sábado, 5 de maio de 2012

O ABC DO "TETRA"

Na primeira partida do FC Porto Vitalis após sagrar-se tetracampeão nacional (o título foi assegurado em Águas Santas), os Dragões bateram o ABC por 34-24. O jogo foi uma espécie de resumo da época portista: defesa agressiva, ataques rápidos e alta rotação constante. O ABC, que nunca esteve na frente do marcador, não teve pedalada para acompanhar os azuis e brancos, que festejaram de novo o título.

Na primeira parte, os Dragões conseguiram desde muito cedo uma vantagem assinalável, chegando aos 15 minutos a vencer por 11-6. Destaque para a força da primeira linha portista (10 golos em 16 remates), com Gilberto Duarte (quatro golos), Spínola (três) e Wilson Davyes (três) em maior destaque. Também Hugo Laurentino fez defesas de grande nível, chegando ao intervalo com uma eficácia de 45 por cento.

No segundo tempo, a vantagem do FC Porto subiu, como era previsível, até aos 10 golos finais. Houve mais espaço para o contra-ataque (oito dos nove lances portistas neste capítulo ocorreram no segundo tempo) e, na baliza, Laurentino e Quintana apresentaram excelentes números, com 48 por cento de eficácia global (43 para o português e 52 para o cubano).

Para além disso, houve grandes lances de andebol, como foi o caso do 21-12, aos 35 minutos: uma jogada aérea entre Wilson Davyes e Elias Nogueira, concretizada em grande estilo pelo angolano. Gilberto Duarte, Filipe Mota e Wilson Davyes foram os melhores marcadores do FC Porto, com seis tentos.

A vitória portista nunca esteve realmente em causa e houve tempo para celebrar: da bancada ouviram-se cânticos individuais para quase todos os atletas; Vasco Santos e Sérgio Rola, dois dos elementos mais jovens do plantel, tiveram oportunidade de entrar e marcar (aliás, Daymaro Salina foi o único jogador de campo a não marcar). O minuto final foi cumprido com o público em pé, a gritar “campeões”. Tratou-se por isso de uma primeira festa, já que a entrega da taça de campeão nacional vai ocorrer na última jornada, quando o FC Porto receber o Sporting.

FICHA DE JOGO

FC Porto Vitalis-ABC, 34-24

Andebol 1, fase final, oitava jornada
5 de Maio de 2012
Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 1.179 espectadores

Árbitros: Mário Coutinho e Ramiro Silva

FC PORTO VITALIS: Hugo Laurentino (g.r.) e Alfredo Quintana (g.r.); Gilberto Duarte (6), Pedro Spínola (3), Tiago Rocha (3), Ricardo Moreira (cap., 2), Wilson Davyes (6), Dario Andrade (1), Filipe Mota (6), Elias Nogueira (4), Sérgio Rola (1), Daymaro Salina, Melancic (1) e Vasco Santos (1)
Treinador: Ljubomir Obradovic

ABC: Humberto Gomes (g.r.) e Bruno Dias (g.r.); José Rolo (2), Fábio Vidrago (1), Pedro Seabra (3), Rui Lourenço, José Pedro Coelho (4), Álvaro Rodrigues (2), Sérgio Canico (3), Miguel Sarmento (7), Luís Bogas (cap.), Nuno Rebelo (2), João Santos e Mário Peixoto
Treinador: Carlos Resende

Ao intervalo: 16-11


in "fcp.pt"

JUNIORES PERDEM EM GUIMARÃES

A equipa de Sub 19 do FC Porto perdeu este sábado no terreno do Vitória de Guimarães por 1-0, em jogo a contar para a 13.ª jornada da fase final do campeonato nacional de juniores.

Numa fase final que nunca correu bem aos Dragões, este foi mais um jogo em que a equipa não conseguiu concretizar as jogadas de ataque e acabou batida por um golo solitário, apontado na segunda parte.

Com este resultado os Dragões mantêm a quarta posição no campeonato, posição que já não sofrerá alteração, qualquer que seja o resultado na última jornada, na recepção à União de Leiria, marcada para sábado, 12 de Maio.



in "fcp.pt"

DRAGÕES CONFIANTES NO APURAMENTO PARA A FINAL DA TAÇA DA EUROPA

O FC Porto CIN recebe, este fim-de-semana, o grupo D de qualificação para a final da Taça da Europa de Clubes. Os portistas integram o grupo D, com Etasys Bilardo Spor Kulubu (Turquia), Accademia Biliardo Consagno (Itália) e BF Horster Eck (Alemanha). Alípio Jorge, Daniel Sanchez, Dick Jaspers, João Ferreira e Manuel Oliveira estão confiantes, apesar de estarem integrados no "grupo da morte".

