terça-feira, 9 de abril de 2013

Falcao não esquece os dragões


Atacante colombiano vibrou com a vitória do FC Porto frente ao Braga e expressou-o através do twitter
Apesar de em Espanha nem sempre transmitirem os jogos do campeonato português, Falcao não esquece o FC Porto e continua atento a todos os resultados dos dragões.

O atacante colombiano não viu o encontro entre os azuis e brancos e o Braga, uma vez que tinha a televisão divida entre o dérbi de Manchester e o de Roma, mas no final serviu-se do twitter para o comentar.

"Importante vitória do Porto a terminar para continuar a lutar pelo campeonato", escreveu o jogador do Atlético de Madrid.

in "ojogo.pt"

RESULTADOS DA FORMAÇÃO


Conheça aqui os resultados das equipas de formação de basquetebol e hóquei em patins, na última semana. O andebol não teve actividade.

BASQUETEBOL

Quarta-Feira
Campeonato Nacional, II Fase Zonal Norte (Sub20)
Guifões SC – Dragon Force, 58-109

Sexta-Feira
Campeonato Distrital da 2.ª Divisão, 1.ª fase, grupo 2 (Sub18 B)
Dragon Force – GD Bolacesto,59-62

Sábado
Torneio Interassociações, 1.ª Fase, Série B (Sub16)
Dragon Force – Olivais Coimbra, 68-65

Campeonato Distrital, 2.ª Divisão, 2.ª fase, grupo 1 (Sub14 B)
CB Felgueiras – Dragon Force, 52-37

Domingo
Campeonato Nacional, I Fase Zonal Norte (Sub18)
Dragon Force – Illiabum, 74-53

Torneio Nacional, 2.ª Fase Norte (Sub14 A)
Dragon Force – Illiabum, 39-49

Campeonato Nacional, 2.ª Divisão, 2.ª Fase, grupo 6 (Sub14 C)
GD Bolacesto – Dragon Force, 45-34

HÓQUEI EM PATINS

Sábado
Campeonato Nacional, Zona Norte A (Juvenis)
Dragon Force – CA Bragança, 11-3

Campeonato Nacional Zona Norte A (Infantis)
Dragon Force – GDC Fânzeres, 4-3

Domingo
Campeonato Nacional, Norte B (Juniores)
FC Porto – Académica Coimbra, 5-3

Campeonato Nacional, Norte A (Iniciados)
Dragon Force – ADB Campo, 4-3

Torneio Encerramento, série A (Infantis B)
Alfena – Dragon Force, 3-0

Pré-competição, série B (escolares)
Dragon Force – Estrela Vigorosa Sport, 1-6


in "fcp.pt"

Meia Europa observou James, Moutinho e Jackson


Os dois tubarões ingleses de Manchester, o United e o City, lideraram a valiosa lista de emissários ao Dragão, supostamente com interesse apontado a João Moutinho, James e Jackson Martínez, o trio maravilha no mercado europeu do FC Porto. 
Durante o jogo com o SC Braga, o contingente inglês teve ainda olheiros do West Ham e West Browmich Albion, ao passo que da Alemanhã, procurando sucessor para o polaco Lewandowski, que saíra no final da temporada, o Dortmund não enjeitou oportunidade de apreciar mais uma vez o ponta-de-lança colombiano dos dragões.

De França estiveram o Marselha, Monaco e Montpellier, da bélgica o Antuérpia, e ainda o Paphos (Grécia) e o Krasnodar (Rússia).


in "abola.pt"

Tottenham olha para Mangala

DEFESA CENTRA ATENÇÕES


Mangala continua a acumular clubes estrangeiros interessados em contar com os seus serviços a partir da próxima temporada. Desta feita é o Tottenham a ser apontado como potencial destino do jovem internacional francês, de 22 anos.

O jornal inglês “Daily Star” noticiou ontem a atenção que o emblema de White Hart Lane tem dispensado ao central, em grande parte devido ao conhecimento que o seu treinador, André Villas-Boas, tem sobre o potencial e a capacidade do portista. Note-se que Mangala chegou à Invicta no defeso em que AVB partiu para o Chelsea, pelo que já acompanhava a carreira do central.

in "record.pt"

Jogadores não agradeceram aos adeptos

Jogadores não gostaram de ouvir alguns assobios durante o jogo e no final recolheram aos balneários sem aplaudir aos adeptos


O FC Porto ganhou, os adeptos festejaram, mas os jogadores recusaram ir agradecer, fustigados por alguns apupos incómodos numa fase em que o jogo não corria de feição. Helton foi o exemplo mais flagrante: assobiado aos 87', quando assustou ao fintar Carlão, recolheu imediatamente ao balneário após o apito final.

