domingo, 29 de maio de 2011

Helton: "Nunca tive um treinador assim"

Na primeira entrevista depois de ter renovado o contrato que o ligará ao FC Porto até 2014 - terá 36 anos quando acabar -, o capitão explicou os motivos que o fizeram continuar no campeão nacional depois de uma época que diz ser "irrepetível". No meio de tantos elogios à equipa, os principais foram direitinhos para André Villas-Boas, sobretudo pela "liberdade" que ofereceu aos jogadores e que Helton explicou a O JOGO.

A defesa ao remate do Mossoró, na final da Liga Europa, foi a mais importante da sua carreira?

Já sabia que me iam lembrar desse momento [risos]. Considero só que fiz um bom jogo, muito bom mesmo.

E, aproveitando já o balanço, qual foi o melhor da sua carreira?

Esta é difícil [risos]. É muito relativo. Tive jogos com grandes exibições por ter feito muitas defesas; tive outros, muito importantes, em que fiz apenas uma defesa; outros ainda em que, sem ter feito uma grande defesa, fui decisivo num pormenor que pode ter passado despercebido. Por isso, não consigo escolher só um jogo...

Voltando à tal defesa de Dublin: foi como se tivesse marcado um golo?

Por acaso, até podia marcar. Tenho colegas que marcam de vez em quando. Mas foi uma sensação fantástica, porque percebi que tinha contribuído num momento em que só estava lá eu; só eu é que podia evitar aquele golo. Foi um momento que me fez respirar um pouco mais à vontade, principalmente num jogo daquela importância. Lembro-me bem do lance: esperei o momento do remate e, quando percebi que não tinha condições de o parar com as mãos, estiquei a perna, mas sempre com os olhos na bola. Felizmente, correu bem.

Como foi a experiência de Dublin?

Lembro-me de ter dito em Dezembro [entrevista a O JOGO] que não conhecia Dublin. Hoje posso dizer que conheço bem, apesar de ter passado muito tempo no quarto! Foi tudo muito bom. É lógico que senti, muitas vezes, um friozinho na barriga, até porque era uma final. Agora percebo que contou muita a tranquilidade e a paz que fui recebendo. Tive o apoio dos amigos, da família e isso também me ajudou.

E a taça é mesmo pesada como dizem?

É mesmo pesada. Aliás, quase que caía quando peguei nela. Consegui levantá-la, mas estava complicado de a segurar. Felizmente, eles começaram a chegar para me ajudar [risos].

Que vos disse André Villas-Boas antes da final de Dublin?

A palestra mexeu muito connosco... [pausa] Foi maravilhosa. Espectacular. Justificou aquilo que eu já tinha dito numa entrevista a O JOGO: faz pensar, reflectir. Quando é mais do mesmo, como por exemplo: 'Vamos lá jogar para ganhar', não tem grande efeito nos jogadores, porque estamos sempre a ouvir isso; ali foi diferente, ele acrescenta sempre uma novidade, e isso é espectacular.

Mas, afinal, o que é que ele disse?

Isso não posso dizer [risos]. Mas disse muitas coisas boas; e quando digo muitas, não me estou a referir ao tempo, mas sim ao conteúdo. Ele falou connosco no hotel, antes de sairmos para o estádio. Saímos de lá ainda mais confiantes de que íamos ganhar, daquilo que tínhamos de fazer para vencer. Essa confiança ajudou-nos bastante. Foi um momento fantástico e único. Há muitas questões que ajudam um jogador a fazer uma boa época. Este ano, por exemplo, tive uma liberdade com o meu treinador que nunca tinha tido ao longo da minha carreira. Nunca assim...

Mas essa liberdade de que fala significa o quê em concreto?

