domingo, 22 de agosto de 2010

Villas Boas tem o que queria; Jardim diz que é de outra liga

Os treinadores de F.C. Porto, André Villas-Boas, e Beira Mar, Leonardo Jardim, em declarações à Sport Tv, após a vitória dos dragões, na segunda jornada da liga:
[Sobre se a lesão de Ukra limitou a equipa nos minutos iniciais] «A partir do momento em que os jogadores se encontraram nas alterações que fizemos, assentámos o jogo e mostrámos a nossa qualidade. Agora, naquela fase, devido ao nosso défice de alas, foi difícil. Depois abordámos os problemas, fizemos as adaptações necessárias e terminámos com uma boa exibição.»

[acerca da estreia como treinador, no Dragão] «É o regresso a casa, sentar-me num banco que para mim significa muito. Queríamos a liderança o mais cedo possível. Se gostei da jornada? É muito cedo, obviamente, que esta ronda trouxe resultados negativos a dois concorrentes nossos, mas mais importante era nós vencermos. Até à paragem para as selecções não queremos parar.

[sobre se o F.C. Porto ainda se pretende reforçar] «Até 31 de Agosto tudo pode acontecer. Fucile e Meireles? Nada de novo, os plantéis só não são certos porque há cláusulas que podem ser batidas.»

F.C. Porto-Beira Mar, 3-0 (crónica)

Ponto prévio: não é possível construir boas equipas em cima de maus resultados. Ora partindo dessa premissa, que é aliás uma excelente premissa, o F.C. Porto vai somando bons resultados que garantem a tranquilidade para construir uma grande equipa. Nem tudo é perfeito, longe disso. Mas a equipa vence.

Para já soma quatro triunfos consecutivos, percorreu até todos os jogos oficiais ao sabor da vitória, marcou uma média superior a dois golos por jogo e, mais importante, ainda não sofreu nenhum. O que é um feito quase, quase épico. Sobretudo quando continua a acumular falhas na marcação e na ocupação dos espaços.

Mas ganha. Este domingo venceu um Beira Mar que é bem mais complicado do que parece e garantiu o melhor início de época dos últimos quatro anos. Ora o estímulo das vitórias é fundamental. É sempre, dir-se-á: verdade. Neste F.C. Porto ainda em reconstrução, porém, é sem dúvida mais fundamental.

Contra o infortúnio, jogar, jogar

Só a tranquilidade dos bons resultados permitiu ao Dragão, por exemplo, aguentar os últimos minutos da primeira parte de grande atrevimento do Beira Mar. Segurar o apoio à equipa, ficar ao lado dos jogadores até surgir o segundo golo e partir para uma etapa complementar de total domínio do jogo e de futebol agradável.

Só a tranquilidade dos bons resultados permite também dobrar os infortúnios que atingem a equipa sem aparente quebra de rendimento. O F.C. Porto, recorde-se, chegou a este jogo só com dois extremos e ao segundo minuto de jogo ficou apenas com um: Ukra fracturou o maxilar e teve de ser logo substituído.

Já sem Hulk, Rodriguez, James e Mariano, o treinador foi obrigado a adaptar Belluschi à direita. O que não é a mesma coisa. Nem mais ou menos: o argentino não tem características de extremo e sobretudo não é capaz de surgir em zonas de finalização. O F.C. Porto ficou ligeiramente coxo, mas não baixou a intensidade.

Dinâmica para cima do adversário

Com menos capacidade de explorar as alas, a equipa apostou num futebol mais directo. Durante muito tempo foi complicado, sobretudo porque do outro lado surgiu um adversário com uma ocupação de espaços perfeitos. Atenção a Leonardo Jardim, já agora. Por alguma razão mereceu o elogio rasgado de Villas-Boas.

O madeirense não tem uma grande equipa, mas sabe trabalhá-la. Nota-se aliás que é organizada, bem posicionada e solidária. Só lhe falta um pingo de talento. Ora a partir dessa organização, durante largos minutos complicou a vida ao dragão. Só um livre nascido de uma falta que parece não existir, aliás, a derrubou.

O livre de Belluschi é perfeito, o momento é muito pertinente e o efeito é esmagador: na segunda parte o Beira Mar caiu aos trambolhões. O que também fez subir ao relvado o melhor F.C. Porto. Sobretudo quando Villas Boas voltou a mudar a equipa para um 4x2x3x1 com Belluschi, Micael e Moutinho no apoio a Falcao.

A equipa cresceu na directa proporção em que o Beira Mar caiu. Criou uma série de ocasiões de golo e construiu um resultado robusto, que traz tranquilidade para continuar a crescer: na defesa, por exemplo, que não pode posicionar-se mal e deixar Wilson Eduardo isolar-se como fez num livre frontal...

in "maisfutebol.iol.pt"

Belluschi: «As coisas estão a sair-me como quero»

Belluschi, autor do segundo golo do F.C. Porto frente ao Beira-Mar (3-0), na segunda jornada da Liga, em declarações à SportTV:

«As coisas estão a sair-me como quero ao contrário do ano passado. Estou com muita vontade e tudo está a correr bem a nível pessoal e também a nível da equipa, que é o mais importante.»

[Esperava um arranque tão forte do F.C. Porto] «Esperávamos, trabalhámos muitíssimo para que isso acontecesse. Estamos a fazer o que queríamos e a melhorar a cada jogo. Em todos os jogos cometemos erros, que temos de corrigir para o jogo seguinte.»

[Sobre o golo de livre directo] «Tento sempre marcar. Estes golos são sempre lindos. É sempre bom para os jogadores e para que a equipa ganhe.»

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-Beira Mar, 3-0 (destaques)

Belluschi

Saudável dor de cabeça para André Villas-Boas, prova irrefutável da estabilidade como condimento essencial para o crescimento desportivo de um jogador. Fernando Belluschi atravessou o incontornável período de adaptação e mostra agora a sua verdadeira face, um talento com capacidade para criar desequilíbrios em andamento ou com a bola parada a seus pés. Com a saída precoce de Ukra, reinventou-se como extremo e não defraudou expectativas. Reforça a sua importância na manobra da equipa e reclama direito a cobrar livres, com uma curva exemplar. Rui Rego voou para nada, após falta conquistada pelo próprio argentino, vendo a bola entrar perto do ângulo da baliza do Beira Mar. Na segunda parte, encantou adeptos com pormenores geniais. Promete.

Ruben Micael

Fernando Belluschi brilha, João Moutinho pegou de estaca, Souza apresenta-se com pormenores interessantes, Guarín atrasa-se devido a lesão. No meio desta panóplia de soluções, com Raul Meireles como ponto de interrogação, surge Ruben Micael. Contratado em Janeiro para se fixar no onze, teve um problema físico no arranque desta época e perdeu a corrida. Partindo do banco, já atrás de Souza, entrou cheio de garra e isolou Falcao para o terceiro golo. Festejou efusivamente, por conta própria, reivindicando uma vitória pessoal. À atenção de Villas-Boas.

Falcao

No futebol actual, distinguem-se dois tipos de pontas-de-lança, já de si espécie rara e complexa: os que ficam à espera da sorte e aqueles que a procuram. Radamel Falcao inclina-se para a segunda hipótese. Quando vê a bola longe do seu domínio, abandona a posição e cai nos flancos para mostrar-lhe o caminho. O F.C. Porto demorou a entrar no jogo, mas Falcao desatou o nó sem grandes ajudas, surgindo no coração da área para desviar o cruzamento do compatriota Alvaro Pereira. Fundamental, uma vez mais, embora tenta falhado dois golos feitos na etapa complementar. Marcou à terceira, nesse período, após desmarcação de Ruben Micael.

Alvaro Pereira

Com contrato renovado e consequentes melhorias salariais, Alvaro Pereira apresenta-se na época 2010/11 com importância reforçada no balneário do F.C. Porto. No relvado, continua igual a si mesmo, porventura mais ofensivo face à ausência de Fucile no lado oposto. Excelente cruzamento, abrindo caminho para o primeiro golo dos dragões. Não sentiu dificuldades para fechar o seu flanco e teve pulmão para subir durante todo o encontro, sem arriscar em demasia. Bom arranque de época.

Fucile

Entrou em campo ao minuto 75, depois de ouvir o seu nome entoado pelos adeptos do F.C. Porto. O público presente no Dragão anseia pela continuidade do lateral direito, depois de um Mundial que aumentou o interesse de outros emblemas. Contudo, as quantias não satisfazem os responsáveis portistas e Villas-Boas ganha mais uma opção de peso para o flanco defensivo

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: Ukra com fractura de osso do rosto

Más notícias para o jovem Ukra: o extremo lesionou-se logo no segundo minuto de jogo, frente ao Beira Mar, num choque com um adversário. Teve de ser retirado do campo de maca, foi transportado a um hospital e confirmou as piores expectativas.

Segundo informação do departamento de comunicação do F.C. Porto, Ukra tem uma fractura, com afundamento, da arcádia zigmática. Trata-se de um osso no maxilar, que não só fracturou, como teve afundamento dentro do rosto.

Ora nesse sentido, Ukra vai ser baixa no plantel de Villas Boas, que perde mais um extremo. Recorde-se que o treinador já não conta, nesta altura, com Hulk, James, Rodriguez e Mariano. Os dois primeiros devem voltar para a próxima jornada.

in "maisfutebol.iol.pt"

Links para o FC Porto - Beira Mar

Link 1

Link 2

Link 3

Villas-Boas estreia fórmula em casa


  

Três vitórias depois, o FC Porto começa hoje, oficialmente, a época no Dragão. Fazê-lo com a tranquilidade desse arranque vitorioso não é um detalhe irrelevante, porque apesar do apoio que sempre se espera em casa, a verdade é que, se as coisas não tivessem corrido tão bem , se poderia gerar alguma impaciência nas bancadas. Sem Hulk para agitar o ataque, Villas-Boas deverá manter a fórmula usada na Bélgica, ainda que lá tenha também percebido que há candidatos fortes que começam a apelar à rotatividade no onze - Souza ou Rúben Micael, por exemplo. É provável que essa gestão fique adiada até quinta-feira, quando o FC Porto receber o Genk para carimbar o acesso à fase de grupos da Liga Europa. Para já, os protagonistas devem ser os mesmos, ainda que com avisos redobrados para rever alguns detalhes no acerto dos passes e na concentração defensiva. O Beira-Mar, que empatou o primeiro jogo, já avisou que não estacionará o autocarro no relvado do Dragão, apesar de Leonardo Jardim ter cinco reforços à espera de certificado. Sobram-lhe 18 jogadores para evitar que o FC Porto garanta o melhor arranque dos últimos quatro anos.

FC Porto - Beira-Mar

20h15 sport TV1

Estádio do Dragão

Árbitro João Capela [AF Lisboa]
Assistentes Ricardo Santos e Tiago Rocha

Fucile volta, Meireles não

As convocatórias de André Villas-Boas continuam a ser as únicas pistas para tentar ler as entrelinhas do mercado e, nesse contexto, a escolha feita ontem continua a alimentar a ideia de que Raul Meireles estará de saída - afinal, esta já é a terceira convocatória consecutiva que o médio falha, isto depois de ter sido utilizado uns minutos na Supertaça.
 
Em sentido inverso, pelo menos aparentemente, estará Fucile. Pela primeira vez, o lateral uruguaio entrou nas opções de Villas-Boas, ainda que, aqui, tenha havido uma lesão pelo meio a justificar, em parte, as ausências.

Fucile voltou aos convocados e, assim, baralha a convicção de que também ele estaria de saída. Em todo o caso, Sapunaru deverá manter-se firme no lado direito da defesa, acabando por sobrar danos colaterais para Miguel Lopes, excluído da lista.

Igualmente fora, mas por razões diferentes, ficou Hulk. O brasileiro foi ao Brasil para assistir ao funeral de uma sobrinha e, tal como estava previsto, não voltou a tempo de integrar as escolhas do treinador portista, que manteve os restantes nomes que já tinha levado para o jogo na Bélgica. Guarín e Cristian Rodríguez continuam lesionados, assim como Mariano; Emídio Rafael foi outra vez excluído e James explica-se aqui ao lado.

in "ojogo.pt"

AVB: "Jesus? Num monólogo é fácil passar mensagens"

Apesar das três vitórias consecutivas e sem golos sofridos, André Villas-Boas alertou para a necessidade de consolidar os processos de jogo e evitar erros defensivos. Pelo meio, alfinetou as certezas de Jorge Jesus, que, como se sabe, não costuma antecipar os jogos em conferências de Imprensa, fazendo-o só à Benfica TV. No diálogo de ontem com os jornalistas, Villas-Boas não deixou escapar a oportunidade para lembrar que, no rival, só há... monólogos.

