sexta-feira, 23 de novembro de 2012

federação nega Caballero a custo zero


SAD portista tem agora três hipóteses: deixa cair interesse no jogador, paga 1,5 milhões de euros ao Libertad ou recorre para a FIFA


A Federação Paraguaia de Futebol negou esta quinta-feira a saída de Mauro Caballero do Libertad a custo zero. Recorde-se que o jovem avançado, de apenas 18 anos, já tem contrato acertado com o F.C. Porto, na perspetiva de uma saída do clube paraguaio a custo zero. O que não foi atendido.

A história é fácil de contar. Mauro Caballero e o F.C. Porto defendem que o jogador estava em final de contrato com o Libertad, o clube paraguaio defende que não. Por isso, e perante a recusa do Libertad em deixar sair o jogador a custo zero, Caballero apresentou uma queixa na Federação.

O caso foi analisado nas últimas semanas e esta quinta-feira foi anunciado que a Federação deu razão ao Libertad: o jogador não está em final de contrato. Por isso o clube exige o pagamento de 1,5 milhões de euros ao F.C. Porto para deixar sair o avançado para o campeonato português.

Ora perante isto, sobram três hipóteses aos azuis e brancos: pagar os 1,5 milhões de euros, deixar cair o interesse no jogador ou recorrer para a FIFA. Com o atleta, recorde-se, o F.C. Porto já tem um acordo alcançado para as próximas cinco épocas. O jovem nem tem treinado com o Libertad.

in "maisfutebol.iol.pt"

Vítor Pereira: «Não acredito nos elogios que vêm de fora»


Vítor Pereira desconfia de tantos elogios ao F.C. Porto depois da grande campanha que a sua equipa está a realizar na Liga dos Campeões esta temporada. O treinador prefere motivar-se com os sentimentos que a equipa lhe transmite do que com as palavras que vêm do exterior, até porque, no passado, as criticas externas nem sempre foram positivas.


«Acredito mais naquilo que vem de dentro, naquilo que se sente, do que aquilo que vem de fora. Já atravessei uma época de muita critica em que, se a força interior não fosse forte, teria com certeza desistido a meio. Também não acredito nos elogios que vêm de fora, o que sentimos que vem de dentro é que é o elogio certo, é sentirmos que estamos solidários, com qualidade, mas que sabemos que qualquer adversário, em qualquer momento, nos pode criar problemas, se não conseguirmos ter estas qualidades bem presentes. Não acredito no elogio quando o elogio vem de muita gente que muitas vezes criticou sem conhecer. É de desconfiar», referiu. 



O melhor elogio que se pode fazer ao F.C. Porto é que Hulk está completamente esquecido. «O melhor elogio é chegarmos ao final de um jogo e sentir que os jogadores estão satisfeitos com aquilo que realizaram. É evidente que há jogos mais inspirados para uns do que para outros, mas o que sinto é que a equipa está ligada, está unida e sabe o que quer. Vai ser um campeonato extremamente difícil, vamos já no domingo ter um jogo difícil e vamos ter de estar com os pés bem assentes na terra. É essa equipa ligada à terra que tenho sentido, isso para mim é que é o verdadeiro elogio», acrescentou.



A verdade é que no último jogo, frente ao Dínamo Zagreb, mesmo sem precisar de vencer, o F.C. Porto manteve a mesma dinâmica e atitude pressionante. «Trabalhamos para a evolução da equipa e temos evoluído nesse sentido, uma equipa que gosta de pressionar. Quanto mais depressa recuperarmos a bola, mais tempo temos para preparar o nosso jogo. Esse é o nosso jogo, um jogo de posse, de pressão, de uma equipa que gosta de criar situações de golo. Ao fim ao cabo, um jogo virado para a frente, em que aquilo que é ofensivo nos agrada. Gostamos de um jogo criativo, mas não gostamos de ter jogos partidos, fora de controlo. Gosto de ter jogos controlados e não se pode controlar um jogo com transições permanentes, sem ter a bola», comentou.



Nos últimos jogos, Fernando e Alex Sandro voltaram a ser opção. O treinador gosta de cmpetição no plantel, mas não diz quem joga em Braga. «Nunca respondi a esses tipo de questões. Os treinadores são para tomar decisões, as escolhas são em função do que é melhor para equipa em relação ao jogo que se vai disputar. Convivemos com um espírito competitivo, querem jogar todos, os que não jogam ficam tristes, mas ficam tristes reagindo pela positiva. É essa a equipa que tenho este ano», destacou ainda.

Vítor Pereira responde a Jesus: «A sorte dá muito trabalho»

Treinador do F.C. Porto espera um Braga com «orgulho ferido» no domingo


Vítor Pereira espera encontrar um Sp. Braga com o «orgulho ferido» este domingo, no grande jogo da 10ª jornada da Liga. Apesar da equipa de José Peseiro ter sofrido duas derrotas nos últimos jogos, o treinador do F.C. Porto disse esperar um jogo «de grande qualidade» frente a um dos candidatos ao título, numa conferência de imprensa que teve ainda espaço para a uma resposta a Jorge Jesus.


O Benfica joga primeiro, no sábado, frente ao Olhanense, e, depois, vai ficar à espera do resultado do Estádio Axa para saber a quem é que ganhou pontos. «Independentemente do que os adversários esperam, primeiro está o nosso jogo e aquilo que é o nosso objetivo que é ganhar em Braga para nos podermos manter na frente o campeonato. O que nos interessa é chegar a Braga e sermos fieis à nossa identidade e procurar trazer os três pontos», começou por destacar Vítor Pereira na habitual conferência de imprensa de antevisão.



E que Braga é que Vítor Pereira espera no domingo? «Espero um Braga de qualidade, um Braga que há duas semanas atrás, quem ouvisse os canais desportivos, ouvia constantes elogios a uma equipa a praticar bom futebol, um futebol ofensivo. As equipas do Peseiro gostam de um futebol positivo. Não acredito num Braga diferente, acredito num Braga de qualidade, num campo difícil para qualquer adversário», destacou.


O treinador fez referência às duas semanas, porque entretanto, a equipa minhota perdeu com o Sporting, em Alvalade, e caiu na Liga dos Campeões, diante do Cluj. «Acredito num Braga com o orgulho ferido, num Braga de qualidade, um Braga que vai querer ter bola, porque essa é uma característica das equipas de Peseiro. Acredito num jogo de qualidade», insistiu, mantendo o adversário de domingo entre os candidatos ao título. «Pelo que tem feito nos últimos anos, por o ter provado com resultados, considero que sim», acrescentou.



Temos, assim, um jogo entre candidatos, mas que é tão decisivo como qualquer outro. «O campeonato decide-se em qualquer esquina, em qualquer momento, com qualquer adversário. Se os níveis de focalização nos jogos não for elevado, em qualquer esquina pode-se ter uma surpresa desagradável. Considero o jogo com o Braga um jogo grande e a inspiração individual pode fazer a diferença. Tempos de nos apresentar inspirados, taticamente, tecnicamente, individualmente para proporcionarmos um grande jogo que é o que a todos interessa», comentou.



Antes de Vítor Pereira, já tinha falado Jorge Jesus que disse que o F.C. Porto, tradicionalmente, tinha sorte nos jogos em Braga. «Ele deve pensar assim, mas a sorte dá muito trabalho. Temos de procurar a sorte, mas sem trabalho ela não surge. O F.C. Porto tem ganho em Braga porque tem sido melhor, porque tem tido um índice competitivo muito alto. Não quer dizer que a sorte não surja em determinados momentos, mas é preciso muito trabalho», atirou.

in "maisfutebol.iol.pt!

TRÊS NOVIDADES NOS CONVOCADOS DO FC PORTO B


O FC Porto B realizou esta sexta-feira o último treino antes da recepção ao Trofense (sábado, 16h), em partida referente à 14.ª jornada da Segunda Liga. Diogo Mateus, M’Bola e Frederic, dos Sub19, são as novidades na lista de convocados, por troca com Kelvin, da equipa principal, Victor Luís e Lima Pereira, dos Sub19.

Na sessão de trabalho, que teve lugar no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, apenas não participou Victor Luis, que efectuou tratamento.

Lista de 18 convocados: Stefanovic e Elói (guarda-redes); Anderson, David, Dellatorre, Diogo Mateus, Edú, Fábio Martins, Frederic, Mikel, M’Bola, Pedro Moreira, Sebá, Sérgio Oliveira, Tozé, Tiago Ferreira, Vion e Zé António.


in "fcp.pt!

