quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Hernâni: carne para canhão ou qualidade excecional?

Novo extremo pelo FC Porto é o 18º atleta da Liga a saltar para um grande nos últimos dois anos; números sugerem que o falhanço e a saída (por empréstimo) é o destino mais comum; Fábio Fortes (ex-colega de casa) fala de um atleta de grande nível


Os três maiores clubes portugueses apostam pouco no mercado interno e, dizem os números, fazem-no sem grande convicção. Hernâni, contratado pelo FC Porto no derradeiro dia aberto a transferências, tem aqui um bom desafio em forma de obstáculo. 

Maisfutebol analisa os dados relativos às duas últimas épocas (2013/14 e a atual, 2014/15) para perceber, com surpreendente facilidade, que a mudança de clubes portugueses para o Dragão, a Luz ou Alvalade está, quase sempre, condenada ao insucesso. 

Esses são os factos. Os motivos? A resposta não está neste artigo. 


Antes de Hernâni, o FC Porto adquiriu nove futebolistas na Liga portuguesa, no período supracitado. Seis desses nove nomes já nem sequer fazem parte do plantel de Julen Lopetegui e estão emprestados a outros emblemas. 

Os resistentes são o guarda-redes Ricardo Nunes, o lateral/extremo Ricardo Pereira e o médio Evandro. O primeiro nunca jogou, o segundo raramente é opção, o terceiro é o único a competir regularmente.   

O FC Porto não tem aproveitado estes ativos, mas é, ainda assim, quem mais tem olhado para os valores a despontar na Liga portuguesa. Benfica e Sporting são mais renitentes, tal como podemos verificar no seguinte quadro. 

Nestas contas não entram futebolistas regressados de empréstimos. O cenário só pode assustar Hernâni. De todos os nomes analisados, Paulo Oliveira é o único a beneficiar do estatuto de titular, depois de se ter transferido de Guimarães. 


JOGADORES CONTRATADOS PELOS TRÊS GRANDES EM PORTUGAL: 

FC PORTO 

2013/14 
Licá (Estoril): 36 jogos/4 golos 
. está emprestado ao Rayo Vallecano 

Josué (Paços): 35 jogos/5 golos 
. está emprestado ao Bursaspor 

Carlos Eduardo (Estoril): 40 jogos/6 golos 
. está emprestado ao Nice 

Tiago Rodrigues (V. Guimarães): nunca jogou 
. está emprestado ao Nacional 
  
Ricardo (V. Guimarães): 21 jogos/2 golos 
. continua no plantel: 7 jogos em 2014/15 

Ghilas (Moreirense): 35 jogos/4 golos 
. está emprestado ao Córdoba 

2014/15 
Ricardo Nunes (Académica): nunca jogou 

Evandro (Estoril): 17 jogos/4 golos 

Sami (Marítimo): emprestado ao V. Guimarães 

BENFICA 

2013/14 
Steven Vitória (Estoril): 5 jogos 
. continua no clube, mas não faz parte do plantel 

2014/15 
Derley (Marítimo): 23 jogos/2 golos 

Bebé (Paços): 6 jogos 
. emprestado em janeiro ao Córdoba 

SPORTING 

2013/14 
Vitor Silva (Paços): 16 jogos/2 golos 
. transferido para o Reus 

Heldon (Marítimo): 10 jogos/1 golo 
. 4 jogos/1 golo esta época; emprestado ao Córdoba em janeiro 

Salim Cissé (Académica): nunca jogou 
. está emprestado à Académica 

2014/15 
Paulo Oliveira (V. Guimarães): 22 jogos/3 golos 

André Geraldes (Belenenses): 4 jogos 

«No um para um é o melhor jogador que eu já vi» 

Uma boa forma de contrariar um cenário adverso - e falta juntar a este exercício os nomes de Quaresma, Tello e Brahimi, concorrência de luxo - é sublinhar a qualidade do atleta em análise. 

Fábio Fortes foi companheiro de equipa e, mais do que isso, colega de casa de Hernâni entre 2011 e 2013. Em Mirandela e, posteriormente, em Guimarães. Conhece como ninguém o novo dragão e certifica-lhe (lá está) a qualidade. 

«No um para um é o melhor jogador que já vi em Portugal. Tem tudo: velocidade, técnica, espontaneidade e dois pés bons», diz ao Maisfutebol o atual ponta-de-lança do Santa Maria. 

Fábio partilha o apelido Fortes com Hernâni, mas não são familiares. «Temos ambos origem caboverdiana, somos grandes amigos e fomos colegas de equipa dois anos. Vivíamos juntos e posso assegurar que o Hernâni melhorou como futebolista porque amadureceu como homem. Isso está sempre ligado». 


Em Mirandela, lembra Fábio, Hernâni já mostrava ter muito futebol, mas prejudicava-se com «atitudes de miúdo». «O Rui Vitória foi o melhor que lhe podia ter acontecido. Amadureceu-o, deu-lhe responsabilidade, o Hernâni tornou-se um homenzinho na altura certa». 

Dispensado dos juniores do Cova da Piedade e mais tarde do Atlético, Hernâni teve de «suportar a frustração» até encontrar o caminho certo. Nisso, viver em Mirandela foi «importante». 

«Ele não é de sair à noite, de fazer farras, nada disso. É brincalhão, sim, mas muito responsável. Se tiver uma televisão e uma playstation, para ele está tudo ok. Em nossa casa eramos nós a cozinhar e ele até nisso começou a caprichar. Fico feliz, é como um irmão», completa Fábio Fortes. 

A notícia da transferência para o FC Porto foi «uma surpresa boa». Fábio falou de imediato com Hernâni. «Ele estava doido, feliz, disse-lhe para não se afastar do caminho recente. O próximo passo é a seleção, ele fez muito bem em ter recusado representar Cabo Verde». 

Hernâni, o menino a quem chamavam Anelka, o rapaz apaixonado pelo Real Madrid, o avançado que custou 15 mil euros ao Vitória Guimarães. «Explodiu esta época, joga muito. O FC Porto sabe que tem um craque. O Hernâni é um exemplo que quero seguir». 

in "maqisfutebol.iol.pt"

Jackson reacende interesse em Inglaterra


As últimas declarações de Jackson Martínez deixaram a Premier League em alerta. O avançado colombiano tinha, recentemente, assumido a preferência por jogar em Itália mas veio agora esclarecer que não fecha a porta a uma transferência para Inglaterra ou Espanha.

Em Terras de Sua Majestada, as palavras de Jackson foram bem recebidas, tendo Arsenal, Manchester United, Liverpool e Tottenham reacendido o interesse no jogador de 28 anos, conforme noticia o Daily Mirror.

Perspetivam-se contactos intensos com o FC Porto até ao próximo verão, altura em que a saída de Jackson deve ser inevitável.


in "abola.pt"

Empréstimo de Rolando rendeu 500 mil euros

O empréstimo de Rolando ao Anderlecht, válido até final da época, rendeu 500 mil euros à SAD do FC Porto, noticia A BOLA esta quarta-feira.

O internacional português apresentou-se terça-feira em Bruxelas, realizou os exames médicos e tornou-se oficialmente jogador do clube belga.

in "abola.pt"

Zé Beto, a irreverência na baliza

COMPLETAM-SE 25 ANOS SOBRE TRÁGICO DESAPARECIMENTO

Um dos mais importantes guarda-redes da história do FC Porto desapareceu há 25 anos. A 4 de fevereiro de 1990, José Alberto Teixeira Ferreirinha, conhecido nas bancadas das Antas como Zé Beto, falecia aos 29 anos, vítima de um acidente de viação. Para a história ficaram as... histórias de um guarda-redes conhecido pela sua personalidade irreverente e destemida.
“Foi um choque tremendo. Eu tinha 19 anos à altura. O Zé Beto tinha uma personalidade muito vincada, era irreverente dentro e fora de campo e, muito por causa disso, nós gostávamos muito dele”, relembra Vítor Baía, antigo companheiro de equipa do guardião, assim como Jaime Magalhães: “Todos os guarda-redes têm de ter uma ‘panca’... O Zé também tinha. Era destemido, valente, mas sempre respeitador. Era gente boa e por isso a sua perda foi tão sentida, para mais numa morte tão abrupta, tão estúpida.” Zé Beto, um dos campeões europeus doFC Porto em 1987, foi o guarda-redes da primeira final europeia dos dragões – a Taça das Taças de 1983/94 perdida para a Juventus –, na qual foi acusado de ter agredido um árbitro auxiliar. Sucedeu a Fonseca e antecedeu Mlynarczyk e Vítor Baía.

in "record.pt"

GOURCUFF "Brahimi? Agressores ficaram por punir"

Selecionador da Argélia aponta os motivos que levaram às exibições menos conseguidas do jogador do FC Porto na CAN


A prestação de Brahimi na Taça das Nações Africanas não foi excecional, longe disso, e até Christian Gourcuff, selecionador da Argélia, se viu na obrigação de interceder na Imprensa, para tentar justificar o porquê de as coisas não lhe terem corrido da melhor maneira.

"Yacine não fez, efetivamente, o seu melhor jogo contra a Costa do Marfim. Esteve melhor nos dois primeiros jogos da fase de grupos, em especial contra o Senegal", reconheceu Gourcuff, em declarações ao jornal argelino "Le Buteur". Para o treinador francês, entretanto reconduzido nos comandos da seleção argelina, o extremo do FC Porto "fez jogos interessantes", demonstrando grande capacidade na proteção da bola.

Mas as razões para um contributo pouco efetivo são outras e têm que ver com as arbitragens e as marcações apertadas que lhe foram movimentadas e que acabaram por anular praticamente um dos maiores argumentos argelinos nesta competição. "Infelizmente, Yacine sofreu muitas faltas que não foram assinaladas e isso penalizou-nos", sublinhou Gourcuff, que até foi mais longe na análise: "Os árbitros deviam-no ter protegido mais. Os agressores ficaram sistematicamente por punir ao não serem sancionadas as faltas", argumentou Gourcuff.


in "ojogo.pt"

BRAHIMI DE REGRESSO AOS TREINOS

Gonçalo Paciência, do FC Porto B, voltou a trabalhar com a equipa principal
​A presença de Brahimi, após representar a Argélia na Taça das Nações Africanas (CAN), foi a novidade no treino desta quarta-feira do FC Porto, que decorreu no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. Gonçalo Paciência, do FC Porto B, voltou a integrar os trabalhos da equipa principal.

Em mais uma sessão de trabalho tendo em vista o jogo frente ao Moreirense (sábado, 20h15), em Moreira de Cónegos, para a 20.ª jornada da Liga, Julen Lopetegui não teve à disposição Adrián López, que se limitou a realizar tratamento à lesão.

Os Dragões voltam a treinar esta quinta-feira, às 10h30, novamente no Olival, à porta fechada, seguindo-se, às 13h00, a conferência de imprensa de antevisão do jogo por parte de Julen Lopetegui, que pode seguir em directo no Twitter do FC Porto e no Porto Canal.


in "fcp.pt"

TRÊS PORTISTAS NÃO EVITARAM DERROTA DA SELECÇÃO SUB-18

Jorge Fernandes, Luís Mata e Fernando participaram no jogo frente à selecção das Canárias (1-2), na estreia na Copa Atlântico

​Jorge Fernandes e Luís Mata foram titulares, enquanto Fernando (na foto) foi suplente na derrota (2-1) da selecção portuguesa de Sub-18 frente a uma selecção das Canárias. No encontro disputado no Estádio Municipal de Maspalomas, na ilha da Gran Canaria, os lusos viram-se a perder por 2-0, com dois golos de Rafita (6 e 39 minutos), tendo reduzido na segunda parte, por intermédio de Pedro Delgado.

Após a estreia negativa na Copa Atlântico, Portugal volta a entrar em campo esta quarta-feira, às 16h00, para a segunda jornada da prova. O adversário é desta vez a Costa Rica, num desafio que terá lugar no Estádio Municipal Alfonso Silva, também em Las Palmas.


in "fcp.pt"

MICHAL KASAL REFORÇA HEXACAMPEÕES

​Internacional pela República Checa, de 21 anos, já treina às ordens de Ljubomir Obradovic​
A equipa de andebol do FC Porto conta, desde esta terça-feira, com um novo jogador no plantel. Chama-se Michal Kasal, nasceu há 21 anos na República Checa e chega do RK Celje, da Eslovénia, depois de ter representado o FC Barcelona durante duas temporadas. O lateral-esquerdo, que esteve com a selecção checa no Campeonato do Mundo, no Catar, já treinou com os novos companheiros e as primeiras impressões não poderiam ser melhores.

“Todos conhecem o FC Porto. Tem uma estrutura muito profissional, muito parecida com a do Barcelona. Quando soube que vinha para cá, pesquisei informação e vi três jogos da equipa. Gostei muito, joga um andebol muito parecido com o espanhol, muito rápido”, afirmou o reforço dos hexacampeões nacionais, em declarações ao www.fcporto.pt e ao Porto Canal.

Natural da República Checa, onde nasceu a 4 de Março de 1994, Kasal não se destaca apenas pelos seus 2,09 metros, mas também pela capacidade de tiro. “Sou um jogador muito forte no remate de longe. Também estou habituado a defender, mas posso melhorar muito nesse aspecto e nos outros, em tudo. No Barcelona, cheguei a jogar na zona defensiva central, mas no Celje não participava muito no processo defensivo”, explica o novo dono da camisola número 41 dos Dragões.

Kasal joga na mesma posição ocupada por Gilberto Duarte, uma das referências da equipa portista, mas diz-se preparado para a luta. ”Não se pode jogar durante os 60 minutos todos e é por isso que todas as boas equipas têm dois jogadores para cada posição. É bom para a equipa haver competitividade no plantel”.

Apesar de jovem, Kasal já tem experiência europeia, tendo disputado alguns jogos na Challenge Cup, ao serviço do HC Zubri, uma das formações mais fortes da República Checa, onde o Barcelona o descobriu. Para além disso, disputou a actual edição da Liga dos Campeões pelo Celje, que ficou no quinto lugar do grupo C. Por isso, admite que o facto de o FC Porto participar na Taça EHF também pesou na sua decisão: “Todos os jogadores querem jogar nas competições europeias e sei que o clube tem como objectivo chegar à final four da prova”.

in "fcp.pt"