quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

SOMOS PORTO !!!


Não vou colocar noticias ... comentários ou seja o que for.

Vou fazer minhas as palavras do nosso presidente,

Isto é ser PORTO !!!
Estou orgulhoso do nosso treinador, dos nossos jogadores e dos nosso adeptos !!!!

Subscrevo e Repito- me SOMOS PORTO !!!!!

PS - Helton ... as imagens valem mais que mil palavras !!!


HEXACAMPEÕES SOFREM PRIMEIRA DERROTA DA ÉPOCA EM PORTUGAL

​ABC triunfou no Dragão Caixa (30-25), apesar dos 11 golos de Gilberto Duarte e da boa exibição de Quintana
O FC Porto sofreu esta quarta-feira a primeira derrota da época em competições nacionais, ao perder em casa frente ao ABC, por 30-25, em jogo em atraso da 16.ª jornada do Andebol 1. Os hexacampeões, que contavam por vitórias os 15 encontros já disputados na competição, mantêm no entanto o primeiro lugar, com 46 pontos, mais três do que o ABC, que é segundo. Os Dragões devem o resultado negativo a uma segunda parte desinspirada, com muitas falhas técnicas.

O ABC aplicou, tal como se esperava, uma defesa agressiva, procurando repetir o efeito conseguido no Dragão Caixa na fase final da temporada passada, na penúltima derrota caseira do FC Porto. Os minhotos conseguiram duas vantagens iniciais de dois golos (1-3 e 2-4), mas não contariam com um Gilberto Duarte tão inspirado. O primeira linha apontou os primeiros seis golos dos portistas, numa primeira parte em que o equilíbrio foi dominante e disputada de forma dura desde o apito inicial.

Porém, nada justifica uma agressão como a de Nuno Grilo a Alexis Borges, que seria merecedora de cartão vermelho, logo nos primeiros minutos. A intensidade do encontro diminuiu com o passar do tempo e apenas nos últimos cinco minutos se registaram alterações significativas no marcador. O FC Porto aproveitou uma exclusão de Fábio Vidrago e chegou a ter três golos à maior (15-12) e terminou a primeira parte em vantagem (17-15).

Na segunda parte, o FC Porto desagrupou-se e deixou de conseguir furar a ainda mais agressiva defesa minhota. Gilberto Duarte, que terminou com 11 golos, ainda rumou contra a maré e deu a última vantagem aos azuis e brancos (20-19, aos 37 minutos), mas depois os minhotos dispararam, apesar de algumas grandes defesas de Quintana, incluindo três situações de contra-ataque consecutivas. O guarda-redes cubano efectuou 15 defesas e o seu homólogo Humberto Gomes 12.

O FC Porto somou um grande número de falhas técnicas (a meio da segunda parte registava sete, face a um registo limpo do adversário) e esteve quase nove minutos sem marcar (entre os 44 e os 53 minutos). Quando Gilberto Duarte quebrou o jejum e fez o 22-27, a sete minutos do fim, já pouco havia a fazer. No regresso do andebol ao Dragão Caixa, 39 dias depois, o ABC somou o nono triunfo consecutivo e os portistas terão de recuperar o ritmo perdido com a paragem de Natal e Ano Novo.

FICHA DE JOGO


FC PORTO-ABC, 25-30
Andebol 1, 16.ª jornada
21 de Janeiro de 2015
Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 705 espectadores

Árbitros: Eurico Nicolau e Ivan Caçador

FC PORTO: Alfredo Quintana (g.r.); Gilberto Duarte (11), João Ferraz, Daymaro Salina (2), Ricardo Moreira (3), Nuno Roque (2) e Mick Schubert (1)
Jogaram ainda: Babo, Leandro Semedo, Alexis Borges (1), Yoel Cuni Morales (1), Nuno Gonçalves, Hugo Santos (1), Miguel Martins (2) e Wesley Freitas (1)
Treinador: Ljubomir Obradovic

