quinta-feira, 29 de março de 2012

Capucho: "SOMOS UMA EQUIPA ATACANTE"

Após uma segunda fase 100 por cento vitoriosa, a equipa Sub17 do FC Porto já está a preparar a fase final do campeonato nacional, que arranca a 15 de Abril, com uma deslocação ao terreno do Sporting. Para lá da vontade de vencer, o treinador Nuno Capucho sublinha a vertente formativa e a importância dos jogadores sentirem prazer no jogo.

Antes de uma partida de preparação frente aos Sub19 do Rio Ave, que os azuis e brancos venceram por 2-1 (golos de Ivo e Graça), Capucho traçou o perfil da equipa: "Toda a gente sabe que nesta casa o primeiro objectivo é vencer. Somos uma equipa atacante e que controla o meio-campo adversário. Porém, no futebol de formação, o mais importante é que os atletas cresçam. Eles estão numa fase em que já entenderam essa mensagem".

O registo da equipa é, até ao momento, avassalador: 20 vitórias em 22 jornadas, nas primeira e segunda fases, e o melhor ataque da época. "Os jogadores vêm atrás de um modelo a seguir. Sabem que é importante ganharmos, mas, sem alegria e sem prazer de jogo, eles não conseguem mostrar as suas qualidades", explica. A vertente psicológica é por isso fundamental: "Quando os atletas se sentem confiantes, a qualidade sobressai muito facilmente. Penso que agora, mesmo perante as dificuldades, eles são capazes de dar a volta".

Na discussão do título, os Dragões vão defrontar ainda o Benfica e o Vitória de Guimarães, rivais habituais neste escalão. "Temos adversários mais complicados do que nas fases anteriores e, por isso, temos de elevar o nosso jogo e progredir como equipa. Temos vindo a crescer e temos possibilidades de ultrapassar todos os adversários", declarou o técnico.

Numa fase em que os jovens crescem em termos futebolísticos e vão formando a sua personalidade, Capucho dá destaque a um conceito-chave: responsabilidade. "Esta época, o meu trabalho como treinador está praticamente feito. Estou a passar-lhes responsabilidade, porque se eles querem mesmo triunfar há muita coisa 
que só pode partir deles. Têm de se unir, porque, em última análise, é deles que depende a vitória".


in "fcp-pt"

SUB19 EM BRAGA "POR MAIS TRÊS PONTOS"

Rui Gomes e Hugo Basto deram voz à ambição dos Sub19 portistas. Esta quinta-feira, no Olival, técnico e defesa-central alinharam ideias e sublinharam o discurso um do outro: o SC Braga é um adversário de respeito mas o FC Porto é superior e uma vitória na próxima deslocação dos juniores (sábado, 15h00) pode ser decisiva na luta pela conquista de mais um campeonato.

"É um facto que neste momento não dependemos só de nós. Estamos a quatro pontos do Benfica e falta-nos ainda jogar com eles. Como é claro, estamos na luta. Esta fase final está a meio, ainda faltam muitos jogos, jogos esses com grau de dificuldade elevado, e tudo pode acontecer, connosco e com as outras equipas", atira Rui Gomes.

"É natural que o facto de não estarmos na frente nos dê alguma pressão adicional", prossegue o treinador. "Esta é uma jornada onde os quatro primeiros se defrontam entre si e, portanto, sabemos o que uma vitória em Braga pode significar. Num contexto de triunfo, qualquer resultado no outro jogo ser-nos-á sempre favorável. Também por isso temos de nos preocupar, acima de tudo, em ganhar o próximo encontro", frisa o técnico, assumidamente satisfeito pela evolução que a equipa tem tido.

"Temos marcado mais, fizemos oito golos nos últimos dois jogos, e no último encontro não sofremos. Há indicadores que apontam para o caminho que queremos, que dizem que estamos mais próximos do caminho certo. Agora há um conjunto de sintomas que nos deixam ainda mais optimistas para esta segunda volta. Sinto a equipa num patamar de crescimento mais elevado", destaca Rui Gomes.

A viagem ao Minho é por isso encarada como mais um degrau nesta escalada. "Acredito que a estratégia do Braga passará por deixar jogar, por nos dar a iniciativa, para procurar o nosso erro e explorar as transições e as bolas paradas. Aliás, foi de lances de bola parada que nos marcaram dois golos no Olival. Sinceramente não me parece que agora apareçam com grandes diferenças estratégicas, até porque foi assim que abordaram os jogos com o Benfica e com o Sporting", recorda.

