sábado, 30 de abril de 2011

Bruno Alves gostava de ver Falcão no Zenit

EX-PORTISTA MUITO FELIZ NA RÚSSIA


Bruno Alves gostava de ver o avançado Falcão transferir-se para o Zenit de São Petersburgo.
"Se Falcao me telefonar, direi apenas as melhores palavras sobre o Zenit, São Petersburgo e a liga russa. Ou seja, o que digo a todos os amigos e parentes", declarou o defesa português ao diário russo Sport-Ekspress.
O colombiano marcou quatro golos na primeira mão das meias-finais da Liga Europa, frente ao Villarreal (5-1).
O central que alinhava no FC Porto diz que "São Petersburgo é uma cidade fantástica e o Zenit é um grande clube com ambições enormes", manifestando-se "feliz por defender as suas cores" e capaz de "aconselhar os jogadores a transferirem-se para ele".
"Não duvidem disso. Um jogador do nível do Falcão pode reforçar qualquer clube do mundo", concluiu.
Recentemente, após a derrota frente ao Porto por 5-2, o treinador do Spartak de Moscovo declarou aos adeptos do seu clube que "Falcao não quer ir jogar para a Rússia por dinheiro nenhum".
in "record.pt"

"Falcao merece tudo, é o orgulho dos colombianos"


Francisco Maturana, velha raposa do futebol colombiano, diz que o goleador portista merece tudo o que está a conseguir na Europa
Falcao é o homem do momento na Europa, mas também no seu país, onde os quatro golos ao Villarreal - feito alcançado pela primeira vez na sua carreira - não passaram despercebidos. Francisco Maturana, antigo seleccionador da Colômbia e actual director desportivo da federação, garante que o número 9 do FC Porto "é o orgulho dos colombianos e merece tudo aquilo que está a conseguir na Europa".
A capa dos jornais naquele país sul-americano traduzem bem aquilo que é o sentimento de um povo, apesar de Radamel Falcao García ter deixado a Colômbia e o Millionarios para ir jogar na Argentina e no River Plate apenas com 15 anos. "Ele emigrou muito cedo, mas felizmente encontrou o seu espaço no River e agora no FC Porto", disse Maturana, uma velha raposa do futebol, hoje com 62 anos, conhecido também como Pacho.

in "dn.pt"

REINALDO DESATOU «NÓ» DO JUVENTUDE DE VIANA


Cinco golos de Reinaldo Ventura permitiram ao FC Porto Império Bonança «dar a volta» à organizada formação do Juventude de Viana e vencer por 7-4, num encontro em que os Dragões até chegaram ao intervalo em desvantagem. Os azuis e brancos foram mais determinados e têm agora pela frente quatro «finais» para garantir o «deca».

Os Dragões entraram bem na partida, que poderiam ter resolvido nos instantes iniciais, em que dispuseram de várias oportunidades de golo. No entanto, contra a corrente do jogo, aos 12 minutos, Luís Filipe abriu o marcador. Reinaldo Ventura restabeleceu a igualdade logo no minuto seguinte, mas seriam os forasteiros a chegar ao descanso em vantagem, graças a um livre directo convertido por João Vieira. 

O FC Porto enfrentava um adversário esforçado, mas não apresentava menos empenho num encontro em que a vitória era decisiva na luta pelo título nacional. Logo aos dois minutos da segunda parte, Reinaldo Ventura fez o 2-2, na recarga a um penalti, mas o Juventude de Viana recolocou-se na frente no lance seguinte, por intermédio de Luís Filipe.

Começava a criar-se alguma tensão no Dragão Caixa, mas as mangas estavam arregaçadas e a superioridade portista viria ao de cima. Emanuel Garcia fez o 3-3 (dando sequência a um excelente passe de Pedro Moreira) e, no mesmo minuto 30, uma «bomba» de Reinaldo Ventura colocou finalmente a equipa da casa em vantagem.

A partir daí, os azuis e brancos não mais perderam as rédeas do encontro, actuando com inteligência e gerindo a vantagem. Depois de duas bolas nos ferros e um penalti não assinalado, Gonçalo Suíssas resolveu o encontro, com o 5-3, aos 43 minutos. No entanto, Reinaldo Ventura (que até saiu lesionado do ringue) ainda teve tempo para juntar mais dois golos à sua conta pessoal.

