terça-feira, 16 de abril de 2013

Chelsea e Everton também querem Moutinho


O interesse do Tottenham Hotpsur, de André Villas-Boas, em João Moutinho não é novo e reacendeu-se nas últimas semanas. No entanto, os spurs vão ter concorrência de peso na tentativa de contratar o internacional português do FC Porto.
©Catarina Morais
Segundo o Daily Express desta terça-feira, Chelsea e Everton também têm o médio na lista de alvos prediletos para 2013/2014, sendo que os blues, até em virtude da maior capacidade financeira, partem em vantagem para esta «luta» a três por Moutinho.
O próprio jogador, atualmente com 26 anos, encara a nova época como o momento ideal para dar o grande salto na carreira, sobretudo no plano internacional, sem esconder que Stamford Bridge é o mais atrativo dos destinos ingleses que se perfilam nesta altura.
Curioso é o facto de o Everton ser associado ao médio luso, uma vez que o nome de Vítor Pereira, treinador dos dragões, também já ter sido ligado aos toffies. 
O cenário não passa, por enquanto, do plano meramente especulativo, mas com o final de época a aproximar-se é provável que os rumores comecem a ganhar contornos reais. E quanto ao Vítor Pereira, é um dado quase adquirido que vai sair do Dragão. Assim como Moutinho...
in "zerozero.pt"

Tiago Rodrigues reforça o dragão


Tiago Rodrigues, jovem médio de 21 anos que se revelou esta época no V. Guimarães, já é jogador do FC Porto. O contrato foi ontem firmado e, como é natural nestas circunstâncias, dado a temporada estar ainda em curso - pese ambas as equipas já se terem defrontado -, a transferência não foi divulgada e muito menos confirmada. A única certeza é que os dragões se anteciparam a tudo e todos garantindo um jogador português de elevado potencial para a próxima campanha.

Um dia depois da dolorosa derrota na final da Taça da Liga, os azuis e brancos preferiram deitar mãos à obra com vista à reconstrução da sua equipa do que carpir as suas mágoas ou ficar à espera de um milagre que ainda possibilite a revalidação do título de campeão. A operação foi à escala nacional, mas a mostrar que o dragão está também focado no que é nacional e bom. Como é o caso de Tiago Rodrigues.


in "abola.pt"

RUI GOMES: "ESPÍRITO FC PORTO E VENCER O JOGO"


O FC Porto B recebe esta quarta-feira o Freamunde, numa partida que Rui Gomes antevê difícil perante um adversário experiente, motivado pela necessidade de somar pontos e fugir aos lugares de despromoção. O encontro referente à 36.ª jornada da Segunda Liga está agendado para as 18 horas, no Estádio de Pedroso. 

Um adversário difícil e motivado
O próximo jogo será muito semelhante ao anterior, ou seja, vamos jogar contra uma equipa que luta para não descer de divisão, que vem extremamente motivada porque tem consciência que precisa do jogo. O Freamunde é uma equipa que tem vindo a melhorar bastante ao longo do campeonato, que independentemente do último jogo não lhes ter corrido bem, têm subido de produção, portanto espero mais um jogo muito difícil, muito equilibrado. Há sempre a tendência de olhar para a classificação e pensar que uma equipa que está 20 ou 30 pontos atrás do FC Porto, provavelmente é uma equipa muito fraca, mas isso nesta divisão não acontece, os últimos desempenhos desta equipa demostram isso mesmo.

Responsabilidade, rigor, concentração e ambição máxima
Uma derrota como a que averbamos na última sexta-feira nunca nos pode deixar indiferentes, o que eu pretendo é que essa diferença vá no sentido de encararmos o próximo jogo com a máxima responsabilidade, rigor, concentração e ambição. Espero que a recepção ao Freamunde nos traga algo de positivo, porque os três pontos ninguém nos vai dar. Se percebermos o que fizemos de errado e creio que já o percebemos claramente, conseguiremos anular ao mínimo os erros que cometemos, no entanto, nem tudo foi mau, temos de recuperar o que fizemos de bom nesse jogo.

O espírito FC Porto para colmatar as ausências de Seri e Pedro Moreira
A ausência do Seri tem de ser acrescida à do Pedro Moreira, são dois jogadores do mesmo sector e numa equipa como a nossa, que não tem muitos jogadores, poderá fazer alguma diferença. Mas não tenho dúvidas que temos jogadores para substituir o Seri, que nem sempre jogou a titular, portanto espero que os jogadores que mereçam a nossa confiança entrem em campo com o espírito FC Porto e vençam o jogo.

A maturidade dos jogadores do Freamunde
Penso que o Freamunde nos vai dar a iniciativa de jogo, explorar as transições e os erros que possamos cometer, mas atenção que o Freamunde é uma equipa que também gosta de jogar. Portanto, quando tiver bola vai-nos criar problemas, tem jogadores de qualidade, muito experientes e “batidos” nesta divisão e que sabem exactamente aquilo que têm que fazer, é uma equipa que tem plena consciência do que faz dentro de campo. Também por isso, pelo nível de maturidade dos jogadores adversários, vai ser um jogo difícil.”

A capacidade para tornear um ciclo de quatro jogos em 15 dias
Esta série de jogos afecta todas as equipas que tenham de estar sujeitas a este ritmo competitivo, poderá prejudicar grupos com menos soluções e planteis mais curtos que eventualmente não lhes permitam fazer uma gestão melhor. É preciso não esquecer que jogámos sexta-feira, vamos jogar quarta e voltamos a competir no domingo, portanto, contando com o jogo do Arouca, temos um ciclo de quatro jogos num espaço de 15 dias, o que tem naturalmente de deixar as suas marcas. Além disso, esta semana tivemos uma mudança de temperatura brusca, os jogadores sentem-se mais cansados, é um tempo que predispõe mais à “moleza” e que obriga a que os tempos de recuperação sejam maiores. Espero que consigamos dar resposta, até porque muitos dos nossos jogadores já passaram pela nossa formação, são atletas de selecção e estão habituados a estes jogos a meio da semana e constantes, espero que esse não seja um problema maior para nós do que para o nosso adversário, temos capacidade para tornear essa adversidade.


in "fcp.pt"

RESULTADOS DA FORMAÇÃO


Conheça aqui os resultados das equipas de formação de andebol, basquetebol e hóquei em patins, na última semana.

ANDEBOL

Sábado
Campeonato Nacional 1.ª Divisão, 2.ª fase (Juvenis)
ABC – FC Porto Dragon Force, 25-28

Domingo
Campeonato Nacional 1.ª Divisão, 1.ª fase Norte (Juniores)
Boavista FC – FC Porto, 28-39

BASQUETEBOL

Quinta-Feira
Campeonato Nacional II Fase Zonal Norte (Sub20)
Dragon Force - Galitos, 92-64

Sábado
Campeonato Distrital 2.ª Divisão, 1.ª fase, grupo 2 (Sub18 B)
CB Viana – Dragon Force, 68-95

Campeonato Distrital 2.ª Divisão, 1.ª fase, grupo 2 (Sub18 B)
Lousada AC – Dragon Force, 47-54

Torneio Nacional, 2.ª fase Norte (Sub14 A)
AD Sanjoanense - Dragon Force, 46-52

Campeonato Nacional, 2.ª Divisão, 2.ª fase, grupo 6 (Sub14 C)
Dragon Force – FC Gaia, 44-49

Domingo
Campeonato Distrital, 2.ª Divisão, 1ª fase, Grupo 2 (Sub18 B)
Dragon Force – AD Sanjoanense, 90-61

Torneio Interassociações, 1.ª fase, série B (Sub16)
Sampaense - Dragon Force, 42-63

Campeonato Distrital, 2.ª Divisão, 2.ª fase, grupo 1 (Sub14 B)
Dragon Force – Guifões SC, 48-76

HÓQUEI EM PATINS

Sábado
Campeonato Nacional, zona Norte A (Juvenis)
Dragon Force – AD Penafiel, 12-1

Campeonato Nacional, zona Norte A (Infantis)
ADB Campo - Dragon Force, 5-1

Domingo
Campeonato Nacional Norte B (Juniores)
CH Carvalhos – FC Porto, 6-6

Campeonato Nacional Norte A (Iniciados)
HC Braga – Dragon Force, 5-1

Torneio Encerramento série A (Infantis B)
Gulpilhares – Dragon Force, 0-2

Pré-competição, série B (Escolares)
CH Carvalhos - Dragon Force, 5-4

in "fcp.pt"

Árbitros admitem boicotar o FC Porto-Benfica

Problema vai além do clássico. Bola Branca sabe que há vários árbitros que já pediram escusa ao Conselho de Arbitragem da Federação, com efeitos a partir de 9 de Maio.