ABC: Humberto Gomes (g.r.), Fábio Vidrago (2), Pedro Seabra (7), David Tavares (5), Ricardo Pesqueira (1), Nuno Grilo (6) e João Paulo Pinto (1)
Jogaram ainda: Carlos Martins, Hugo Rocha (5), Diogo Branquinho, Nuno Rebelo (1) e Gabriel Teca (2)
Treinador: Carlos Resende

Ao intervalo: 17-15
Disciplina: expulsão a Ricardo Pesqueira (56m) e Nuno Grilo (60m)

in "fcp.pt"

Entrevista a Josué: «Não sou burro, vi que não seria opção no FC Porto»

Adeus estranho ao Dragão, felicidade em Bursa

Longa conversa do internacional português com o Maisfutebol. A análise da nova vida no Bursaspor e a análise ao ano complicado no FC Porto

Seis meses depois de ter trocado o FC Porto pelo Bursaspor, Josué voltou a ser um jogador feliz. Titularíssimo no emblema turco, o médio de 24 anos já fez cinco golos e conquistou os exigentes adeptos da equipa.

Numa longa entrevista ao Maisfutebol, Josué faz um retrato cuidado da sua segunda experiência no estrangeiro, mas também fala sem inibição sobre a temporada no FC Porto.

A saída de Paulo Fonseca, o momento do adeus ao clube, o contato breve com Julen Lopetegui, tudo abordado com a frontalidade que lhe é característica.

O antigo bad boy fala com maturidade, equilíbrio e confirma ser um homem mudado. É um Josué realizado aquele que nos atende o telefone na cidade de Bursa.     

Que balanço faz destes seis meses na Turquia? 
«A experiência tem sido surpreendente. Aprendo todos os dias, pessoal e profissionalmente. Estou a conseguir jogar regularmente e já fiz cinco golos, três no campeonato e dois na taça. Sinto-me perfeitamente adaptado, todos me tratam bem». 

Quando optou pelo Bursaspor tinha alguma ideia do que ia encontrar? 
«Procurei informação na internet e falei com vários jogadores que já estavam na Turquia. Disseram-me que era um bom clube, com muitos adeptos e o estádio sempre cheio nos jogos. Só posso dizer bem do clube e do campeonato. Repito, aqui sou muito bem tratado». 

Sentiu a necessidade de voltar a ser importante, após uma época difícil no FC Porto? 
«Sim, claramente. O ano passado o clube teve uma época má, mas fiz muitos jogos, golos e assistências. Não quiseram que eu continuasse e a minha saída foi o melhor para todos. Para mim isso é, hoje em dia, claro». 

No Bursaspor tem outro ex-jogador do FC Porto, o Belluschi, como colega. É o seu principal apoio? 
«Quando cheguei, o Belluschi e o Renato Civelli, outro argentino, foram os colegas que mais me ajudaram. Eles e o Fernandão, um avançado brasileiro. Dou-me bem com toda a gente, mas esses têm sido muito importantes para mim. Às vezes eu e o Belluschi falamos dos resultados do Porto, mas nada de especial». 

Consegue dizer-nos qual foi a melhor exibição que fez ao serviço do Bursaspor? 
«A primeira parte contra o Besiktas [derrota por 0-1] foi especial». 

E o melhor golo? 
«Este último contra o Akhisar foi bom. E marquei outro bom na taça, contra o Samsunspor». 

Confirma que não falta apoio à equipa, dentro e fora dos relvados? 
«É das coisas que mais gosto. Em qualquer estádio há sempre adeptos nossos. Seja gente mais jovem e que está a estudar fora, seja gente mais velha, temos sempre muitos adeptos». 

O Bursaspor foi campeão há quatro anos. Quais são agora os objetivos do clube? 
«Ninguém esperava esse título. Foi uma surpresa. O ano passado a equipa ficou no oitavo lugar e este ano queremos fazer uma das melhores épocas de sempre. Estamos no quinto lugar e podemos ficar nos primeiros quatro até ao fim». 

