sábado, 24 de março de 2012

“ESTAMOS NO GALARIM DO BILHAR MUNDIAL”

O calendário do FC Porto CIN é agitado: esta sexta-feira defronta os Fenianos, para a Taça de Portugal; três dias depois, no campeonato nacional, recebe o Famalicense. Para além disso, a secção acolhe em Maio uma eliminatória da Taça dos Campeões Europeus. O vice-presidente Alípio Jorge ressalva que será mais uma jornada “ilustre”, pois o clube tem “os melhores jogadores nacionais e internacionais”.

“Somos uma das mais antigas e prestigiadas secções de bilhar, tanto a nível nacional como internacional. Somos também engrandecidos por via das nossas organizações. Muitos sabem que somos líderes mundiais e um grande clube a nível de bilhar”, relembrou. Por isso, em Setembro, e pela primeira vez, o FC Porto vai acolher o Campeonato do Mundo. 

“Já merecíamos isso há muito tempo. Em Setembro, Portugal deliciar-se-á com o que há de melhor em todo o mundo a nível do bilhar às três tabelas. Não receamos essa responsabilidade, temos capacidade mais que suficiente para o organizar. Estamos no galarim do bilhar mundial. Este será seguramente um local digno e dará ao mundo uma imagem do melhor que se faz no bilhar as três tabelas”, concluiu Alípio Jorge, que falou à comunicação social na antiga sede do FC Porto, aos Aliados.

A nível europeu, no imediato, as atenções estão viradas para o sorteio da eliminatória da Taça dos Campeões Europeus, no domingo. “Temos prestígio para a acolher porque a nossa posição no ‘ranking’ é muito positiva. Todos os anos, os jogadores saem daqui satisfeitos, mesmo aqueles que perdem consideram que passaram óptimos momentos. O mundo do bilhar está habituado a que organizemos uma grande competição internacional”, revelou.

Antes do desafio europeu, os Dragões “atacam” na frente nacional. Os Fenianos são o adversário nos dezasseis-avos-de-final da Taça de Portugal: “O próximo jogo é muito difícil porque o adversário tem portugueses muito fortes. Neste caso, vamos também utilizar apenas jogadores nacionais. Poderá ser um risco, mas é assumido. Temos os melhores e na prática só o temos de demostrar”.

Na segunda-feira, o FC Porto tem o primeiro desafio da segunda volta do campeonato, frente ao Famalicense. “Já levamos uma vantagem muito grande, por isso iremos certamente qualificar-nos para a ‘Final 6’. Vencemos todos os jogos da primeira volta e é elucidativa a nossa superioridade”, sublinhou o vice-presidente.

Alípio Jorge já antevê a fase decisiva da prova, em que estarão em jogo Sporting, Benfica e Leixões, entre outros. “Na ‘Final 6’ o regulamento português permite a inscrição de novos jogadores, utlizados apenas nesse período. Sabemos que o Leça se reforçou e há outras boas equipas que podem causar surpresa. Prevejo um campeonato muito disputado”, observou. 

Calendário:

23/03, 21h30 (antiga sede do FC Porto): FC Porto CIN-Fenianos, dezasseis-avos-de-final da Taça de Portugal

25/03: sorteio da Taça dos Campeões Europeus; a eliminatória realiza-se em Maio

26/03, 21h30 (antiga sede do FC Porto): FC Porto CIN-Famalicense, campeonato nacional da primeira divisão – zona Norte

in "fcp.pt"

Sem comentários: