sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Moutinho e Sapunaru de regresso aos treinos

DRAGÕES PREPARAM RECEÇÃO À NAVAl


As reintegrações de João Moutinho, Sapunaru e Ukra foram as principais novidades do treino desta sexta-feira do FC Porto. Os dois portugueses estavam adoentados enquanto o defesa romeno recuperou de uma contusão.
O apronto matinal ficou marcado também pelas presenças de dois atletas juniores: o guarda-redes Kadú e o lateral Jorge Azevedo.
Entretanto o guarda-redes Beto realizou treino integrado condicionado, o uruguaio Cristian Rodríguez fez treino condicionado seguido de ginásio e Alvaro Pereira efetuou apenas tratamento. Já o médio brasileiro Souza continua resfriado.
Villas-Boas orienta a última sessão de preparação para a partida contra a Naval, a contar para a 16.ª jornada da Liga, este sábado, às 10 e 30 (porta fechada), no Centro de Estágio do Olival.
in "record.pt"

Villas-Boas: «Não vejo qualquer drama»

TÉCNICO NÃO ACREDITA EM MOMENTO MENOS BOM DA EQUIPA


André Villas-Boas não acredita que o FC Porto está a atravessar um mau momento de forma e recorda que os azuis e brancos foram considerados pela IFFHS como o melhor clube do Mundo em dezembro de 2010.
Quanto ao facto dos dragões terem tido algumas dificuldades para bater o Pinhalnovense, em jogo da Taça de Portugal, o técnico portista não vê "nenhum drama".
"Todos tinham a ideia preconcebida de uma goleada. Fizemos 29 remates, 16 deles à baliza, e ficaram 2 penáltis por marcar. Não vejo qual é o problema. Se algum adepto se questiona sobre o rendimento da equipa, pense no que está a fazer e tenha na memória o percurso que estamos a realizar", disparou Villas-Boas.
O treinador referiu que os adeptos querem cobrar "com maior ou menor legitimidade" goleadas em todos os jogos. Villas-Boas afirma que há que criar novas adaptações e que mais importante que as goleadas é que a equipa está com "processos consolidados".
Luta pelo título
Quando confrontado com a possibilidade dos portistas deixarem fugir o título, o técnico deu o Chelsea como exemplo embora confie plenamente na sua equipa. Os londrinos após um início fantástico na liga inglesa estão agora quase condenados na luta pelo título.
"O imprevisível pode acontecer. É algo que não me cabe a mim prever", atirou.
Rendimento de Walter
Sobre o avançado Walter e o facto deste não estar a alinhar na equipa como previsto, Villas-Boas garante que não há problemas. "Walter é só o jogador da Liga com menos minutos e mais golos marcados. Todos os jogadores já alinharam. Todo o coletivo tem sido útil. A equipa está consolidada nos processos", finalizou.
O FC Porto recebe a Naval no domingo, no Estádio do Dragão. Os figueirenses estão no último lugar da liga mas o técnico dos dragões não acredita em facilidades.
"Sem ser qualquer crítica ao que se passava anteriormente, vejo uma Naval mais agressiva e com outro tipo de motivação", disse André Villas-Boas esta sexta-feira, em conferência de imprensa.
No primeiro jogo de Carlos Mozer ao serviço da formação da Figueira da Foz, a equipa operou uma recuperação que lhe valeu a vitória em pleno reduto do Vitória de Guimarães.
"Eles querem evitar a despromoção e ainda vão a tempo de o fazer. Ganharam com 10 num campo difícil", avaliou.
O timoneiro dos dragões fez questão de recordar o que se passou no ano passado com o Belenenses, quando estava numa situação similar à da Naval:
"No ano passado, o Belenenses era mais do que último por esta altura. Ainda assim conseguiu ultrapassar o Leixões na reta final, se não fossem alguns resultados ainda poderia estar agora na liga."
O FC Porto recebe os navalistas no domingo, a partir das 18 horas.
in "record.pt"

Rodríguez mais perto de voltar a ser opção

Cristian Rodríguez volta a estar perto de regressar às opções de André Villas-Boas. O extremo tem tido (mais) uma temporada marcada por muitas lesões, encontrando-se agora na fase final da recuperação de um problema muscular que o tem afastado da competição desde o jogo com o Setúbal, realizado no início do mês de Dezembro. Ontem, e depois de ter passado pelo ginásio, o uruguaio esteve no relvado a trabalhar com bola, ainda que à parte do restante plantel.
.
Refira-se ainda que João Moutinho (ginásio) e Álvaro Pereira (tratamento) continuam ausentes dos treinos, ainda que o médio seja recuperável para o jogo com a Naval, enquanto Sapunaru, que sofreu uma contusão no pé direito na partida da Taça de Portugal, voltou a parar e está em dúvida para domingo. Souza e Ukra completaram o rol de ausentes do trabalho no relvado, desta vez devido a um resfriado.

in "ojogo.pt"

Tridente fantástico prepara o regresso

Varela, Hulk e Falcao. Villas-Boas pode voltar a juntar o tridente ofensivo mais produtivo do FC Porto já no próximo domingo. Falcao está recuperado, Varela também e Hulk parece melhor do que nunca. A última vez que os três se juntaram, aconteceu no início de Dezembro, na viagem a Viena, altura em que o extremo português sofreu um problema muscular. Sete jogos depois, o trio fantástico - como foi apelidado recentemente no site da UEFA - está de volta.

A importância de Varela, Hulk e Falcao está também expressa nos números: os três juntos já marcaram 47 golos (!) esta temporada, contra os 24 da restante equipa. Ou seja, dois terços dos golos apontados pelo FC Porto pertencem aos três avançados com mais estatuto no plantel. Curiosamente, não é necessário coabitarem em campo para o rendimento ser superior. Os três juntos, participaram em 15 jogos (36 golos do FC Porto), enquanto que nos restantes 14 faltou sempre um ou até mesmo dois deles, sem que isso influísse directamente na produção ofensiva da equipa (35 golos).

in "ojogo.pt"

Uruguaio falou com compatriotas do Porto: «Dizem que Castro é grande tipo»

Jogador do Sporting Gijón avalia concorrência do jovem português


Com a chegada de André Castro ao Sporting de Gijón, a luta por um lugar no meio campo tem um novo concorrente. Para avaliar essa concorrência, o actual detentor da posição, Sebastián Eguren, falou com os compatriotas do F.C. Porto: Fucile, Álvaro Pereira e Cristian Rodriguez.

«Disseram-me que além de ser um excelente jogador é também um grande tipo. Não tinha oportunidade no F.C. Porto porque a concorrência era muito grande, mas estão convencidos que pode ser uma mais-valia para o nosso jogo», afirma o uruguaio de 30 anos.

O médio, que chegou ao clube no início deste temporada, acredita que a chegada de novos jogadores é sempre positiva e que Castro vai ser bem recebido pelo grupo.

«A chegada de novos jogadores é sempre positivo pois trazem ar fresco e nova energia para o grupo. No entanto temos consciência que qualquer jogador que chegue do mercado de Inverno não vai salvar um clube, nem no Sporting nem em qualquer equipa. Vamos abrir o barco ao André Castro para que se junte ao grupo».

O Sporting Gijón ocupa neste momento o 13º lugar da liga espanhola com 13 pontos, Eguren acredita que o grupo tem sido traído pela ansiedade. No entanto espera que a equipa consiga mudar este cenário já no próximo jogo contra o Hércules. 