Jorge Jesus afirmou que o Benfica será campeão. De que forma recebeu esta declaração?

A que jornalistas é que o Jesus disse isso? Em que conferência de Imprensa? Não estou aqui para criticar o modo de estar dos outros, mas a verdade é que as conferências de Imprensa desse clube são monólogos e as mensagens fáceis de passar, porque o seu treinador nunca é confrontado com perguntas. Nesse monólogo, Jorge Jesus disse que queria ser campeão. Nós também queremos ser campeões, o Sporting também e penso que o Braga tem o mesmo sentimento. Os resultados da primeira jornada não querem dizer nada e, aqui, partilho do raciocínio de Jorge Jesus, porque, no ano passado, todas as equipas empataram no primeiro jogo e depois consolidaram processos e entraram num rumo de vitórias que levaram até ao fim, sendo que o Benfica e o Braga conseguiram estendê-la até à última jornada. O que importa é a regularidade e, nesse sentido, este arranque fraco do Benfica e do Sporting não os atrasará significativamente na luta pelo título, estando nós numa fase tão prematura do campeonato.

Pinto da Costa pareceu não valorizar muito a vitória na Supertaça ao dizer que venceu uma taça a uma equipa de caceteiros…

Obviamente que foi uma vitória importante, num jogo em que estava em disputa um troféu. A partida foi como foi e penso que o presidente, nessa declaração, se refere aos lances duvidosos e de agressividade que todos puderam observar, assim como à quantidade de cartões vermelhos que deviam ter sido mostrados. É a isso que ele se refere e não pretende retirar mérito ao troféu conquistado. Para nós, esse triunfo já passou há algum tempo e não nos interessa apenas essa vitória. Também queremos vencer esta semana, chegar à fase de grupos da Liga Europa e conquistar um percurso regular sempre com a vitória no pensamento.

O FC Porto ainda não sofreu golos e já leva três vitórias. Tem sido difícil gerir um eventual excesso de confiança da equipa?

Não, porque também temos sido submetidos a pressão relativamente a algumas falhas de organização. A correcção desses defeitos chegará, como já disse, através da consolidação de processos decorrente dos treinos e dos jogos. O importante é que a equipa conceda cada vez menos oportunidades de golo aos adversários e continue a criar oportunidades suficientes para vencer os jogos. Esse é o nosso compromisso. Não há excesso de confiança absolutamente nenhum. Na pré-época também tivemos três vitórias consecutivas e um bom período de assimilação de princípios, que foi rapidamente colocado em causa por duas derrotas em Paris. Portanto, aqui não existe um clima de euforia. Há apenas um FC Porto com o compromisso de ganhar regularmente, e é dentro desse espírito que queremos abordar os próximos jogos, de forma a agarrar o primeiro lugar o mais rapidamente possível.

Tem falado constantemente da necessidade de consolidar processos de jogo e eliminar o erro. Para quando uma equipa à sua imagem?

Essa pergunta é injusta. Não podemos estar todas as conferência de Imprensa sob o fantasma dessa pergunta. O que me parece é que quando o FC Porto vence, esses triunfos são justificados com a dinâmica de vitória ou por culpa dos processos antigos que estão instituídos; quando não vencemos, são os novos processos que não estão assimilados ou as novas bolas paradas que não funcionam. Parece-me que há uma discrepância radical na análise deste novo FC Porto. O FC Porto é sempre uma equipa em construção. Neste momento, tentamos encarar os jogos de outra forma, em termos de circulação e posse de bola, isto sem qualquer tipo de crítica relativamente ao que aconteceu no passado. São processos que levam tempo, e em seis ou sete semanas não se consegue eliminar hábitos que perduraram muito tempo. Conseguimos mudar alguma coisa, aproveitar outras de positivo do passado, e criar um conjunto forte e com uma diversidade de princípios de jogo. É um FC Porto que está em mudança, mas não nos podemos esquecer que é um FC Porto tetracampeão e que, por isso, não vamos cortar a direito com o passado.

Que análise faz ao comportamento da equipa neste arranque?

O FC Porto tem zero golos sofridos em três jogos oficiais, mas também é verdade que se deixou expor em alguns lances. Por isso, há que consolidar o processo defensivo para não deixarmos os adversários criar tantas oportunidades. Precisamos construir um bloco mais compacto e equilibrado.