Que retrato faz da liga turca? 
«Há três clubes historicamente superiores (Galatasaray, Fenerbahce e Besiktas), mas a jogar à bola não os considero melhores. Podem ter melhores plantéis, mais adeptos, é verdade, mas dentro do campo os jogos são atípicos. Há muitos espaços, vários contra-ataques, taticamente ainda se nota algumas limitações». 

É uma liga boa para as suas características? 
«Sinto-me como peixe na água. É um campeonato ótimo para mim». 

Que retrato faz da cidade de Bursa? 
«Não tinha a noção que a Turquia é tão grande. Bursa tem mais de um milhão de habitantes e não nos falta nada. Há parques onde posso brincar com a minha filha, espaços comerciais, uma das maiores estâncias de esqui do país e existe muita indústria». 

A comunicação com treinador e colegas é feita em inglês ou encontrou dificuldades nesse capítulo? 
«Temos um tradutor. O treinador fala com ele e depois a mensagem passa para nós. Quando parte de nós é exatamente o inverso. Dentro do campo todos nos entendemos. No dia a dia tento falar em inglês com toda a gente». 

E como é em Bursa esse dia a dia? Passa despercebido na rua ou os adeptos já andam atrás de si? 
«As pessoas pedem-me para tirar fotos, gravam vídeos quando eu passo na rua, isso para eles é normal». 

No que diz respeito à alimentação e costumes, encontrou hábitos estranhos? 
«A alimentação é o maior problema. A comida é muito picante, principalmente as sopas. Ao pequeno-almoço comem azeitonas, pepino, tomate e eu não consigo, não estou habituado. Isso não consigo comer logo de manhã». 

Aventura-se nos restaurantes da cidade ou prefere jantar por casa? 
«Há bons restaurantes de sushi. E quem gosta de kebabestá bem servido. Mas, honestamente, fora de casa só arrisco no sushi, vou várias vezes com a minha família». 

O processo de saída dos dragões, as memórias da terrível campanha de 2013/14, os dias e uma conversa com Julen Lopetegui antes da partida para Bursa

Resgatado em 2013 ao Paços Ferreira, Josué ficou apenas uma época no plantel principal do FC Porto. Apesar de ter sido muitas vezes utilizado por Paulo Fonseca e Luís Castro, o esquerdino de 24 anos não fez parte dos planos de Julen Lopetegui e rumou por empréstimo para o Bursaspor. Josué tem contrato com os dragões até junho de 2017.

Em longa entrevista ao Maisfutebol, Josué explica os motivos que o levaram a sair do FC Porto, lamenta que tenha sido impedido de treinar com o plantel de Lopetegui após o estágio de pré-época na Holanda e fala ainda sobre Paulo Fonseca, um homem que, segundo diz, não usufruiu do apoio que a atual equipa técnica tem. 

Uma conversa desassombrada com um atleta que reaprendeu a ser feliz na Turquia. Mesmo que o clube do coração não lhe saia da cabeça. 

Afirmou várias vezes que o seu sonho era jogar no FC Porto. Agora, na Turquia, isso volta a estar na cabeça e a ser um desejo? 
«Cumpri esse sonho. Agora voltar ao Porto… não sei o que vai acontecer. Não está muito na minha cabeça voltar, até porque sei que o Bursaspor me quer comprar. Vamos ver, depende de muita coisa. Se tiver de voltar, voltarei de coração aberto. É a minha casa, o meu clube. Mas estou muito bem aqui». 

A pressão de jogar no clube do coração é diferente? É maior? 
«Para mim não. É igual, meto sempre pressão em mim. O ano passado dei tudo pelo clube, apesar de dizerem que eu era o culpado de muitas coisas. Estou habituado, tenho as costas largas». 

Fez 35 jogos oficiais, 26 a titular, pelo FC Porto na época passada. Somou quase 2000 minutos. Com estes números, como é que se explica o ser empréstimo? 
«No início da época fui muito claro: se não fosse opção preferia sair. Não sou burro nem estúpido. Com as contratações que o clube fez… vi que muito dificilmente ia ser opção. Falei com o meu empresário, depois com o clube e achámos que era o melhor para todos. Não me arrependo, estou feliz, muito feliz. Como já não estava há muito tempo». 

Na época passada quando é que sentiram que a época estava a ir por um mau caminho? 
«A partir da saída do Paulo Fonseca. Nós tivemos cinco pontos de avanço do Benfica (agora o Porto está seis pontos atrás), mas a partir de dado momento tivemos uma quebra enorme. O apoio de toda a gente no clube também não foi o mesmo que existe agora. Foi uma época má, passei mal porque detesto perder, ainda por cima ao serviço do clube do meu coração». 

 
«Apesar da má temporada do clube, joguei e fiz golos. Fui considerado um dos melhores médios ofensivos da Liga. Aprendi muito. Aprendi a estar calado e a crescer». 

Assistiu com tristeza à saída do Paulo Fonseca? 
«Sim, para mim foi triste. Sabia e sei o valor dele. Ele coloca qualquer equipa a jogar bom futebol. Sei que ele não teve o apoio que o grupo atual tem. Foi triste ver o Paulo e os dois adjuntos dele (Nuno Campos e Pedro Moreira) a saírem e outras pessoas continuarem na equipa técnica». 

«As pessoas podem dizer o que quiserem do Paulo, mas ele é um homem de H grande. Tem tudo: bom treinador, bom homem, bom amigo, bom conselheiro». 

Fez a pré-época com Lopetegui. O que achou dele? 
«Gostei do pouco que vi dele, agradou-me. Mas vi pouco porque, estranhamente, depois do estágio na Holanda não me deixaram voltar a treinar com a equipa». 

O Lopetegui teve alguma conversa consigo, falou sobre as suas opções para a equipa? 
«Não queria muito falar sobre isso. Foi estranho. Ele disse-me uma coisa, depois aconteceu outra, mas não quero pronunciar-me sobre esse tema».

«Serei eternamente grato a Paulo Fonseca»

A relação com o antigo treinador e o nascimento da filha mudaram totalmente o esquerdino, um adolescente que andava «sempre na lua»

A metamorfose do rebelde sem causa. O «refilão» que andava sempre «no mundo da lua» transformou-se num par extremoso e num profissional responsável. As causas? O nascimento da filha, o carinho da esposa e a paciência de Paulo Fonseca.

Em entrevista ao Maisfutebol, o atual médio do Bursaspor aceita voltar atrás e falar sobre os anos mais complicados da sua carreira. E da sua vida. 

É a segunda experiência no estrangeiro. A primeira foi em 2010 na Holanda, com o Venlo. Era um homem diferente?
«Tinha 19 anos e a minha mentalidade não era a correta. A forma como encarava o futebol não era boa. Estou mais maduro e equilibrado. Sinto isso todos os dias aqui na Turquia». 

Quando sentiu que estava a mudar, a tornar-se melhor profissional? 
«No meu segundo ano do Paços Ferreira. O nascimento da minha filha, o convívio com a minha esposa e o trabalho do Paulo Fonseca comigo foram momentos decisivos. Vou estar eternamente grato ao mister Fonseca. Ele deu-me força e motivação para continuar no futebol e mudar a minha cabeça». 

Em janeiro de 2013 o Paulo Fonseca dizia-nos que o seu problema era a personalidade e não a qualidade enquanto futebolista. Dois anos depois, esse problema está resolvido? 
«Sim, sou um homem mudado. Dentro do campo estava sempre tudo mal, só eu é que fazia as coisas bem. No balneário tudo passava, mas no relvado era um refilão. O Fonseca ajudou-me a perceber as coisas, a perceber que o mundo não gira à minha volta». 

Se tivesse de descrever o Josué dos anos de rebeldia, de que forma o faria? 
«É difícil. Não era maldoso, mas andava noutro mundo, no mundo da lua. A razão era só minha, faltava ao respeito a muita gente, mas pronto… nem gosto de me lembrar. Aprendi com os erros». 

Além do Paulo Fonseca, que personagens o marcaram mais ao longo da carreira? 
«Todo o grupo do Paços Ferreira no meu segundo ano no clube. Jogadores, médicos, equipa técnica, dirigentes… marcaram-me todos de forma muito positiva». 

Onde é que se imagina daqui a um ano? 
«Tenho contrato com o FC Porto por mais dois anos. Se não for lá, que seja no Bursaspor». 

E o que deseja para 2015? 
«Quero fazer assistências e golos no Bursaspor. Que tudo me corra bem na Turquia. A mim e ao clube».   

sete contos (ou não?) para entrar no FC Porto


Os primeiros pontapés na Constituição, a nega ao Salgueiros, a eleição no meio de 102 miúdos e (mais tarde) o desejo de voltar à seleção


Depois de assumir o desejo de voltar à Seleção Nacional, sem qualquer obsessão, Josué recorda na entrevista aoMaisfutebol os primeiros dias nas escolinhas do FC Porto.

Entrevista a Josué: sete contos (ou não?) para entrar no FC Porto O esquerdino, agora com 24 anos, ainda fez um treino no Salgueiros, onde conheceu Silvino Louro. O coração, porém, já era completamente azul e branco. Depois, no pelado da Constituição, o seu pé esquerdo fez o resto. 

Soma quatro internacionalizações pela Seleção A. Estar a jogar e a marcar golos na Turquia aproxima-o das escolhas de Fernando Santos? 
«É um objetivo meu voltar à Seleção Nacional, claro. Neste momento não penso muito nisso, se tiver de ser chamado, ótimo. Estou muito contente com o meu clube, o clube comigo e isso é o mais relevante». 

Que análise faz do desempenho da seleção no Mundial? 
«Senti-me um bocadinho frustrado. Pensei que íamos mais longe. A realidade foi outra. Porquê? Não sei. Agora temos de nos qualificar para o Europeu». 

Já recebeu algum contato do novo selecionador nacional?
«Não, nunca. Acompanho as notícias, mas nunca fui contatado pelo selecionador ou por algum adjunto dele. Sei que o Raul Meireles foi observado, mas creio que a Bursa não veio ninguém da FPF». 

Como é que o futebol federado surge na sua vida? Como é que tudo começou? 
«Bem, eu jogava muito à bola no meu bairro [perto de Ermesinde] e aos sete anos e meio o meu pai, que trabalhava fora do país, leu no Jornal de Notícias que o FC Porto estava a fazer captações. Perguntou-me se eu queria ir lá e eu disse logo que sim. Curiosamente, no dia seguinte, o Centro Social do meu bairro organizou uma ida aos treinos do Salgueiros. Estava lá o Silvino, antigo guarda-redes e agora adjunto do José Mourinho». 

E ficou no Salgueiros? 
«Eles viram-me a jogar, perguntaram se eu queria ficar, mas eu respondi que o meu pai me ia levar ao FC Porto e que era lá que eu queria jogar. Três dias depois lá fui à Constituição». 

Correu bem? 
«Sim, mas na altura os pais tinham de pagar a inscrição. O clube pediu sete contos e meio (37,4 euros) e a minha família não tinha possibilidades. Na semana a seguir as coisas mudaram e já não foi necessário pagar para a inscrição. Voltei a ir lá e fui um de dois escolhidos. Entre 102 miúdos. Fui eu e o Fábio Ferreira, um guarda-redes que esteve há poucos anos no Sp. Espinho». 

«Fiquei no FC Porto até aos juniores. Nessa fase fui emprestado meio ano ao Candal. Voltei ao FC Porto, fiquei mais ano e meio, antes de jogar no Sp. Covilhã, Penafiel e na Holanda». 

in "maisfutebol.iol.pt"

Benfica e FC Porto na luta por pérola francesa


Jean-Kévin Augustin, avançado de 17 anos do Paris Saint-Germain, é um jogador com muito mercado, uma vez que o contrato que o liga ao clube francês termina no final da temporada e há vários clubes europeus interessados, entre os quais, segundo a ESPN, dois portugueses, Benfica e FC Porto, que enfrentam a concorrência da Juventus, Roma, West Ham e Arsenal. 