No final, o técnico Franklim Pais analisou o encontro: «Foi um belíssimo jogo. Na primeira parte não concretizámos as oportunidades que tivemos e o Viana foi mais feliz, chegando ao intervalo em vantagem. Na segunda parte, competia-nos ir atrás do prejuízo. Houve grande mérito dos jogadores, alguns deles limitados fisicamente. O Reinaldo Ventura saiu com uma lesão, o Filipe Santos tem uma lesão na coxa e não treinou durante a semana. Faltam quatro ‘finais’ para nos sagrarmos campeões e vamos procurar vencê-las».

FICHA DE JOGO

FC Porto Império Bonança-Juventude de Viana, 7-4
Campeonato nacional, 26.ª jornada
30 de Abril de 2011
Pavilhão Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 880 espectadores

Árbitros: Rui Torres (Minho), Paulo Santos (Porto) e Cristina Costa (Porto)

FC PORTO: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira, André Azevedo, Reinaldo Ventura e Emanuel Garcia
Jogaram ainda: Filipe Santos «cap.» e Emanuel Garcia
Treinador: Franklim Pais

JUVENTUDE DE VIANA: Sebastian Silva (g.r.), Luís Filipe «cap.», Didi, Hugo Costa e André Centeno
Jogaram ainda: João Vieira e Diogo Fernandes
Treinador: Ricardo Costa

Ao intervalo: 1-2
Marcadores: Luís Filipe (12m, 28m e 47m), Reinaldo Ventura (13m, 27m, 30m, 44m e 48m), João Vieira (22m), Emanuel Garcia (30m) e Gonçalo Suíssas (43m)
Disciplina: cartão azul para Pedro Moreira (22m)


in "fcp.pt"

Hugo Laurentino: "Ainda não ganhámos nada"

São factos excepcionais que marcam a actualidade de Hugo Laurentino. A nível individual, o guarda-redes de andebol do FC Porto tem realizado exibições inesquecíveis, alicerces para duas proezas do clube: uma goleada ao Benfica e a perspectiva do tri no campeonato.

Sobre o desempenho na última jornada, que se traduziu em invulgares 61% de eficiência, o guarda-redes recordou. "Foi a primeira vez que consegui atingir este número. Não posso dizer que foi a melhor exibição de sempre, mas uma das melhores. Foi importante, por ser com um dos principais rivais e um passo para sermos campeões". Quanto ao resultado, que acabou com uma diferença de 10 golos, considera-o "enganador": "É histórico. O nosso treinador diz que temos qualidade para vencermos qualquer equipa em Portugal por 10 golos, mas houve momentos em que o jogo foi muito equilibrado."

Foi, mesmo assim, um passo sólido para a conquista do tri, acabando por ter um significado que vai além do andebol: "Para quem, como eu, que sente que a carreira está a começar, seria formidável, e também para contribuir para que o FC Porto possa ganhar tudo, além do futebol, também no basquetebol e no hóquei." Curiosa é a forma como os atletas das três modalidades de pavilhão do clube se apoiam: "Convivemos todos diariamente e até nos motivamos".
Agora segue-se o Sporting e a receita não tem novidades: "Vamos entrar como contra o Benfica. Ainda não ganhámos nada, só temos uma boa vantagem."

Laurentino faz uma ponte entre o passado e o presente do clube: "Fui terceiro guarda-redes quando cheguei. Era uma equipa de luxo, com o Carlos Resende, o Carlos Ferreira e o Eduardo Filipe. Em termos individuais, foi a melhor equipa que passou pelo andebol português. O nosso tipo de jogo é diferente. Muito rápido, muito contra-ataque. Passámos os 60 minutos a correr. É um jogo moderno."

Hugo Laurentino tem agora um novo parceiro de baliza, Alfredo Quintana. A concorrência aumentou com este cubano. "Não consigo manter a mesma forma de início a fim. Precisamos de ter um colega, não é um suplente, que entre quando eu não estiver bem. Uma equipa que luta pelo título tem que ter qualidade em vários jogadores para cada posição."

A asma desviou-o do desporto do pai

Hugo Laurentino aterrou no andebol por imperativos clínicos. Estava fadado para fazer uma carreira no futebol (como sucede com o seu irmão), até porque o pai, na altura, era treinador do Juventude de Évora. Um médico traçou-lhe o destino quando recomendou que, por sofrer de asma, era aconselhável fazer desporto em recinto fechado. Aos nove anos optou pelo andebol e, é ele que o diz, foi "logo para a baliza". Deu nas vistas e, há nove anos, o FC Porto trouxe-o para o Norte. Foi terceiro guarda-redes, esteve emprestado dois anos, ao Vitória de Setúbal, para, no final de um processo bem-sucedido, no qual teve de fazer opções, apostando no andebol a 100% a partir do momento em que Carlos Resende lhe deu a titularidade - deixando um curso de fisioterapia a meio -, se tornar o guardião de uma equipa que tem o tri debaixo de mira.

in "ojogo.pt"

100.000 pageviews - Obrigado a todos !!!

Caros amigos,

Nasci no coração do Porto á 39 anos, tornei-me "andrade" quando com o meu pai comecei a frequentar todos os domingos o saudoso Estadio das Antas, lembro-me das peladnhas entre os miudos num bocado de relva que havia ao fundo da bancada central antes de começar o jogo, para alem dessa tenho dezenas e dezenas de optimas recordações, como por exemplo quando havia um jogo á noite, que nessa altura era raro, mas fascinante para um miudo de 6 anos ... lembro-me de frequentar as piscinas das Antas onde aprendi a nadar, o saudoso pavilhão Americo de Sá onde assistia a jogos das nossas modalidades, nas ferias lembro-me por exemplo de ver o Fernando Couto pela primeira vez (com a sua inconfundível cabeleira) num jogo de juniores no campo de treinos ... lembro-me de 1984 o jogo com a Juventus (a minha primeira grande desilusão) que vi com o meu pai num tasco repleto de portistas em plena baixa do Porto ...  1987 !!! o ano da gloria, onde deixamos de ser Andrades e começamos a ser Dragões, e que se deu a grande viragem para aquilo que somos hoje,  com uma equipa que ninguem dava nada por ela e que tinha eliminado o Dinamo de Kiev, á altura talvez a melhor equipa do mundo, e depois a final com o Bayern onde começamos o jogo completamente derrotados aos olhos do mundo e acabamos a demonstrar o que é ser do FC Porto.

A um ano e pouco atrás, e após 20 anos de trabalho, vi-me numa situação extremamente complicada, fazia parte das estatísticas do desemprego (infelizmente ainda faço) e em Agosto decidi criar este espaço. Todos os dias quando chegava a casa depois do trabalho, ia para a net á procura de noticias do meu clube e sempre pensei que poderia haver um blog / site que as deveria compilar, tornando assim mais facil aos adeptos estar em dia com aquilo que se passa e que se diz do FC Porto, e a partir de Agosto coloquei as mãos a obra ... todos os dias procuro fontes para alimentar o FC Porto Noticias, as coisas boas e as coisas más que alguma da CS centralista e anti Portista publica. 

Felizmente comecei num ano, ate a data absolutamente fabuloso, em que não ha adjectivos para qualificar quer o treinador, quer os jogadores quer a estrutura deste grande clube que tenho o prazer de sentir desta forma tão intensa.

Quero agradecer a todos os meus amigos que visitam este meu / vosso espaço e que hoje chegou ás 100.000 pageviews. Uma referencia em particular ao Paulo (http://pronunciadodragao.blogspot.com/), ao Vila Pouca (http://dragaodoente.blogspot.com/), bem como aos amigos dos blogs http://dragaopentacampeao2.blogspot.com/ e http://ultrasfcportomatosinhos.blogspot.com/  bem como a todos aqueles que quer no blog,  quer no facebook quer no twitter são presenças habituais.

Mais uma vez o meu obrigado a todos voces ... e enquanto puder vou continuar.

Um grande abraço

Paulo Ungaro

Villas-Boas. Special Two pode dizer arrivederci a Gianluca Vialli

Se o Porto vencer a Liga Europa terá o mais jovem técnico a erguer a taça. E só um português poderá impedi-lo: Jesus ou Domingos?


Sexta-feira, 29 de Abril. Andava meio mundo distraído com o casamento real britânico, outra metade a ouvir o que Mourinho tinha para dizer em sua defesa e outros a tentar perceber porque estava a nevar em Lisboa em pleno mês de Abril. Mas, algures no país mais ocidental da Europa, o mito de um "monstro" insaciável de vitórias não pára de crescer. Depois dos 5-1 com que o FC Porto despachou o Villarreal, a equipa bateu o recorde de golos numa só temporada e, com a viagem para Dublin praticamente marcada, Villas-Boas pode tornar-se o mais jovem treinador a vencer uma competição europeia.

Gianluca Vialli, o grande goleador italiano das décadas de 80 e 90, conquistou a Taça das Taças pelo Chelsea, como jogador-treinador em 1998. Tinha 33 anos, dez meses e quatro dias. Pois bem, a 18 de Maio, naquele que será um dia histórico para o futebol nacional com uma final da Liga Europa 100% portuguesa, André Villas-Boas terá 33 anos, sete meses e um dia - isto assumindo, claro, que o FC Porto não perde a confortável vantagem conseguida contra o Villarreal. E, uma vez atingida a presença no Estádio de Landsdowne Road, não seria nenhuma surpresa que os dragões saíssem vitoriosos e o treinador batesse mais um recorde.

Pinto da Costa já afirmou que este Porto "é melhor que o de Mourinho" e equivalente à equipa campeã europeia em 1987. Se tivermos em conta que os azuis e brancos podem terminar a Liga sem derrotas, Falcao é o jogador com mais golos numa época em competições europeas (igualou Klinsmann, mas tem pelo menos mais um jogo pela frente) e que a Taça de Portugal e a Liga Europa estão ao alcance, é possível que o presidente portista tenha razão. Feito ainda mais digno de registo para um plantel liderado por Villas-Boas, que é treinador principal apenas há um ano e meio.

"Villas Boas, che spettacolo" lia-se ontem na capa do mais influente diário desportivo italiano, "La Gazzetta Dello Sport". Depois de Il Speciale, em apenas dois anos, ter escrito uma página de ouro na história do Inter, os italianos já não largam o actual treinador do FC Porto. A imprensa transalpina diz que Villas-Boas é a nova estrela do futebol europeu. "Está prometido ao Arsenal. Mas ainda não assinou. Se querem futebol alegre, meditem, gente, meditem", diz a Gazzetta. A Juventus foi o último clube a ser apontado como um dos interessados em contratar o jovem técnico, depois do Inter e da Roma.

Porém, tal como o i noticiou na passada semana, o FC Porto tem Villas-Boas seguro com uma cláusula de rescisão de 15 milhões de euros. É provável que o treinador queira jogar a Champions 2011/12 no Dragão, mas se vencer a Liga Europa, a cobiça dos grandes europeus será ainda mais aguçada. Apesar do valor elevado que o prende ao clube, isso poderá não impedir uma eventual saída. É que, apesar de querer afastar as atenções sobre o assunto, quem vai observar o FC Porto não o faz para ver Villas-Boas "passear o fato", como o próprio disse antes do jogo com o Villarreal.

Com Mourinho em baixa (só deve vencer a Taça do Rei), este ano o epíteto de Special parece morar no Dragão: One ou Two, pouco interessa. Tal como o seu mestre, Villas-Boas vai querer continuar a ganhar. Seja no Porto, em Londres, ou num qualquer campeonato sul-americano (confessou que gostaria de experimentar a Argentina ou o Chile). Por agora, Dublin pode coroar uma época fantástica.


in "ionline.pt"

FC Porto fez oferta por André Carrillo

O FC Porto terá feito uma oferta formal por André Carrillo, avançado peruano, de 19 anos, do Alianza Lima que era dado como praticamente certo nos holandeses do Groningen. A notícia foi avançada ontem pela Imprensa do Peru e oficialmente confirmada por César Pinate, responsável pelo futebol do Alianza, que diz ter sido o representante do jogador, Elio Casareto, a apresentar a proposta, que para já encravou o negócio alinhavado com os holandeses. "É verdade, o sr. Casareto fez-nos chegar a oferta do FC Porto. O documento propõe uma verba que é mais ou menos equivalente à que negociámos com o Groningen", explicou Pinate em declarações reproduzidas pelo diário "Depor". Os jornais peruanos estimam que a oferta feita pelos holandeses tenha rondado os dois milhões de dólares, um pouco menos em euros.

Ainda de acordo com as mesmas notícias, a única diferença objectiva entre as duas propostas prendia-se com a percentagem de passe desejada. "O Groningen pede 85 por cento do passe, enquanto o FC Porto quer 95", disse Pinate. E disse também que os próximos dias serão decisivos para definir ao certo o destino de Carrillo, nascido a 14 de Junho de 1991 e que pode jogar como segundo avançado ou médio de ataque. Com 1,80 metros, Carrillo estreou-se ainda em 2009 na primeira divisão peruana, mas só este ano tem sido aposta regular. Apontou o primeiro golo em Fevereiro último e já marcou mais dois, em apenas cinco jogos. Tem também uma assistência para golo contabilizada. O contrato que o liga ao Alianza Lima estende-se até 2013.

in "ojogo.pt"

Guarin: "Palavras do treinador foram importantes para dar a volta"

Depois de uma primeira parte apagada frente ao Villarreal, a segunda mostrou um FC Porto verdadeiramente demolidor, com cinco golos marcados em pouco mais de 40 minutos. Afinal, o que aconteceu durante o intervalo para se assistir a uma tão grande metamorfose na equipa? Ontem, na ressaca de uma noite de festejos e já na tranquilidade da sua casa, Guarín desvendou o segredo. "A conversa do treinador foi muito importante. Ele incentivou-nos, disse-nos que não podíamos perder aquele jogo, que não nos podíamos deixar ir abaixo e que tínhamos de conseguir dar a volta ao resultado. E fê-lo com algumas palavras. Também fez algumas correcções tácticas. Aquela conversa foi fundamental", explicou à comunicação social colombiana, que se mostrou curiosa sobre as qualidade de André Villas-Boas, "um jovem de apenas 33 anos". Guarín ajudou-os a perceber as virtudes do treinador. "Ele representa um grande apoio para os jogadores. Fala muito connosco, dá-nos ânimo e confiança, e isso é muito importante. Também diz o que tem a dizer na cara dos jogadores, mas sempre com respeito, e isso é mais uma vantagem. Acredito que estas qualidades lhe vão dar muito no futuro."
Seguiram-se, da parte dos jornalistas, os elogios à dupla colombiana do FC Porto (Falcao-Guarín), embora o médio tenha recordado que o bom momento individual não é de agora. "Fiz um bom final da temporada no ano passado, altura em que marquei sete golos, e Falcao foi mesmo o segundo melhor marcador do campeonato. A diferença é que não fomos campeões, ao contrário do que aconteceu este ano." Apesar da evidência, o internacional colombiano reconhece que melhorou muito durante esta época. "Sempre tive potência no remate, mas ultimamente marco mais golos perto da baliza, na área de finalização. Isso consegue-se com os treinos, os jogos, mas também com os erros. Depois, ao nível do passe, entendo-me muito bem com Falcao e com Hulk. Estamos sempre muito activos na procura da bola, e isso é fundamental."
Guarín recusou ainda a ideia de que o jogo com o Villarreal foi muito fácil - "Nós é que o tornámos fácil..." - e elogiou a qualidade do adversário, apesar de reconhecer que já se imagina na final de Dublin. "Precisamos de confirmar este resultado na segunda mão, mas é verdade que esta vitória nos dá muito confiança e nos retira alguma pressão para o jogo em Espanha." E para a final, Guarín não mostrou preferência pelo adversário, embora tenha aproveitado a pergunta para elogiar o... Braga. "Eles estão muito motivados e são uma equipa complicada quando joga em casa. O resultado é curto para o Benfica, e tudo pode ainda acontecer", concluiu.

O que disse Villas-Boas ao intervalo

A conversa do treinador foi importante. Ele incentivou-nos, disse que não nos podíamos deixar ir abaixo e que tínhamos de dar a volta ao resultado

in "ojogo.pt"

Hulk diz que El Tigre é o melhor parceiro

Hulk prometeu ajudar Falcao a ser o goleador da Liga Europa e tratou de o assistir para um dos golos, cumprindo a parte que lhe competia da promessa. El Tigre fez o resto - e fê-lo quatro vezes. "O meu sentimento é de alegria por ele ter brilhado; só temos mesmo de ficar alegres e comemorar com ele", diz Hulk no rescaldo de uma noite europeia inesquecível. "Falcao está de parabéns, assim como toda a equipa. Helton, por exemplo, fez grandes defesas", lembra o brasileiro, sublinhando novamente a vontade de confirmar o colombiano como "artilheiro da Liga Europa". Considerando o entendimento entre ambos, comprovado por golos, Hulk reconheceu a força da parceria. A pergunta foi directa: Falcao é o melhor avançado com quem já jogou? "Já joguei com bons jogadores, e todos os atacantes do FC Porto são bons. Tenho um grande carinho por Falcao. Até agora foi o melhor companheiro de ataque que já tive, é um grande jogador, um goleador, e a dupla que formamos funciona muito bem."
Apesar da vantagem robusta conseguida no Dragão, o brasileiro fez questão de avisar - num discurso repetido por todos, de resto - que a final ainda não está assegurada. "Não podemos dizer que está arrumado, porque eles ganharam ao Twente em casa por 5-1; o estádio é pequeno e os adeptos ficam muito em cima. Vamos ter de entrar concentrados."
O desgaste não será problema. "Ninguém mostra cansaço, todos correm e todos batalham. Ninguém relaxa." A reviravolta foi inspiradora, mostrando a força da equipa. "A primeira parte foi difícil, porque eles estavam fechados. Marcar teria sido bom, mas o que importa é o resultado."

Giannini assume-se fã do incrível

Giuseppe Giannini, ex-craque do Roma (realizou mais de 300 jogos pelo clube da capital italiana) e antigo internacional transalpino, afirmou ontem ser grande admirador das qualidades do brasileiro Hulk. Ao ser questionado sobre que jogador estrangeiro aconselharia aos clubes italianos, Giannini não hesitou na resposta. "Hulk, do FC Porto. Sigo-o há muito tempo. Apostaria nele para o nosso campeonato porque é um avançado completo", disse. Hulk tem sido notícia quase diária em Itália à conta de alegadas investidas de clubes italianos.

in "ojogo.pt"

Belluschi falha Villarreal

SÓ DEVERÁ ESTAR APTO PARA O P. FERREIRA


O argentino Belluschi ainda não fará parte das opções de André Villas-Boas na deslocação ao terreno do Villarreal, na próxima semana, uma vez que só será reintegrado nos trabalhos da equipa depois de amanhã.
O médio recupera de uma lesão muscular no gémeo interno da perna direita e o técnico portista já revelou que só deverá contar com o jogador no embate com o Paços de Ferreira.
Quanto a Fucile, na melhor das possibilidades, só deverá estar em condições de jogar mesmo nos últimos encontros da época, ao passo que Emídio Rafael há muito que está afastado da competição.
in "record.pt"

Carimbo de campeão

DRAGÕES A UM PASSO DE ENTRAR NO LIVRO DE REFERÊNCIAS DA UEFA


Pinto da Costa afirmou, no final do jogo com o Villarreal, que este FC Porto de André Villas-Boas é melhor do que os de José Mourinho. Trata-se de uma afirmação que, no plano teórico, até pode ser contestada, mas que é comprovada pela estatística, sobretudo na que diz respeito à campanha europeia. A atual equipa azul e branca está, de resto, a um pequeno passo de entrar nos livros de recordes da UEFA, passando a ser referência em diversos aspetos.
Ao FC Porto falta, por exemplo, apenas uma vitória para isolar-se do Barcelona, passando a ser a equipa com mais triunfos numa edição de uma prova europeia. A formação catalã, de resto, também é o alvo a abater pelos dragões no que concerne ao número de golos marcados numa campanha de uma competição da UEFA. Tudo isto no plano coletivo, já que no individual também há história para escrever e nem Villas-Boas consegue fugir-lhe...
in "record.pt"

Villas-Boas: «Comparação com 87 tem valor enorme para nós»

Técnico agradece elogios de Pinto da Costa


André Villas-Boas não quis fazer o mesmo exercício de Pinto da Costa, que comparou esta equipa do F.C. Porto com aquela que, em 1987, se sagrou campeã europeia, em Viena. No entanto, o técnico portista registou com agrado as palavras do líder portista.

«Foi uma comparação que o presidente fez, como máximo responsável do clube e homem emblemático que viveu as duas situações como presidente. Tem um valor enorme para nós, mas só ele pode justificar. Registamos com agrado porque sabemos o impacto que essa equipa de 87 tem para ele», afirmou o treinador, em conferência de imprensa.

Os dragões têm vivido momentos de glória na presente temporada, com o mais recente capítulo, a verificar-se na quinta-feira, com a goleada de 5-1 ao Villarreal, depois de a equipa estar a perder por 0-1 ao intervalo. Villas-Boas voltou a desvalorizar a sua acção na mudança na equipa.