É o poder jogar à vontade. Por exemplo: durante um jogo, o treinador pede-nos para correr pela direita, mas, se nós entendermos que o lado esquerdo é o melhor, ele apoia-nos sempre, mesmo quando corre mal. Ele dá-nos liberdade de opinar e sempre deixou claro que quem está lá dentro somos nós, e que nós é que temos de decidir o que é o mais certo; o mister sempre procurou deixar muito claro: quero que façam isto, mas, se num determinado momento tomarem outra opção, eu estarei com vocês. Como é lógico, tudo tem o seu limite, e nós conseguimos, este ano, estar sempre dentro desses limites. Conseguimos entender que a táctica era dele e a criatividade era nossa. O mister também percebeu que nos podia oferecer essa liberdade, porque sempre correspondemos e revelámos uma grande maturidade.

Como foi a festa na viagem de regresso ao Porto? Aproveitaram para descansar?

Nada disso, não houve descanso, foi sempre a festejar. Também nunca mais me esquecerei do momento em que saí do avião e levantei a taça. São momentos difíceis de explicar, porque não há palavras capazes de expressar o que senti naquela altura.

A passagem deste ano pela Praça dos Aliados foi mais intensa do que nos últimos anos?

Foi, sem dúvida, até pelo próprio trajecto, que foi diferente do habitual. Nunca tinha visto uma festa como aquela. Sinceramente, não estava à espera de ver tanta gente. Já ganhei cinco títulos de campeão, e cada ano é sempre melhor do que no anterior, mas desta vez foi mesmo brutal.

Como foi gerir os festejos da Liga Europa, sabendo que ainda havia uma final da Taça de Portugal para disputar?

Nunca é fácil, mas fica mais fácil quando temos um grupo como o nosso. A atitude que o mister teve em nos dar folga no dia seguinte à festa foi espectacular; assumiu o risco, mas, ao mesmo tempo, deu a entender ao próprio grupo a confiança que tinha em nós. Foi como um presente, sabendo da importância do que iríamos encontrar dois dias depois. E esta não foi a primeira vez que aconteceu. A confiança que ele nos deu ao longo da época foi muito boa, fez-nos crescer, e deu-nos responsabilidade. Todos cresceram com isso.

"Se alguém souber, avise-me por favor!"

Helton já andou pela selecção do Brasil; Hulk também, mas, surpreendentemente, o avançado deixou de fazer parte das opções de Mano Menezes. O guarda-redes confessa que não consegue perceber os motivos. "Procuro respeitar sempre as opções. Não vale a pena falar disso, mas é complicado. Posso apenas dizer que ele tem qualidade mais do que suficiente para lá estar", referiu, numa tentativa de fugir a uma eventual polémica, que o guarda-redes tentou escapar para falar no seu caso. "Se já sei por que razão deixei de ir? Se alguém souber que me avise, por favor [risos]. Devo ter feito alguma coisa de errada. Não sei. Mas procuro respeitar, até porque não posso fazer muito mais".

"Não teria dito o mesmo que o Fernando sobre a saída"

Fala-se da possibilidade de alguns jogadores deixarem o clube. Acredita que é possível manter esta equipa?

Não sei. Essa resposta só os dirigentes a podem dar. O que sei é que o FC Porto manteve-se sempre forte, mesmo depois da saída de grandes jogadores. O que este clube faz é muito simples: depois de vender, consegue encontrar novamente grandes jogadores, mas ainda pouco conhecidos, limitando-se, de seguida, a dar-lhes as condições para demonstrarem as suas qualidades. Por exemplo, o Hulk, quando chegou do Japão, já tinha as qualidades e o potencial que tem hoje, só que, se calhar, ainda não o tinha descoberto. O FC Porto permite isso: faz com que os jogadores descubram os seus limites.

Fernando admitiu, no final do jogo da Taça de Portugal, que queria sair. Como capitão, de que forma ouviu essas declarações?

Sou suspeito de falar em relação ao Fernando, porque sou muito amigo dele, mesmo fora do balneário. Quero o melhor para ele. Cresceu muito no FC Porto e acho que nos ajudou muito durante estes anos. Foi uma pessoa muito importante para nós. Relativamente às declarações dele, se fosse eu, provavelmente, teria tomado um rumo diferente, uma vez que ainda não há nada de concreto. Mas ninguém melhor do que o Fernando para explicar o assunto.

