sábado, 21 de julho de 2012

F.C. Porto-Celta, 3-0 (declarações)


Jackson Martínez: «Saio contente porque ganhámos»

Colombiano estreou-se com a camisola do F.C. Porto


Jackson Martínez, avançado do F.C. Porto, comentando a estreia de dragão ao peito, em declarações ao Porto Canal:

«Estou contente porque esperava jogar. Tinha essa esperança e, bem, chegou a hora. Saio contente porque ganhámos e quando assim é saímos com um sorriso no rosto. Esperemos que a vitória sirva para dar confiança. O F.C. Porto é uma equipa respeitável, uma equipa grande. Se me deram oportunidade de vir, é para ajudar. Quando tivermos mais minutos vamos chegar a uma condição ótima para o inicio da época. O que podem esperar de mim? Entrega a 100 por cento, profissionalismo e vou tentar marcar golos. Espero ajudar a equipa.»

Iturbe explica golo: «Estava com muita confiança»

Argentino estreou-se a marcar com a camisola do F.C. Porto


Juan Iturbe foi uma das figuras da vitória do F.C. Porto sobre o Celta de Vigo, ao apontar o terceiro golo, numa arrancada desde o meio campo. No final, comentou o encontro ao Porto Canal:

«O golo? Estava com muita confiança. Tenho trabalhado bem, hoje deu para marcar e quero aproveitar isso. Estou a trabalhar todos os dias e a trabalhar bem. Isto ajuda-me para o futuro. Sabiamos que o Celta era uma boa equipa, joga na Liga espanhola. Tivemos de estar sempre numa alta condição, mas temos trabalhado sempre assim. Trabalho para melhorar a cada dia. Esta equipa está preparada para todas as competições.» 

Vítor Pereira fala de Jackson, Maicon, Hulk e os jovens


Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto, comentou desta forma a vitória por 3-0 frente ao Celta de Vigo. Declarações na flash interview do PortoCanal:

Vítor Pereira (foto ASF)«Na primeira parte, o ritmo foi algo lento. Acusámos um pouco o calor e a terceira semana de trabalho intenso. É natural sentir nos jogadores alguma dificuldade de reação. Com o sol a ir embora e ficando mais frescos, estivemos melhor. Na segunda parte acelerámos um bocadinho e com paciência chegámos aos golos. Com a entrada dos miúdos, que têm uma capacidade de aceleração muito forte, construímos a vitória. Foi um resultado justo. Nesta altura, não podemos trabalhar os jogos, aliviar cargas nos treinos para chegarmos frescos a estes jogos. Mas a equipa evoluir, demos mais ritmo aos jogadores e estamos a trabalhar para, quando for a sério, estarmos preparados.»

Sobre o estilo de jogo: «Temos de saber gerir a fadiga, saber que temos de ser organizados quando não podemos pressionar alto. Se estivermos sempre a acelerar com bola, o risco de a perdermos é maior. O nosso jogo é de espera do momento certo para acelerarmos. Estamos a crescer, vejo uma equipa solidária e unida. Estou satisfeito com os mais experientes e com os mais novos.»

Sobre a estreia de Jackson: «O Jackson tem ainda muito pouco trabalho, mas gostei. É um jogador inteligente, técnico, rápido, que sabe a acelerar e desacelerar o jogo. É um jogador que nos pode ajudar, assim como acredito que o Kléber pode fazer uma época mais conseguida que na época passada.»

Mais um golo de Maicon de livre: «Maicon é uma descoberta, sinceramente. Já o vi marcar em força, em jeito, está a surpreender-nos a todos.»

Sobre Hulk «Hulk é um jogador importante, como são todos que ainda não voltaram. mas não podemos estar à espera que cheguem para consolidarmos comportamentos. Estamos a dar oportunidade aos jovens, que a estão a aproveitar. Peço à massa associativa que apoiem os jovens mas que tenham paciência naqueles momentos em que eles se deslumbrem.»

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-Celta, 3-0


Jackson entrou no carrossel portista; Lucho, Maicon e Iturbe ofuscaram a sua estreia.


Iturbe e Lucho GonzálezO F.C. Porto bateu o Celta de Vigo no seu terceiro jogo de preparação. De regresso a Portugal, os dragões rumaram ao interior do país para que os adeptos de Viseu pudessem assistir à estreia de Jackson Martínez com a camisola azul e branca. Uma estreia ofuscada pelo brilho de Lucho González, Maicon e Iturbe (3-0).


O reforço colombiano entrou em campo ao minuto 54 e deixou boas indicações. Aliás, Jackson entrou no carrossel portista e participou na belíssima jogada que culminou no golo de Lucho González.



Lucho tabelou com o avançado, tocou depois para James, este devolveu de calcanhar e o capitão aproveitou para fuzilar o guarda-redes do Celta de Vigo. Este trio alimenta as esperanças dos adeptos, numa altura que a continuidade de Hulk não está garantida.



Tudo em torno de Hulk. Se o brasileiro participasse na pré-época, Maicon teria bem menos possibilidades de marcar livres diretos. O central, que recebeu a braçadeira de capitão após a saída de Lucho, continua de pé quente, aproveitando a oportunidade para comprovar a sua eficácia. Soberbo pontapé ao minuto 77, assinando o 2-0.



Iturbe deixa promessas



Via aberta para o futuro. Lucho é a referência de sempre, Maicon cresce a olhos vistos, Iturbe pode finalmente comprovar o seu potencial. Aliás, em Viseu, fez isso mesmo. Entrou aos 71 e assinou uma obra de arte sete minutos depois.



O jovem argentino arrancou a meio-campo, fugiu aos adversários que apareceram pelo caminho e contou ainda com uma ajuda do guarda-redes contrário. O remate saiu fraco mas a bola entrou mesmo na baliza espanhola.



O Celta, regressado ao primeiro escalão este ano, foi superior nos primeiros vinte minutos mas tombou na etapa complementar. O F.C. Porto cresceu de produção com as caras novas, ganhou novo alento e saiu de Viseu com esperanças para o futuro.



Os internacionais portugueses regressarão na próxima semana, Álvaro Pereira já trabalha com o plantel, restarão os olímpicos brasileiros (Hulk, Alex Sandro e Danilo) no leque de ausentes. Vítor Pereira começará a trabalhar com outros argumentos.



Djalma e muito James Rodriguez



Fabiano Freitas, esperado em Olhão, foi titular e voltou a demonstrar grande qualidade. Christian Atsu alternou o ótimo com o regular, Djalma foi melhor que Mangala nas laterais e teve mesmo a melhor ocasião da primeira parte nos pés. Após um túnel a um adversário, o angolano rematou para grande defesa de Javi Varas.



Pelo meio, muito James Rodriguez. O colombiano foge do seu flanco com regularidade e devida autorização, causando vários desequilíbrios. Esteve perto do golo na primeira parte e destacou-se com o passe de calcanhar para Lucho no 1-0.



O seu compatriota, Jackson Martínez, terá de ser avaliado com melhores condições a breve prazo. Demonstrou bom toque de bola e algumas semelhanças (no estilo e nas caraterísticas) com Benni McCarthy, o sul-africano que deixou saudades no Estádio do Dragão.



O Celta de Vigo viu ainda um golo seu ser anulado, já em tempo de descontos, por suposta posição irregular. Não pareceu. 



Onze do F.C. Porto: Fabiano Freitas; Djalma, Maicon, Otamendi e Mangala; Defour, Fernando e Lucho González; James Rodriguez, Kléber e Christian Atsu. Jogaram ainda: Bracali, Jackson Martínez, Kelvin, Sereno, Castro, Iturbe, Pedro Moreira, David, Mikel.

in "maisfutebol.iol.pt"



FC Porto 1-0 Celta Vigo por simaotvgolo12
FC Porto 2-0 Celta Vigo por simaotvgolo12
FC Porto 3-0 Celta Vigo por simaotvgolo12

McCarthy sobre Hulk: «É como num Ferrari, é o motor»


Antigo jogador do F.C. Porto saúda o regresso de Lucho, que diz ter sido «decisivo para o título»


Benni McCarthy deixou o F.C. Porto em 2006, mas não esquece o clube português. Em entrevista ao jornal «O Jogo», o sul-africano recordou o passado e falou do presente, já que continua a seguir os jogos dos dragões. O avançado mostra ser admirador de Hulk: «É mesmo incrível. Fantástico. É rápido e forte e os adeptos adoram-no. Isso é muito importante. É a espinha dorsal. É como num Ferrari, é o motor.»

