terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Chelsea: Villas Boas nega nova proposta por Álvaro Pereira

O treinador André Villas Boas reconheceu que o Chelsea tentou garantir Álvaro Pereira no Verão, mas que desde dessa altura não fizeram mais nenhuma proposta pelo jogador.

«Em Agosto estivemos perto de garantir Álvaro Pereira, mas acabámos por falhar. É normal que o Chelsea esteja ligado ao FC Porto, mas daí a essa transferência ser uma realidade é outra coisa», afirmou Villas Boas, em declarações na imprensa inglesa.

O FC Porto terá pedido cerca de 30 milhões pelo passe do internacional uruguaio.


in "abola.pt"

Colheita histórica

O ano de 2011 tem mais um motivo para ser recordado, porque o FC Porto nunca marcou tanto na sua história. Foram 132 golos apontados em todas as competições em que se viu envolvido, o que se transforma na melhor marca de sempre e estabelece um novo recorde de golos marcados num ano civil. Este rendimento supera os 122 golos apontados em 2003, com a passagem de José Mourinho pelo clube, o que ganha ainda maior dimensão.
Mas para se ter uma ideia mais precisa do feito alcançado pelos campeões nacionais, basta constatar que durante o mesmo período, entre os campeões das principais ligas europeias, só o Barcelona, com 170 golos marcados, supera o rendimento do FC Porto.
Esta produtividade ofensiva vem justificar boa parte do sucesso conquistado pelos azuis e brancos e reforça o estatuto europeu da equipa, apontada como uma das melhores em 2011, que culminou com a conquista da Liga Europa, em Dublin, frente ao Braga.
Aspecto decisivo para que a equipa pudesse ter atingido este patamar foi a dupla de avançados formada por Hulk e Falcao, que contribuiu com 49 golos (29 mais 20, respectivamente) dos 132 marcados, o que equivale a um peso de cerca de 37 por cento no rendimento ofensivo da equipa.
E se a segunda melhor marca de sempre datava de 2003, a verdade é que já na década de 1990 a produtividade dos dragões esteve sete vezes acima da centena de golos, muito à custa de outras duplas. Sensivelmente até metade dessa década, Domingos e Kostadinov tiveram uma grande repercussão no capacidade finalizadora do colectivo. Na segunda metade dos anos 90, surgiu outra parceria, com Jardel e Drulovic, que manteve o FC Porto a marcar mais de cem golos por temporada.
Recuando ainda mais, a marca deixada por Fernando Gomes, com a conquista de duas botas de ouro, que recompensam o melhor goleador da Europa, são referências para 1970 e 80, períodos com menor expressão apenas porque compreendiam menos jogos.

Supremacia interna foi inquestionável

Entre os três grandes do futebol português, o FC Porto foi o que mais vezes festejou, com 132 golos marcados, contra 122 do Benfica e 77 do Sporting. Mas se a diferença entre dragões e águias se resume a uma dezena de golos, isso é também a prova de que o Benfica deu luta até ao fim em várias frentes. Aliás, só nos confrontos entre os dois emblemas, em 2011, o FC Porto marcou sete vezes: três golos na segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, em Abril, e quatro em jogos do campeonato - dois na vitória na Luz, que valeu o título da época passada, e mais dois no empate no Dragão, em Setembro último. Mas se os confrontos com o Benfica ajudaram o FC Porto a construir a margem de dez golos que os separa, a diferença para o Sporting é bem mais dilatada. Os 55 golos que separam FC Porto e Sporting espelham o fosso de produtividade ofensiva entre as duas equipas e explica a temporada medíocre que se viveu em Alvalade e que levou os responsáveis do clube a mudar de rumo e partir para um reforço substancial da equipa para esta temporada.

Pesou quase um quarto dos golos marcados

O peso de Hulk no FC Porto é incontornável. Os seus 29 golos marcados durante o ano de 2011 valem cerca de 22 por cento dos 132 festejados pelos azuis e brancos. Se até ao Verão o brasileiro beneficiou da companhia de Falcao ao seu lado, a verdade é que de então para cá tem sido o Incrível a levar a equipa às costas. Hulk deixou de assumir funções puras de extremo para derivar para o eixo do ataque, com os resultados positivos que se conhecem, não se estranhando que tenha acabado o ano como o melhor jogador da Liga portuguesa dos meses de Novembro e Dezembro.

Cinco épocas na casa dos cem

Entre as marcas que se destacam, para além da de 2003, importa sublinhar também as que foram alcançadas nos anos 2000, 2001 e 2010, nos quais a equipa atingiu ou ultrapassou sempre a fasquia da centena de golos marcados, com 100, 111 e 106, respectivamente. O pior registo do milénio remonta a 2005, no qual o rendimento não foi além dos 57 golos.

in "ojogo.pt"

Mbola está no Porto preparado para assinar

Emmanuel Mbola já está no Porto e deve assinar contrato com os dragões ainda esta semana. Contrariamente ao que foi anunciado pelo seu anterior clube, o Mazembe, o lateral-esquerdo não chega para um período de testes, mas para rubricar um vínculo efectivo com os portistas. Aliás, essa informação circula já na Imprensa da Zâmbia, que indica que Mbola chegou a Portugal no dia 24. O jogador de 18 anos passou mesmo o Natal na companhia de Atsu (emprestado ao Rio Ave) e de Mikel Agu e Ebo Andoh, jogadores dos sub-19 portistas.
Castigado pela FIFA, o internacional zambiano (22 jogos) deve adaptar-se a Portugal junto do plantel de juniores, podendo depois ser uma das apostas para o regresso da equipa B aos campeonatos nacionais.

B.I.

Nome completo | Emmanuel Mbola
Idade | 18 anos (10/05/1993)
Altura | 1,75 m
Peso | 70 kg
Posição | Defesa-esquerdo
Clubes | FC Inter (Finlândia); Pyunik (Arménia); TP Mazembe (RD Congo)

in "ojogo.pt"

MERCADO


Danilo em repouso só chega no dia 2

Danilo continua de férias na pequena cidade de Bicas, no estado de Minas Gerais, e só viaja para Portugal no início do próximo ano. Ou seja, começará a treinar no FC Porto já depois da reabertura da oficina do Olival. Inicialmente, estava previsto que chegasse amanhã, mas os portistas concederam-lhe mais alguns dias de descanso, após a participação no Mundial de Clubes. Recorde-se que o lateral saiu mais cedo na final com o Barcelona, queixando-se de dores lombares.

Roma prepara oferta de 10 milhões por Guarín

A Imprensa italiana de ontem insiste no duelo entre Roma e Juventus pelo médio Guarín, indicando que a equipa da capital tem uma proposta de dez milhões de euros para apresentar à SAD do FC Porto. Os romanos esperam que os dragões aceitem a oferta.
A realizar uma época abaixo das expectativas, Guarín poderá abandonar o FC Porto na reabertura do mercado de transferências e Itália afigura-se como o destino mais provável para o internacional colombiano.

Fucile com via aberta aguarda por proposta

Com Danilo de malas feitas para viajar até Portugal, o FC Porto vai negociar um dos laterais-direitos. Sapunaru teve poucas oportunidades com Vítor Pereira, mas Fucile terá mais mercado e deve ser o uruguaio a abandonar o Dragão no mercado de Inverno. "Com a entrada de Danilo faremos os devidos ajustamentos. Não quero ter gente a mais no grupo", frisou Vítor Pereira após o jogo com o Paços de Ferreira. Agora, é só uma questão de aguardar pelas propostas.

in "ojogo.pt"

Walter está mais perto de assinar pelo Cruzeiro

Dificilmente Walter continuará no FC Porto e o Cruzeiro de Belo Horizonte é o emblema melhor colocado para receber o avançado já em Janeiro, a título de empréstimo. As conversas entre os clubes pararam por causa do Natal, mas vão avançar em força. "Vamos resolver a situação do Walter ainda esta semana. Estamos à espera que os dirigentes do FC Porto nos dêem a resposta, mas esperamos um resultado positivo, ", referiu ontem Dimas Fonseca, director para o futebol do clube brasileiro.
O empresário do Bigorna também se mostra optimista. "A relação entre o FC Porto e o Cruzeiro é muito boa e, de repente, o clube pode libertar o jogador. Depende muito do FC Porto. Os dois clubes fizeram negócios recentemente, com Maicon e Farías. Se tudo der certo entre os clubes, passará a depender do Walter, pois ainda não conversamos sobre os valores. Vou falar com ele e com o Antero Henrique para sondar se há mesmo a possibilidade real de ele voltar ao Brasil", referiu Teodoro Fonseca, que revelou a existência de uma proposta do São Paulo, feita em Novembro, e que foi recusada pelos portistas. Com a iminente entrada de Teo Gutiérrez, o cenário fica ainda mais negro para o avançado. "Ele não tem tido chances no FC Porto e teve problemas pessoais. Além disso, sente-se atraído pelo Brasileirão, campeonato que tem muitos atractivos e é bastante competitivo. Todos os jogadores que estão no estrangeiro pensam em disputá-lo", concluiu.

in "ojogo.pt"

Golo de Hulk é o melhor do ano

O período em que usou o cabelo loiro coincidiu com o pior momento do FC Porto, mas acabou por trazer uma boa notícia a Hulk. O golo que apontou ao Nacional (um chapéu perfeito a Marcelo) foi considerado o melhor de 2011 pelo programa "Esporte Interativo" do portal brasileiro uol. Entretanto, o Incrível continua a coleccionar votos para o prémio Samba de Ouro, que elege o melhor brasileiro a actuar no estrangeiro. Desta vez foi de Paulo César Caju, que venceu o Mundial de 1970 com a canarinha.


in "ojogo.pt"

Gutiérrez custa 9 milhões

As negociações por Teo Gutiérrez avançam com o FC Porto a procurar baixar o preço pedido - ao que O JOGO apurou, são nove milhões de euros pela totalidade do passe - pelo fundo que detém 80 por cento dos direitos económicos do avançado. Os outros 20, como se sabe, são do Racing, que ainda não os pagou, pelo que terá poucas hipóteses de segurar o jogador ou de fazer qualquer tipo de pressão. Mesmo que garanta, através do seu vice-presidente, Rodolfo Molina, ainda não ter recebido qualquer proposta.
Certo é que Teo Gutiérrez é o eleito para fazer concorrência a Kléber - e já agora a Hulk - no ataque do FC Porto a partir do próximo mês de Janeiro e só se não houver acordo com o colombiano é que serão estudadas as alternativas.
Os dragões procuram uma solução que lhes permita receber o desejado reforço sem ter que abrir os cordões à bolsa. Uma parceria com um investidor ou a compra de apenas parte do passe de Teo são hipóteses que estão a ser conversadas com os detentores do fundo, propriedade da família Kirchner, do antigo presidente da Argentina.
A favor dos portistas parece estar a vontade do avançado. "Quero ir para o Boca, River, FC Porto ou Inter Milão. Tenho contrato com o Racing até Dezembro, mas quero obter muitos triunfos numa grande equipa da Europa ou da Argentina", referiu à Imprensa local. Declarações que deixaram os dirigentes do Racing de boca aberta, sobretudo no que diz respeito à duração do vínculo. "O Teo é jogador do Racing e tem contrato por três anos. Aqui, os jogadores não chegam e partem quando lhes apetece. Ele tem um dos contratos mais altos do plantel, portanto seguirá no Racing. Não consigo esconder o meu espanto ao ouvir as suas declarações", reagiu Rodolfo Molina, vice-presidente do clube de Avellaneda, que se mostra disponível para negociar, mas nunca para outro emblema argentino. "Não nos negamos a vendê-lo, mas terão de pagar o que queremos. Até ao momento não nos chegou qualquer proposta. Agora, só o venderemos se a oferta for do nosso agrado e não irá para outro lado que não seja a Europa. A realidade é que tem de apresentar-se no dia 4 de Janeiro como os restantes companheiros. Não vamos oferecer um património do clube. Isto é o Racing, um grande clube onde há obrigações a cumprir", alertou. Alfio Basile, novo técnico do Racing, quer segurá-lo: "Vou falar com ele, é fundamental para o meu sistema e gosto do estilo dele."
Contacto por O JOGO, Efraín Pachon, empresário do avançado, não deu grandes novidades sobre o assunto, mas admitiu que as conversas são constantes. "Não há qualquer desenvolvimento nesse assunto. Temos muito tempo até ao fecho das inscrições na Europa", referiu. Confrontado com o interesse do FC Porto, Pachon jogou à defesa. "Primeiro é preciso que os dois clubes cheguem a acordo. Estamos a conversar para ver qual é a melhor solução", atirou.


Alternativa é Martínez

Face ao preço de Teo Gutiérrez, correu ontem a informação de que o também colombiano Jackson Martínez seria uma alternativa considerada pela SAD. A notícia circulou na Argentina e a Rádio Renascença assegurou que o avançado do Jaguares de Chiapas, do México, é visto como uma solução bem mais acessível para o centro do ataque. Martínez tem 25 anos e é um jogador há muito referenciado pelo scouting dos dragões, apesar de o seu empresário, Diego Cativa, ter dito a O JOGO que desconhece o interesse dos dragões. "Nenhum dos clubes me comunicou nada, mas os Jaguares tiveram uma oferta do San Lorenzo e não quiseram vender", registou. Martínez marcou 5 golos em 14 internacionalizações.

in "ojogo.pt"

Teófilo por inteiro

DRAGÃO QUER COMPRAR A TOTALIDADE DO PASSE



O agente de Teófilo Gutiérrez garante que o FC Porto quer agarrar o colombiano com as duas mãos. Segundo Efráin Pachón, os dragões pretendem comprar 100 por cento do passe, que por agora está repartido entre o Racing, que detém 20 por cento, e um grupo de investidores argentino, proprietário dos restantes 80 por cento. O empresário vê este desejo azul e branco como mais um fator favorável à concretização do negócio, mas, sabe Record, a SAD não está disposta a investir no ponta-de-lança os 7,5 milhões de euros de que se fala na Argentina.
“O facto de o FC Porto querer ficar com a totalidade dos direitos económicos do jogador, além, claro, dos direitos de inscrição desportiva, poderá facilitar as conversações. Quando se negoceia com percentagens de passes e direitos sobre futuras transferências é sempre mais complicado chegar a uma conclusão”, referiu o agente, escusando-se a adiantar outros pormenores sobre uma eventual transferência: “Relativamente aos valores pelos quais pode ser feita a compra, desconheço-os, e mesmo que os soubesse não os divulgaria, pois esses são detalhes que devem ser transmitidos pelos clubes. Quanto ao resto, ainda não falámos da possível duração do contrato, nem de cláusulas de rescisão...”
in "record.pt"

Teodoro Fonseca: «Jogar o Brasileirão é atrativo»

VÊ CRUZEIRO COMO SOLUÇÃO PARA WALTER



O Cruzeiro quer Walter e o empresário do Bigorna vê o emblema de Belo Horizonte como uma boa solução para o seu futuro. Agora resta saber se o FC Porto está interessado em emprestar o avançado brasileiro e se o próprio aceita regressar ao seu país natal. O seu agente, Teodoro Fonseca, acredita que sim, essencialmente porque desta forma Walter poderia voltar a competir num campeonato em clara ascensão como é o brasileiro.
“No FC Porto o Walter teve poucas oportunidades, pois os outros avançados da equipa estiveram em grande forma. Além disso, ele também teve alguns problemas pessoais este ano. Assim, poder voltar a jogar o Brasileirão é um atrativo muito grande, um campeonato muito bom, muito competitivo”, referiu Teodoro Fonseca, em declarações ao jornal “Estado de Minas”.
in "record.pt"

Cristián Rodríguez na agenda do Inter de Milão

O futuro do extremo Cristián Rodríguez, que está de saída do FC Porto, pode passar por Itália.

Segundo o Corriere dello Sport, o Inter de Milão está interessado em contar com o internacional uruguaio que, recorde-se, termina contrato com os dragões no final desta época.

Segundo a imprensa italiana, o Inter de Milão pode avançar para Cristián Rodríguez já em Janeiro, de modo a afastar a concorrência, muito embora essa operação ainda tenha alguns custos por um jogador que o FC Porto pagou 7 milhões de euros, na altura ao Paris Saint-Germain.


in "abola.pt"

Sapunaru tem a porta aberta

Sapunaru é um caso em reapreciação. Aliás, como muitos outros, mas com a diferença de o lateral-direito poder ser considerado excedentário por Danilo estar a chegar - apresenta-se próximo dia 2 - e Fucile ser o compromisso desportivo e financeiro mais indicado para permanecer no plantel, atendendo ao valor acrescentado de desempenhar funções nas duas faixas laterais da defesa com idêntica desenvoltura e eficácia.