Os Dragões defrontam os alemães no sábado, às 13h. Às 15h tem lugar a partida entre turcos e italianos. As equipas que perderem na primeira ronda de jogos encontram-se às 17h e os vencedores às 19h. No domingo, disputa-se a última ronda, com jogos às 11h e 13h. O torneio de apuramento decorre no Salão do clube, na Praça General Humberto Delgado. Quem arrecadar mais pontos qualifica-se para a fase final, em Schiltigheim (França), entre 8 e 10 de Junho.

Alípio Jorge, vice-presidente e jogador da secção de bilhar, afirma que "as expectativas são as mesmas de sempre: tentar vencer esta competição". Os Dragões nunca conquistaram a Taça da Europa, mas este ano o feito pode acontecer. "Argumentos não nos faltam: temos os melhores jogadores na nossa equipa, pelo que temos a possibilidade de discutir com os melhores o título europeu", observou.

No entanto, Alípio Jorge espera dificuldades. "É preciso passar esta fase de qualificação. Este é o 'grupo da morte', em que se encontraram dois dos candidatos ao título europeu: o BF Horster Eck e o FC Porto". Os alemães são os primeiros adversários dos portistas, uma situação que agrada ao vice-presidente e jogador. "A tensão estala logo ao primeiro impulso. É preciso entrar 'à Dragão', lutar e ter em conta todos os pormenores, porque estamos conscientes das dificuldades", precisou.

O próprio vice-presidente pode integrar a equipa do FC Porto CIN que vai competir neste fim-de-semana. Três dos lugares já estão definidos e vão ser preenchidos pelo espanhol Daniel Sanchez, o holandês Dick Jaspers e o português João Ferreira, campeão nacional de juniores. Em relação ao quarto jogador, entra em conta o factor surpresa. Alípio Jorge, Manuel Oliveira ou Rui Manuel Costa são os "candidatos".

Daniel Sanchez
"É um momento em que tenho de estar em forma. Jogo há muitos anos no FC Porto e quero fazer algo positivo para a equipa. Vamos defrontar os melhores jogadores europeus, mas temos a vantagem de jogar em casa e de conhecermos muito bem o salão e os bilhares. Porém, na hora de jogar, todas as vantagens desaparecem, pois estamos a lutar pela qualificação para uma final. Julgo que vai ser um grupo muito disputado".

Dick Jaspers
"Ser campão europeu e mundial não vai interferir na minha prestação. Tento estar focado para alcançar um bom nível. Estou cá há apenas um ano, por isso tentei fazer uma boa preparação, pratiquei bastante e já me habituei aos bilhares. Somos um grupo forte mas temos de estar focados para chegar à final".

João Ferreira
"Jogo sempre para fazer o melhor e esforço-me ao máximo. Conseguir o apuramento é, obviamente, o nosso objectivo principal. Não importa que um jogador perca um jogo. O importante é que, juntos, consigamos atingir a vitória".

Manuel Oliveira
"Queremos vencer, uma vez que este troféu é o que falta no nosso historial. Com o espírito do Dragão, vamos tentar alcançar o nosso objectivo. O FC Porto é sempre favorito mas há grandes equipas nesta competição. Vamos dar tudo por tudo para conseguir o que andamos a perseguir há muito tempo".



in "fcp.pt"

FOLHA: "SABEMOS O QUE VALEMOS"



"SABEMOS O QUE VALEMOS"

Após 30 vitórias consecutivas, os Sub15 do FC Porto escorregaram em casa, frente ao Benfica (0-1), na última jornada da fase final do campeonato nacional de juniores C. Este domingo (11h), os portistas voltam a entrar em campo, defrontando o Vizela, em encontro da quarta jornada. O treinador António Folha garante que a derrota frente aos lisboetas não vai alterar os comportamentos da equipa.