Hugo Basto subscreveu a leitura do técnico. "Esperamos um jogo complicado, como têm sido todos até agora e devem ser até ao fim. Vamos a Braga para trazer os três pontos e para continuar a lutar pelo primeiro lugar. Sabemos que está difícil conquistar o título, porque não nos chega vencer todos os jogos, mas acreditamos", declarou o central.

"Se o Braga mantiver a lógica vai jogar com um bloco fechado, mas nós temos a estratégia bem delineada para contrariar isso. Nesta fase final temos tido um bom aproveitamento dos lances ofensivos de bola parada e estamos preparados para continuar assim, quer a atacar, quer a defender. Estamos confiantes, temos duas vitórias consecutivas e queremos mais, sabendo que não podemos deixar de ganhar, porque basta um deslize adversário para chegarmos à frente e sermos campeões", lembra Hugo Basto.



in "fcp.pt"

Túnel da Luz. Jogadores do FC Porto sabem a 24 de Abril se vão a julgamento

Os futebolistas do FC Porto Hulk, Sapunaru, Christian Rodriguez, Helton e Fucile vão saber a 24 de abril se vão a julgamento, no caso das alegadas agressões a dois seguranças no estádio da Luz, a 20 de dezembro de 2009.
A juíza Cláudia Pina marcou hoje a data da leitura da decisão instrutória do caso, depois de realizadas as alegações finais do Ministério Público e das defesas dos dois seguranças de empresa privada Sandro Correia e Ricardo Silva e dos arguidos.
Os futebolistas do FC Porto são acusados de agressões aos dois "stewards" em serviço no jogo Benfica-FC Porto, da 14.ª jornada da Liga da temporada de 2009/10, que os benfiquistas venceram por 1-0. Sandro Correia e Ricardo Silva requereram à SAD do FC Porto uma indemnização superior a 45.000 euros.

in "ionline.pt"

F.C. Porto: Vítor Pereira fala sobre o rendimento de Lucho

Médio argentino defendido pelo técnico, apesar da aparente quebra física


A chegada em Janeiro de Lucho Gonzalez gerou uma compreensível onda de entusiasmo no reino do Dragão. O golo marcado ao V. Setúbal e as boas exibições iniciais deram, porém, lugar a uma aparente quebra física de El Comandante. Vítor Pereira discorda e parece estar satisfeito com o rendimento do argentino. 

«O Lucho tem feito bons jogos. O nosso triângulo do meio-campo é dinâmico e quero que o Lucho recue quando possível para pegar no jogo. O mais importante é haver dinâmica e encontrar espaços», explicou Vítor Pereira 

Fernando também mereceu algumas palavras. Depois de perder dois jogos por lesão, o médio brasileiro entrou ao intervalo na última jornada e será titular contra o Olhanense. 

«Ele vinha de uma paragem e não se encontrava com o ritmo desejado, por isso não foi titular na Mata Real. É o único jogador com características claras de número seis [médio mais defensivo] e de recuperador de bola. Ficou de fora por estar sem ritmo.»

Vítor Pereira: «Irregulares? Dependemos apenas de nós»

Treinador do F.C. Porto considera injusto que se fale da oscilação da equipa. «Os outros é que são regulares?»


Vítor Pereira recusa colar a palavra irregularidade ao F.C. Porto, depois do último empate com o P. Ferreira (1-1) e antes da receção ao Olhanense. Apesar de ter sido ultrapassado na classificação pelo Sp. Braga, o treinador lembra que a sua equipa continua a depender de si própria para renovar o título.

«No último jogo criámos uma série de golos e não marcámos. Irregularidade? Os números traduzem que estamos a um ponto do primeiro. Os outros é que são regulares? Dependemos apenas de nós para sermos campeões. Se fossemos irregulares não estaríamos a lutar pelo título», atirou Vítor Pereira na conferência de imprensa desta quinta-feira.

Perante esta resposta, quis-se saber se Vítor Pereira se sente injustiçado pela comunicação social. «Temos de saber viver com a crítica. No fim faremos o balanço desta época. Vamos ver quem ganhou títulos e quem jogou bom futebol», discorreu o treinador do F.C. Porto.

