quinta-feira, 29 de março de 2012

Capucho: "SOMOS UMA EQUIPA ATACANTE"

Após uma segunda fase 100 por cento vitoriosa, a equipa Sub17 do FC Porto já está a preparar a fase final do campeonato nacional, que arranca a 15 de Abril, com uma deslocação ao terreno do Sporting. Para lá da vontade de vencer, o treinador Nuno Capucho sublinha a vertente formativa e a importância dos jogadores sentirem prazer no jogo.

Antes de uma partida de preparação frente aos Sub19 do Rio Ave, que os azuis e brancos venceram por 2-1 (golos de Ivo e Graça), Capucho traçou o perfil da equipa: "Toda a gente sabe que nesta casa o primeiro objectivo é vencer. Somos uma equipa atacante e que controla o meio-campo adversário. Porém, no futebol de formação, o mais importante é que os atletas cresçam. Eles estão numa fase em que já entenderam essa mensagem".

O registo da equipa é, até ao momento, avassalador: 20 vitórias em 22 jornadas, nas primeira e segunda fases, e o melhor ataque da época. "Os jogadores vêm atrás de um modelo a seguir. Sabem que é importante ganharmos, mas, sem alegria e sem prazer de jogo, eles não conseguem mostrar as suas qualidades", explica. A vertente psicológica é por isso fundamental: "Quando os atletas se sentem confiantes, a qualidade sobressai muito facilmente. Penso que agora, mesmo perante as dificuldades, eles são capazes de dar a volta".

Na discussão do título, os Dragões vão defrontar ainda o Benfica e o Vitória de Guimarães, rivais habituais neste escalão. "Temos adversários mais complicados do que nas fases anteriores e, por isso, temos de elevar o nosso jogo e progredir como equipa. Temos vindo a crescer e temos possibilidades de ultrapassar todos os adversários", declarou o técnico.

Numa fase em que os jovens crescem em termos futebolísticos e vão formando a sua personalidade, Capucho dá destaque a um conceito-chave: responsabilidade. "Esta época, o meu trabalho como treinador está praticamente feito. Estou a passar-lhes responsabilidade, porque se eles querem mesmo triunfar há muita coisa 
que só pode partir deles. Têm de se unir, porque, em última análise, é deles que depende a vitória".


in "fcp-pt"

Sem comentários: