terça-feira, 26 de abril de 2011

Walter analisa Villarreal e manifesta desejo de ficar no Porto

O Villareal é uma equipa forte, actualmente no quarto lugar da liga espanhola. Uma formação que incute respeito, como considera o avançado Walter, que numa entrevista a Bola Branca, não esquece o seu compatriota Nilmar, com quem jogou no Internacional de Porto Alegre.


Seis anos após a presença do Sporting, no jogo que decidiu a Taça UEFA de 2004/2005, Portugal tem assegurada uma 15.ª final europeia, mas pode ainda fazer melhor, monopolizá-la, como só espanhóis, ingleses, alemães e italianos conseguiram.   

O Villarreal, adversário do FC Porto, é o último obstáculo a uma final da Liga Europa 100 por cento portuguesa, a 18 de Maio, em Dublin, já certa para Benfica ou Sporting de Braga.         

Walter considera que o FC Porto não será favorito se chegar à final de Dublin, porque Benfica e Braga são também grandes equipas, será 50-50.

O avançado esclarece neste entrevista a Bola Branca, de uma vez por todas, que deseja permanecer no Porto na próxima temporada, ganhando mais espaço na equipa.


in "rr.pt"

DRAGÕES ANTEVÊEM "CLÁSSICO" EM SUPERFLASH


Os jogadores Gilberto Duarte e Alfredo Quintana antevêem, esta terça-feira, na arena do Dragão Caixa e em regime de superflash, o FC Porto Vitalis-Benfica, encontro da sexta jornada da fase final do Campeonato Nacional de Andebol.

A acção de comunicação está agendada para as 15h45 e será seguida do ultimo treino dos Dragões antes do "clássico", com os primeiros 20 minutos do apronto a decorrerem à porta aberta para a comunicação social.

O FC Porto Vitalis-Benfica joga-se a partir das 19h30 de quarta-feira, no Dragão Caixa.


in "fcp.pt"

DRAGÕES FAZEM HISTÓRIA NA TAÇA DA EUROPA

O FC Porto venceu o Grupo C da ronda de apuramento para a Taça da Europa 2011, somando por vitórias todas as partidas disputadas. Com este resultado, os Dragões acumularam a 12.ª qualificação consecutiva para a máxima prova europeia, marca nunca alcançada por qualquer outro clube.

Com o espanhol Daniel Sanchez, o turco Semih Sayginer e os portugueses Paulo Andrade e Rui Manuel a formarem a equipa na competição que os próprios Dragões receberam, os azuis e brancos carimbaram o apuramento ao derrotar, por 4-0, a formação francesa do Adernos, que apresentou dois dos melhores bilharistas mundiais.

Disputado na Sala de Bilhar do FC Porto, o Grupo C integrou ainda os austríacos do Elite Wien e os turcos do Zeytinburnu Irmak.

A fase final da Taça da Europa 2011 disputa-se de 9 a 12 de Junho, na cidade francesa de Schiltigheim, a apenas cinco quilómetros de Estrasburgo.


in 

F.C. Porto: Fucile, Belluschi e Rafa em tratamento

Dragões continuam a preparar o embate de Villarreal


Fucile, Belluschi e Emídio Rafael continuaram, esta terça-feira, em tratamento às respectivas lesões e são os únicos «clientes» do departamento médico do F.C. Porto.

Os dragões cumpriram mais uma sessão de trabalho na preparação para a recepção de quinta ao Villarreal, a contar para a primeira mão das meias-finais da Liga Europa.

André Villas-Boas volta a orientar amanhã mais um treino no Olival, a partir das 10:30, com o treinador a deslocar-se duas horas depois à sala de imprensa para abordar a partida.

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto-Villarreal com árbitro holandês

BJORN KUIPERS NO ESTÁDIO DO DRAGÃO


O árbitro holandês Bjorn Kuipers vai apitar o FC Porto-Villarreal de quinta-feira, no Estádio do Dragão, jogo da 1.ª mão das meias-finais da Liga Europa.
Kuipers terá como auxiliares Sander van Roekel e Berry Simons, sendo Pol van Boekel o quarto árbitro. Richard Liesveld e Ed Janssen serão os juízes de baliza.
in "record.pt"

Alvaro Pereira: "Quero ficar aqui por muitos anos"

Álvaro Pereira projectou ontem, em entrevista à Rádio Renascença, o jogo das meias-finais da Liga Europa com o Villarreal e assegurou que não tem vontade de sair do Dragão, apesar de se multiplicarem os clubes interessados na sua contratação. O mais recente parece ser o Bayern de Munique. "O meu sonho era jogar num grande clube da Europa e felizmente consegui. Todos os dias me sinto um privilegiado por estar no FC Porto. Estou muito feliz aqui, eu e a minha família, e quero continuar por muitos anos", assegurou. O lateral tem contrato até 2014 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros.

