domingo, 29 de maio de 2011

Mariano despediu-se e partiu emocionado

É oficial: Mariano González termina contrato com o FC Porto no final de Junho e não vai continuar. O fim da ligação, há muito anunciada, foi confirmado esta semana numa reunião entre o jogador e Antero Henrique, director-geral para o futebol dos dragões. Até lá, o atleta manteve sempre a esperança de receber um convite para renovar que aceitaria sem impor condições, visto que se sentia bem no clube e na cidade.
Contudo, esse convite não apareceu, e Mariano partiu de férias para a Argentina sem conhecer o que lhe reserva o futuro. Convites não lhe faltam, do Brasil à Argentina, passando também por alguns emblemas europeus. Certo é apenas que, aos 30 anos, ainda não tem vontade de voltar a jogar no seu país, preferindo adiar esse passo para a etapa final da carreira. Os próximos dias serão por isso passados a estudar as propostas, juntamente com o seu empresário, sendo que ficar na Europa é a opção que mais o entusiasma.
Na reunião, Antero Henrique agradeceu a Mariano tudo o que deu ao clube ao longo das quatro temporadas e a forma como soube gerir as constantes críticas dos adeptos, sobretudo nos primeiros anos. Aos poucos, Mariano foi conquistando a simpatia da plateia dos dragões, terminando a ligação ao clube a levantar a Taça de Portugal no Jamor, onde se despediu dos palcos portugueses com a braçadeira de capitão. Tal como nesse dia, no Estádio Nacional, também a reunião na SAD portista terminou com o argentino emocionado.
Depois da final da Taça de Portugal com o Guimarães, Mariano passou pelo Olival e pelo Estádio do Dragão para esvaziar os cacifos, mas não fez o mesmo com a casa que comprou junto à praia de Matosinhos. Os móveis e as fotografias que eternizam os quatro anos no FC Porto vão manter-se por lá, pois é sua intenção visitar a cidade sempre que puder.
Mariano já partiu para Tandil, cidade dos arredores de Buenos Aires que o viu nascer em 1981, levando o clube e a Invicta no coração. Afinal venceu muitos títulos no plano desportivo e, no pessoal, viu as duas filhas nascerem no Porto, pelo que têm a cidadania portuguesa.

Dois momentos marcantes

Foram mais as alegrias do que as tristezas vividas por Mariano nas quatro épocas em que representou o FC Porto. Na memória fica o jogo de despedida, no Jamor, com mais um troféu conquistado. Há duas épocas terá feito o seu golo mais importante, que garantiu o empate a dois em Old Trafford, minutos depois de ter entrado

in "ojogo.pt"

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia

Este foi muitas vezes o patinho feio dos adeptos, mas com a sua raça e empenho, conquistou-nos e estamos gratos por tudo que fez pelo nosso Porto. Grande momento aquele golo que marcou em Old Traford, só um jogador empenhado como Mariano, marcaria aquele golo. Sai um grande pedra do nosso balneário. Boa sorte Mariano.

Abraço

Paulo