Contratado pelo PSG ao A.C.B.B em 2009, Augustin ainda não se estreou pela equipa principal do clube parisiense, pelo que o jovem talento francês equaciona dar um novo rumo à sua carreira.


in "abola.pt"

Adrián sob pressão

ESPANHOL TEM NOVO TESTE ÀS SUAS CAPACIDADES

Um golo em 16 presenças na equipa é o registo de Adrián López quando entrar em campo esta noite, muito provavelmente, como principal referência ofensiva do FC Porto. O avançado espanhol, de 27 anos, vai aproveitar novamente a Taça da Liga para ser titular, procurando mostrar alguns dos atributos que o levaram a ser campeão espanhol ao serviço do Atlético Madrid e a contratação mais cara dos dragões para esta época (11 milhões de euros por 60 por cento do passe).

Na ausência de Jackson Martínez, por opção, e Vincent Aboubakar, na CAN, tudo indica que Adrián López seja o ponta-de-lança frente ao Sp. Braga. Foi assim na semana passada, diante do União da Madeira, mas a sua atuação foi dececionante. No entanto, não está colocada de parte a possibilidade de Lopetegui vir a apostar em Gonçalo Paciência como elemento mais ofensivo da equipa.

Nesse caso, o espanhol seria desviado para uma das alas, onde se sente mais à-vontade, dado que nunca foi um avançado propriamente de área.

in "record.pt"

Defour aconselhou Reyes ao Anderlecht

DEFESA PODE DESPEDIR-SE HOJE DOS DRAGÕES

Diego Reyes pode fazer hoje, frente ao Sp. Braga, o seu último jogo da época com a camisola do FC Porto. O defesa-central só tem encontrado espaço para jogar na Taça da Liga e, como tem vários clubes interessados nos seus serviços, poderá ser emprestado nesta janela de transferências.

Parma e Anderlecht estão na corrida, sendo que o ex-portista Steven Defour aconselhou-o ao clube belga.

in "record.pt"

A primeira vez de Herrera

MEXICANO CHAMADO AO DUELO DE BRAGA

Dos habituais titulares do FCPorto, apenas Fabiano e Danilo prosseguem sem presenças nas convocatórias de Julen Lopetegui para os jogos da Taça da Liga. O mexicano Héctor Herrera era outro dos jogadores portistas nessa situação, mas foi agora chamado ao jogo com o Sp. Braga e reduziu o lote de poupados nos duelos da mais recente prova do calendário português aos dois referidos brasileiros.
Em todo o caso, essa chamada do mexicano não garante a sua estreia na presente edição da Taça da Liga, uma vez que tudo aponta para que comece o jogo no banco de suplentes, de onde poderá nem sair, tal como aconteceu, por exemplo, com Jackson Martínez, na receção ao U. Madeira.

Ainda no que toca à convocatória portista para o jogo de hoje, uma nota para a presença de três jogadores da equipa B: Víctor García, Kayembe e Gonçalo Paciência. Pelo menos um deles deverá ser titular, mas já lá vamos. Primeiro, uma nota para a baliza, onde Andrés Fernández deve recuperar a titularidade, em detrimento de Helton. Na defesa devem avançar os mesmo que surgiram frente ao U. Madeira e o meio-campo também não deve mexer. No ataque, aí sim, deve haver pelo menos uma alteração em relação ao jogo com os insulares, surgindo Kayembe no lugar que foi de Ivo Rodrigues.

in "record.pt"

Ingleses insistem em Indi


Jornal "Manchester Evening News" refere que o central do FC Porto é alternativa a Mats Hummels no Manchester United.


Martins Indi volta a estar em destaque na imprensa inglesa. O central do FC Porto é de novo associado do Manchester United, treinador por Van Gaal, com quem trabalhou na seleção holandesa.

O jornal "Manchester Evening News" escreve que Mats Hummels, do Borússia de Dortmund, continua a ser o alvo prioritário do Manchester United para o eixo defensivo. Indi, segundo a publicação, surge como alternativa ao alemão.


in "ojogo.pt"

Gonçalo pode seguir os passos do pai

Com Quaresma e Jackson Martinez fora da lista de convocados, é bem possível que em Braga o jovem Gonçalo Paciência repita o que sucedeu ao pai em 1987.
Tudo indica que Gonçalo Paciência seja opção de Julen Lopetegui na equipa do FC Porto na quarta-feira em Braga, no jogo da Taça da Liga, tal como sucedeu ao seu pai, em 1987, na Taça de Portugal.

Domingos (378 jogos, 144 golos) estreou-se na equipa principal do FC Porto em Moura, na Taça de Portugal, a 21 de novembro de 1987. Com 18 anos e dez meses, foi aposta de Ivic na terceira eliminatória da competição, um jogo em que os azuis e brancos venceram por 2-0, com golos de Juary e Raudnei.

A confirmar-se a estreia de Gonçalo, com 20 anos e cinco meses, esta será uma das raras vezes na história do clube em que pai e filho jogaram na equipa principal, feito até aqui conseguido apenas por António e Ricardo Sousa. O "bê" Francisco Ramos é filho de Vitoriano.

in "ojogo.pt"

Opare já está na Turquia

Defesa ganês, de 24 anos, vai jogar no campeonato turco até ao final da temporada
Sem espaço na equipa de Lopetegui, o lateral-direito Daniel Opare já está na Turquia, onde vai representar o Besiktas até ao final da época. O atleta chegou esta manhã a Istambul e deve juntar-se à equipa já esta quarta-feira, depois de realizar os habituais exames médicos.

O ganês, contratado ao Standard-Liège no verão, jogou apenas por duas vezes na primeira metade da época e pela equipa B dos dragões.

in "ojogo.pt"

Dragões cedem dois juniores ao Freamunde

Braima e Celestin, ambos de 19 anos, não conseguiram impor-se na equipa B dos azuis e brancos
O lateral direito Braima e o avançado belga Celestin são reforços do Freamunde. Os dois jogadores, que pertencem ao FC Porto, chegam ao primeiro classificado da II Liga por empréstimo até ao final da temporada.

Braima é um jovem internacional sub-19 português que não conseguiu impor-se na equipa B dos dragões, tal como o belga Celestin, contratado ao Standard Liége na última temporada.

in "ojogo.pt"

Varela já treina no Parma

Internacional português já integrou a sessão de trabalhos do último classificado do campeonato italiano

Varela já treina pelo Parma. O internacional português, de 29 anos, juntou-se esta terça-feira ao clube italiano, depois de meia temporada em Inglaterra ao serviço do West Bromwich.

ion "ojogo.pt"

DRAGÕES PROCURAM SÉTIMA VITÓRIA CONSECUTIVA EM BRAGA

Azuis e brancos vão ao Minho para a Taça da Liga, num jogo que pode seguir através do Twitter
O FC Porto desloca-se hoje (às 20h45) ao terreno do Sporting de Braga, em desafio da terceira jornada da terceira fase da Taça da Liga, em que vai procurar prolongar o melhor ciclo de resultados da época 2014/15: a marca foi atingida em Penafiel, no sábado, com a sexta vitória consecutiva. O jogo no Minho será seguido em tempo real no Twitter do FC Porto e acompanhado no Facebook e Google+. Logo após o apito final, poderá sintonizar o Porto Canal para o rescaldo da partida e ler aqui a habitual crónica.

Em Braga, os Dragões vão também em busca de dar um passo decisivo rumo às meias-finais da competição, já que chegam ao Minho na liderança do grupo D, com seis pontos, mais três do que os arsenalistas, que, em caso de derrota, ficam automaticamente afastados. O Estádio Municipal de Braga tem sido um terreno favorável aos portistas, que nas últimas cinco deslocações venceram quatro, perdendo apenas (2-1) no confronto para os oitavos-de-final da Taça de Portugal 2012/13.

Na lista de convocados, Julen Lopetegui incluiu o guarda-redes Helton, os defesas Reyes e José Ángel, o médio Rúben Neves, e os “bês” Víctor García, Kayembe e Gonçalo Paciência, ficando de fora habituais titulares como Fabiano, Danilo, Maicon, Alex Sandro, Casemiro, Quaresma e Jackson Martínez.


in "fcp.pt"

ABOUBAKAR FOI TITULAR NO EMPATE DOS CAMARÕES

Avançado do FC Porto foi um dos mais inconformados na estreia dos leões indomáveis na CAN, frente ao Mali (1-1)
Jogador é uma das promessas para o futuro da seleção camaronesaA selecção camaronesa começou a participação na Taça das Nações Africanas (CAN) com um empate frente ao Mali (1-1), num jogo disputado esta terça-feira, no Estádio de Malobo, na Guiné Equatorial. O avançado do FC Porto, que esteve em campo durante os 90 minutos, foi um dos mais inconformados entre os leões indomáveis e esteve mesmo perto de marcar a meio da segunda parte, num remate cruzado que rasou o poste da baliza maliana.

Foi, aliás, após o intervalo que surgiram os dois golos do encontro. O Mali adiantou-se no marcador aos 71 minutos, por intermédio de Sambou Yatabaré, tendo os Camarões chegado à igualdade através de Ambroise Oyongo, a sete minutos do apito final. 

No fim da primeira jornada do Grupo D, todas as equipas somam um ponto, uma vez que Costa do Marfim e Guiné Conacri também se estrearam na CAN com um empate (1-1). É precisamente frente aos guineenses que os camaroneses jogam na próxima ronda, marcada para este sábado, às 19h00 de Portugal Continental, também em Malobo.


in "fcp.pt"

RAFA: “NENHUM ADVERSÁRIO É FÁCIL”

Dragões recebem o Tigres na 15.ª jornada do Campeonato (quarta-feira, 21h30)
Garantido o primeiro lugar do grupo D da Liga Europeia, com um empate em Itália, diante do Valdagno, o FC Porto Fidelidade volta a centrar atenções no campeonato para a recepção ao Tigres, marcada para esta quarta-feira, às 21h30, no Dragão Caixa, da 15.ª jornada da prova. Rafa afasta um cenário de facilidades frente à formação de Almeirim e alerta: “Não podemos perder mais pontos”.

“Nenhum adversário é fácil neste campeonato. Tivemos um jogo muito complicado na primeira volta, em casa deles, e agora vamos procurar ter um jogo mais tranquilo, se possível. Se estivermos ao nosso nível, acredito que levaremos o Tigres de vencida, até porque é esse o nosso objectivo”, afirmou o avançado dos Dragões, autor do quinto golo portista em Itália, já dentro do último minuto do encontro. No que diz respeito ao campeonato, o FC Porto Fidelidade segue na segunda posição a três pontos do primeiro lugar.

Indiferente à forma como se apresentará no Dragão Caixa o actual 12.º e antepenúltimo classificado, Rafa reconhece que só a vitória interessa aos azuis e brancos. “São duas equipas que precisam de pontos por motivos diferentes e nós já não temos mais margem de erro. Não estamos na posição que queremos e não podemos perder mais pontos. A estratégia que eles vão adoptar é-nos indiferente, pois temos de nos concentrar unicamente naquilo que temos de fazer para vencer”, prosseguiu o camisola nove, em declarações ao Porto Canal e www.fcporto.pt.

No que diz ao sorteio dos 16-avos-de-final da Taça de Portugal, que colocou a Oliveirense no caminho portista, Rafa prevê uma eliminatória complicada. “É uma excelente equipa e vai criar-nos muitas dificuldades, mas a Taça de Portugal é uma competição que queremos vencer e, para isso, temos que começar por ultrapassar esta eliminatória em Oliveira de Azeméis. É um jogo no qual tudo se decide e não há espaço para erros”.

O jogo entre FC Porto Fidelidade e Tigres de Almeirim, da 15.ª jornada do Campeonato nacional, disputa-se esta quarta-feira, às 21h30, no Dragão Caixa, e terá transmissão em directo no Porto Canal.


in "fcp.pt"