Quanto ao duelo ibérico com o Villarreal, o uruguaio admitiu que se trata de uma final antecipada. "No papel pode dizer-se isso, mas quem quiser vencer a prova tem de fazer por isso", frisou, antecipando dois jogos complicados. "O Villarreal joga muito bem e será um belo espectáculo. Vão enfrentar-se duas equipas que tratam bem a bola. Somos muito ambiciosos, trabalhamos para vencer sempre, e isso nota-se dentro do campo. Aproveitamos as oportunidades e não vamos desperdiçar esta", assegurou. Entretanto, em Inglaterra o "The Sun" insiste na ida de Villas-Boas para o Liverpool.

in "ojogo-pt"

Meias são como finais: ganham-se

Para o FC Porto atingir as meias-finais de uma competição significa chegar ao jogo decisivo. Das quatro vezes em que disputou as "meias" a duas mãos, os portistas foram à final. A única desilusão europeia numa fase tão avançada aconteceu em 1993/94 quando a equipa de Bobby Robson foi derrotada em Barcelona por 3-0. Nessa altura, as meias-finais da Liga dos Campeões eram disputadas a um jogo apenas e na casa da equipa mais bem classificada na fase anterior.
As restantes quatro meias-finais, ganhas pelos azuis e brancos, foram jogadas em duas partidas, tal como será esta com o Villarreal, e com outra curiosidade que "joga" a favor dos dragões: a primeira mão foi sempre na condição de visitado.
A primeira vez que o FC Porto se viu nestas andanças foi em 1983/84, apenas dois anos depois de Pinto da Costa ter assumido a presidência do clube. Depois de ter eliminado o Shakhtar Donetsk, os dragões mediram forças com o temível Aberdeen de Alex McLeish e Gordon Strachan, e que era treinado por Alex Ferguson. Nas Antas, Fernando Gomes marcou aos 14 minutos o único golo que dava uma vantagem perigosa para a partida na Escócia. Aí, a equipa de António Morais repetiria o resultado, com um golaço de Vermelhinho. Depois, a Juventus levou a melhor, na única final europeia que o FC Porto perdeu.
Em 1986/87, o Dínamo de Kiev foi o obstáculo ultrapassado pelos dragões de Artur Jorge antes da presença em Viena, tendo sido afastado com um duplo 2-1. Já neste milénio, José Mourinho ganhou as duas meias-finais disputadas. Na Taça UEFA (02/03) goleou a Lázio nas Antas por 4-1 e foi empatar a Roma; na época seguinte, o FC Porto teve de afastar um adversário espanhol para atingir o jogo decisivo da Liga dos Campeões. Apesar do nulo no Estádio do Dragão, o destino dos azuis e brancos foi mesmo Gelsenkirchen fruto do golo solitário de Derlei, na Corunha.
A história europeia dos dragões volta a colocar um rival do outro lado da fronteira e, de novo, com o primeiro jogo a ser disputado em casa. Quinta-feira poderá começar a perceber-se se o destino desta equipa é Dublin, na Irlanda.


TAÇA DAS TAÇAS 1983/84

FC PORTO - ABERDEEN 1-0
(Gomes, 14')
ABERDEEN - FC PORTO 0-1
(Vermelhinho, 76')


TAÇA DOS CAMPEÕES EUROPEUS 1986/87

FC PORTO - DÍNAMO DE KIEV 2-1
(Futre, 48', André, 57' g.p; Yakovenko, 74')
DÍNAMO DE KIEV - FC PORTO 1-2
(Celso, 3', Gomes 11'; Mikhailichenko, 13')


LIGA DOS CAMPEÕES 1993/94

BARCELONA - FC PORTO 3-0
(Stoichkov, 11' e 36', Koeman, 72')


TAÇA UEFA 2002/03

FC PORTO-LÁZIO 4-1
(Maniche, 10', Derlei, 28' e 50', Postiga, 56'; Cláudio López, 6')
LÁZIO - FC PORTO 0-0


LIGA DOS CAMPEÕES 2003/04

FC PORTO - CORUNHA 0-0
CORUNHA - FC PORTO 0-1
(Derlei, 60' g.p.)

in "ojogo.pt"

Cimeira do golo no Dragão

A eliminatória com o Villarreal vale mais do que uma passagem à final da Liga Europa; em jogo estará também o título de melhor marcador da competição, disputado entre dois dos melhores e mais cobiçados avançados da actualidade, Falcao e Rossi. O colombiano parte com vantagem para mais esta batalha, a mesma com que o FC Porto parece entrar na eliminatória. Os 12 golos apontados na Liga Europa - a UEFA descontou-lhe o golo ao Genk, por ter sido marcado no play-off - oferecem-lhe uma vantagem escassa sobre o internacional italiano, que já marcou por 11 vezes na segunda mais importante competição europeia. Rossi, que em tempos chegou a estar na agenda do FC Porto (ver página ao lado), também está a realizar uma grande temporada, tão grande que até já teve o privilégio de ver o seu nome associado a uma possível transferência para alguns dos maiores clubes europeus. Tal como Falcao, de resto.

No mundo das curiosidades sobre esta batalha entre os dois principais protagonistas da presente edição da Liga Europa, há outro número que os aproxima. O italiano chegou, este domingo, na partida frente ao Sevilha, ao 30º golo da temporada, tantos como aqueles que já foram marcados por Falcao, embora, neste caso, com alguma desvantagem para o sul-americano no que diz respeito ao número de jogos (49 para Rossi, 38 para o portista). Um pormenor que ganha relevância quando se parte para a análise detalhada dos golos apontados pelos dois: a Falcao raramente lhe oferecem a possibilidade de brilhar nos penáltis; Rossi é o marcador oficial do Villarreal. Na Liga Europa, por exemplo, o italiano marcou três desta forma, enquanto Falcao apontou apenas um. O colombiano é, até por isso, mais versátil do que o seu adversário directo, porque divide melhor a forma como consegue chegar ao golo: seis com o pé direito, três de cabeça e dois com o esquerdo. Rossi, por sua vez, tem no pé esquerdo o seu ponto mais forte (7 golos), tão forte que das 24 vezes que rematou na Liga Europa apenas três (sim, três...) não seguiram na direcção da baliza adversária. Surpreendente.
Rossi é um perigo, mas Falcao também. E, nisto de goleadores, há poucos como o internacional colombiano, sobretudo dentro da área, local escolhido pelo portistas para finalizar todos os golos marcados na Liga Europa. A luta segue já na quinta-feira no Estádio do Dragão, casa de El Tigre.

in "ojogo.pt"

Nas finais sem meias-medidas

NUNCA VACILARAM EM ELIMINATÓRIAS A DUAS MÃOS


A eliminatória com o Villarreal é mais um momento marcante no historial do FC Porto. É a sexta vez que atinge as meias-finais de uma competição europeia e, sempre que as decisões foram a duas mãos, os azuis e brancos não vacilaram na hora da verdade. Foi assim contra o Aberdeen, em 1983/84 (Taças das Taças), Dínamo Kiev, 1986/87 (Taça dos Campeões), Lazio, 2002/03 (Taça UEFA) e Deportivo da Corunha, 2003/04 (Liga dos Campeões).
Chegar às finais foi sempre um ponto de honra. Esse objetivo só não foi atingido quando os dragões foram obrigados a disputar uma meia-final, a um só jogo, em Barcelona, em 1993/94. Uma exceção que não belisca a hegemonia portista quando está em igualdade de circunstâncias com os adversários.
Outro dado curioso prende-se com o facto de o FC Porto ter começado sempre em casa esses duelos. André Villas-Boas já lembrou que faz parte da história e cultura do clube resolver as eliminatórias fora de casa, tendo dado como exemplo as campanhas vitoriosas da Taça UEFA e Champions ao lado de José Mourinho. É nessa base que está também a preparar o confronto com o Villarreal.
in "record.pt"

Lino: «Sede de vitória ainda não acabou»