O lateral uruguaio também está no mercado, em virtude da necessidade dos dragões assegurarem um bom encaixe no mês de Janeiro para poderem satisfazer os seus mais prementes deveres e ainda ir às compras, mas em igualdade de circunstâncias o dispensável no imediato é o romeno. 

Uma aposta ganha de André Villas Boas na época passada, em que cumpriu 41 jogos e foi o sétimo jogador mais utilizado com um total 3.245 minutos, mas que nesta apenas soma nove desafios e já não joga desde 28 de Outubro (FC Porto-P. Ferreira). Com a agravante de não ter feito parte de mais nenhuma lista de convocados mesmo depois de recuperado de uma lombalgia, já há um mês.


in "abola.pt"

Jackson Martínez é o escolhido pelos dragões

Jackson Martínez é o jogador escolhido para reforçar o ataque do FC Porto. O internacional colombiano, de 25 anos, actua no Jaguares de Chiapas do México, clube que aceita transferir o goleador a troca de uma verba muito próxima dos oito milhões de euros. O negócio deverá ficar fechado nas próximas horas, com o jogador a viajar para Portugal antes do final do ano. Os dragões começam a trabalhar dia 31, provavelmente já com o novo ponta-de-lança incorporado.

O futuro reforço portista é colombiano mas joga no México há três temporadas e a dar nas vistas, tendo merecido a atenção de vários clubes europeus. A travessia do Atlântico foi sempre adiada, mas o salto está por horas. Depois de avaliar e efectuar sondagens por diversas opções para o ataque, a SAD azul e branca decidiu-se por Jackson Martínez, que deverá assinar com os dragões um vínculo válido por quatro anos e meio, numa negociação que tem a mão de Marcelo Simonian, o mesmo empresário que em 2009 trouxe Radamel Falcao para o FC Porto, com o sucesso que se conhece.

Os relatos que chegam do México definem este atacante como um futebolista pouco apurado em termos técnicos, mas com um remate poderosíssimo, conseguindo faze-lo com os dois pés, e um excelente jogo aéreo, beneficiando da sua estatura elevada. Além disso, revela uma espantosa mobilidade dentro da grande área, permitindo-lhe fugir às marcações movidas pelos adversários com invulgar facilidade.

BOAS REFERÊNCIAS

Todas estas qualidades despertaram o interesse dos portistas que se encontravam no mercado em busca de uma solução para reforçar o ataque a partir de Janeiro. Jackson Martínez bateu a concorrência e agora prepara-se para a tão ambicionada aventura europeia.

Na temporada anterior destacou-se na Taça Libertadores da América, com três golos em cinco desafios, e esta época manteve o pé quente apontando sete golos em cinco partidas da liga mexicana. Apesar de actuar fora da Colômbia, não foi esquecido pelo seleccionador e agora marca presença regular na equipa nacional sul-americana, onde também actuam Guarín e James Rodriguez. Este ano, em meia dúzia de desafios pelos colombianos, assinou dois golos nos particulares com Jamaica e Senegal.

EM FORMA

Terminado o torneio abertura, com o Jaguares Chiapas em quinto ligar, as equipas mexicanas prepararam-se para a segunda fase da prova, ou seja, o torneio clausura. Apesar de não competir há algum tempo, Jackson Martínez encontra-se a treinar e em excelente condição física. O mesmo é dizer, preparadíssimo para entrar nos quadros dos campeões nacionais, adaptar-se às novas exigências e adquirir o ritmo imposto pelo técnico Vítor Pereira.

A chegada do internacional colombiano anula o potencial interesse do FC Porto em Teófilo Gutiérrez, que nos últimos dias foi apontado ao dragão.

BI

Nome: Jackson Arley Martínez Valencia


Data de nascimento: 3 de Outubro de 1986 (25 anos)

Localidade: Quibdó (Colômbia)

Altura: 1,85 metros

Peso: 75 Kg

Percurso:
2004-2101 (Independiente de Medellín, Colômbia); 2010-11 (Jaguares, México)


in "abola.pt"