Depois, mais uma reflexão. «Esta semana li que o F.C. Porto já não sofria tantos golos há muito tempo. Não podemos recorrer à história, pois esta Liga tem características próprias. Temos menos quatro golos do que as outras equipas. Então se somos a equipa menos batida, fazem notícias dos nossos golos sofridos?», questionou o técnico.

«A mim isto não me afeta, já passei essa fase. Quando se fala de problemas, de irregularidade e de questões exibicionais, tudo depende do que consideramos ser um bom jogo. Contra o Paços de Ferreira fizemos um belíssimo jogo. Não permitimos que o adversário criasse mais do que uma situação de golo», concluiu. 

F.C. Porto: Vítor Pereira não liga ao Benfica-Sp. Braga

Treinador aponta a concentração apenas à receção ao Olhanense, «uma equipa solidária e agressiva»


Poderá ser discurso apontado em exclusivo ao exterior. É bem provável, aliás. Mas as palavras de Vítor Pereira aos jornalistas relativizam totalmente a relevância do Benfica-Sp. Braga, jogo que opõe as duas equipas que rodeiam o F.C. Porto na classificação. 

«Não me interessa. Vou é ficar satisfeito com a nossa vitória sobre o Olhanense. Não tenho possibilidade de controlar o que acontece com os outros jogos. O que podemos fazer é vencer o Olhanense», limitou-se a dizer o treinador dos azuis e brancos, numa conferência de imprensa que, por decisão do clube, não durou mais de dez minutos.

Relativamente ao adversário algarvio, o técnico traçou o seguinte desenho: «O Olhanense é organizado, agressivo e explora bem as transições rápidas, pois tem elementos rápidos na frente. Tenho a noção de que o campeonato está muito competitivo e é preciso apresentar altos níveis para sermos campeões.»

O empate da equipa de Sérgio Conceição na passada semana, frente ao Benfica, não passou indiferente ao treinador do F.C. Porto. «O Olhanense é uma equipa solidária e colocou muitos problemas ao Benfica. Mas sabemos a qualidade que temos e, com maior ou menor dificuldade, chegaremos à vitória.»

A perda da liderança, naturalmente, não agradou. «Nenhum treinador no mundo gosta de ver outra equipa à frente.» 

Vítor Pereira: «Nunca coloquei em causa a seriedade de um árbitro»

Críticas do Benfica à arbitragem não merecem qualquer reação do treinador do F.C. Porto


A arbitragem atravessa um período particularmente difícil. Críticas, informações pessoais na internet, ameaças aos juízes e familiares. Talvez por perceber o momento delicado, Vítor Pereira não quis tecer qualquer comentário sobre o tema. A não ser para fazer a própria defesa. 

«Antes dos jogos nunca coloquei em causa qualquer equipa de arbitragem. No final dos mesmos, se achei que tinha de comentar um ou outro lance, comentei. Mas sem nunca colocar em causa a seriedade seja de quem for», referiu o treinador do F.C. Porto, em conferência de imprensa. 

Confrontado com as recentes críticas do Benfica a diversas exibições das equipas de arbitragem, Vítor Pereira escusou-se a responder. «Sobre isso não quero fazer qualquer comentário.» 

in "maisfutebol.iol.pt"

Ricardo Carvalho novamente apontado ao Dragão

Em final de contrato com o Real Madrid, Ricardo Carvalho parece estar mesmo de saída do clube «merengue». Em Espanha volta a ser noticiado a possibilidade de o antigo internacional português poder regressar ao FC Porto no próximo verão.

Oito anos depois de ter saído do Dragão rumo ao Chelsea, a troco de 30 milhões de euros, Ricardo Carvalho, que em maio completará 34 anos, poderá assim voltar às origens.