"O espírito será o de sempre. Adiámos durante muito tempo o que aconteceu no passado domingo. Esse jogo agora faz parte do passado, assim como as 30 vitórias que tínhamos conseguido antes. Estamos confiantes num bom jogo e esperamos trazer mais uma vitória", afirmou o treinador, ao Porto Canal e ao www.fcporto.pt.

No terreno de um rival que os Dragões golearam por 7-0 na primeira jornada, António Folha não espera facilidades: "Não há vencedores antes dos encontros começarem. Vamos encarar o jogo tal como o da primeira jornada, que se tornou fácil porque os jogadores o tornaram fácil. O Vizela tem qualidade, senão não estaria nesta terceira e última fase da prova. Vamos encarar a partida com a máxima responsabilidade e determinação para conseguir mais uma vitória".

Em termos de estratégia, não são de esperar grandes alterações: "Sabemos o que valemos e o que queremos. Jogaremos o nosso futebol, aquele em que acreditamos e que trabalhamos diariamente".



capucho: "QUEREMOS JOGAR À PORTO"

Nuno Capucho está satisfeito com a evolução que a equipa Sub17 tem apresentado mas não gostou da última exibição em Alcochete. Este domingo, pelas 11h00, no Olival, o adversário é novamente o Sporting e há que deixar uma imagem imaculada, de preferência agregada a mais uma vitória. Diz o técnico que os jovens Dragões estão prontos para nova exibição "à Porto".

Os juniores B lideram a fase final do campeonato. Está satisfeito com a prestação da equipa até ao momento?
A fase final tem adversários mais organizados e os jogos são mais competitivos nesta altura do que no início do campeonato. Estou muito satisfeito com os resultados da nossa primeira volta, mas a nível de jogo quero mais. Contra o Benfica jogámos dentro do nosso registo, com a nossa identidade, controlámos o jogo, fomos mais fortes e merecemos vencer. Contra o Sporting e o Vitória de Guimarães tivemos dois resultados positivos mas a equipa não foi aquilo que habitualmente tem sido. Porém, não posso deixar de estar contente com eles, porque trabalham e têm-se dedicado. A equipa mostra-se confiante, segura e mesmo em situações de dificuldade une-se e joga sempre como um todo.

Disse que não gostou do jogo em Alcochete e volta a defrontar o Sporting este fim-de-semana. Pensa mudar alguma coisa?
O Sporting é um adversário que cria sempre dificuldades. É fisicamente forte, pressiona na primeira fase de construção e não nos deixa jogar. Eles têm mérito naquilo que fizeram no outro dia, mas aqui, no Olival, queremos jogar como habitualmente: entrar a controlar, dar soluções ao portador da bola e mantê-los no seu meio-campo. Se jogarmos à Porto e criarmos situações de golo vamos estar mais próximos do que é o nosso jogo e vamos sair por cima.

Tem lidado com várias dificuldades na construção do "onze", com alguns jogadores adoentados e outros lesionados. Vai ter a equipa na máxima força para este clássico?
Isso faz parte do futebol. Nós, treinadores, temos de arranjar soluções. É por isso que um plantel é constituído por 20 e tal atletas... Neste desporto há momentos em que os jogadores se lesionam, adoecem ou têm quebras de forma, é normal. Aí entram outros para mostrar as suas qualidades. É por isso que digo que se trabalharmos todos os dias no nosso máximo teremos sempre boas soluções e uma equipa pronta a mostrar as suas qualidades.



in "fcp.pt"

Futuro de Iturbe em discussão

ARGENTINO PRETENDIDO



Com apenas 6 jogos disputados com a camisola do FC Porto, Juan Iturbe não está satisfeito no Dragão e as últimas notícias dão conta da presença do seu empresário, Gustavo Mascardi, na Europa, mais concretamente em Itália, para ao que tudo indica encontrar uma solução para o Mini Messi.

O extremo, de 18 anos, foi apontado ao Génova, clube que recebeu Belluschi por empréstimo, mas qualquer negócio está dependente da continuidade do clube na Série A. Os paraguaios do Cerro Porteño também querem receber Iturbe.

in "record.pt"

Senhor títulos

LUCHO REGISTA PLENO DE LIGAS



Lucho González está destinado à glória ao serviço do FC Porto. O título recentemente assegurado é já o 5.º campeonato nacional do argentino... em cinco temporadas no Dragão! O médio, de 31 anos, é um autêntico talismã azul e branco na mais importante prova do calendário doméstico.