O sul-africano saudou o regresso de El Comandante ao Dragão: «Lucho foi muito importante. É o general e foi decisivo para o título. Tal como João Moutinho, é fundamental ter jogadores assim no meio-campo.»

Mas uma equipa é um todo e restam ainda elogios para a defesa: «Gosto de Rolando, é importante um central com voz de comando como Jorge Costa ou Ricardo Carvalho. São posições fundamentais. A equipa é jovem, mas forte e sólida. Merecem ser campeões. Foram os melhores e o F.C. Porto é uma família.»

in #maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto B empata na apresentação do Arouca


Sérgio Oliveira marcou para os «dragões», de penalty, mas Clemente restabeleceu a igualdade.


O F.C. Porto B empatou a uma bola em Arouca, em jogo particular que serviu para apresentação oficial da equipa da casa aos seus associados.

Os «dragões» adiantaram-se no marcador a sete minutos do fim, através de um penalty de Sérgio Oliveira, a punir falta de Zarabi sobre Sebá. O Arouca conseguiu chegar ao empate ao minuto 89, por intermédio de Clemente.

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto x Celta de Vigo: Primeira atuação de Jackson?


Vítor Pereira «prometeu» Jackson Martínez ao fim de uma semana. Esse tempo é hoje, em Viseu, frente ao Celta de Vigo e, por isso, a grande atração do encontro do FC Porto é a possibilidade do avançado colombiano se estrear de azul e branco.
Para trás fica o estágio na Suíça com dois triunfos a «zero». O primeiro frente ao Servette, por 2x0, contou com um «bis» de Kléber, e depois por 1x0 sobre o Évian, com Maicon, de livre direto, a dar a vitória aos dragões num encontro menos conseguido a nível exibicional.
Agora o regresso a Portugal – o FC Porto tinha batido o Valadares por 7x0 no Olival – e um desafio perante um Celta que prepara o regresso ao principal escalão do futebol espanhol.
Ausência de Janko aumenta expetativa por Jackson
Marc Janko continua a ser o grande ausente, uma vez que está a contas com uma lesão na coxa, o que aumenta a probabilidade de Jackson Martínez vestir pela primeira vez a camisola dos bicampeões nacionais.
A história de McCarthy em Viseu
Curiosidade acrescida para o duelo desta noite: há um nome que liga os dois clubes. Trata-se de Benni McCarthy, jogador que, curiosamente, se estreou, e logo a marcar, com a camisola dos dragões no estádio onde portugueses e espanhóis se vão defrontar.
Por empréstimo do Celta de Vigo, o atacante sul-africano chegou às Antas em dezembro de 2001 e logo na primeira semana em solo luso foi lançado a titular por Octávio Machado. No Estádio do Fontelo, diante do Académico de Viseu, Benni McCarthy precisou de apenas seis minutos para se estrear a marcar pelo FC Porto.
in "zerozero.pt"

Treinador do Celta considera o FC Porto a melhor equipa portuguesa

Azuis e brancos vão defrontar os galegos, este sábado. Paco Herrera diz que os dragões têm "jogadores muito fortes".


O treinador do Celta de Vigo considera o FC Porto a melhor equipa da Liga portuguesa. Em declarações exclusivas a Bola Branca, Paco Herrera não poupa elogios à equipa orientada por Vítor Pereira. O clube espanhol defronta os azuis e brancos este sábado, em Viseu, em jogo de preparação da nova época. 

"Entendo que é uma mistura de força e técnica. É uma equipa de grande qualidade, tem jogadores muito fortes. É a melhor equipa da Liga Portuguesa", sustenta o treinador do Celta de Vigo.

Paco Herrera desvaloriza o facto de, neste início de temporada, desconhecer em pormenor se Vítor Pereira tem novas ideias para equipa. Refere ainda que o FC Porto tem uma carreira internacional que permite a qualquer treinador detectar as principais características da equipa.
in "rr-pt"

Basquetebol: Federação critica FC Porto

Depois de confirmado o fim da atividade sénior, a Federação Portuguesa de Basquetebol, em comunicado, repudia as acusações dos dragões quanto à gestão da modalidade.