Os árbitros estão a ponderar boicotar as últimas duas jornadas da Primeira e Segunda Ligas, caso o policiamento obrigatório não seja reposto nos estádios de todo o país nas próximas duas semanas. Na penúltima ronda do campeonato há um FC Porto-Benfica.
 
Bola Branca sabe que há vários árbitros que já pediram escusa ao Conselho de Arbitragem da Federação, com efeitos a partir de 9 de Maio, devido às jornadas que os juízes admitem ser as de maior risco. O clássico do Estádio do Dragão está previsto para o fim-de-semana de 11 e 12 de Maio.

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) anunciou a intenção de avançar para medidas extremas esta segunda-feira, em conferência de imprensa na qual marcaram presença José Gomes, presidente da entidade, assim como o árbitro lisboeta João Capela. A proposta de boicotar as últimas duas jornadas, que surgiu na sequência dos desacatos que suspenderam o encontro entre Vitória de Guimarães "B" e Sporting de Braga "B", em Fevereiro, continua de pé.

"Todas as acções que possamos vir a tomar para que consigamos que haja segurança para todos, os árbitros estão dispostos a fazê-lo. Não é o caminho que queremos, nem tão pouco, se calhar, o idealizamos. No entanto, as coisas têm 'timings'e o final do campeonato está à porta. É bem tempo de haver uma resposta para esta situação", explicou José Gomes.

O decreto-lei que obriga ao policiamento no interior dos recintos desportivos, que tem de ser pago pelos clubes, foi aprovado há 11 dias em conselho de ministros. Depois de o documento chegar à Presidência da República, Cavaco Silva tem 40 dias para se pronunciar sobre o decreto, isto é, promulgar ou chumbar.
in "rr.pt"

Tottenham ´aperta` com Moutinho


Futuro de João Moutinho amplamente em aberto, médio com arco íris de soluções pela frente numa altura em que o período de transferências para a nova época começa a ganhar forma. Fala-se do interesse de PSG, Mónaco e Manchester City, mas a pista mais interessante será, nesta altura, o Tottenham.

A generalidade da imprensa inglesa fazia ontem referência a novas movimentações do clube treinado por André Villas Boas no sentido de contratar João Moutinho para a temporada 2013/14, novamente com base numa oferta a rondar os 23 milhões de euros. 

O médio será dos jogadores com mais mercado a nível internacional ao lado de James, Jackson e Mangala, e o mercado de verão vai agitar-se perante a possibilidade de saída do FC Porto.

João Moutinho é representado por Jorge Mendes e esse recente agenciamento abre-lhe a porta de diversos clubes.


in "avola.pt"

«FC Porto está na iminência de não ganhar absolutamente nada» - António Sousa


Antigo jogador do FC Porto, António Sousa, acredita que Vítor Pereira tem os dias contados no comando técnico dos dragões.

«O FC Porto é uma equipa que tem de ganhar sempre qualquer coisa e está na iminência de não ganhar absolutamente nada. As pessoas põem, neste momento, algumas interrogações sobre a qualidade de jogo da própria equipa, os resultados também não ajudam e há, como é óbvio, alguma contestação em relação a Vítor Pereira. Caso ele não consiga ganhar o campeonato a porta estará aberta à sua saída. O espaço está muito próximo de estar encerrado», aventou, o treinador em entrevista ao programa Bola Branca da Rádio Renascença.

No início da época os bicampãoes nacionais derrotaram a Académica por 1-0 e conquistaram a Supertaça Cândido de Oliveira. 

in "abola.pt"

Maniche: «No FC Porto aprende-se a ser homem»

VÍTOR PEREIRA É "BOM TREINADOR, MAS..."


Maniche recorda os anos em que foi jogador do FC Porto, entre 2002 e 2004, como aqueles em que viveu os maiores êxitos. Em entrevista à Rádio Renascença esta terça-feira, o antigo internacional português não poupou elogios aos azuis e brancos.

"Senti logo que era um clube diferente, muito organizado e disciplinado. Aprende-se a ser homem e jogador. Sinto-me previligiado por ter sido jogador do FC Porto, clube onde me senti muito especial e onde contribui para grandes sucessos".

Com os dragões ainda na luta pelo título com o Benfica - FC Porto está em 2.º lugar a 4 pontos da liderança -, Maniche sublinha que os erros que a equipa de Vítor Pereira cometeu ao longo da época podem ser decisivos para "entregar" o título às águias.

"Naquele clube há uma cultura de exigência muito grande. Vítor Pereira é bom treinador, mas está numa estrutura que não fica contente por vencer apenas por 1-0. Uma estrutura que procura sempre o sucesso, e a verdade é que a equipa vacilou e não teve o carácter necessário, em algumas partidas".

in "record.pt"

Otamendi em risco de suspensão

AMARELO PROIBIDO


Nico Otamendi, que deverá regressar ao onze na deslocação a Moreira de Cónegos, é o único jogador do FC Porto que se encontra em perigo de exclusão.

O central argentino, de 25 anos, vai ocupar o lugar de Abdoulaye, que foi expulso na final da Taça da Liga.

in "record.pt"

Iturbe utilizado no empate do River

NA ÚLTIMA MEIA HORA


Juan Iturbe continua sem agarrar a titularidade no River Plate e neste fim de semana voltou a sair do banco de suplentes.

O extremo, de 19 anos, emprestado pelo FC Porto, entrou na última hora do jogo frente ao Arsenal de Sarandí e não desbloqueou o empate (1-1).

in "record.pt"

Jackson aponta a Moreira de Cónegos

Colombiano treinou sem limitações e está apto para o próximo jogo dos dragões, com o Moreirense


Jackson Martínez foi a principal novidade no treino desta manhã do FC Porto. O colombiano, que saiu a coxear da final da Taça da Liga e que ontem treinou à margem do restante plantel, está recuperado e treinou sem limitações no relvado do Olival.

Para além do plantel habitual - com exceção de Maicon, que continua lesionado -, Vítor Pereira contou ainda com os jovens João Costa (guarda-redes sub-17), Seri (médio da equipa B) e Sebá (avançado da equipa B).

O FC Porto joga este sábado com o Moreirense, em Moreira de Cónegos, a partir das 20h30. 


in "ojogo.pt"

VÍTOR BAÍA "Ainda tenho esperança no título"

Vítor Baía ficou surpreendido com a derrota do FC Porto na final da Taça da Liga, mas ainda acredita na revalidação do título. Espera que Pinto da Costa confirme a recandidatura e admitiu que mudou de opinião quanto ao penálti que deu o triunfo ao Braga depois de ver as imagens na televisão


Vítor Baía foi um dos oradores do IX Congresso de futebol do ISMAI e, no final, admitiu ter ficado surpreendido com a derrota do FC Porto na final da Taça da Liga. 

"Tenho sempre o FC Porto como favorito em todas as competições porque tem uma capacidade mental e qualidade que me permite pensar assim. Infelizmente neste jogo não foi possível. Mas do outro lado esteve um Braga personalizado, consistente e que fez por vencer", referiu, revelando que no estádio ficou a ideia de que João Capela esteve bem ao assinalar a grande penalidade. "Do lado em que vi é o mesmo ângulo do árbitro e para ser sincero pareceu-me penálti, mas depois quando vi a repetição fiquei com outra opinião. Por aí já se vê o quão difícil é ser-se árbitro neste país e em todos os outros", atirou.

Resta agora o campeonato e Baía ainda acredita na revalidação do título. "Faltam cinco finais e são jogos em que é preciso apelar à união, à entreajuda e ao espírito de campeão. E esperar que o Benfica tenha um momento menos bom para relançar este campeonato. Ainda tenho esperança", frisou, não querendo imiscuir-se na questão da continuidade ou não de Vítor Pereira.

"No final é que será o momento ideal para fazer uma análise mais profunda e para isso estão lá as pessoas do clube, para decidirem o seu futuro. Não posso alongar-me muitos mais porque não tenho em meu poder qualquer informação", referiu.

Quem Vítor Baía espera ver continuar no clube é Pinto da Costa, que esta semana deve anunciar a recandidatura à presidência. "Que continue por muitos e muitos anos porque é sinónimo de qualidade, de liderança e de força", considerou.



"Que Pinto da Costa continue por muitos anos"


Antigo guarda-redes furtou-se a comentar se a presidência dos dragões é, para ele, uma cadeira de sonho...

Como adepto e sócio portista, Vítor Baía aguarda com expectativa o anúncio oficial da recandidatura de Pinto da Costa à presidência do clube, algo que deve suceder nos próximos dias. O antigo internacional português não tem dúvidas de que essa é a melhor opção para os azuis e brancos. "Que continue por muitos e muitos anos porque Pinto da Costa é sinónimo de qualidade, de liderança e de força. E é isso que todos desejamos para o FC Porto", sublinhou, fugindo à pergunta sobre se essa é uma cadeira de sonho a que ambiciona chegar um dia. 

in "ojogo.pt"