El Comandante chegou à Invicta em 2005/06 e, na sua estreia em festejos do campeonato, falha o jogo da consagração, em Penafiel, na 32.ª jornada, devido a castigo – expulso na ronda anterior, na receção à U. Leiria.Acaba por dar azo à sua alegria na bancada, junto aos companheiros que também ficaram de fora da ficha de jogo.

in "record.pt"

Hulk: "Entrei na história deste grande clube"


O dia de hoje até pode ser o da despedida de Hulk do Dragão, mas para já o avançado preferiu destacar os vários recordes que conseguiu atingir no FC Porto. O internacional brasileiro não falou sobre o futuro na declaração que prestou à sua assessoria de Imprensa, mas também não deixou de destacar o facto de já ter entrado para a história do clube ao ser o melhor goleador do Estádio do Dragão, com 41 golos. "Sinto-me bem, mas para falar verdade não acompanho as marcas e os números conquistados, até porque depois vejo o que sai na internet. Mas é sempre bom estar a fazer golos. Cheguei agora a um número redondo e com mais de 50% de aproveitamento. Fico feliz por isso, mas também por ter sido decisivo nos últimos jogos e por ter ajudado o FC Porto a conseguir este título tão importante", referiu.
Hulk é também o oitavo melhor marcador da história do FC Porto no campeonato - chegou aos 50 golos e ultrapassou Madjer e Cubillas depois da recente visita à Madeira - e o sétimo no somatório de todas as competições (74 golos). Mais dois registos para a história, confidenciou o avançado. "Fico feliz por entrar na história do FC Porto, porque em apenas quatro anos consegui aparecer na lista dos dez maiores goleadores de um clube que vai agora fazer 120 anos. Sinto-me bastante feliz. Sinto também que fiz um excelente trabalho no FC Porto. De certeza que no futuro, quando olhar para o FC Porto, vou ver o meu nome gravado na história de uma grande equipa. Isso vai-me deixar muito feliz", afirmou em jeito de despedida.
A lista dos maiores goleadores do FC Porto continua entregue a Fernando Gomes (289 golos), seguido de Jardel (129). No entanto, Hulk não se compara com Super-Mário. "Não cheguei a vê-lo jogar no FC Porto, mas sei que ele tem muito moral aqui. Fez muita história. Mas não somos comparáveis, porque somos muito diferentes, até pela forma de jogar. Mas no que diz respeito ao carinho da torcida, é igual", concluiu.

"Este ano foi mais difícil"


Na hora do balanço da época, Hulk não teve dúvidas em considerar que este campeonato foi difícil de conquistar, até pelo facto de o FC Porto ter desperdiçado muitos pontos "bobos". "Sem dúvida que foi mais difícil. No ano passado conseguimos ser campeões invictos, naquele que foi um facto histórico para o FC Porto. Este ano tivemos mais dificuldades. Facilitámos um pouco e perdemos pontos bobos. Mas no final recuperámos os pontos perdidos. Fomos campeões em casa, assistindo ao jogo no sofá. De qualquer forma, ficou o gostinho da vitória devido ao campeonato ter sido bastante disputado. Conseguimos ser bicampeões e dedicar a vitória à torcida", referiu.

in "ojogo.pt"

Zambiano Musakanya à experiência

Bruce Musakanya vai integrar-se na equipa de juniores do FC Porto que se prepara para disputar um torneio na Suíça. O jovem africano de 18 anos estava na mira portista há já algum tempo, apesar de também ter sido referenciado pelo Sporting, e vai agora ter a oportunidade de trabalhar durante cerca de um mês na formação do clube, emprestado pelo Red Arrows, da Zâmbia. Para que os azuis e brancos tivessem prioridade sobre o médio em muito contribuiu o facto de o empresário de Musakanya ser também o do congolês emprestado ao FC Porto pelo TP Mazembe Emmanuel Mbola. Rotulado de "menino-maravilha", Musakanya recebeu autorização para viajar para Portugal ainda hoje.


in "ojogo.pt"