FPBA Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) "repudiou" hoje, em comunicado, as justificações apresentadas pelo FC Porto para a suspensão da atividade profissional da equipa sénior relacionadas com a forma como a FPB vem gerindo a modalidade.

O organismo considera ""injusto que se ignore o significativo esforço no reforço do prestígio da competição sénior, após a fracassada experiência dos clubes profissionais que geriram a Liga dos Clubes de Basquetebol".

A federação recorda ainda que "não se podem ignorar os problemas financeiros, particularmente sentidos na presente época por todas as entidades desportivas, clubes e federação incluída, desde as crónicas dificuldades com os pagamentos salariais, até à falta de verbas para deslocações".

No comunicado fala-se de "respeito e consideração" por quem tem conseguido "manter a sua atividade desportiva regular" em momentos de dificuldade económica generalizada.

A FPB refere ainda que pretende ser um "elemento aglutinador" de todos os agentes do basquetebol e reiterou a esperança de que a suspensão da atividade portista seja "não só temporária, mas também de curta duração". "O basquetebol já passou por outros momentos de dificuldades, igualmente relacionados com questões estruturais de outros grandes clubes e certamente sobreviverá a mais esta difícil situação", conclui a federação, lembrando que "o FC Porto é e será sempre um ilustre e respeitado membro da família do basquetebol".


Apesar de ter manifestado o seu repúdio pelas justificações dadas, a FPB expressou o seu "profundo lamento" pelo facto de o FC Porto ter suspendido a atividade, mas confia num regresso "a curto prazo" do clube à Liga. "Não obstante este lamento, a direção da FPB congratula-se com o facto de o FC Porto manter a atividade dos escalões de formação, propondo-se mesmo reforçá-los com a colaboração do ex-selecionador nacional Moncho Lopez. Estamos certos de que o excelente trabalho desde sempre desenvolvido pela secção de basquetebol na formação poderá vir a impor, a curto prazo e num processo natural, o seu regresso à competição sénior", diz a federação.

in "ojogo.pt"

Brasil bate Grã-Bretanha: arte de Neymar, força de Hulk


Alex Sandro e Danilo entraram no decorrer do encontro


A seleção olímpica do Brasil venceu a congénere da Grã-Bretanha, anfitriã dos Jogos Olímpicos de 2012, num teste de fogo para a disputa do torneio de futebol da competição. Sandro inaugurou a contagem e Neymar fixou o resultado final (2-0), ainda na primeira parte.


Hulk, avançado do F.C. Porto, continua a surgir no leque de opções iniciais de Mano Menezes. Neymar é a principal figura desta seleção do Brasil mas Hulk conseguiu deixar a sua marca na partida, ao sofrer o castigo máximo que originou o segundo tento canarinho.



Alex Sandro e Danilo, igualmente do F.C. Porto, entraram na reta final da partida. Mano Menezes tem poucas dúvidas em relação ao onze que irá apresentar no torneio. Será muito parecido com a equipa utilizada esta noite: Rafael Cabral; Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro, Romulo e Óscar; Neymar, Leandro Damião e Hulk.



Ao 11º minuto de jogo, Neymar colocou a bola na área na sequência de um livre, surgindo o médio Sandro a concluir com um bom cabeceamento. 



A seleção olímpica da Grã-Bretanha, apresentando um ataque experiente com Ryan Giggs, Bellamy e Daniel Sturridge, conseguiu controlar o ritmo de jogo em alguns momentos mas foi penalizada com a eficácia canarinha em lances de bola parada.



Ainda na primeira parte, Hulk arriscou mais um lance individual, arrasando o seu adversário direto numa arrancada em direção à área contrária. Richards tentou o corte em zona proibida e derrubou o avançado do F.C. Porto.



Neymar, chamado para a conversão, fez o 2-0. Nas comemorações, o jogador do Santos irritou os adeptos britânicos com uma expressão facial. Durante o encontro, Neymar também levou os adversários a excessos físicos após sucessão de dribles. O vídeo apresentado nesta peça demonstra isso mesmo. 



Neymar foi considerado o homem do jogo. Na etapa complementar, esteve perto de bisar. Mesmo assim, não caiu no goto dos adeptos locais. Hulk saiu ao minuto 68.

in "maisfuytebol.iol.pt"