"Estamos recuperados e na máxima força"

O FC Porto jogou na quinta-feira. Sente que a equipa está preparada para o jogo com o Beira-Mar?

Este curto espaço de tempo entre os dois jogos foi utilizado para recuperar os jogadores, até porque não dá para fazer outro tipo de trabalho. Sendo assim, aproveitamos a competição para continuar a assimilar princípios de jogo, uma vez que a mensagem não andará muito distante daquela que tem vindo a ser demonstrada. Nestes dois dias de treino recuperámos fisicamente e a consolidação de processos virá com a repetição de jogos. Encaramos este jogo com a consciência de que estamos recuperados e na máxima força.

Houve tempo para estudar o Beira-Mar e transmitir isso aos jogadores?

Sim. Estivemos reunidos hoje [ontem] de manhã e teremos mais reuniões amanhã [hoje]. Vamos seguir o mesmo plano de sempre. Observámos os vídeos do Beira-Mar, analisámos os nossos comportamentos relativamente ao adversário e ainda estudámos as questões relativas às bolas paradas.

Leonardo Jardim afirmou que não vai estacionar o autocarro à frente da baliza. Acredita num Beira-Mar de peito aberto no Dragão?

Não sei. Depende da filosofia e interpretação estratégica de cada um. O Leonardo Jardim é uma das pessoas que aprecio no futebol; tive o privilégio de o defrontar duas vezes no ano passado, uma num jogo competitivo e outra num amigável. Tem o meu respeito. É um treinador muito organizado e não tenho dúvidas de que as suas palavras são sinceras. Acho que o futebol fica a ganhar com esse tipo de abordagem ao jogo. No ano passado, na experiência que tive na Académica, fazia o mesmo. Apesar disso, respeito todo o tipo de enquadramento que os treinadores defendam, porque cada um joga com as armas que tem. No entanto, se essa for a sua forma de abordar o jogo no Dragão, respeitamos e achamos que privilegia o espectáculo.

Ukra vai manter a titularidade com o Beira-Mar?

Ainda há decisões que vou ter de tomar. O Ukra fez um jogo extremamente positivo na Bélgica e está presentemente a ameaçar um lugar na equipa titular.


"Não é impossível aparecer alguém a bater a cláusula..."

O mercado voltou à conversa. Villas-Boas não se alongou, nem mesmo sobre Otamendi, central que já assumiu estar a caminho. "Não sei se o processo dele estará assim tão concluído como se escreveu. Enquanto não estiver, esse ou qualquer outro jogador, poderão ou não ter interesse." O treinador foi um pouco mais expansivo quando abordou possíveis saídas, nomeadamente de Meireles e Fucile. "A resposta de que 'tudo pode acontecer' é a mais sincera que posso dar. Os jogadores estão agarrados às cláusulas de rescisão e, nesse sentido, apesar de esta época ainda não ter havido loucuras de mercado, não é impossível que apareça alguém a bater com o valor da cláusula de rescisão de um jogador."


Hulk na selecção: "Já podia ter ido mais vezes"

Hulk voltou a ser chamado à selecção brasileira e André Villas-Boas não esconde ter ficado "satisfeito" com a notícia, sobretudo num momento complicado da vida pessoal do avançado. Pelo meio, recordou situações que, segundo o treinador portista, impediram o brasileiro de ter sido chamado mais vezes no passado. "É um motivo prestigioso e honroso para nós. Um jogador da importância extrema, como é o caso do Hulk, já merecia ter ido mais vezes à selecção. Não esteve presente no Mundial, se calhar porque não lhe permitiram, uma vez que foi castigado com um conjunto anormal de jogos. Isso penalizou-o. Agora, esta nova oportunidade é gratificante e de louvar, tendo em conta que se trata de um jogador lutador e de grande qualidade."

Hulk terá de juntar-se à selecção no dia 2 de Setembro, em Barcelona, para um estágio em que Mano Menezes, o novo seleccionador brasileiro, procura outras opções para o ataque ao grande objectivo: o Mundial'2014, que se disputa no Brasil. Sublinhe-se que este será um momento exclusivamente para treinar, uma vez que a CBF não encontrou nenhum adversário disponível para essas datas.