"Tive convites mas dei prioridade ao FC Porto"

Foram dois os motivos que o fizeram renovar pelo FC Porto: a admiração pelo clube e a estabilidade da família, sobretudo dos três filhos que se encontram em idade escolar. Isto, apesar das muitas propostas que diz ter recebido para se transferir, algumas delas de Inglaterra.

Renovou contrato até 2014. Que significado tem para si?

Estou muito feliz porque o clube mostrou interesse em renovar. Isso, para mim, é uma gratidão. Espero continuar a ajudar a equipa e, se possível, ainda melhorar.

Quando acabar este contrato, terá 36 anos. Este é um sinal de que pretende terminar a carreira no FC Porto?
Neste momento, e com tanto tempo de antecedência, posso apenas afirmar que pretendo chegar ao fim do meu contrato. Depois, na altura, logo se verá o que acontece.

Nesse sentido, pondera prolongar a carreira para lá dos 36 anos, tal como acontece, por exemplo, com Van der Sar no Manchester United?

Confesso que não penso muito a longo prazo. Penso apenas em trabalhar, penso no dia-a-dia, e enquanto me sentir útil e com capacidade para ajudar, estarei sempre pronto para o fazer.

Falou-se, recentemente, no interesse de clubes brasileiros. Algum dia pensou regressar?

Houve muita especulação, mas não houve interesse apenas de clubes brasileiros, porque também tive conhecimento de algumas abordagens de Inglaterra. No entanto, sempre dei prioridade ao FC Porto, não só por me sentir muito bem no clube, mas também por estar completamente adaptado à vida em Portugal. Para além disso, neste momento da minha vida, penso também nos meus filhos, que já andam na escola.

Durante estes anos, viu muitos jogadores a partir do clube. Sente alguma inveja deles?

Não lhe chamaria de inveja… Acho que tudo é uma questão de aproveitar as oportunidades. Nestes casos, há sempre duas partes no negócio, o clube e o jogador, e se surgir alguma coisa tem de ser muito bom para todos. Tive conhecimento de interesse de clubes ao longo destes anos, alguns até me fizeram parar para pensar, mas continuei sempre.

E porquê?

Nesses momentos, há muitos factores que pesam. Nunca fui de trocar muito ao longo da minha vida; aliás, basta ver que só tive três clubes: Vasco, Leiria e FC Porto. Na altura, quando ainda estava no Brasil, era jovem e tinha curiosidade em conhecer outras realidades. A proposta do Leiria era boa e acabei por arriscar. Hoje penso, sobretudo, nos meus filhos. Eles estão adaptados à vida aqui e isso também pesa bastante.

"Não me chamem paizinho..."

Helton é, aos 33 anos, o jogador mais velho do plantel, mas também o mais antigo. Apesar da evidência, e da chegada de mais jogadores jovens (Iturbe e Kelvin), o guarda-redes recusa a alcunha de "paizinho". "Não me lembrem isso da idade [risos]. E paizinho não, por favor. Já tenho três filhos em casa [risos]. Agora falando um pouco mais a sério: é lógico que sinto que a responsabilidade aumenta e que acabo por ser visto como um exemplo. Mas, hoje em dia, eles já têm uma grande maturidade para a idade. Os miúdos, por exemplo, já têm muito mais conhecimentos do que eu com a idade deles, estão mais bem preparados. Para além disso, no FC Porto há uma estrutura que protege os jogadores. Aliás, não utilizaria a palavra protecção; prefiro dizer que esta estrutura nos ajuda e facilita a integração. Posso dar o meu exemplo: quando cheguei fui muito bem recebido e, com isso, senti-me mais seguro para atingir o meu potencial".

"Ficava deliciado na baliza a vê-los trocar a bola"

Não está cansado de ganhar títulos? Só no FC Porto já são 12...