Varela joga para o Europeu


Vítor Pereira poderá repetir, na receção de hoje ao Sporting, a fórmula utilizada durante os principais jogos da temporada: um ataque sem ponta de lança fixo e com Hulk numa zona mais central, tal como aconteceu, por exemplo, na mais recente visita à Madeira. Com esta opção, Varela voltará a ter um papel de relevo no onze inicial, mas ganha também minutos que podem ser importantes para o seu futuro na Seleção Nacional. A cerca de um mês do arranque do Campeonato da Europa, o extremo ainda procura conquistar um lugar entre os eleitos de Paulo Bento, podendo aproveitar a ausência já anunciada de Danny, que se encontra a recuperar de uma lesão, para se juntar a Ronaldo, Nani e Quaresma na lista dos extremos convocados.
No entanto, para esse objetivo ficar ainda mais próximo Varela terá de jogar neste final de época pelo FC Porto, ele que até tem sido menos utilizado na equipa titular do que tinha sido norma nos anos anteriores - 21 vezes em 2009/10, 35 na temporada passada e apenas 19 na atual. A menor produção do extremo reflete-se também ao nível dos golos, que esta temporada se fica pelos seis, depois dos 11 e 13 marcados nas épocas anteriores.
Esta não é, porém, a primeira vez que os portistas oferecem minutos de competição a um jogador no final da época com o objetivo de lhe aumentar as possibilidades de ser chamado para uma grande competição internacional.
Na época de 2009/10, o guarda-redes Beto participou nas meias-finais da Taça de Portugal, mas também nos últimos quatro jogos do campeonato - Helton foi relegado para o banco de suplentes -, tendo depois sido convocado por Carlos Queiroz para participar no Campeonato do Mundo da África do Sul.

in "ojogo.pt"

Maior fortaleza da Europa é o Estádio do Dragão


O resultado do clássico de hoje no Estádio do Dragão já não tem expressão para a atribuição do título de campeão nacional, mas nem por isso deixa de ter um condimento extra que Vítor Pereira poderá tentar utilizar a seu favor. É que o FC Porto não perde em casa há já 56 jogos a contar para o campeonato nacional e pode manter intacta essa série se, no mínimo, empatar com o Sporting.
Com o ambiente de festa que naturalmente se fará sentir neste encontro, a concentração da equipa poderá não ser a mesma que seria num contexto diferente, mas a importância destes 56 jogos sem perder em casa - mais precisamente desde a derrota frente ao Leixões (2-3), a 25 de outubro de 2008, com Jesualdo Ferreira aos comandos - adquire uma dimensão ainda maior quando se constata que o FC Porto é também a equipa que está há mais tempo sem perder frente aos seus adeptos, entre os emblemas que disputam as provas da UEFA.
A manter esta invencibilidade em casa com o Sporting, o FC Porto terá terminado a época sem ceder a mínima derrota no Dragão, uma marca que só o Sheriff, da Moldávia, com 47 jogos sem perder perante os seus adeptos, está em condições de ameaçar. O Fenerbahçe da Turquia vem depois, com 42 jogos, bem mais distante.
O fator casa revelou-se decisivo para que os azuis e brancos pudessem renovar o título esta época, à imagem daquilo que sucede nos principais campeonatos europeus, em que os clubes que não cederam em casa já são campeões, ou estão ainda na luta pelo título.

Mais de sete anos invicto


O FC Porto esteve à beira de igualar o recorde de invencibilidade do Real Madrid - 121 jogos sem perder no Santiago Bernabéu entre 1957 e 1965 - na década de 1980, com 119 jogos sem perder no Estádio das Antas entre a derrota com o Rio Ave (1-2), a 27 de dezembro de 1981, e a derrota com o V. Setúbal (0-1), a 7 de maio de 1989.
Os atuais 56 jogos sem perder no Estádio do Dragão ainda nem estão, portanto, a meio caminho do recorde já estabelecido pelo clube. Mas ainda foi no FC Porto que José Mourinho iniciou um recorde pessoal mais difícil de igualar ainda. Com o técnico português, o FC Porto esteve 38 jogos sem perder em casa, a seguir à célebre derrota com o Beira-Mar (2-3). Mas a saída do clube não interrompeu um recorde pessoal de 150 jogos sem derrotas caseiras entre as passagens por Chelsea, Inter e Real Madrid, que só o Gijón interrompeu (0-1) a 2 de abril de 2011.


3 questões


João Pinto, Antigo jogador do FC Porto
"Vão premiar o apoio dos adeptos"


1
O que significa estar 119 jogos sem perder em casa?

Embora nunca se pensasse nisso quando entrávamos em campo, acabou por ser muito bom. Foi um sinal forte da mentalidade que se instalou no clube e que hoje ainda perdura. Foi importante para ajudar a que se criasse a tal cultura ganhadora que hoje caracteriza o FC Porto. Mas será difícil de repetir, embora todos os recordes possam ser batidos.


