terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Jackson Martínez é o escolhido pelos dragões

Jackson Martínez é o jogador escolhido para reforçar o ataque do FC Porto. O internacional colombiano, de 25 anos, actua no Jaguares de Chiapas do México, clube que aceita transferir o goleador a troca de uma verba muito próxima dos oito milhões de euros. O negócio deverá ficar fechado nas próximas horas, com o jogador a viajar para Portugal antes do final do ano. Os dragões começam a trabalhar dia 31, provavelmente já com o novo ponta-de-lança incorporado.

O futuro reforço portista é colombiano mas joga no México há três temporadas e a dar nas vistas, tendo merecido a atenção de vários clubes europeus. A travessia do Atlântico foi sempre adiada, mas o salto está por horas. Depois de avaliar e efectuar sondagens por diversas opções para o ataque, a SAD azul e branca decidiu-se por Jackson Martínez, que deverá assinar com os dragões um vínculo válido por quatro anos e meio, numa negociação que tem a mão de Marcelo Simonian, o mesmo empresário que em 2009 trouxe Radamel Falcao para o FC Porto, com o sucesso que se conhece.

Os relatos que chegam do México definem este atacante como um futebolista pouco apurado em termos técnicos, mas com um remate poderosíssimo, conseguindo faze-lo com os dois pés, e um excelente jogo aéreo, beneficiando da sua estatura elevada. Além disso, revela uma espantosa mobilidade dentro da grande área, permitindo-lhe fugir às marcações movidas pelos adversários com invulgar facilidade.

BOAS REFERÊNCIAS

Todas estas qualidades despertaram o interesse dos portistas que se encontravam no mercado em busca de uma solução para reforçar o ataque a partir de Janeiro. Jackson Martínez bateu a concorrência e agora prepara-se para a tão ambicionada aventura europeia.

Na temporada anterior destacou-se na Taça Libertadores da América, com três golos em cinco desafios, e esta época manteve o pé quente apontando sete golos em cinco partidas da liga mexicana. Apesar de actuar fora da Colômbia, não foi esquecido pelo seleccionador e agora marca presença regular na equipa nacional sul-americana, onde também actuam Guarín e James Rodriguez. Este ano, em meia dúzia de desafios pelos colombianos, assinou dois golos nos particulares com Jamaica e Senegal.

EM FORMA

Terminado o torneio abertura, com o Jaguares Chiapas em quinto ligar, as equipas mexicanas prepararam-se para a segunda fase da prova, ou seja, o torneio clausura. Apesar de não competir há algum tempo, Jackson Martínez encontra-se a treinar e em excelente condição física. O mesmo é dizer, preparadíssimo para entrar nos quadros dos campeões nacionais, adaptar-se às novas exigências e adquirir o ritmo imposto pelo técnico Vítor Pereira.

A chegada do internacional colombiano anula o potencial interesse do FC Porto em Teófilo Gutiérrez, que nos últimos dias foi apontado ao dragão.

BI

Nome: Jackson Arley Martínez Valencia


Data de nascimento: 3 de Outubro de 1986 (25 anos)

Localidade: Quibdó (Colômbia)

Altura: 1,85 metros

Peso: 75 Kg

Percurso:
2004-2101 (Independiente de Medellín, Colômbia); 2010-11 (Jaguares, México)


in "abola.pt"

Sem comentários: