sexta-feira, 29 de junho de 2012

Nassim Zitouni: «Se o FC Porto quiser, assino já» - Zitouni

Nassim Zitouni, médio argelino que se tem destacado pelos juniores do Lyon, está a par do interesse do FC Porto e diz-se disposto a assinar caso o clube concretize o interesse.

«Ouvi falar do interesse do FC Porto e é lisonjeador, porque trata-se de um grande clube», começou por dizer o jogador de 18 anos em declarações ao Blogolo, sublinhando que, apesar de estar feliz no Lyon, não descarta a possibilidade de deixar o clube francês.

«Se chegar uma proposta interessante para o Lyon e para mim, porque não? Se o FC Porto quiser que eu assine um contrato profissional, não ia dizer que não», confessou, afirmando que, pelas suas características, se iria adaptar facilmente ao campeonato português.

Sobre as referências do Dragão: «O FC Porto é Madjer, uma lenda para os argelinos.»


in "abolqa.pt"

Dragão regressa ao trabalho a 2 de Julho

Primeiro treino da pré-época realiza-se a partir das 10h30 da próxima segunda-feira, no Olival. Estágio na Suíça, entre 9 e 15 de Julho.


O plantel do FC Porto inicia a pré-temporada de 2012/13 na próxima segunda-feira, realizando o primeiro treino da nova época no Olival.

Os campeões nacionais reúnem-se a partir das 10h30 da manhã, com os primeiros quinze minutos da sessão de trabalho a serem abertos à comunicação social.

O estágio de pré-época da equipa comandada por Vítor Pereira está marcado para Prangins, uma localidade suíça, entre 9 e 15 de Julho.


in "rr.pt"

ANDRE: "FEZ UM EUROPEU FORA DE SÉRIE"

João Moutinho foi um dos futebolistas mais em foco no Euro2012. Portugal foi afastado pela Espanha no desempate por penáltis e nada terá sido mais contraditório do que ver Moutinho falhar um deles. O portista foi o motor da equipa, como comprovam vários adjectivos usados pela imprensa: "brilhante", "sublime", "gigante". O ex-internacional André considera que o médio "fez um Europeu fora de série".

Em relação ao duelo ibérico das meias-finais, registem-se mais algumas citações: "o cérebro e o músculo", "o primeiro a receber a bola da defesa e o primeiro a tentar tirá-la ao adversário", "fantástico, o maior", "super-João" e "noite assombrosa". Mas, para além das palavras, analisemos os números: mais uma vez, Moutinho foi o português que mais correu em campo (14,616 km), a apenas 200 metros do recordista Xabi Alonso.

Os números impressionantes do número oito portista e da selecção estendem-se, naturalmente, a toda a competição. Em termos de distância percorrida, destacou-se claramente dos companheiros: cumpriu 59,512 quilómetros. Foi totalista, somando 480 minutos (mais uns pozinhos de tempo de compensação) em cinco partidas. Foi responsável por duas assistências (para golos de Ronaldo, frente à República Checa, e Pepe, no jogo com a Dinamarca) e dois remates.

A sua capacidade de passe está igualmente "gravada" nas estatísticas: foi o jogador português com mais passes efectuados (289), sendo 71 por cento deles certos (206). Efectuou seis cruzamentos, tantos quantos Nani, que joga na ala, o que demonstra a capacidade de aparecer em vários espaços do campo.

Com estes números como "cábula", fomos pedir a António André que nos ajudasse a interpretá-los. O antigo internacional português, que actualmente está integrado no departamento de scouting do FC Porto, ocupava os mesmos espaços que João Moutinho e participou no Mundial 1986, pelo que conhece as dificuldades das grandes competições internacionais.

"Quanto a mim, foi o jogador mais importante na selecção nacional, fundamentalmente ontem, por aquilo que a Espanha joga no meio-campo. Foi o mais eficiente a sair com bola, a marcar e a ajudar os colegas. Fez um Europeu fora de série. Mostrou que tem estofo de campeão, orgulho, vontade, querer", declarou ao www.fcporto.pt.

André admite que boa parte do trabalho do médio é invisível, mas quem sabe ver futebol percebe que ele "nunca sai do jogo": "Sabe dobrar os laterais muito bem, até os centrais dobrou! É muito forte a iniciar e acabar as jogadas e sabe quando acalmar e acelerar o jogo. Foi uma peça-chave no relativo êxito de Portugal, porque a selecção queria era chegar à final. Mas a Espanha foi incapaz de fazer o jogo que pode e sabe e o João foi decisivo para eles não o conseguirem controlar".



in "fcp.pt"

FC Porto: Antero Henrique abandona reunião da Liga

Atraso no início das assembleias-gerais não agradou ao responsável portista: "Isto é uma vergonha".


"Isto é uma vergonha. Vou-me embora" - foi assim que, em poucas palavras, Antero Henrique justificou aos jornalistas a sua saída da Alfândega do Porto.
O dirigente do FC Porto não gostou do atraso (longo) no início das assembleias-gerais extraordinárias da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
As reuniões iriam arrancar às 15h30, mas duas horas depois ainda não tinham começado devido ao Conselho de Presidentes, que ainda se realizava.
in "relvado,pt"

Walter Gargano «agrada» ao FC Porto


O jornal italiano Gazzetta dello Sport avança, esta sexta-feira, que o médio uruguaio Walter Gargano, de 27 anos, «agrada» ao FC Porto.
Sem entrar em detalhes, o diário desportivo transalpino coloca o internacional uruguaio na lista de preferências de Vítor Pereira para o plantel portista de 2012/2013.
Recorde-se que no dia de ontem, Álvaro Pereira, também uruguaio e colega de Gargano na seleção, foi dado como praticamente certo no emblema napolitano, a troco de 15 milhões de euros.
A par do FC Porto, a Gazzetta adianta que os espanhóis do Málaga também «piscam» o olho a Gargano, que tem contrato com o Napoli até 2015.
in "zerozero.pt"

Troca de jogadores entre FC Porto e Sporting

Miguel Lopes no Sporting e Adrien Silva no FC Porto: um negócio que agrada aos dois clubes e que pode estar prestes a concretizar-se.


FC Porto e Sporting estarão a negociar uma troca de jogadores: Miguel Lopes segue para os leões e Adrien Silva entre nos dragões. 

De acordo com o jornal "A Bola", os dois clubes já acertaram a decisão, de que Adrien já tomou conhecimento. Falta apenas a concordância de Miguel Lopes, que só ontem regressou do Euro 2012. 

Adrien Silva, de 23 anos, esteve emprestado à Académica nas últimas duas épocas e Sá Pinto não conta com o médio. Já Miguel Lopes, de 25 anos, esteve no Sp. Braga na última temporada, a título de empréstimo, e também não é peça para a equipa de Vítor Pereira. 

Desta forma, FC Porto e Sporting concertam um negócio que vem no seguimento de outros já feitos anteriormente entre os dois emblemas. A última troca entre os dois clubes remonta a 2010, quando João Moutinho chegou à Invicta e Nuno André Coelho seguiu para Lisboa.


in "rr.pt"

Nápoles é hipótese para Alvaro Pereira

ITALIANOS DE OLHO NUM LATERAL-ESQUERDO


Alvaro Pereira pode ter os seus dias contados no FC Porto. Neste defeso, o lateral uruguaio, de 26 anos, tem passado ao lado dos rumores de mercado, mas ontem o seu nome surgiu em grande destaque na imprensa internacional, por força do interesse manifestado pelo Nápoles na sua contratação.

Trata-se de um interesse real, mas ao contrário do que foi ontem escrito por algumas publicações, o Palito ainda é jogador dos dragões.

in "record.pt"

Tottenham atento a João Moutinho

As exibições de João Moutinho no Euro'2012 trouxeram o nome do médio para a ribalta do mercado de transferência.


Depois de ter visto o seu nome associado a Chelsea e Paris Saint-Germain, João Moutinho é hoje notícia em alguma imprensa inglesa como estando nos planos do Tottenham, clube que é apontado como o mais do que provável destino do treinador André Villas-Boas.

O clube londrino terá ficado impressionado pela regularidade das exibições do médio durante o Euro'2012, pelo que, alegadamente convencidos por Villas-Boas, avançará nos próximos dias com uma proposta dirigida ao FC Porto, clube com o qual Moutinho tem contrato até 2016 e ao qual está "preso" por uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros.

Ainda na quarta-feira, após a eliminação de Portugal, João Moutinho disse desconhecer a existência de clubes interessados no seu passem, revelando estar à apenas que o FC Porto lhe comunique o dia em que deve apresentar-se para iniciar a pré-época.


in "ojogo.pt"