sexta-feira, 23 de novembro de 2012

CIMOS KOPER É "ADVERSÁRIO COM MUITO VALOR"


O desafio frente ao Cimos Koper é determinante para uma equipa sedenta de experiência europeia. Este sábado (18h de Portugal Continental), o FC Porto Vitalis joga na Eslovénia, na primeira mão da terceira ronda da Taça EHF, que dará acesso à fase de grupos da prova. O adversário é experiente e tem "muito valor", como reconheceu o capitão Ricardo Moreira, em superflash.

"Esperamos um pavilhão cheio, à semelhança do que aconteceu em anos anteriores. Sabemos que é uma equipa habituada a jogar na Liga dos Campeões, que no ano passado foi eliminada pelo Atlético de Madrid. Está recheada de bons jogadores e tem vários internacionais e ex-internacionais eslovenos", descreveu Ricardo Moreira.

O Cimos Koper, que se sagrou campeão nacional em 2010/11, já se qualificou por duas vezes para a Liga dos Campeões, a última das quais na temporada transacta. Apenas "caiu" nos quartos-de-final, às mãos dos madrilenos, que seriam finalistas vencidos. Em 2010/11 venceram a Taça Challenge, derrotando na final o Benfica, em dois jogos. Para atingir esta fase da prova, o clube de Koper, segundo classificado da última Liga eslovena, teve de eliminar os holandeses do HV Kras/Volendam, com vitórias por 32-31 e 27-25, na segunda eliminatória.

Os tetracampeões portugueses apuraram-se para esta ronda após terem garantido o terceiro lugar do torneio 1 de qualificação para a Liga dos Campeões, ao bater os montenegrinos do Lovcen, por 31-25, em Setembro. Os Dragões falharam então o objectivo de chegar à Liga dos Campeões, mas abriram o caminho para um novo desafio. "Infelizmente tivemos esse percalço, à semelhança dos anos anteriores, mas temos um próximo objectivo, que é entrar na fase de grupos da Taça EHF e para isso temos de ganhar ao próximo adversário", salientou o capitão portista.

Se ultrapassarem o Cimos Koper, os azuis e brancos entram numa nova fase da competição: serão integrados num de quatro grupos, com quatro clubes. Os dois primeiros de cada grupo deverão ser apurados para os quartos-de-final e depois realizar-se-á uma "final four", concentrada num fim-de-semana.

A segunda-mão será a 1 de Dezembro (sábado), no Dragão Caixa. Ricardo Moreira considera que o segundo jogo é "sempre o decisivo". "Felizmente jogamos em casa, o que nos pode dar uma ligeira vantagem. O objectivo principal é vencer na Eslovénia, mas, se isso não for possível, o segundo objectivo é empatar ou perder por poucos golos para resolvermos a eliminatória com o nosso público", admitiu.


in "fcp.pt"

Sem comentários: