terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O Benfica-FC Porto da época 2009/10

Acontecia ainda há uma mão-cheia de anos. Os clássicos costumavam ser jogos tão importantes que os treinadores preferiam não os jogar. Eram armistícios de hora e meia. Nem os adeptos levavam a mal aquelas estratégias paranoicas, desconfiadas, de risco mínimo, com frequência acabadas em nulos. Jorge Jesus é desse tempo e chegou a jogar um Benfica-FC Porto assim, contra Jesualdo Ferreira. Em 2009, o Benfica dele, de olho na equipa tetracampeã de Jesualdo, era como este FC Porto de Lopetegui, e aquela vitória, mesmo assustadiça, significou o render da guarda. É indiscutível que, hoje, uma derrota castigará mais o espanhol, mas o Benfica também vai a exame. Tem muito mais rodagem (da melhor que há, porque treinador e equipa fizeram-na juntos) e vários jogadores estão no auge das carreiras. Se, nestas condições, não conseguir vergar um concorrente que está só no começo, haverá ilações a tirar. Talvez as mesmas de 2009.

José Manuel Ribeiro in "ojogo.pt"

ANDRÉ VILLAS-BOAS: “REVIVER ESTES MOMENTOS VOLTA A ARREPIAR”

Ex-treinador do FC Porto visitou o Museu e recordou a época 2010/11

André Villas-Boas, o treinador que conquistou para o FC Porto uma Liga Europa, um Campeonato nacional, uma Taça de Portugal e uma Supertaça, em 2010/11, visitou esta segunda-feira o Museu FC Porto by BMG. O técnico admitiu que reviver esses momentos o voltou a “arrepiar” e frisou que uma cultura de competência, rigor, ambição e paixão como a dos Dragões é “muito difícil de encontrar”.

“Voltar a viver estes sentimentos todos e estas memórias tem grande significado para mim e para os jogadores com que vivi a época 2010/11. É um orgulho também fazer parte desta história, em associação com o clube de que fui adepto, depois adepto-funcionário e depois adepto-treinador da equipa principal. Reviver a história do FC Porto, este magnífico museu, o estádio e estes momentos volta a arrepiar”, afirmou André Villas-Boas ao Porto Canal ewww.fcporto.pt.

Em 2010/11, sublinha, não fez mais do que a sua “obrigação”: “Continuei a ganhar pelo clube que é o meu. Depois tive de tomar decisões de carreira que me levaram a sair prematuramente. Tomei a decisão em consciência e espero um dia voltar a fazer parte da história do clube, não sei em que posição. É algo que quero fazer no futuro”. O actual treinador do Zenit está em Portugal devido à paragem de Inverno do Campeonato russo e visitou o Museu no âmbito de uma reportagem para o programa Laureus Spirit of Sport TV, que quis conhecer a associação entre o técnico e a Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) do Porto, de que é padrinho. A apresentação oficial decorre esta quarta-feira, na sede da APPACDM, no Porto.

André Villas-Boas já tinha descoberto o museu em família, regressando agora num papel mais institucional, que não o impediu de reflectir sobre a cultura da casa e os seus quatro pilares. “Só quem vive experiências lá fora consegue perceber o verdadeiro significado destas palavras. Muitas vezes elas são ditas e vendidas barato e aqui fazem mesmo parte da cultura. Fazer com que sejam aplicadas no dia-a-dia de cada funcionário, independentemente do posto, é decisivo. Depois de muitas experiências, posso dizer que são muitos poucos os clubes a fazê-lo”, considerou.

Revelando que mantém o seu Lugar anual e continua a “desfrutar dos jogos” do FC Porto sempre que possível, André Villas-Boas elogiou um museu que “orgulha todos os portistas e tem de orgulhar também todos os portugueses”. Em dia de sorteio da Champions League, o lançou ainda um olhar ao futuro portista na prova: “A prestação foi óptima, num grupo muito equilibrado conseguiu estabelecer o seu domínio e passar em primeiro. A passagem aos oitavos é determinante e depois os próprios caprichos do sorteio podem fazer com que se ambicione cada vez mais chegar longe”.

in "fcp.pt"

O JOGO VIU MAL

Rui Moreira não esteve na tribuna presidencial
Na sua edição de hoje, o diário desportivo O Jogo escreve que Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, assistiu ao Clássico da tribuna presidencial do Estádio do Dragão, o que não corresponde à verdade. Apesar de ser convidado permanente do FC Porto, o edil não esteve na tribuna presidencial, onde também não esteve Kundi Paihama, governador da província angolana do Hambo. Quem assistiu ao jogo ao lado do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa foi Paulo Tjipilica, provedor de Justiça de Angola. O jornal O Jogoviu mal

in "fcp.pt"

REINALDO ASSUME FAVORITISMO PELO FACTOR CASA

Capitão perspectivou a recepção ao Benfica (quarta-feira, 21h00) e destacou a importância de ter um “pavilhão repleto”
Devido ao factor casa, Reinaldo Ventura assume o favoritismo dos Dragões na recepção desta quarta-feira (21h00) ao Benfica, em encontro da 11.ª jornada do Campeonato nacional. O capitão reconhece que os lisboetas têm qualidade para discutir a vitória no Dragão Caixa, mas aponta a força dos adeptos como um factor que pode levar o FC Porto Fidelidade à liderança isolada da prova. Neste momento, as equipas partilham a primeira posição, com os mesmos 28 pontos (nove vitórias e um empate).

“Somos favoritos pelo facto de jogar em casa. Sabemos que a nível de qualidade das equipas somos muito equivalentes, mas este será um jogo decidido nos pormenores e queremos tê-los do nosso lado. O Benfica tem capacidade para vir cá ganhar, nós para ir lá ganhar também, por isso este jogo é importantíssimo. Teremos um pavilhão repleto e com os nossos adeptos somos mais fortes”, afirmou Reinaldo Ventura ao Porto Canal ewww.fcporto.pt.

O avançado portista admite que o clássico “não é decisivo”, porque ainda se está na primeira volta, mas o FC Porto quer “assumir a liderança clara do campeonato”. “Sabemos que vai ser um jogo difícil, contra uma equipa muito competente e forte. São os dois principais candidatos a conquistar o Campeonato nacional e sabemos que, como vamos perder poucos pontos com outros adversários, os confrontos directos são muito importantes. Quem vencer fica com uma vantagem de três pontos, o que implica uma derrota da outra equipa, num campeonato em que estamos a ganhar quase sempre”, declarou.

Pode consultar aqui os preços e locais de venda dos bilhetes para este encontro.


in "fcp.pt"

NUNO ROQUE: “NÃO JOGAMOS A PENSAR NOS RECORDES”

FC Porto desloca-se ao pavilhão do Águas Santas na 15.ª jornada do Andebol 1 (quarta-feira, 21h00)
Com 14 vitórias em outros tantos jogos, o FC Porto faz uma curta viagem até à Maia para defrontar o Águas Santas na 15.ª jornada do Andebol 1, competição que os azuis e brancos lideram isolados. Frente à equipa da qual saiu para o FC Porto, Nuno Roque promete que os Dragões vão tentar tornar o "jogo fácil” e garante que no pensamento dos hexacampeões nacionais está somente a revalidação do título, com ou sem recordes.

“Creio que é um FC Porto que tem mostrado nos jogos aquilo que é o seu dia-a-dia e a forma como trabalha. Quem nos quiser vencer vai ter de lutar muito, pois não será fácil derrotarem-nos. Todos os jogos são fáceis se os tornarmos fáceis, mas temos consciência de que uns serão mais fáceis do que outros e nunca é fácil jogar no pavilhão do Águas Santas, que tem muita tradição no andebol. Vamos tentar tornar este jogo fácil”, declarou Nuno Roque, ao Porto Canal e www.fcporto.pt, no lançamento do desafio com os maiatos, quintos classificados, com 28 pontos. Os portistas lideram com 42, mais cinco do que o ABC, que segue na segunda posição.

Nuno Roque elogia a qualidade do próximo opositor dos Dragões e afasta um cenário de obsessão por um registo histórico, ainda que o caminho para o título também passe por Águas Santas. “Eles têm uma boa equipa, com jogadores que na época passada jogavam no FC Porto e outros que já lá estavam, como o Pedro Cruz, o melhor marcador do campeonato. Sabemos o tipo de jogo que fazem e vamos tentar contrariá-lo para conseguirmos mais uma vitória, que é o nosso objectivo. É óbvio que gostaríamos de terminar esta fase só com vitórias, mas não jogamos a pensar nos recordes. Queremos ganhar todos os jogos e ser campeões. É para isso que trabalhamos”.

O jogo entre Águas Santas e FC Porto, da 15.ª jornada do Andebol 1, disputa-se esta quarta-feira, às 21h00, no Pavilhão de Águas Santas.


in "fcp.pt"

«A culpa não é do treinador» - Octávio Machado


Bem ao seu estilo, Octávio Machado diz que não ficou surpreendido com a derrota do FC Porto no clássico com o Benfica. O antigo treinador dos dragões iliba, contudo, o treinador Julen Lopetegui, apontando o dedo à estrutura diretiva do FC Porto.