Na eventualidade de falhar a contratação de Kléber, continua à espera de receber mais um avançado?

Sim… Voltamos às questões do costume. Continuamos com um plantel em construção até ao dia 31 de Agosto e tudo pode ainda acontecer.

in "ojogo.pt"

Otamendi despediu-se do Velez: «Estou contente por ir para o F.C. Porto»

Este sábado foi dia de despedidas para Nicolas Otamendi. O central argentino não entrou em campo, na vitória (2-0) do Velez Sarsfield sobre o Argentino Juniores, mas esteve no estádio, despediu-se dos adeptos e acompanhou o jogo bem perto do relvado, a partir de um lugar ao lado do banco de suplentes.

No final da partida que vale a liderança à equipa, Otamendi reconheceu que é altura de partir para o F.C. Porto. «Ainda não assinei, mas já está tudo acertado», garantiu o central em declarações à imprensa local. «Estou muito contente por ir para o F.C. Porto e espero deixar o Velez Sarsfield com uma estrela mais.»

«Estou no clube desde os sete anos e gosto muito dele. Mas a Europa é uma grande vitrina e continuarei a ter muitas hipóteses na selecção argentina», adiantou Otamendi, que gostava de ter jogado para assinalar no campo a despedida, mas foi deixado de fora pelo treinador Ricardo Gareca precisamente por estar de saída.

O F.C. Porto, recorde-se, mantém uma delegação em Buenos Aires, a acertar os derradeiros pormenores da transferência. O clube azul e branco deverá anunciar a contratação nas próximas horas, para permitir a viagem do atleta para Portugal de forma a realizar os exames médicos e assinar contrato.

F. C. Porto tenta quarta vitória seguida

Superada a prova europeia, o F. C. Porto regressa à Liga para tentar, na recepção ao Beira-Mar, somar a quarta vitória noutros tantos jogos oficiais desta época. Os aveirenses sonham repetir o triunfo conseguido no Estádio do Dragão há seis anos.

André Villas-Boas faz hoje, domingo, diante do Beira-Mar, a estreia oficial como treinador do F. C. Porto no Dragão, depois de ter ganho os três jogos disputados desde o início da temporada longe de casa: ao Benfica, na Supertaça, em Aveiro (2-0); à Naval, na Figueira da Foz, na abertura da Liga (1-0); e ao Genk, na Bélgica, na primeira mão do play-off de acesso à Liga Europa (3-0).

Tal como aconteceu na passada quinta-feira, o treinador dos dragões não pode contar com Hulk, que continua no Brasil devido ao falecimento de um familiar, e deverá manter o onze que utilizou de início ante o Genk, com Ukra no lugar do internacional brasileiro no ataque.

De resto, Ukra e Varela voltam a ser as únicas soluções de raiz para as alas, uma vez que Rodríguez e Mariano estão lesionados, enquanto James não foi convocado. Só na terceira jornada da Liga, ante o Rio Ave, é que o jovem extremo colombiano estará disponível para jogar, pois o seu certificado internacional chegou a Portugal fora de tempo para o jogo deste sábado.

Na convocatória elaborada por Villas-Boas, destaca-se o regresso de Fucile, que ainda não tinha sido chamado para jogos oficiais na presente época, numa medida associada ao facto de o lateral uruguaio poder estar de saída do Dragão até ao fecho do mercado de transferências, a 31 de Agosto. Mesmo sem fazer parte do boletim clínico, Fucile ficou fora da lista enviada à UEFA para o play-off da Liga Europa, mas agora está de regresso às opções do técnico.

Pelo contrário, Raul Meireles volta a não fazer parte dos planos imediatos do treinador, mesmo que os sinais de uma eventual transferência para o estrangeiro continuem por confirmar. “Tudo pode acontecer. Os jogadores estão agarrados às clausulas de rescisão e não é impossível que alguém bata essas cláusulas”, afirmou André Villas-Boas, na antevisão que fez à partida com o Beira-Mar. Recorde-se que o médio jogou alguns minutos na Supertaça, somando mais um título ao palmarés, mas desde então desapareceu das convocatórias.