A situação no Real Madrid parece cada vez mais complicada, passando praticamente a época afastado devido a lesões, pelo que a eventual renovação de contrato afigura-se como um cenário cada vez mais longínquo.


in "abola.pt"

Queridos algarvios

EMBLEMA DE OLHÃO NAS ESTREIAS DE OTAMENDI E DE MAICON



O Olhanense ficará para sempre marcado nas carreiras de dois defesas do FC Porto e por motivos de certa forma diferentes. Otamendi e Maicon, jogadores que até podem ser titulares no compromisso marcado para sábado, viveram sensações de estreia com a equipa algarvia.
O argentino, por exemplo, fez o seu primeiro jogo com a camisola azul e branca frente a esse adversário vindo da cidade de Olhão, tendo marcado o seu primeiro golo nessa mesma partida na época passada.
in "record.pt"

Danilo não chega para o Sp. Braga

VIAGEM AO MINHO ESTÁ FORA DE HIPÓTESE



Danilo tem de ter calma. O lateral-direito está a recuperar bem da lesão sofrida há quase mês e meio, mas, apesar das indicações positivas que tem dado, não voltará à competição no jogo deste sábado, frente à Olhanense, nem mesmo diante do Sp. Braga.
Segundo Record apurou, o regresso do brasileiro aos relvados vai ser gerido depois da viagem dos campeões nacionais ao Estádio Axa, agendada para a próxima jornada da Liga Zon Sagres.
O defesa, de 20 anos, tem dado conta das melhorias físicas através da sua conta pessoal no Twitter – rt@daaniloluiz – e, ontem, voltou a fazê-lo. “Acabou mais um treino muito bom e importante”, publicou, ao final da manhã.
in "record.pt"

É desta, Hulk?

A 1 GOLO DE IGUALAR FALCÃO



Este é um recorde que Hulk tem vindo a adiar quase desde o início da época. O título de melhor marcador do Estádio do Dragão continua teimosamente nas mãos de Radamel Falcão, mesmo tendo o goleador colombiano rumado ao Atlético Madrid no início da presente época.
No último jogo em casa, frente à Académica, o Incrível até colocou um ponto final na sua seca de golos de três meses e meio perante os associados portistas, através da conversão de uma grande penalidade, que o deixou a apenas um golo do recorde de El Tigre. Assim sendo, é caso para perguntar: É desta, Hulk?
Contra o Olhanense, no sábado, o camisola 12 do FC Porto tem assim uma nova oportunidade não só de igualar, mas também de ultrapassar a marca do matador a quem muitos golos ofereceu nas duas últimas épocas, as únicas em que coincidiram no mesmo plantel.
in "record.pt"

Ninguém segura João Moutinho

A apenas 16 jogos de cumprir 400 como profissional de futebol, João Moutinho não sabe o que é descansar durante um longo período desde que, perto do fim de 2004, se estreou pelo Sporting. É certo que o médio é poupado de quando em quando, mas o registo limpo em matéria de lesões graves é quase imaculado em matéria disciplinar - nunca viu o cartão vermelho e, por acumulação de amarelos, só perdeu quatro jogos - levam-no sempre a registos verdadeiramente impressionantes.
Os 48 jogos disputados em 2005/06, 2006/07 e 2008/09, entre clube e seleção, são o mínimo que realizou desde então. Este ano conta 45 jogos, mas com o campeonato a seis jogos do fim e o Europeu para disputar entre junho e julho, é seguro que voltará a ultrapassar o limite. A atestar a sua resistência única, há outro dado que salta à vista: nas últimas cinco épocas, nenhum colega de equipa conseguiu jogar tanto como ele. Aliás, 2006/07 foi mesmo a única exceção que confirma a regra, pois até na época anterior, a primeira que fez pelo plantel sénior a tempo inteiro, também ninguém o superou.
Na época passada, e nos mesmos 53 jogos a nível interno, Hulk ainda ultrapassou Moutinho no número de minutos jogados (mais 234'). Mas as oito internacionalizações do português, promovidas por Paulo Bento, fizeram-no destacar-se novamente. Ao todo, Moutinho somou 61 jogos, à média de seis por mês, e apenas menos um do que o recorde de 62 que traz do Sporting em 2007/08. Agora comanda destacado a lista do FC Porto. Lucho González (40 jogos somando os que fez no Marselha), Hulk (39), Janko (38, com os do Twente) e Rolando (37) estão na perseguição. Mas não é provável que algum o alcance.
João Moutinho até começou a época atual de forma irregular. Vítor Pereira chegou a colocá-lo no banco em três ocasiões, mas depressa percebeu que o meio-campo sem o ex-Sporting não funciona da mesma forma. Por isso, voltou ao onze de forma definitiva (apenas em Paços de Ferreira, para a Taça da Liga, foi suplente) e, não fosse o castigo cumprido à 15ª jornada, já teria igualado a melhor série como titular no FC Porto, que registou no início da época anterior: 15 jogos consecutivos. Assim, vai igualá-los no sábado, contra o Olhanense. Em Braga terá caminho aberto à superação. Se nada de grave acontecer, e também porque ainda terá pelo menos cinco jogos ao serviço da seleção portuguesa (dois de preparação e três da fase de grupos do Euro) até entrar de férias, vai novamente terminar a época à frente de todos os seus colegas. Para o pequenino jogador, ser o mais resistente parece já, mais do que uma tradição, um ponto de honra.

62
Ao fazer 54 jogos pelo Sporting e oito ao serviço da seleção A, João Moutinho bateu em 2007/08 o seu recorde numa só época. Em 2010/11, já no FC Porto, somou menos um.

40
Apesar de já somar 386 jogos como profissional, João Moutinho não conta muitos golos: 40. Se estabelecermos a média, contamos um em cada 10 partidas.

Mas perde o trono...


Separados por muitos pontos na luta pelo título de campeão nacional, João Moutinho tem em João Pereira o grande obstáculo para que possa no final desta temporada, como aliás na passada, ser o jogador que atua em Portugal com mais jogos nas pernas. Ainda que o lateral do Sporting esteja a um cartão amarelo de ser suspenso, está bastante destacado na corrida, pois além de levar já mais duas partidas do que João Moutinho (47), tem a seu favor o facto de o Sporting ainda estar na Liga Europa e ter a final da Taça de Portugal para disputar. E, como Moutinho, deverá estar no Euro'2012.
No Braga, líder do campeonato, ninguém soma mais do que 38 jogos. Witsel, do Benfica, também está à frente de Moutinho, com 47. Mas a Bélgica não tem mais jogos internacionais esta época, ao contrário dos cinco agendados por Portugal. E isso deve bastar para ficar para trás.


3 questões


José Soares, professor catedrático de fisiologia
"Corpo de Moutinho protege-o"


1
Como se explica que João Moutinho some tantos jogos sem que alguma vez tenha sofrido uma lesão grave?
Há estudos que apontam para uma suscetibilidade genética às lesões. Não pode haver outra explicação que não seja constitucional. Ele terá um corpo que, de certa forma, o protege contra lesões. Podem prevenir-se lesões musculares, mas em relação às outras, só os fatores inerentes ao próprio corpo as podem impedir.


2
Também é a constituição do jogador que lhe garante um rendimento alto apesar de jogar mais do que todos?
Se todos os elementos do FC Porto fazem o mesmo tipo de treino e trabalham as mesas horas, e se alguns correm muito mais do que outros, só pode ser essa a razão. E por isso se explica também que muitos jogadores que nunca tiveram muito cuidado com eles próprios, tenham uma excelente resistência física.


3
Como é que se deve gerir a utilização de um jogador como João Moutinho, de forma a que nunca quebre?
Gerir parece-me contraindicado. Um jogador que sistematicamente pára, nunca se adapta. Inglaterra é o país onde se joga mais e, se repararem, a maioria não se lesiona. E acho que o cansaço é um mito. Comparativamente com os atletas de modalidades individuais, os futebolistas estão a anos-luz do esforço destes.

in "ojogo.pt"


1
É incrível, mas o médio nunca falhou mais de um jogo seguido pelo seu clube. E, quando isso acontece, ou está lesionado ou castigado. Por opção só se foi poupado.


Extremo Jonathan Legear apontado ao Dragão

A Imprensa russa de ontem garantia que o FC Porto está na iminência de garantir o concurso do extremo Jonathan Legear. Trata-se de um jogador de 23 anos (1,81 metros), internacional, que se mudou esta época do Anderlecht para a Rússia e que está avaliado em 3,5 milhões de euros. Legear pode jogar nas duas alas, embora atue preferencialmente pelo lado direito. Neste momento encontra-se a recuperar de uma lesão num joelho e só deve voltar à competição em meados de abril. O sua equipa está a lutar pela permanência no principal escalão do campeonato russo.
No verão, Legear foi apontados a vários emblemas ingleses. O Everton, o Newcastle e o Sunderland seguiram com atenção a sua carreira na Bélgica, onde efetuou 122 jogos e apontou 19 golos, mas acabou por ser o Terek Grozny a contratá-lo. Formado no Standard de Liège, mudou-se para o rival Anderlecht ainda com idade de júnior.