Nunca é de mais [risos]... Quando cheguei a Portugal, também já tinha conquistado alguns no Brasil, no Vasco da Gama, e cheguei com o objectivo de aumentar. Felizmente, consegui no FC Porto mais alguns títulos. Aliás, muitos.

Já conquistou cinco campeonatos no FC Porto. Tem noção de que entrou para a história do clube?

Por acaso, ainda não parei para pensar sobre esse assunto. Tenho-me limitado a viver as alegrias que o FC Porto já me proporcionou, como acredito que também tenha proporcionado algumas aos adeptos. Isso é o mais importante. Quanto aos números, confesso que não viajo muito sobre esse mundo, apesar de ter alguns amigos que estão sempre a falar sobre isso, e a recordar-me que, muito provavelmente, daqui a 20 ou 30 anos ainda vou ser recordado por aqui. Para mim, o mais importante disto tudo, é que, no futuro, os meus filhos vão curtir os feitos do pai [risos]. Se calhar, quando um dia parar, vou ter uma noção mais exacta do que estou a conquistar aqui no FC Porto. Para já, não.

O que lhe falta ganhar no FC Porto?

Vai faltar sempre qualquer coisa. Já ganhei campeonatos, Supertaças, Taças de Portugal, a Liga Europa... Ainda faltam alguns, mas já sabem que me limito a pensar apenas no dia-a-dia, sem nunca pretender criar demasiadas expectativas. Aliás, isso ficou comprovado esta época. Pode não resultar sempre, mas a humildade dá uma ajuda.

Mas para fazer melhor do que nesta época, só vencendo a Champions...

Temos é de trabalhar... Trabalhar para tentar lá chegar, com humildade, porque sem humildade não se consegue nada.
Mas sente que depois da vitória na Liga Europa este grupo está mais preparado para disputar a Champions?

Não sei, isso é muito subjectivo. É verdade que a equipa cresceu muito esta época, amadureceu, o entendimento colectivo foi muito bom; às vezes ficava deliciado na baliza quando os via a trocar a bola de uma forma tão perfeita. Era bonito de se ver. Isso mostra o crescimento da equipa, mas numa competição como a Liga dos Campeões tudo pode acontecer.

Este é o melhor grupo de jogadores que encontrou no FC Porto?

É difícil responder a essa pergunta. Cada grupo teve as suas qualidades, mas também uma mentalidade muito própria, e isso depende muito de quem está a liderar. Sou o mais velho desta rapaziada toda e não posso dizer que este foi o melhor. É verdade que este foi o plantel que mais ganhou durante uma temporada, mas isso é o futebol. Foi apenas uma questão de aproveitar as oportunidades.

Depois de terem ganho tudo, o que se segue na próxima época?

A responsabilidade vai crescer, até porque fica o gosto pelas vitórias. Vamos ver se é possível. As pessoas inteligentes sabem que foi uma época brilhante, maravilhosa, mas que dificilmente será repetida. Aliás, o FC Porto, que é um clube habituado a ganhar, só por uma vez na sua história tinha conquistado quatro títulos na mesma época.

"Não foi fácil ser capitão, nem Jesus agradou a todos..."

Foi fácil ser capitão desta equipa?

Não! Nunca é fácil ser capitão. Desde o início senti isso na pele, senti que era uma responsabilidade acrescida. Mas eles ajudaram-me. Tive um grande apoio do meu treinador. Ajudou-me, não só a mim, mas também ao Mariano e ao Falcao. Ele fez questão de representar sempre o grupo e facilitar a nossa tarefa; fez com que tudo fluísse da melhor forma. Não foi fácil, nunca seria, mas ele simplificou o nosso trabalho.

Pergunto de outra forma: qual foi a importância do Helton no balneário?

O meu papel foi sempre o mesmo: procurei ser honesto e amigo, embora saiba que é impossível agradar a todos; nem Jesus conseguiu agradar a toda a gente, por isso não seria eu que iria ser diferente. Isso faz parte da personalidade de cada um; não somos todos iguais.

O facto de ter sido escolhido para capitão fez com que tivesse aumentado o rendimento em campo?

As pessoas têm especulado muito sobre esse assunto, mas recordo que a braçadeira não joga. Por outro lado, a minha melhor época foi aquela que me proporcionou a transferência para o FC Porto, ainda em Leiria, porque consegui chamar à atenção de um grande clube. Aqui, no FC Porto, limitei-me a dar continuidade ao meu trabalho, até porque também já tinha realizado épocas maravilhosas no Vasco da Gama, onde estive nove anos. Fico um pouco triste quando ouço pessoas a fazer a relação entre a braçadeira e a minha eventual subida de rendimento.

"Estive 24 dias em coma..."

Final da Liga Europa. FC Porto vence e Helton é o primeiro a levantar o troféu. "Não foi fácil a minha caminhada até ter chegado ali. E não me estou a referir ao futebol, mas sim à minha vida pessoal. Vencer a Liga Europa depois de tudo o que eu passei é algo de absolutamente fantástico". A resposta levantou a dúvida; afinal quais foram essas dificuldades. Helton recuou alguns anos e contou, emocionado, algumas histórias "difíceis" da adolescência. "Quando tinha 12 anos, passei 24 dias em coma, depois de ter caído de uma árvore pé de jamelão. Tive um coágulo de sangue no cérebro e fui obrigado a tomar um medicamento chamado Adrenal durante dois anos. Subi à árvore, mas escorreguei e caí de cabeça. Devia achar que era o Super-Homem". Hoje, Helton fala do assunto sem preconceitos, apesar de reconhecer que nem sempre foi assim. "Venho de uma família pobre e já tinha ido fazer testes ao Fluminense. Eles quiseram ficar comigo, mas, como não tinha dinheiro para as viagens, acabei por não conseguir ir para lá; um pouco mais tarde, fui ao Flamengo e também passei nos testes. Mas quando ia começar a treinar, aconteceu o tal acidente". Mas Helton não desistiu. Aos 15 anos, e depois de um longo período de recuperação, tentou novamente, desta vez no Vasco da Gama, e voltou a ser bem sucedido. E, daquela vez, nem o dinheiro foi problema para atingir o sonho de ser jogador de futebol. "Tinha um amigo que era DJ, chamava-se Sérgio Magoo, e ele tinha conhecimentos numa companhia de autocarros. Falou com os motoristas e passei a ir para o S. Januário [local dos treinos no Vasco] sem pagar. Eram cerca de 60 quilómetros de viagem todos os dias". A história que se seguiu mete música, novamente por influência do amigo, a quem faz questão de prestar um tributo. "Ele foi uma pessoa muito importante na minha vida; acompanhou-me quando tive o acidente e até cheguei a morar na casa dele. Para além disso, ele também me deu um empurrão na música". Pois é, Helton também foi DJ, por volta dos 17 anos. E tudo para ganhar um dinheiro extra. "Quando ainda estava nos escalões de formação do Vasco, tínhamos um jogador na equipa principal que se chamava França. Ele organizava algumas festas no condomínio onde morava e contratava-me sempre para meter música. Assim, aproveitava para ganhar mais algum dinheiro. Mas já nessa altura adorava música". Uma paixão que se prolonga até hoje.

"Sem a música não renderia no campo"

Helton mostra o estúdio que construiu em casa com um orgulho enorme. Afinal, o guarda-redes é também conhecido pelo seu lado musical, mas também por levar quase sempre um instrumento para os estágios da equipa. E nem mesmo nas férias dispensa uma das suas grandes paixões. "Confesso que, nesta altura, prescindo da praia por uma boa gravação num estúdio". O pior é a família. "Sou apaixonado pela música desde pequeno. Tenho um tio que é compositor e a minha mãe sempre ouviu muita música em casa. Aliás, agora vou para o Brasil para o meu outro estúdio. A minha família fica doida [risos]". Helton vai mais longe e relaciona as suas exibições com este outro lado artístico. "Eu sem a música não renderia nada. Esta é a minha terapia. Por exemplo, tenho de levar um instrumento - violão ou cavaquinho - para os estágios ou, na pior das hipóteses, o meu iPhone, porque é assim a minha vida".