CIMOS KOPER É "ADVERSÁRIO COM MUITO VALOR"


O desafio frente ao Cimos Koper é determinante para uma equipa sedenta de experiência europeia. Este sábado (18h de Portugal Continental), o FC Porto Vitalis joga na Eslovénia, na primeira mão da terceira ronda da Taça EHF, que dará acesso à fase de grupos da prova. O adversário é experiente e tem "muito valor", como reconheceu o capitão Ricardo Moreira, em superflash.

"Esperamos um pavilhão cheio, à semelhança do que aconteceu em anos anteriores. Sabemos que é uma equipa habituada a jogar na Liga dos Campeões, que no ano passado foi eliminada pelo Atlético de Madrid. Está recheada de bons jogadores e tem vários internacionais e ex-internacionais eslovenos", descreveu Ricardo Moreira.

O Cimos Koper, que se sagrou campeão nacional em 2010/11, já se qualificou por duas vezes para a Liga dos Campeões, a última das quais na temporada transacta. Apenas "caiu" nos quartos-de-final, às mãos dos madrilenos, que seriam finalistas vencidos. Em 2010/11 venceram a Taça Challenge, derrotando na final o Benfica, em dois jogos. Para atingir esta fase da prova, o clube de Koper, segundo classificado da última Liga eslovena, teve de eliminar os holandeses do HV Kras/Volendam, com vitórias por 32-31 e 27-25, na segunda eliminatória.

Os tetracampeões portugueses apuraram-se para esta ronda após terem garantido o terceiro lugar do torneio 1 de qualificação para a Liga dos Campeões, ao bater os montenegrinos do Lovcen, por 31-25, em Setembro. Os Dragões falharam então o objectivo de chegar à Liga dos Campeões, mas abriram o caminho para um novo desafio. "Infelizmente tivemos esse percalço, à semelhança dos anos anteriores, mas temos um próximo objectivo, que é entrar na fase de grupos da Taça EHF e para isso temos de ganhar ao próximo adversário", salientou o capitão portista.

Se ultrapassarem o Cimos Koper, os azuis e brancos entram numa nova fase da competição: serão integrados num de quatro grupos, com quatro clubes. Os dois primeiros de cada grupo deverão ser apurados para os quartos-de-final e depois realizar-se-á uma "final four", concentrada num fim-de-semana.

A segunda-mão será a 1 de Dezembro (sábado), no Dragão Caixa. Ricardo Moreira considera que o segundo jogo é "sempre o decisivo". "Felizmente jogamos em casa, o que nos pode dar uma ligeira vantagem. O objectivo principal é vencer na Eslovénia, mas, se isso não for possível, o segundo objectivo é empatar ou perder por poucos golos para resolvermos a eliminatória com o nosso público", admitiu.


in "fcp.pt"

REINALDO VENTURA: "SABEMOS PERFEITAMENTE O QUE TEMOS DE FAZER"

Reinaldo Ventura é um capitão consciente do que o FC Porto Império Bonança tem de fazer para levar de vencido o Noia, na segunda jornada da Liga Europeia (sábado, 18h30, Dragão Caixa). Garante o 66 que os Dragões têm bem noção de que este jogo é "importantíssimo" e por isso vão trabalhar para "marcar mais do que eles". O objectivo, assumido, passa por segurar "o primeiro lugar do grupo".

Depois do triunfo na estreia, ganhar este segundo jogo seria um bom embalo para o resto da fase de grupos...
Sim, seria importantíssimo para nós. Depois da vitória em Lodi estamos bem lançados, já que começámos a prova da forma que queríamos, e pretendemos agora ganhar ao Noia para ficarmos no primeiro lugar do grupo, se possível. Sabemos que para concretizar esse objectivo este jogo é importantíssimo.

Que opinião tem do adversário?
O Noia é uma equipa defensivamente forte, que atravessou uma fase complicada. Sofreu algumas derrotas, numa altura em que não estava a jogar ao seu nível, mas esta semana já conseguiu ganhar um jogo fora e por isso sabemos que estão novamente fortes. É uma equipa muito perigosa no contra-ataque, que defende muito bem, num estilo de jogo tipicamente espanhol. Vamos ter cuidado com o contra-ataque e tentar ter jogo suficiente para conseguirmos marcar mais do que eles.

Este FC Porto tem feito exibições de alto nível e joga em casa, perante o seu público. Podemos considerá-lo favorito para este encontro?
Sim, na minha opinião somos favoritos, mas o favoritismo é lá dentro que se mostra e é isso que queremos fazer. Sabemos a equipa que temos, sabemos a equipa que eles têm, sabemos perfeitamente o que temos de fazer e só espero que as coisas saiam bem no sábado, que é o mais importante.


in "fcp.pt"

Abdoulaye: «Aprendi com os cartões vermelhos»


A estatística é como o algodão: não engana. Esta época, Abdoulaye tem sido admoestado com um cartão amarelo a cada dois jogos que realiza. Todavia, o central senegalês mostra-se bem mais disciplinado do que na época passada, quando representou a Académica, tendo visto 10 amarelos e 4 vermelhos em 26 jogos oficiais. Agora, promete aperfeiçoar essa situação.

“Sou jovem e aprendi com esses vermelhos. Não quero jogar uma partida e ficar de fora na seguinte, não quero deixar a equipa a jogar com 10. Vou continuar a aprender com grandes jogadores como o Otamendi e o Lucho, que são dois grandes exemplos”, explicou Abdoulaye, terminando depois sobre a possibilidade de perder o comboio do onze no regresso de Alex Sandro: “Estou disponível para o treinador e para a equipa. O mais importante não é o individual, mas sim o coletivo.”

in "record.pt"

Vítor Pereira pisca o olho a Vrsaljko


Chama-se Sime Vrsaljko, é lateral direito do Dínamo Zagreb e está a ser acompanhado por Vítor Pereira com vista à sua eventual contratação por parte do FC Porto. Os rumores já corriam na Croácia nos últimos dias e acentuaram-se no final do jogo de anteontem, devido a uma pública aproximação do treinador ao jogador, em pleno relvado, logo após o último apito do árbitro no Estádio do Dragão.

Vítor Pereira saiu do banco e, depois de cumprimentar alguns dos seus jogadores, dirigiu-se ao lateral do Dínamo Zagreb e conversou com ele alguns segundos. O que foi dito só eles saberão, mas as expressões captadas pelo repórter fotográfico de A BOLA dão claramente a entender que o técnico informou Vrsaljko que gostou do que viu no Dragão (e talvez em Zagreb) e que está a observá-lo. 

A reação do jogador também foi evidente: alguma surpresa pela abordagem e um sinal de satisfação na despedida.


in "abola.pt"

Chelsea: Abramovich quer James já em janeiro e oferece 44 milhões de euros


Com a saída de Roberto Di Matteo e a chegada de Rafael Benítez, o Chelsea iniciou uma revolução que terá novos capítulos nas próximas semanas. Os alvos estão definidos e são para chegar a Stamford Bridge já em janeiro.

No lote de jogadores a serem contratados estão James, Falcao e Cavani. Para assegurar os préstimos do médio do FC Porto os blues oferecem 36 milhões de libras, cerca de 44 milhões de euros.

Além de James, os campeões europeus pretendem contratar mais dois jogadores: Radamel Falcao (Atl. Madrid) e Edinson Cavani (Nápoles). 

Para ter o goleador colombiano, o Chelsea oferece 44 milhões de libras (54 milhões de euros) ao Atl.Madrid. Já por Cavani a parada inglesa atinge os 48 milhões de libras, cerca de 59 milhões de euros. Os pormenores da ofensiva do Chelsea são avançados esta quinta-feira pelo London Evening Standard. 

Para ter os três sul-americanos o russo Abramovich deverá desembolsar a módica quantia de 157 milhões de euros. 


in "abola.pt"

Novo relvado pronto no domingo


Dragões iniciaram hoje o processo para a substituição do relvado. Quatro dias bastarão para que o estádio tenha um novo tapete.
A empresa RED está a operacionalizar a troca do relvado do Estádio do Dragão e este domingo à noite prevê-se que o processo esteja completo, não colocando minimamente em causa o próximo encontro caseiro do FC Porto, na receção ao Moreirense, dia 9 de dezembro.

O novo tapete veio de França e a empresa responsável pelo anterior relvado foi sensível aos problemas que o mesmo estava a levantar, motivando queixas recorrentes de Vítor Pereira. Assim, nem sequer se prevê que a SAD tenha custos com esta operação que permitirá ao FC Porto ter um palco mais condizente com o futebol que a equipa quer praticar.