«Não houve qualquer alteração estrutural, como li. Não sei onde foram buscar o 4-1-4-1. A única coisa que lhes disse é que era uma questão de eficácia, porque a quantidade de lances que tínhamos conseguido criar na área, normalmente, colidem com jogadores nossos e dão golo. Nada do que disse foi revolucionário. A partir do 3-1, o Villarreal passou por um período de grande descontrolo emocional e conseguimos aproveitar», explicou. 

Ainda assim, Villas-Boas não dá a eliminatória como ganha e lembra o caso do Deportivo da Corunha, em 2004, que virou um resultado semelhante frente ao AC Milan, antes de encontrar os dragões de Mourinho nas meias-finais da Liga dos Campeões.

«Não faltam exemplos de grandes recuperações e «remontadas». Temos de estar completamente alertas nesse sentido», lembrou. 

O técnico portista quer estar na final. Contra quem? Logo se vê. «Não vi o Benfica-Braga, não posso ter uma opinião concreta. Mas o resultado deixa tudo em aberto, com uma vantagem ligeira para o Benfica. Mas o Braga ganhou em casa ao Benfica este ano, com um resultado que daria prolongamento. Tudo pode acontecer», considerou. 

«FC Porto a melhor equipa? Felizmente para nós, isso ficou bem explícito»

Técnico recorda que nem sempre houve consenso à volta do F.C. Porto


O F.C. Porto passa por uma fase de consenso geral em torno das qualidades da equipa. O título nacional ganho e, agora, a carreira na Liga Europa têm feito crescer a onda de elogios, que, agora, se alargam ao estrangeiro. André Villas-Boas confessa não ter ficado surpreendido com a atenção dada aos dragões, porque entende que lá fora sempre se valorizou o trabalho da equipa, comparativamente ao reconhecimento interno.

«Internacionalmente sempre houve um reconhecimento do que esta equipa estava a fazer. Em termos nacionais especulava-se um pouco sobre quem seria melhor ou pior. Quem entretinha mais e quem não entretinha. Quem cumpria mais ou menos e quem não cumpria. Felizmente para nós, isso ficou bem explícito. O reconhecimento internacional continua, mas pode chocar com a estupefacção internacional e nacional se não formos capazes de ganhar ao V. Setúbal ou de passar o Villarreal. Tudo de bom pode claudicar e facilmente se passará a uma crítica negativa», lembrou.

Nesse sentido, Villas-Boas tentou encontrar os defeitos na sua equipa. «As pequenas falhas que podemos ter passam de forma diferente de jogo para jogo, não são um padrão. O que temos feito de negativo temos vindo a corrigir», afirmou.

«Jogo é ultra-decisivo para o V. Setúbal»

O próximo adversário dos dragões é o V. Setúbal que ainda luta pela manutenção. Por isso, Villas-Boas espera um desafio complicado no Bonfim, até porque sabe bem o que é precisar de pontos para a permanência.

«É um jogo ultra-decisivo para o Setúbal. Jogam com o Porto, Sporting e Portimonense e necessitam da confirmação da manutenção. Vai haver motivação total da parte deles para este desafio. Nós estamos conscientes das dificuldades que vamos encontrar. Tudo pode acontecer. Não será nada fácil», alertou, para depois dar o seu exemplo pessoal.

«Eles perseguem um objectivo, que eu persegui no ano passado e pelo qual se morre em campo. Pela académica consegui a três jornadas do fim e é um alívio enorme», descreveu.

Villas-Boas: «Falcao vai continuar sempre ligado ao golo»

Ainda os ecos do «poker» ao Villarreal


Para além dos elogios à competência do F.C. Porto, o colombiano Radamel Falcao saltou para as bocas do mundo, com os quatro golos apontados ao Villarreal. O avançado do F.C. Porto viveu uma noite para recordar e, por isso, mereceu os elogios de André Villas-Boas na conferência de imprensa de antevisão do encontro com o V. Setúbal.

«O Falcao passou por uma noite mágica que foi trabalhada pela equipa para ele. Toda a gente sabe que é um goleador nato, com um talento formidável. Seguirá o seu percurso no Porto e no futuro onde quiser sempre ligado ao golo, porque facilmente e inacreditavelmente os marca», frisou. 