À entrada do túnel, Vítor Pereira e o médico Nélson Puga indicaram-lhe o caminho da bancada para agradecer, mas o guarda-redes fez um gesto de recusa e de clara insatisfação. Os outros 10 jogadores também nem sequer levantaram os braços e, em passo apressado, saíram do campo e deixaram o treinador sozinho nessa intenção.

Para compensar os poucos adeptos que ainda esperavam qualquer coisa, Vítor Pereira ficou a aplaudir sozinho.


in "ojogo.ot"

Kelvin não foi um... acidente


O jovem brasileiro entrou para marcar os dois golos decisivo na vitória (3-1) sobre o Braga, depois de quase três meses de ausência...
Quase três meses sem jogar pela equipa principal não lhe retiraram motivação nem atrevimento suficientes para entrar, resolver e recolocar o FC Porto na luta pelo título. Desta vez, a noite foi de Kelvin, um herói improvável, é certo, mas não acidental.


Vítor Pereira precisava de um "abre latas" rápido, de um improvisador em espaços curtos, de uma figura secundária que não assustasse só por vestir a camisola do FC Porto. Kelvin tinha esse perfil, mas em campo fez questão de mostrar que ao seu rótulo podem acrescentar "expedito no remate".



Rodou muito bem na zona do ponta de lança para surpreender Quim e dar a vantagem ao FC Porto. Logo a seguir, encheu o pé para o segundo. E, pleno de confiança, deu depois um recital técnico com a bola nos pés.



O avançado não era opção de Vítor Pereira desde a partida em Setúbal, para o campeonato, disputada a 23 de janeiro. Na altura, foi titular, mas acabou por ser substituído ao intervalo, numa altura em que os dragões já venciam por um golo (o jogo terminou com a vitória por 3-0).



Desde então, Kelvin limitou-se a participar em mais cinco jogos pela equipa B, sem nunca ter conseguido marcar um golo. Aliás, o desta segunda-eira até foi o primeiro - e o segundo... - do jovem brasileiro no FC Porto, isto depois de ter alinhado na sexta partida do campeonato, onde soma um total de 141 minutos.

in "ojogol.pt"

Kelvin, o fã de Robinho e das pedaladas


A história do miúdo que em quatro meses passou dos juniores ao futebol europeu


Nascido há dezanove anos em Curitiba, no Paraná, Kelvin começou por dar nas vistas por ter tido uma ascenção meteórica. Em quatro meses, por exemplo, passou dos juniores de um clube médio brasileiro para um grande clube europeu. O F.C. Porto, claro, que ganhou a corrida ao sprint.

No Brasil deixou cerca de duas dezenas de jogos e um impacto enorme. Tudo começou, aliás, quando o treinador Roberto Cavalo foi ver um treino dos juniores: gostou de Kelvin e convidou-o a fazer um treino com a equipa principal. O jovem chegou, treinou com os seniores e foi convocado.

A partir daí fez onze jogos seguidos, sete deles como titular. Recebeu elogios de Scolari e de Dorival Junior, que o consideraram uma das maiores promessas brasileiras. Roberto Cavalo, esse, estava rendido. Disse até tratar-de de um jovem com «um pé esquerdo abençoado por Deus».

Palmeiras, Cruzeiro, At. Mineiro e Internacional cobiçaram então o jogador, mas foi o F.C. Porto que ganhou a corrida. Logo em janeiro, dois meses depois da estreia como jogador sénior, os azuis e brancos enviaram um médico ao Brasil, Kelvin fez exames médicos e assinou contrato de imediato.

Kelvin era no entanto pouco mais do que uma criança: ainda não tinha por exemplo completado 18 anos. Como se haveria de ver mais tarde, faltava-lhe maturidade. Por isso foi dispensado pelo Paraná, que se fartou dos atrasos sucessivos de um miúdo que deixara de estar focado no clube.

O jovem viajou para Portugal e no jogo de apresentação mostrou qualidades técnicas: por exemplo na pedalada que colocou em cima de um defesa do Peñarol para assistir Walter na estreia no Dragão. Fã de Robinho, que tentava imitar no jeito de jogar, Kelvin mostrava ser um típico brasileiro.

No entanto ainda não estava preparado para jogar num clube como o F.C. Porto, ele que acabara de cumprir 18 anos. Foi cedido ao Rio Ave, onde fez 27 jogos (22 dos quais na liga, mas apenas 10 como titular) e marcou dois golos. Em Vila do Conde, ganhou experiência no futebol português.

Esta época, e com alguma surpresa, Kelvin foi integrado no plantel do campeão. Até agora fez nove jogos oficiais apenas, seis dos quais na liga, tendo apontado três golos. Esta noite bisou e em junho faz 20 anos: o fã de Robinho e das pedaladas continua muito longe de ser um produto acabado.

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto sobreviveu à fase mais perigosa


A cinco jornadas do final da Liga, é altura de olhar mais além. Analisar os desafios que F.C. Porto e Benfica, os dois candidatos ao título, têm ainda pela frente. As fases teoricamente mais complicadas, assim como os períodos aparentemente menos exigentes.