«É óbvio que o FC Porto, a jogar em casa, é sempre favorito frente ao Benfica, mas se olharmos para o que tem feito esta época era expectável. Perdeu com o Sporting em casa na Taça de Portugal, não conseguiu vencer o Shakhtar no grupo mais fácil da Liga dos Campeões e teve mais quatro empates no campeonato», disse Octávio Machado, em declarações à Renascença.

«O FC Porto gastou milhões para corrigir os erros catastróficos da época passada, mas a culpa aqui não é do treinador mas sim de toda uma estrutura que ciclicamente deixa-se atrair pelas transferências e em gastar dinheiro», apontou o antigo treinador.

Octávio analisou ainda o Benfica: «Vai ter de perceber que ganhou um jogo mas não ganhou o campeonato. Por isso, tem de continuar a trabalhar e ver o que vai fazer em janeiro com a possível saída de alguns jogadores.»

Quanto ao Sporting, clube que também treinou: «Tem sido de uma irregularidade impressionante. Ter assumido a candidatura ao título revela desconhecimento total da parte do presidente do Sporting pelo futebol português.»


in "abola.pt"

Palestra de 16 minutos na ressaca do clássico

LOPETEGUI ESTEVE À CONVERSA COM OS JOGADORES

O FC Porto regressou esta terça-feira ao trabalho, tendo realizado o primeiro treino após a derrota com o Benfica no clássico, por 2-0. Antes da sessão, Julen Lopetegui reuniu as tropas no relvado do Olival e, durante 16 minutos, falou aos jogadores, certamente dissecando as incidências do encontro no Dragão.

O técnico espanhol não pôde contar com Danilo, cuja ausência será justificada mais tarde pelos dragões em comunicado, ao passo que Otávio e Rúben Neves prosseguem a recuperação às respetivas lesões. Assim sendo, estiveram 25 elementos à disposição do timoneiro portista, que deu início à preparação do jogo com o V. Setúbal, na sexta-feira, que abre a 14.ª jornada do campeonato.

in "record.pt"

Gestão disciplinar passa pela defesa

MARTINS INDI E ALEX SANDRO EM RISCO DE EXCLUSÃO

Com Casemiro a completar a sequência de cinco cartões amarelos no campeonato nacional, restam Martins Indi e Alex Sandro em risco de exclusão para a próxima partida. O central e o lateral falham a viagem a Barcelos para defrontar o Gil Vicente, na 15.ª jornada, caso vejam o amarelo diante dos sadinos.

Na ronda seguinte o FC Porto recebe o Belenenses e na 17.ª vai a Penafiel. Note-se que Danilo, o outro portista amarelado do confronto com as águias, viu apenas o 2.º cartão na prova, tantos quanto têm Maicon, Evandro e Óliver Torres.

in "record.pt"

PEDRO ALVES "Basileia está ao alcance do FC Porto"

Hoquista Pedro Alves, que é jogador-treinador do Genève, na Suíça, mas não deixa de ser adepto de futebol, considera que os dragões têm argumentos para superar o Basileia.
De 1997 a 2002, Pedro Alves jogou no FC Porto e ainda hoje é um seguidor do que se passa no Dragão. Adepto de futebol, "sem ser fanático", ficou contente com o sorteio da Liga dos Campeões. "O Basileia está ao alcance do FC Porto, mas uma equipa que afasta o Liverpool é de ter em conta." À hora do jogo, estará no treino, mas chegará "a casa a tempo de ver o jogo na televisão". 

"O estádio fica a 200 km de onde estou, mas, com tantos emigrantes, o FC Porto vai ter um grande apoio", frisa, avaliando: 

"O FC Porto tem muita posse de bola, mas no último quarto, no ataque, ainda não conseguiu dar o melhor."

in "ojogo.pt"

Computador diz que Juventus elimina os dragões nos "quartos"

Previsão de um simulador de futebol promovida pelo jornal inglês Daily Mail aponta para a eliminação do FC Porto nos quartos de final da Liga dos Campeões, com a Juventus.


A previsão de um simulador de futebol promovido pelo jornal inglês Daily Mail aponta para a eliminação do FC Porto nos quartos de final da Liga dos Campeões. Segundo os dados fornecidos pela simulação do computador, a equipa de Julen Lopetegui será eliminada pela Juventus nos quartos de final (2-5 no total da eliminatória) depois de afastar o Basileia (3-2).

O simulador prevê que a final de 6 de junho do próximo ano, em Berlim, será disputada por Real Madrid-Bayern de Munique, com a equipa de Cristiano Ronaldo, Fábio Coentrão e Pepe a vencer por 3-2. Mais ainda. Na marcha do marcador, James faz o primeiro, Thomas Muller empata, Cristiano Ronaldo e Benzema fazem os outros dois golos dos merengues e Boateng reduz.

Eliminatórias virtuais

Oitavos de final

PSG-Chelsea 2-3 (global)

Manchester City-Barcelona, 2-4

Bayer Leverkusen-Atlético de Madrid, 0-3

Juventus-Borússia Dortmund, 2-1

Schalke 04-Real Madrid, 1-4

Shakhtar Donetsk-Bayern de Munique, 0-2

Arsenal-Mónaco, 3-1

Basileia-FC Porto 2-3

Quartos de final

Chelsea-Atlético de Madrid, 2-1

Real Madrid-Barcelona, 4-1

FC Porto-Juventus, 2-5

Arsenal-Bayern de Munique, 3-5

Meias finais

Juventus-Real Madrid, 1-3

Chelsea-Bayern de Munique, 1-2

Final

Bayern de Munique-Real Madrid, 2-3


in "ojogo.pt"

BRAHIMI CATEGÓRICO "PSG? Não há nada, só penso no FC Porto"

nternacional argelino Brahimi garantiu que nem falou com o seu representante sobre o alegado interesse do Paris Saint-Germain e que está concentrado no trabalho

Não há nada, nem qualquer tipo de contactos, entre o Paris Saint-Germain e Brahimi. A garantia saiu da boca do próprio jogador numa entrevista concedida ao canal "El Heddaf TV". "Não há nada. Estou no FC Porto e estou contente", atirou Brahimi à primeira investida, antes de o jornalista acrescentar que Laurent Blanc terá reconhecido que já o tinha vindo observar a Portugal. "Estão a dar-me uma novidade. Mas não é uma conversa que possa ter, sou jogador do FC Porto e é o que interessa. Estou cem por cento concentrado no clube. Tenho tudo muito claro na minha cabeça: só penso no FC Porto, sou jogador do clube e vou continuar a ser. Aliás, nem falei do PSG com o meu empresário", reforçou o avançado, confirmado na lista de 23 jogadores da Argélia para a Taça Africana das Nações.

in "ojogo.pt"

ANDRÉ VILLAS-BOAS "Espero voltar a fazer parte da história do FC Porto"

André Villas-Boas admite que voltar aos dragões faz parte dos planos para o futuro.


André Villas-Boas foi um espectador atento no Dragão ao clássico entre FC Porto e Benfica e visitou esta segunda-feira o museu do clube azul e branco.

"Voltar a viver estes sentimentos todos e estas memórias tem grande significado para mim e para os jogadores com que vivi a época 2010/11. É um orgulho também fazer parte desta história, em associação com o clube de que fui adepto, depois adepto-funcionário e depois adepto-treinador da equipa principal. Reviver a história do FC Porto, este magnífico museu, o estádio e estes momentos volta a arrepiar", declarou o atual treinador do Zenit ao Porto Canal e ao site dos dragões. 

"Tive de tomar decisões de carreira que me levaram a sair prematuramente. Tomei a decisão em consciência e espero um dia voltar a fazer parte da história do clube, não sei em que posição. É algo que quero fazer no futuro", disse ainda Villas-Boas, que comentou a performance dos dragões na Champions.

"A prestação foi ótima, num grupo muito equilibrado conseguiu estabelecer o seu domínio e passar em primeiro. A passagem aos oitavos é determinante e depois os próprios caprichos do sorteio podem fazer com que se ambicione cada vez mais chegar longe", declarou.


in "ojogo.pt"

PINTO DA COSTA "Basileia? Não era o que queria"

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, reagiu ao sorteio dos oitavos de final da Liga dos Campeões.


Pinto da Costa preferia outro adversário na próxima fase da Liga dos Campeões ao Basileia, ainda que jogar na Suíça traga boas recordações aos azuis e brancos.

"O Basileia não era o adversário que queria, mas é óbvio que, nos oitavos de final, são todos bons. Até ficaram algumas boas equipas de fora . Qualquer um era difícil. O Basileia não era o meu favorito porque é uma equipa muito forte, que mandou o Liverpool para a Liga Europa", começou por dizer, em declarações ao Porto Canal.

"Mas acaba por ter dois lados positivos: primeiro, o apoio que teremos dos emigrantes na Suíça e também, a mim pessoalmente, porque é uma recordação voltar a Basileia, onde em 1984 jogámos a primeira final europeia. Tudo isso faz redobrar o interesse na vitória", acrescentou.

Relativamente ao facto de a segunda mão ser disputada em Portugal, Pinto da Costa mostrou-se cauteloso: "Se é uma vantagem? É subjetivo. Eu gosto mais de jogar em casa, mas outros preferem jogar fora. Um sorteio é um sorteio e o que vier é o que vamos enfrentar. Não era o desejado, mas é este que temos de eliminar", concluiu.


in "ojogo.pt"