«Estamos muito ansiosos por mostrar trabalho ao clube, os adeptos e o treinador. Esse sentimento não nos deixa mostrar quem realmente somos. A equipa não brilhar durante os noventa minutos do jogo, mas se nos deixarmos controlar pela ansiedade, no vamos conseguir ganhar nenhum jogo», remata.



in "maisfutebol.iol.pt"

Polémica transferência de Jardel não é caso único

Mais uma contratação feita por um clube a outro antes de se defrontarem


Benfica e Olhanense já negociavam Jardel há duas semanas, mas foi anteontem, no dia do jogo da Taça de Portugal entre as duas equipas, que se soube que o central brasileiro ia trocar o clube de Olhão pelo da Luz. O jogador não defrontou a futura equipa...

A regulamentação da Liga de Clubes e da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) é omissa no que diz respeito a casos de jogadores que assinem por clubes que a sua anterior equipa se prepara para defrontar. No regulamento disciplinar das duas instituições (artigo 53.º, no caso da Liga; artigo 49.º, no caso da FPF), é apenas mencionada a possibilidade de um clube ser castigado se se verificar que apresentou uma equipa "notoriamente inferior ao habitual". Como aqui se trata de um só jogador, essa questão não se coloca. Caso contrário poder-se-ia estar perante um cenário de descida de divisão (se o jogo fosse da Liga) ou de eliminação (se o jogo fosse da Taça de Portugal ou da Taça da Liga).

Jardel não jogou pelo Olhanense anteontem porque o clube algarvio, em conjunto com o Benfica e com a empresa brasileira que detém o passe do atleta (Traffic), resolveu protegê-lo de uma eventual má exibição, que pudesse levantar suspeitas. "Entendemos que seria melhor que o jogador não jogasse com o Benfica para não comprometer todas as partes", afirmou, ontem, o presidente do Olhanense, Isidoro Sousa, acrescentando que as negociações entre os clubes decorriam há 15 dias: "Há cerca de duas semanas, o Benfica falou connosco no sentido de nada fazermos sem uma última palavra deles".

O negócio rendeu 75 mil euros ao Olhanense, mas foi levado a cabo pela Traffic, que vendeu metade do passe do central ao Benfica, por um valor bastante inferior a um milhão de euros (se essa quantia tivesse sido atingida, o clube algarvio teria direito a 200 mil euros). No contrato, ficou ainda incluída uma cláusula que permite ao Olhanense encaixar 10% de uma futura transferência, num tecto máximo de dois milhões.

Uma questão de "timing"

Após a partida de anteontem, Isidoro Sousa afirmou que Jardel ainda jogará pelo Olhanense na partida de amanhã em Guimarães, o que colide com a justificação dada inicialmente para a ausência no jogo da Luz, a de que o jogador tinha ficado de fora para não arriscar sofrer qualquer tipo de lesão.

in "jn.pt"

Polémicas estéreis



Seria muito fácil insinuar que há algo de estranho na oficialização da contratação de Jardel pelo Benfica no dia em que os encarnados recebem na Luz o Olhanense para a Taça de Portugal. Pegava-se nisso, na obsessão com que alegadamente Jorge Jesus encara a eventual presença no Jamor, nos 5-0 encaixados pelo Olhanense, e com uma mão-cheia de meias-palavras acabava por dizer-se sem ter de se afirmar que a coisa tinha todo o ar de gato escondido com o rabo de fora. A verdade é que Janeiro só tem 31 dias e, por sinal, o Benfica até joga com Olhanense duas vezes este mês pelo que seria muito complicado encontrar um dia bom para negociar a transferência do central para a Luz sem a tornar polémica. Mais, digamos, discutíveis são os critérios que levam à escolha de Elmano Santos para apitar o Académica-Benfica. Depois das críticas de que o árbitro foi alvo por parte de inúmeros elementos ligados aos encarnados na sequência do FC Porto-Setúbal, não se percebe muito bem de que forma tal nomeação o protege a ele ou ao jogo.


Jorge Maia in "ojogo.pt"

Mais dez por cento de Rúben Micael a caminho

O FC Porto deverá formalizar brevemente a compra de mais dez por cento do passe de Rúben Micael ao Nacional. Essa foi, pelo menos, uma das alíneas acertadas com os madeirenses em Janeiro do ano passado, quando o médio se transferiu para o Dragão. Na altura, os portistas pagaram três milhões de euros por 60 por cento do passe, comprometendo-se a adquirir mais duas parcelas (de 10 por cento cada) mediante um determinado número de jogos pré-definido. A primeira dessas parcelas já foi comprada e, segundo as contas, faltavam apenas 45 minutos para concretizar a compra da última fatia de 10 por cento. Dessa forma, considerando que Rúben Micael jogou até ao intervalo contra o Pinhalnovense, deverá ser desta que FC Porto e Nacional fornalizam a última etapa do acordo, permitindo aos portistas passar a deter 80 por cento do passe do médio. O Nacional, no acordo celebrado no ano passado, quiseram conservar sempre 20 por cento dos direitos sobre o jogador, na esperança de um futuro negócio.
80

Percentagem do passe de Rúben que o FC Porto passará a deter, depois de ter adquirido 60 há um ano por 3 milhões.

in "ojogo.pt"

Juventus volta a cobiçar Rolando

Rolando voltou ontem a ver o seu nome associado à Juventus, que, segundo a Imprensa italiana, estaria tentada a avançar com uma proposta se falhasse a contratação do alvo preferido, o italiano Andrea Barzagli, do Wolfsburgo. Ainda segundo as mesmas notícias, Rolando, que tem contrato com o FC Porto até 2014, poderia custar dez milhões de euros, isto apesar de, como se sabe, o central ter uma cláusula de 30 milhões de euros...

Esta é a segunda vez que o internacional português surge na agenda da Juventus, mas, segundo apurou O JOGO, não houve qualquer abordagem dos italianos nesse sentido. Mesmo que houvesse, a resposta do FC Porto seria rápida e curta: não. Rolando é um dos elementos nucleares da defesa portista, surgindo mesmo como um dos jogadores mais utilizados por André Villas-Boas, e entra no tal grupo de jogadores fulcrais de que os portistas não prescindem em Janeiro.

Segundo informações que circulavam ontem em Itália, na contextualização do interesse da Juventus, Rolando era apontado como alvo de outros clubes europeus. Até hoje, e ainda que nunca tenha sido publicamente confirmada, a única sondagem tida como mais concreta terá sido feita em tempos pelo Manchester United.
Rolando aguentou bem o impacto da saída de Bruno Alves, formando parcerias de sucesso com Maicon e Otamendi, conforme se percebe pelo rendimento defensivo dos portistas. Além do desempenho consistente na defesa, o internacional português já marcou dois golos esta época: um na Supertaça, com o Benfica, e outro na Liga Europa, ao Rapid Viena.

25
Jogos de Rolando esta época: 15 no campeonato, 1 na Supertaça, 2 no play-off de acesso à Liga Europa, 4 na fase de grupos da Liga Europa, 2 na Taça de Portugal e 1 na Taça da Liga. O central ficou uma vez no banco e, sempre que jogou, nunca foi substituído, acumulando por isso um total de 2250 minutos de rodagem. Marcou 2 golos: um na Supertaça e outro na Liga Europa.

3
Cartões amarelos vistos por Rolando nos 25 jogos que já disputou esta época: um no campeonato, outro na Taça e outro ainda na Liga Europa, números que traduzem a realidade de ser apontado como um defesa... disciplinado.

in "ojogo.pt"

El Tigre pronto a atacar

COLOMBIANO VOLTA AO SEU HABITAT NATURAL


Confirmou-se o prognóstico traçado por Villas-Boas há um par de semanas: Falcão vai mesmo regressar às opções frente à Naval, depois de quase um mês de inatividade, devido a lesão.
O primeiro sinal nesse sentido foi dado no treino de ontem, que marcou o regresso do internacional colombiano aos trabalhos sem limitações. A evoluir a meio gás desde o último compromisso do ano de 2010, frente ao Paços de Ferreira, El Tigre está agora pronto a atacar e logo no seu habitat natural
in "record.pt"

Quem tem Hulk, tem tudo

O exercício é subjectivo, porque nada garante que com outro em campo o FC Porto não teria conseguido o mesmo número de vitórias ou o mesmo número de golos, mas ainda assim ficam as perguntas: o que faria ou o que valeria o líder sem Hulk? Valeria provavelmente menos; estaria provavelmente uns lugares abaixo na classificação da Liga; provavelmente o primeiro lugar na fase de grupos da Liga Europa não seria possível.

Com o Pinhalnovense o avançado brasileiro voltou a ser decisivo ao marcar os dois únicos golos da partida, elevando para 22 o número de vezes que esta temporada abanou as redes. O JOGO fez a contabilidade dos golos marcados por Hulk e das assistências para golo desde o regresso aos relvados após o longo castigo que cumpriu e chegou a uma conclusão: o Incrível foi decisivo em 14 jogos, três na época passada (esteve nos últimos nove jogos da época) e 11 esta temporada. Para chegar a esta conclusão, O JOGO subtraiu os golos e as assistências para golo de Hulk para ver que tipo de resultado teria sido conseguido. Anteontem, por exemplo, a equipa de Villas-Boas teria ido a prolongamento com o Pinhalnovense. Outro exemplo: no jogo com o Paços de Ferreira, da 14ª jornada, sem Hulk em campo o FC Porto teria empatado em vez de ter ganho por 3-0. Isto porque Hulk marcou um golo e fez as duas assistências para os outros dois.

Mais detalhado ainda: na parte final da época passada o FC Porto não teria conseguido duas vitórias no campeonato, mas sim dois empates. Ou seja, menos quatro pontos (não daria para alterar o terceiro lugar alcançado). Sem uma assistência para golo, a final da Taça de Portugal também poderia ter tido outro desfecho. Sem Hulk, esta temporada o FC Porto teria menos nove vitórias em termos totais e menos dois empates. No campeonato a equipa teria menos 13 pontos, ou seja, estaria com os mesmos pontos do Sporting, no terceiro lugar da Liga. Na fase de acesso à Liga Europa o FC Porto teria menos uma vitória e na fase de grupos teria menos duas vitórias. Como já se disse, na Taça de Portugal teria de ter disputado o prolongamento com o Pinhalnovense.

Época 2009/10
Jogos Golos Assistências
9 3 6

Época 2010/11
Jogos Golos Assistências
27 22 10


Adeptos do Barça «votam» Hulk

Os golos de Hulk vão correndo mundo e um dia depois de somar mais dois à sua conta pessoal, Hulk voltou a receber rasgados elogios dos adeptos... do Barcelona. 


Num programa de máxima audiência em que a Rádio Catalunya abre o debate sobre os avançados do futuro para o «Barça», a audiência escolheu esmagadoramente o perfil «espectacular e explosivo» do atacante do FC Porto, cuja cotação dispara ainda mais depressa que os mísseis que coloca com a cadência de atirador especial. 


in "abola.pt"

Hulk nas nuvens
NÚMEROS QUE NÃO APANHAM JESUALDO DE SURPRESA...


O jogo com o Pinhalnovense estava encravado, mas Hulk limitou-se a repetir uma graça já tantas vezes exibida nesta temporada: pegou na bola e resolveu sozinho. Foi o oitavo jogo em que a ação do brasileiro se revelou decisiva para o resultado, o que nos dá a imagem de um Hulk influente como nunca e que tem carregado o dragão de Villas-Boas às costas.
Surpreendente? Não para Jesualdo Ferreira, o homem que lidou com este diamante em bruto nas suas duas primeiras épocas em Portugal. A partir de Atenas, o professor puxa dos galões. “Eu devo ser das pessoas menos surpreendidas. Basta que recordem aquilo que eu fui dizendo ao longo dos tempos”, evoca, feliz pela continuidade que Villas-Boas tem dado ao processo.
in "record.pt"