O F.C. Porto passou o período teoricamente mais complicado do calendário. Foi quando o inverno começou a abrir caminho à primavera que a equipa de Vítor Pereira enfrentou as maiores dificuldades: a equipa foi eliminada da Champions, e por isso o calendário ficou mais «aliviado», mas manteve-se viva na Liga.

O mês de março começou com a visita a Alvalade, e seguiu com a receção ao Estoril, que os dragões passaram com tranquilidade (2-0). Depois, houve a eliminação em Málaga e o empate nos Barreiros, com o Marítimo. Foram as duas primeiras de três deslocações consecutivas: mas na terceira a ida Coimbra, para jogar com a Académica, saiu-lhes favorável (0-3). Agora, venceu o Sp. Braga. 

Mas ainda que este fosse, em teoria, o período mais difícil, a reta final da Liga apresenta uma exigência similar: o mês de maio começa com uma visita à Choupana, segue-se a receção ao Benfica, em jogo que pode decidir o título, e por fim a visita a Paços de Ferreira.

Calendário do F.C. Porto até final da época:

(14/4: Final da Taça da Liga)
21/4: Moreirense (f)
28/4: V. Setúbal (c)
5/5: Nacional (f)
12/5: Benfica (c)
19/5: P. Ferreira (f)

Notas:
Em itálico estão jogos dependentes de apuramento em rondas prévias.
No que diz respeito à Liga, os jogos estão, por definição, marcados para o domingo do fim de semana reservado para a respetiva ronda.

Maicon com entorse no tornozelo direito


Maicon saiu lesionado do embate com o Sp. Braga. O defesa-central foi substituído ao intervalo devido a uma entorse no tornozelo direito.

Chamado ao onze face ao castigo de Mangala, Maicon viria a apresentar queixas após um lance na área do Sp. Braga, já perto do minuto 45. 

O brasileiro foi assistido no local mas regressou aos balneários a coxear e já sem a camisola vestida. Abdoulaye entrou para o seu lugar.

O F.C. Porto goza uma folga nesta terça-feira e volta ao trabalho no dia seguinte. Antes da sessão, Kelvin vai receber o prémio de melhor jogador em campo. O jovem marcou dois golos na reta final.


in "maisfutebol.iol.pt"

Vítor Pereira: «Gostei muito da atitude»


Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto, na sala de Imprensa do Estádio do Dragão, após o triunfo obtido diante do Sp. Braga:

«A aposta em Kelvin? Prefiro falar na aposta na equipa, foi a equipa que resolveu e que ganhou. Fomos iguais a nós próprios. Gostei muito da atitude e da resposta que demos. Mesmo perante a adversidade, soubemos reagir, demos a volta e sempre com serenidade, sem perder a calma, comas coisas bem preparadas. O adversário jogou sempre num bloco muito compacto, mas nunca perdemos a serenidade»

«Mesmo em desvantagem tivemos sempre serenidade para procurar espaços e criar ruturas para chegar ao golo»

«Quero valorizar o coletivo, sem desmerecer esse apontamento em relação ao Kelvin, que é um miúdo com qualidade. Fui feliz na aposta. Depois das coisas acontecerem, é fácil acertar. É fácil dizer: 'eu sabia que ia ser assim...' Quem está lá dentro precisa de tomar decisões. Às vezes acertamos, outras vezes não. Se ele não tivesse acertado em alguns lances decisivos, se calhar estavam agora a dizer que foi uma aposta errada. Felizmente, resultou e fez dois belos golos. E também o James fez um bom golo, vale a pena destacar». 

«A entrada do Abdoulaye? É um jogador com qualidade, ganha a bola com facilidade, em transições rápidas. O plantel tem quatro centrai, todos têm qualidade»

«Faltam cinco jornadas para o final do campeonato. Se o nosso adversário vai perder pontos? Como é que posso responder a isso? Estamos na luta pelo título e o que posso dizer que sabemo o que queremos e estamos focados em vencer o próximo jogo». 

«Gostei muito da qualidade mostrada neste jogo. Construímos um bom resultado partindo em desvantagem, estamos em busca da revalidação do título»

«A final da Taça da Liga? Estamos aqui a falar deste jogo com o Braga, gosto de falar jogo a jogo».



Kelvin: «Tenho de crescer muito»

Jovem avançado decidiu


Kelvin, jogador do FC Porto, em declarações à SportTV:

«Estou a trabalhar forte, à espera da hora certa. Agradeço a quem me apoia. Do banco via que a equipa precisava de atacar,o treinador disse para fazer o meu jogo. Pode ser que isto me dê mais tempo, o treinador é que decide. Tenho de crescer muito, estou a evoluir, preciso de força física e de melhorar a parte técnica».

in "maisfutebol.iol.pt"