"Não finto para aparecer"

Concorda com a ideia de que arrisca muito quando joga com os pés?

Sempre fui assim; já falhei no Vasco, já falhei no Leiria, felizmente ainda não falhei no FC Porto, assim como grandes guarda-redes já falharam. Quando se trata dos guarda-redes, a finta só é vista pelo lado negativo; carregamos essa cruz. Mas uma coisa queria deixar bem claro: não faço isto para aparecer, ao contrário do que se pode pensar. Finto quando tenho de fintar, muitas vezes sem noção do que estou a fazer e com o único objectivo de ajudar a equipa, porque entendi que, num determinado momento, aquela é a melhor opção. O FC Porto joga de uma forma arriscada, audaciosa, e eu não me importo de assumir a "bronca", como se diz no Brasil.

Beto não o obriga a dar mais

Beto foi decisivo na final da Taça de Portugal e tem-se revelado um concorrente à altura de Helton. O brasileiro concorda com os elogios, mas refuta a ideia de que o internacional português o faz dar ainda mais no dia-a-dia. "Não, de maneira nenhuma. Vou continuar a ser sempre o mesmo. Aliás, quando ele estava para chegar, muitas pessoas disseram que ele tinha vindo para pressionar o Helton, mas eu sempre deixei bem claro que não nasci titular. Se jogar, melhor, mas respeito o Beto, o Pawel [Kieszek], o Kadu ou o Maia. Isso não faz parte da minha maneira de ser".

in "ojogo.pt"



Mariano despediu-se e partiu emocionado

É oficial: Mariano González termina contrato com o FC Porto no final de Junho e não vai continuar. O fim da ligação, há muito anunciada, foi confirmado esta semana numa reunião entre o jogador e Antero Henrique, director-geral para o futebol dos dragões. Até lá, o atleta manteve sempre a esperança de receber um convite para renovar que aceitaria sem impor condições, visto que se sentia bem no clube e na cidade.
Contudo, esse convite não apareceu, e Mariano partiu de férias para a Argentina sem conhecer o que lhe reserva o futuro. Convites não lhe faltam, do Brasil à Argentina, passando também por alguns emblemas europeus. Certo é apenas que, aos 30 anos, ainda não tem vontade de voltar a jogar no seu país, preferindo adiar esse passo para a etapa final da carreira. Os próximos dias serão por isso passados a estudar as propostas, juntamente com o seu empresário, sendo que ficar na Europa é a opção que mais o entusiasma.
Na reunião, Antero Henrique agradeceu a Mariano tudo o que deu ao clube ao longo das quatro temporadas e a forma como soube gerir as constantes críticas dos adeptos, sobretudo nos primeiros anos. Aos poucos, Mariano foi conquistando a simpatia da plateia dos dragões, terminando a ligação ao clube a levantar a Taça de Portugal no Jamor, onde se despediu dos palcos portugueses com a braçadeira de capitão. Tal como nesse dia, no Estádio Nacional, também a reunião na SAD portista terminou com o argentino emocionado.
Depois da final da Taça de Portugal com o Guimarães, Mariano passou pelo Olival e pelo Estádio do Dragão para esvaziar os cacifos, mas não fez o mesmo com a casa que comprou junto à praia de Matosinhos. Os móveis e as fotografias que eternizam os quatro anos no FC Porto vão manter-se por lá, pois é sua intenção visitar a cidade sempre que puder.
Mariano já partiu para Tandil, cidade dos arredores de Buenos Aires que o viu nascer em 1981, levando o clube e a Invicta no coração. Afinal venceu muitos títulos no plano desportivo e, no pessoal, viu as duas filhas nascerem no Porto, pelo que têm a cidadania portuguesa.

