novas medidas está a criação de um seguro que cobrirá o risco de lesão de jogadores ao serviço das equipas nacionais; a atribuição e partilha de 100 milhões de euros pelos clubes que fornecerem atletas às seleções durante o Euro 2012. "Este é o fruto de muitos anos trabalho e da participação de muitas pessoas, por isso congratulamo-nos com este acordo", afirmou Paiva Brandão, administrador do FC Porto e membro do comité executivo da ECA.

Corinthians perguntou por Kléber

Pouco utilizado no FC Porto - apesar da titularidade no último clássico - Kléber tem clubes interessados no seu país. Segundo o jornal Lance, o Corinthians está descontente com o atual rendimento de Liedson e terá sondado os dragões para saber o preço do avançado. A cláusula é de 40 milhões de euros, o que terá sido suficiente para terminar a conversa...

Bilhetes a 20 euros para a Mata Real

Os adeptos do FC Porto que pretendam apoiar a equipa na Mata Real ainda têm bilhetes disponíveis ao preço unitário de 20 euros. O jogo, recorde-se, é amanhã às 20h15. Os ingressos estão à venda no Dragão.

in "ojogo.pt"