ANTIGO JOGADOR DO CLUBE VISITOU EX-COLEGAS


Lino, antigo jogador do FC Porto, aproveitou o fim-de-semana de paragem na Liga da Grécia e deslocou-se ao Porto para tratar de alguns assuntos pessoais e visitar os ex-colegas de equipa.
O lateral-esquerdo que representa o PAOK desde janeiro de 2009, encontrou um balneário “motivadíssimo” e das conversas que teve com os amigos Helton, Rolando, Fernando e Hulk verificou que a “sede de vitória do FC Porto ainda não se esgotou”.
"Estavam radiantes com a vitória sobre o Benfica, para a Taça de Portugal, mas já estão totalmente focados na eliminatória da Liga Europa, com o Villarreal. O objetivo deles é ganhar tudo o que resta", revela Lino, campeão nacional pelo FC Porto em 2007/08
“O ambiente que havia na minha altura é exatamente o mesmo que encontrei agora. Muita ambição e motivação, um grupo que é uma família, onde todos remam para o mesmo lado", conta o brasileiro. Quem passa pelo FC Porto não consegue deixar de torcer pelo sucesso do clube".
O jogador do PAOK que joga com Vieirinha, outro ex-dragão, confessa que vibrou com a conquista do campeonato nacional dos dragões.
"Quem passa pelo FC Porto não consegue deixar de torcer pelo sucesso do clube", salienta Lino.
in "record.pt"

Montras à prova de assalto

SAD NÃO VENDE MAIS DO QUE UM


Não é preciso fazer uma sondagem junto de especialistas de mercado nem consultar agências de rating para perceber que a cotação dos jogadores do FC Porto tem subido em flecha esta temporada. Naturalmente, a Europa é a maior montra e os jogos decisivos podem ser o empurrão final para que o namoro aos craques se materialize em propostas concretas. Até aqui, não saímos da lógica de La Palice. Importa saber, porém, qual o posicionamento da SAD e dos seus ativos perante um assédio mais do que natural. Sobressai, desde logo, uma máxima: perder Hulk e Falcão é impensável.
Não é difícil apontar estes dois avançados como os mais valiosos do plantel no mercado. Aliás, muitos acreditam que a saída do Incrível é inevitável, o que coloca o foco na continuidade de El Tigre. E se o colombiano já manifestou interesse no projeto, a verdade é que a pasta para a renovação do seu contrato (acaba em 2013) está por fechar há um ano. E com cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, a SAD está exposta...
in "record.pt"

Toda a história: Falcao já roubou um título ao Villarreal

Avançado do F.C. Porto brilhou no torneio juvenil do clube espanhol

.
Radamel Falcao tem motivos para sorrir antes do duplo confronto entre F.C. Porto e Villarreal, nas meias-finais da Liga Europa. O avançado colombiano guarda boas recordações de um embate com o Submarino Amarelo em 2001.

Recém-chegado ao River Plate, o jogador ajudou a equipa argentina a conquistar um torneio juvenil, marcando um golo na final frente ao Villarreal.

Foi o seu primeiro título no clube. Falcao revelou parte da história no Twitter, nesta segunda-feira. O Maisfutebol conta-lhe o resto.

O melhor goleador da Liga Europa não explicou, por exemplo, que a prova foi organizada pelo próprio Villarreal e disputada na cidade que o F.C. Porto vai visitar na segunda-mão das meias-finais.

A Taça que Falcao segura na fotografia foi atribuída no Torneo Internacional Juvenil do Villarreal Club de Futbol, em 2001.

Falcao antes de Messi

Era a segunda edição da prova que reúne algumas das principais equipas do Mundo. O F.C. Porto já participou na competição.

A equipa da casa venceu no primeiro ano mas foi surpreendida pelo River de Falcao doze meses depois. O colombiano marcou e os argentinos venceram por 3-1. O Barcelona, com Leo Messi, Gerard Piqué e Cesc Fàbregas levantou o troféu na edição seguinte.

Foi um ano especial para Falcao, decisivo na carreira do goleador colombiano. Estreou-se na segunda divisão do seu país com apenas 13 anos, ao serviço do Fair-Play. Passou ainda pelo Milionários, a sua equipa do coração.

Recomendado por Silvano Espíndola, foi ao River Plate para um período de experiência e já não voltou. Para a história desse ano dourado de 2001, fica ainda a maior frustração do árbitro Héctor Baldassi, o mesmo do Portugal-Espanha no Mundial de 2010.

A bola que entrou mas não valeu

Baldassi cometeu o maior erro da carreira, assume o próprio, num lance com Falcao: «Recordo-me sempre do golo de Radamel Falcao Garcia. A rede cedeu, a bola foi para a bancada e marquei pontapé de baliza.»

«Foi no Sul-Americano de sub-17, em Março de 2001. Jogavam Brasil e Colômbia. Com trinta segundos de jogo, a bola entrou no meio da baliza, a rede foi-se e para mim era pontapé de baliza. Foi um golaço, mas não o vi. O pobre avançado só me dizia: juíz, fui golo...», recorda Baldassi.

A Colômbia foi goleada por 4-0 e terminou no terceiro lugar do grupo. Ficou pelo caminho, mas Falcao já estava na órbita do River Plate. Delém, brasileiro radicado na Argentina, trabalhou o colombiano nas camadas jovens do clube. Faleceu em 2007.

Surpreendido pelo Vitória de Hulk

Para Radamel Falcao, aquele título em Villarreal foi mesmo a única conquista colectiva de um ano marcado pela mudança para a Argentina, sem a família, desorientado mas confiante no futuro. Antes, com 11 anos, estivera no Ajax. Os pais não aprovaram a mudança para o Velho Continente.

No Verão de 2001, regressou à Europa pela segunda vez, agora para a Nike Premier Cup. O seu River Plate caiu na final frente ao Esporte Clube Vitória, da Bahia, o emblema que revelou Hulk. Os argentinos venceram o Real Madrid nas meias-finais (1-0) mas foram surpreendidos no jogo decisivo (1-2), em Berlim.

O resto é história conhecida. Sorriu em Villarreal com 15 anos, estreou-se na equipa principal do River em 2005 e vai reencontrar o Submarino Amarelo uma década após o primeiro título, desejando que isso seja um bom prenúncio para o F.C. Porto.



in "maisfutebol.iol.pt"

Relatório na mão e afinação final

A segunda observação feita ao Villarreal, em Sevilha, vai permitir esta terça-feira a Villas Boas dar uma adequada orientação à preparação do jogo com a equipa espanhola. 

O treinador portista teve ainda muito recentemente oportunidade de ver ao vivo, com o Saragoça, o adversário desta primeira mão das meias-finais da Liga Europa, juntamente com o seu adjunto Vítor Pereira.

Agora, porém, através de nova missão de espionagem de Daniel Sousa realizada anteontem, ficou na posse de mais dados sobre a forma de jogar do submarino amarelo e de jogadores que não tinham estado em acção no encontro anterior.

Daniel Sousa, que é o assistente mais precioso de Villas Boas no estudo de equipas adversárias, recolheu a informação complementar (também já tinha estado na partida com o Saragoça) do Villarreal em Sevilha, onde perdeu, no domingo, e ontem mesmo entregou o relatório completo ao técnico dos dragões, que a partir desta manhã, depois de analisado todo o processo, está em condições de proceder às alterações que entender para gizar a táctica e estratégia convenientes.

Para mais, realiza-se esta terça-feira, antevéspera do primeiro embate com o Villarreal, a sessão de trabalho que é considerada fulcral para afinar os processos de jogo da equipa. É que amanhã, já no Dragão, a preparação é mais ligeira e dedicada à revisão da matéria dada.

Também para amenizar o estado de espírito dos jogadores, mesmo tratando-se de profissionais mais do que habituados a lidar com a pressão acrescida que se faz sentir nas eliminatórias das provas europeias.


in "abola.pt"

Villas Boas associado ao Liverpool

Depois de Itália, onde já foi referido o interesse do Inter e da Roma, Villas Boas vê agora a imprensa inglesa associar o seu nome ao Liverpool. 

O tablóide inglês The Sun, através do seu correspondente Antony Kastrinakis, levanta a hipótese, deixando grandes elogios à presente campanha levada a cabo por André Villas Boas no comando do FC Porto.

É realçado, no entanto, que o mais certo é Kenny Dalglish manter-se no comando da equipa onde milita o português Raúl Meireles, mas, conforme é referido, André Villas Boas seria a melhor hipótese para dar uma solução a longo prazo para o dono do Liverpool, Jonh W Henry. Mais uma prova que o nome do jovem treinador do FC Porto ganha relevo por essa Europa fora...
13:15 - 25-04-2011

in "abola.pt"