Chelsea terá aproveitado visita para insistir em Hulk


A visita do Chelsea a Portugal para jogar com o Benfica terá servido também para reafirmar junto do FC Porto o interesse em Hulk. De acordo com o "Daily Mail", o FC Porto estará disposto a negociar o jogador abaixo dos 100 milhões de euros previstos na cláusula de rescisão.

in "ojogo.pt"

Uma luta contra a tradição

Para o FC Porto vencer o campeonato desta época, Vítor Pereira terá de contrariar a tradição de... morrer na praia. Seguem os factos, antes de mais considerações: o atual treinador portista nunca conseguiu atingir o sucesso nos últimos quatro anos em que chegou à reta final da época a lutar por um objetivo concreto, nestes casos a subida de divisão com Espinho e Santa Clara, apesar de ter estado sempre lá perto. Muito perto, aliás. Mais: em três dessas quatro ocasiões, até estava num lugar que dava acesso à subida - ou seja, dentro do objetivo - a seis jornadas do final, as mesmas que faltam agora disputar para terminar o campeonato.
A situação mais dramática aconteceu na época de 2008/09, quando entrou na última jornada com o "seu" Santa Clara no segundo lugar da Liga Vitalis - o último a oferecer a subida de divisão - no entanto, perdeu em Santa Maria da Feira (1-0) e acabou ultrapassado pelo Leiria, que fez companhia ao Olhanense nas equipas promovidas à Liga ZON Sagres. Na época seguinte, novamente no Santa Clara, Vítor Pereira voltava a ocupar o segundo lugar a seis jornadas do final, mas terminou a temporada na quarta posição, a três pontos do Portimonense, o segundo classificado.
Na experiência anterior como treinador principal, a história repetiu-se por duas vezes no Espinho, na II Divisão, quando deixou escapar, nas jornadas finais, a subida de divisão para o Lousada (2005/06) e União da Madeira (2006/07). Para que fique registado, sobra apenas mais uma época de Vítor Pereira no comando técnico de uma equipa sénior, no caso a Sanjoanense, que fez uma temporada (2004/05) tranquila na II Divisão.
Por vezes, a história é cruel, até porque agora as circunstâncias são outras, as equipas também e até o campeonato é bastante diferente. Tal como Vítor Pereira, de resto. Igual, só mesmo a luta renhida na frente de um campeonato, neste caso o principal, e que foi capaz, a seis jornadas do final, de colocar o primeiro classificado (Braga) com apenas dois pontos de vantagem sobre o terceiro (Benfica), ainda com o FC Porto pelo meio.
Será desta, Vítor Pereira? A pergunta não tem resposta ainda, nem sequer será fácil avançar com palpites nesta altura, sendo apenas certo que Vítor Pereira terá de ser capaz de contornar a história, nesta caso a sua própria história, para cumprir o sonho de transformar o FC Porto novamente em campeão.

As últimas épocas

2005/06 II Divisão Série B *
Classificação a seis jornadas do final
1º Espinho 36 pontos
2ª Lousada 35 pontos
Classificação final
1º Lousada 51 pontos
2º Espinho 47 pontos
Últimos resultados: 3V 2E 1 D
2006/07 II Divisão Série B
Classificação a seis jornadas do final
1º U. Madeira 39 pontos
2º Espinho 36 pontos
Classificação final
1º U. Madeira 54 pontos
4º Espinho 44 pontos
Últimos seis resultados: 2V 2E 2D
* Subia de divisão apenas o 1º classificado
2008/09 Liga Vitalis **
Classificação a seis jornadas do final
1º Olhanense 45 pontos
2º Santa Clara 45 pontos
3º Leiria 39 pontos
Classificação final
1º Olhanense 58 pontos
2º Leiria 54 pontos
3º Santa Clara 52 pontos
Últimos seis resultados: 2V 1E 3D
2009/10 Liga Vitalis
Classificação a seis jornadas do final
1º Beira-Mar 43 pontos
2º Santa Clara 42 pontos
3º Oliveirense 42 pontos
4º Portimonense 41 pontos
Classificação final
1º Beira-Mar 54 pontos
2º Portimonense 54 pontos
3º Feirense 52 pontos
4º Santa Clara 51 pontos
Últimos seis resultados: 2V 3E 1D
** Subiam os dois primeiros classificados
Em 2007/08 foi treinador dos sub-15 do FC Porto

in "ojogo.pt"