Dois momentos marcantes

Foram mais as alegrias do que as tristezas vividas por Mariano nas quatro épocas em que representou o FC Porto. Na memória fica o jogo de despedida, no Jamor, com mais um troféu conquistado. Há duas épocas terá feito o seu golo mais importante, que garantiu o empate a dois em Old Trafford, minutos depois de ter entrado

in "ojogo.pt"

Otamendi lesionou-se e falha particulares

Otamendi, que tem sido notícia devido a um alegado interesse do Málaga, não seguiu viagem com a comitiva da Argentina rumo à Nigéria. O central do FC Porto lesionou-se e vai falhar não só o compromisso com o emblema africano (marcado para quarta-feira) como o particular que se seguirá, contra a Polónia, no dia 5 de Junho. Ambos são ensaios para a participação da Argentina na Copa América, que os argentinos vão organizar entre 1 e 24 de Julho. Segundo informou o departamento médico da selecção alviceleste, Otamendi "não recuperou de uma contratura muscular".
Recorde-se que o central falhou a final da Taça de Portugal devido a um problema nas costas sofrido em Dublin, mas não se sabe se a lesão em causa é a mesma.
Mais sorte tem Belluschi, outro dos argentinos do plantel portista, que acalenta a esperança de estar entre os escolhidos para a Copa América. Belluschi foi incluído por Sergio Batista nos convocados para os dois jogos de preparação. O seleccionador argentino chamou 25 jogadores, todos com menos de 25 anos, para este estágio e apesar das lesões de Otamendi e também de Angeleri - que joga no Sunderland e até já esteve, em tempos, na órbita dos dragões -, não deverá acrescentar mais nomes à lista. Do grupo deve sair a maioria dos eleitos para a grande prova entre países da América do Sul.

in "ojogo.pt"

Paulo Jorge cobiçado

Campeão júnior pelo FC Porto e actualmente nos trabalhos da Selecção sub-18 que ontem conquistou o Torneio Internacional de Lisboa, Paulo Jorge está a despertar curiosidade em clubes da Alemanha, Espanha e França. O médio, nascido em Janeiro de 1993, recebeu apreciações favoráveis e terá suscitado a curiosidade de alguns emblemas. Tem a palavra o FC Porto.

in "ojogo.pt"

Dragões estão atentos a Erick Torres

NOVO CHICHARITO TEM-SE DESTACADO NO CHIVAS


O FC Porto acompanha a evolução de Erick Torres e não enjeitará uma boa oportunidade para contratar o jovem jogador do Chivas Guadalajara. Apesar de não terem feito qualquer proposta pelo avançado mexicano, os dragões estão atentos e equacionam a aquisição de um dos mais promissores pontas-de-lança da atualidade. Com 18 anos e 6 golos apontados no campeonato do México, El Cubo é descrito como o novo Chicharito, tendo sucedido ao jogador que o Manchester United contratou há um ano.
Aliás, os red devils são um dos interessados em Erick Torres, sendo também público o namoro do PSV Eindhoven. Trata-se de um jovem com cartel e que marcou na estreia a titular pelo Chivas, atual 8.º classificado do campeonato mexicano. Internacional pelos Sub-17 e pelos Sub-20, vai disputar o Mundial da categoria, o que pode projetá-lo e fazer disparar o seu valor de mercado, atualmente avaliado entre os 7 e os 8 milhões de euros.
in"record.pt"

Kieszek: «Faltou a Taça da Liga e a culpa é toda minha»

GUARDA-REDES POLACO ABRIU O CORAÇÃO


RECORD – Olá Kieszek. Podemos falar um pouco sobre a época que agora terminou?
PAWEL KIESZEK – Claro. Em português ou em inglês?

R – Como preferir.
PK – [Começa em português] Ok, então vamos falar nas duas línguas...

R – Combinado. Acha que esta temporada podia ter sido melhor?
PK – Sim, creio que também podíamos ter conquistado a Taça da Liga. Está recordado do jogo com o Nacional?