Beira-Mar só com 18 disponíveis

O Beira-Mar estará no Dragão com os 18 jogadores que estão à disposição do técnico Leonardo Jardim, tendo em conta a longa série de lesões e de reforços que ainda não foram inscritos, entre os quais o médio Sérgio Oliveira, que esta semana foi cedido pelo F. C. Porto ao clube aveirense. A equipa de Jardim tentará repetir a única vitória que conseguiu no novo estádio dos portistas (1-0, na temporada de 2004/05).

in "jn.pt"

«Há acordo por Otamendi e só falta mesmo assinar» - segundo o presidente do Velez

Está desbloqueada a contratação de Nico Otamendi pelo FC Porto. Foi isso que garantiu a Record o presidente do Vélez Sarsfield, Fernando Raffaini. “Foi um dia complicado, porque tivemos jogo [vitória por 2-0 sobre o Argentinos Jrs.] e também reuniões para a transferência do Otamendi. Neste momento já está tudo acertado”, afirmou ao final da noite.

“Há acordo e só falta mesmo assinar”, completou o dirigente, ainda no estádio onde o defesa se despediu dos adeptos, não tendo alinhado no triunfo que colocou o Vélez no 1.º lugar do campeonato.

Os dragões ainda não comunicaram o negócio à CMVM, mas Raffaini até adiantou os termos da operação. “Será por 8 milhões de euros”, apontou, ressalvando ainda uma percentagem do passe: “Nós ainda vamos ficar com 10 por cento. É uma forma de garantirmos algum encaixe no futuro.”

Otamendi, que no início da sua carreira chegou a ser suplente do agora sportinguista Marco Torsiglieri, deve viajar ainda hoje com destino ao Porto, onde é esperado amanhã para uma bateria de testes médicos e para a formalização do acordo. O internacional argentino fecha o leque de centrais à disposição de André Villas-Boas, juntando-se a Rolando, Maicon e Sereno. Substituir Bruno Alves era uma prioridade da SAD, que sondou o brasileiro Rafael Toloi, jovem do Goiás.

Aos 22 anos e com o estatuto que resulta da titularidade no Mundial, El Chupe apresenta-se como um fortíssimo candidato ao onze azul e branco, ele que fará disparar, confirmando-se os números envolvidos, os gastos no mercado de verão. Com a aquisição de Otamendi, a direção já terá gasto mais de 30 milhões de euros no reforço do plantel, oferecendo a Villas-Boas argumentos para recuperar o título nacional.

in "record.pt"

Fucile preso por pinças

Convocado... sem sair do mercado. Dragões querem uruguaio, mas dependem de Meireles.
Estreia absoluta de Fucile nos convocados de Villas Boas. O uruguaio ficou de fora da Supertaça Cândido de Oliveira, por se ter apresentado mais tarde devido à sua participação no Mundial da África do Sul, continuou afastado da equipa no jogo com a Naval, justificada com uma alegada lesão, e não seguiu viagem para Genk atendendo a que não foi inscrito na Liga Europa. Contrariamente a Raul Meireles...
Mas a sete dias úteis do fecho do mercado, de onde não foi retirado desde que se percebeu no Dragão que, na actual conjuntura e atendendo à retracção dos potenciais compradores, poderia constituir-se, a seguir a Bruno Alves, como a mais viável e valiosa jóia da coroa azul e branca a negociar, Fucile é pela primeira vez chamado por Villas Boas para um jogo oficial! Estranho, ou nem por isso.

in "abola.pt"

Antevisão por AVB

FC Porto procura aproveitar-se dos deslizes


  


Depois dos deslizes do Sporting de Braga (0-0) e Benfica (derrota por 2-1), o FC Porto procurará vencer, em casa, ante o Beira-Mar, para ganhar vantagem na tabela classificativa da I Liga.

Depois da vitória por 0-3, na Bélgica, frente ao Genk, na primeira mão do Play-off da Liga Europa, o FC Porto quererá continuar na senda de vitórias na I Liga, esta noite, frente ao Beira-Mar de Leonardo Jardim.

Em caso de vitória por parte dos Dragões, será a quarta consecutiva em jogos oficiais.

Hulk continua ausente da lista de convocados de André Villas-Boas, por ainda se encontrar no Brasil, e o internacional uruguaio é a novidade na chamada para enfrentar a turma de Aveiro.

FC Porto recebe este domingo, às 20h15, o Beira-Mar, no Estádio do Dragão, em jogo a contar para a segunda jornada da I Liga, com arbitragem do lisboeta João Capela.

in "desporto.sapo.pt"