Mbola entre ilustres desconhecidos

Emmanuel Mbola, o zambiano que o FC Porto descobriu no TP Mazembe, do Congo, foi incluído numa curiosa lista dos "dez jogadores sub-23 que ninguém ouviu falar". O sítio da internet "peacefmonline.com" elaborou uma relação de jogadores que foram apontados a grandes clubes europeus e que são celebridades nos respetivos países, mas perfeitos desconhecidos no mundo do futebol. Mbola é descrito como uma das maiores promessas africanas, que esteve à experiência no Arsenal em 2010. Curiosamente, o artigo não faz referência ao facto de este lateral-esquerdo de 18 anos já ser jogador do FC Porto. Além de Mbola está também referenciado o "Messi da Indonésia", Andik Vermansyah, que também já foi ligado dragões e também ao Benfica.
Os outros ilustres desconhecidos são Admir Mehmedi, médio-ofensivo macedónio que atua no Dínamo de Kiev; Ransford Osei, avançado ganês dos Bloemfontein Celtic (África do Sul); Eyal Golasa, médio israelita do Maccabi Haifa; Henrikh Mkhitaryan, médio arménio do Shakhtar Donetsk; Rene Krhin, médio esloveno do Bolonha; Jano Ananidze, avançado do Spartak de Moscovo; Vaclav Dadlec, avançado checo do Sparta de Praga; e Karim Ansarifard, avançado iraniano do Saipa

in "ojogo.pt"

Rúben Micael ainda sem data de sentença

Ainda não foi ontem que ficou resolvida a questão em torno da transferência de Rúben Micael para o FC Porto. Em causa está uma verba de 2,5 milhões de euros que o U. Madeira reclama ao vizinho Nacional, equivalente a 50 por cento dos direitos financeiros sobre o jogador. Ontem, realizou-se mais uma sessão no Tribunal da Vara Mista do Funchal, mas ainda não ficou decidida a data da leitura da sentença, devendo, no entanto, ser agendada apenas para maio, dado que os advogados de ambas as partes dispõem agora de 20 dias para contestar.


in "ojogo.pt"

"Lucho está bem fisicamente"

O rendimento de Lucho González neste regresso ao FC Porto tem levantado algumas dúvidas. Com 31 anos de idade é natural que a frescura física não seja a mesma dos 28 anos com que deixou o Dragão rumo ao Marselha. Mas, para Federico Simonian, empresário do jogador, não faz sentido pensar nisso. É a nova posição do jogador que o obriga a adaptar-se . "Fisicamente está bem. Durante as férias, na Argentina, treinou individualmente todos os dias e pôde fazer uma boa pré-temporada em Marselha. Mas está a adaptar-se a uma nova posição e seguramente, com o decorrer dos jogos, chegará ao seu melhor nível. É uma questão de paciência", explicou a O JOGO.
A verdade é que raras vezes Lucho jogou na mesma linha de João Moutinho, aquela onde brilhou (e foi campeão) nas primeiras quatro épocas de FC Porto. Nos últimos jogos é sempre muleta do trio da frente, mas não é por isso que marca ou assiste mais. "É uma questão de tempo e nada mais. Conhece bem o clube e os companheiros e eles estão a conhecê-lo cada vez melhor. Jogo a jogo o entendimento vai melhorar e os resultados vão ver-se no campo", promete, certo de que a questão física não deve sequer ser colocada. "Cada vez que falamos, conta-me como está feliz e com muita energia. Diz-me que o regresso ao FC Porto o faz sentir como se tivesse 27 anos outra vez", frisou. "Quando se deu a oportunidade de regressar, ficou bastante entusiasmado, pouco lhe interessando onde lhe tocaria jogar", reforçou.
Por tudo isso, e ainda que faltem apenas seis jogos para o fim da época, Simonian não tem dúvidas: "Esperando um pouco, os adeptos vão ver o Lucho que conhecem". E ainda que a desconfiança exista, o jogador também está certo disso e não cai psicologicamente. "Animicamente está ótimo, feliz com o regresso e mentalizado de que voltará a festejar com uma volta olímpica", encerrou, num atestado da confiança do argentino na conquista do seu quinto título de campeão pelo FC Porto.

in "ojogo.pt"