R – Claro. Acabaríamos por lá chegar. Foi um jogo que, de certa forma, marcou a sua época...
PK – Sim, depois disso vencemos tudo o que havia para ganhar, mas a verdade é que se não fosse um erro meu neste momento teríamos mais um troféu no currículo.

in "record.pt"

Núcleo reforçado

SEGURAR A BASE DA EQUIPA É O GRANDE OBJETIVO



Para Pinto da Costa, mais importante do que contratar novos jogadores é segurar aqueles que deram ao FC Porto uma das melhores épocas do seu historial. À semelhança do que aconteceu em 2003, entre as vitórias na Taça UEFA e na Champions, a SAD faz tudo para manter os seus principais símbolos. Foi nesse sentido que prorrogou os contratos com Hulk e Helton, dando um sinal evidente para o exterior. Mesmo não tendo renovado, Falcão terá a cláusula de rescisão aumentada e James viu a sociedade recuperar uma percentagem avultada dos seus direitos desportivos.
No entanto, por muito que as multas rescisórias sejam dissuasoras para as bolsas mais modestas, não há uma fórmula suficientemente capaz de blindar os desejos dos jogadores. Fernando é o melhor exemplo disso. O brasileiro parecia de corpo e alma no Dragão até ao momento em que mostrou vontade de sair, após a final da Taça de Portugal. Um jogador determinante nas conquistas do FC Porto e do qual André Villas-Boas não abre mão para a campanha que se avizinha, desde logo marcada pela grande ambição do grupo na Liga dos Campeões.
in "record.pt"

FC Porto estica ao máximo a corda por Falcao

4,5 milhões de euros pela renovação até 2015.

Proposta que o FC Porto colocou em cima da mesa de Radamel Falcao: renovação do contrato por mais dois anos, até 2015, e aumento salarial expressivo, são-lhe oferecidos 4,5 milhões de euros pela renovação. 

É um convite aliciante, serão poucos os jogadores em Portugal a auferir salário a rondar os 200 mil euros/mês mas esta é a forma definida pelo FC Porto para esticar a corda ao máximo, tentando cativar o internacional colombiano para a renovação do contrato, que expira em 2013. Eventualmente, o único jogador do FC Porto que se aproximou desta linha salarial foi Lucho González,em condições muito especiais, pois também era superdesejado Falcao ainda não terá dado resposta a esta proposta tão consistente, mas o clube espera que o colombiano se decida o mais depressa possível - e, sobretudo, que a aceite.



in "abola.pt"

Rolando numa grande época

Só não esteve em sete jogos da saga portista. Nas provas nacionais, foi mesmo o jogador mais utilizado. 


Rolando atravessou uma época de afirmação mais que absoluta no eixo defensivo dos dragões, transferindo para o FC Porto de André Villas Boas a regularidade e a influência que exibira na equipa sob a orientação de Jesualdo Ferreira, fechando a temporada com tantas e tantas razões que justificam a presença do defesa no circuito noticioso internacional. 

Entre Inglaterra e Itália, o nome do central emerge há muito nos títulos dos jornais, com óbvio eco por cá, numa consequência directa dos factos: uma carreira tão positiva numa montra como a dos portistas tem os efeitos magnéticos do costume e o internacional português surge com naturalidade nas agendas de vários emblemas.


Se este defeso significar uma transferência para Rolando, poderá dizer-se que será a consumação esperada de um cenário projectado já no curso de 2009/10 e bastante acentuado à saída de um ano de absoluta glória para os azuis e brancos. Para lá dos quatro títulos levantados pelo dragão, há o próprio registo de Rolando, um verdadeiro corredor de fundo numa época muito longa para a equipa. 

Dos 58 jogos oficiais realizados pelo FC Porto, o central só não participou em sete, e do quadro da utilização do jogador, sobressai outro detalhe precioso: foram 51 vezes em acção, o mesmo que 4590 minutos, ou seja, sempre que actuou, Rolando só fez partidas completas, detalhe que atesta bem a importância e a regularidade do defesa no sector e em todas as provas.



in "abola.pt"