Ora, com tanto potencial, como vai conseguir o F.C. Porto segurar Falcao no final da presente temporada? «Há as cláusulas de rescisão. O Porto tem uma marca muito forte. O que sai daqui é produto de qualidade. As pessoas que contratam jogadores ao Porto levam os melhores jogadores do mundo. Com a equipa a produzir desta forma, o valor também sobe. Temos de estar preparados para tudo. Não vejo razão nenhuma para o Porto não ser capaz de corresponder como tem sido a cada ano. Sempre fomos capazes de nos adaptar mantendo-nos na rota do sucesso», lembrou. 

O próprio André Villas-Boas tem sido cobiçado por várias equipas, segundo a imprensa internacional. Ainda assim, o treinador dos dragões reiterou a vontade de continuar a servir o clube para lá do final da temporada. «Não vejo razão porque não hei-de continuar», disse.

Belluschi perto do regresso

O argentino Fernando Belluschi é uma das baixas do F.C. Porto neste final de temporada, mas é, também, aquela que está mais perto de deixar de o ser. O médio lesionou-se na visita a Portimão e não é opção desde aí. Mas o regresso já começa a ser ponderado.

«O Belluschi vai reintegrar segunda-feira o grupo. Dificilmente terá disponibilidade para o jogo com o Villarreal, mas está apto para o Paços de Ferreira, possivelmente», explicou Villas-Boas.

Villas-Boas: «Não falo com José Mourinho»

Técnico explica porque deixou a equipa técnica do treinador do Real Madrid


O trabalho de André Villas-Boas no F.C. Porto tem despertado cobiça de vários clubes europeus, mas não só. Sistematicamente, as conferências de imprensa do treinador recebem visitas de jornalistas estrangeiros, curiosos com a performance do antigo adjunto de José Mourinho. No final do jogo com o Villarreal, por exemplo, Villas-Boas acabou por falar em português, espanhol, inglês e italiano, tendo em conta a nacionalidade dos interlocutores. Este sábado, foi um jornalista do britânico «Daily Telegraph» que marcou presença no Olival e pode questionar o técnico portista, sobretudo à volta do seu futuro e do passado ligado a Mourinho.

Essa ligação, de resto, não o incomoda. «As pessoas associam-me a um dos melhores treinadores do mundo. É algo com o qual tenho de viver, mas não me dá qualquer problema. As pessoas pensam que eu sou o sucessor, mas eu não sou. Sou um treinador normal. Não me chamaria especial», atirou, confrontado com a famosa frase de Mourinho na apresentação no Chelsea. 

O facto de terem atingido sucesso no mesmo clube também faz levantar o véu das comparações, mas, para Villas-Boas, tudo não passa de uma coincidência. «Nem eu nem o Porto fazemos escolhas consoante o que o José Mourinho escolheu antes. São apenas coincidências, que aconteceram. Estamos nas meia-finais da Liga Europa e as pessoas começam a pensar:«É este o sucessor! Estão a conseguir os mesmos êxitos!».

Definindo-se como uma «pessoa reservada», André Villas-Boas explicou porque faz sempre referência à equipa técnica e ao grupo de jogadores que tem à sua disposição na hora do sucesso: «Gosto de partilhar o sucesso que tenho com as pessoas que me dão esse sucesso. Estejam no lugar mais alto ou no mais baixo.»

«Se ficar 15 anos no clube que adoro...tudo bem»

Villas-Boas confessou «lidar bem» com a especulação que o seu nome começa a gerar, fazendo notar, no entanto, que não tolera «mentiras» e reiterou o que já tinha deixado claro: quer uma carreira curta e não sabe o que o futuro lhe reserva. «Se ficar 15 anos no clube que adoro...por mim está bem», afirmou. 

Sobre a separação de José Mourinho, Villas-Boas explicou que sentiu que podia ousar mais e queria começar a sentir a relva. «A separação aconteceu, porque eu senti que poderia dar um pouco mais. Senti que podia começar a treinar. Se eu pudesse dar mais ao Mourinho tinha dado, mas percebo perfeitamente que ele não tenha sentido necessidade disso. Por isso, achei que era altura de arriscar», contou.

Actualmente, os dois não mantêm qualquer tipo de relação, embora Villas-Boas desminta que haja qualquer quezília entre os dois motivada pela separação.

«Não falo com José Mourinho. Não tem nada a ver com a separação, até porque depois de eu sair, enquanto estava na Académica, falava muito com ele. É assim que as coisas são, nada mais que isso. Rival? Não...eu não posso ser rival daquele que, na minha opinião, vai ser o melhor treinador de todos os tempos», concluiu.

in "maisfutebol.iol.pt"