2
Foi decisivo para o domínio do FC Porto durante a década de 1980?

Claro que sim, porque ajudou o FC Porto a ganhar muitos troféus, porque nada se consegue sem resultados. Podemos ter bons jogadores, bons técnicos e muitos meios, mas se não ganharmos não vão valer nada. Agora, na década de 1980, o FC Porto tinha de facto um grupo muito forte a todos os níveis. Todos sabiam o que tinham de fazer e isso ainda hoje é evidente.


3
O FC Porto leva 56 jogos sem perder em casa. Acredita que a festa do título possa pôr em risco esta nova série?

Bem, uma coisa é festejarem no sofá, outra será no final do jogo. Embora sejam já campeões, tenho a certeza que não deixaram de trabalhar da mesma forma durante a semana para preparar este clássico e tenho a certeza que vão querer premiar os adeptos pelo apoio que lhes concederam durante a época toda.

in "ojogo.pt"


Este já estava ganho...


De forma a atenuar a paragem forçada na competição, pois já está apurado para a final da Liga Portuguesa de basquetebol, o FC Porto fez ontem um jogo-treino, no Dragão Caixa, com as portas abertas. Com Moncho López a dividir o plantel em duas equipas, o menos importante era o resultado.
Foi a segunda vez esta semana que os portistas se dividiram em duas equipas, com a diferença de ontem terem os aplausos de cerca de cem adeptos, que viram pela primeira vez Ricky Cadell em ação e tiveram o treinador Moncho López e o adjunto Diogo Gomes não só a orientar as equipas como a arbitrar a partida, embora sem apitos.
Oficialmente, os campeões nacionais apenas jogam dia 12, data em que arranca a final do play-off, frente a Lusitânia ou Benfica, que ainda discutem as "meias". Como o último jogo dos portistas foi a 21 de Abril, em Guimarães, a desistência do CAB Madeira ditará uma paragem de quase um mês.
"Mal soubemos que não íamos jogar focamo-nos imediatamente em manter o ritmo. Este foi o segundo jogo-treino, mas temos trabalhado muito para chegarmos na melhor forma à final", explicou João Santos. "É sempre importante fazer estes jogos. Não sabia era que íamos ter apoio o tempo todo...", afirmou o extremo em tom de brincadeira, referindo-se ao facto de até se ter ouvido um CD com cânticos... "É importante para os adeptos perceberem que a competição ainda não acabou, mas também para nós sabermos que eles estão cá", completou.

in "ojogo.pt"

Dario vai para o Benfica


Dario Andrade vai jogar no Benfica na próxima temporada, sendo mais um atleta a deixar o FC Porto e a seguir para o rival da Luz, a exemplo do que já aconteceu com o guarda-redes Ricardo Candeias (2009/10), o lateral-esquerdo Nuno Grilo e o lateral-direito Inácio Carmo (esta época).
Nem o clube nem o jogador confirmam a transferência, mas o O JOGO está em condições de adiantar que as conversações chegaram a bom termo e o ponta-esquerda voltará a trabalhar com Jorge Rito, técnico que o acampanhou durante muitos anos no ABC, tanto na condição de adjunto de Aleksander Donner - o responsável pela chamada de Dario à primeira equipa dos bracarenses - como na de treinador principal.
Em final de contrato com os azuis e brancos - está no Dragão há três épocas e conquistou outros tantos títulos de campeão nacional e uma Supertaça - e sem proposta dos dragões para renovar, a mudança marcará um ano muito difícil para Dario Andrade, com uma lesão a impedir o internacional A português de jogar com regularidade. De resto, só no final da primeira fase voltou a ser convocado e apenas nos últimos jogos mereceu de novo a titularidade, até então do internacional angolano Elias.
Dario Andrade, 31 anos, começou a jogar andebol no Sporting de Braga, cidade de onde é natural, tendo ainda passado pelo CAB (Clube Atlético de Braga) antes de chegar ao ABC, onde se sagrou tetracampeão de juniores (numa equipa onde estava Carneiro, que vai agora reencontrar), bicampeão de seniores e ganhou duas Taças de Portugal.

in "ojogo.pt"