sábado, 23 de março de 2013

QUINTANA E GILBERTO DECIDEM


Com Gilberto Duarte próximo da perfeição no ataque e Alfredo Quintana a acumular uma sequência impressionante de intervenções decisivas na baliza, o FC Porto Vitalis venceu, neste sábado, o Sporting, por 28-25, no Dragão Caixa. No regresso do Andebol 1, depois dos compromissos da selecção portuguesa, os tetracampeões jogam na Luz, frente ao Benfica, com quem dividem o primeiro lugar.

A terceira vitória da equipa de Ljubomir Obradovic em três jornadas da fase final esteve, no entanto, muito longe de ser tranquila, ao ponto de apenas um golo (25-24) separar as duas equipas quando faltavam seis minutos para disputar. E as dificuldades começaram bem antes, ainda no decorrer da primeira parte, período em que o Sporting chegou a dispor de três golos de vantagem.

Com a recuperação consumada pouco antes do intervalo, com remates de Ricardo Moreira, Pedro Spínola e Gilberto Duarte (15-13), os Dragões reencontravam-se, por fim, para atingirem a primeira metade da segunda parte com uma diferença confortável de 23-18. Mas a distância seria reduzida à exp
ressão mínima (25-24) no espaço de nove minutos, facto que motivou o pedido de desconto de tempo do treinador portista.

Com seis minutos para jogar, o FC Porto Vitalis marcou por três vezes, e Alfredo Quintana, o seu guarda-redes, fez igual número de defesas, permitindo apenas um golo ao Sporting, enquanto, no extremo oposto, Elias António, Ricardo Moreira e Gilberto Duarte, que já tinha acertado na trave, não falhavam as redes.

Gilberto Duarte, que reconheceu, no final, os lapsos de concentração defensiva que foram razão da sua substituição durante a primeira parte, distinguiu-se, em contrapartida, como o melhor marcador do encontro com 10 remates certeiros. Os restantes golos dos Dragões foram apontados por Pedro Spínola (5), Ricardo Moreira (5), Elias Nogueira (5) e Tiago Rocha (3).

Na próxima jornada, a quarta, o FC Porto Vitalis desloca-se à Luz para defrontar o Benfica, que venceu o ABC (26-20), em Braga, e com divide a liderança da prova. O jogo, que pode desfazer a dupla de líderes, está marcado para as 18:00 horas do dia 13 de Abril.


in "fcp.pt"

GOLEADA EM GULPILHARES


O FC Porto Império Bonança goleou este sábado, em Gulpilhares, a equipa local, por expressivos 19-0. Frente ao último classificado do Campeonato nacional, em partida da 23.ª jornada, os Dragões não encontraram grande oposição de uma equipa constituída por jogadores muito jovens.

Nos marcadores, destacaram-se Reinaldo Ventura, Vítor Hugo e Jorge Silva, tendo todos eles conseguido um “poker”. Tiago Santos foi o único jogador de campo portista que não marcou.

A equipa orientada por Tó Neves alinhou e marcou da seguinte forma: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira (2), Reinaldo Ventura (4), Ricardo Barreiros (3) e Jorge Silva (4). Jogaram ainda Nélson Filipe (g.r.), Caio (1), Tiago Santos, Vítor Hugo (4) e Hélder Nunes (1).


in "fcp.pt"

JUNIORES A VIRAM O RESULTADO E VENCEM O BENFICA


A equipa Sub19 do FC Porto venceu, na tarde deste sábado, o Benfica, por 2-1, em jogo da sexta jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores A, depois de dar a volta a um resultado que lhe foi desfavorável ao longo de 14 minutos. No Estádio Filipe Menezes, Tomás Podstawski e André Silva fizeram os golos da reviravolta que mantêm os Dragões na liderança isolada.

A equipa orientada por Nuno Capucho entrou melhor na partida, mas o Benfica conseguiria equilibrar em dez minutos e até colocar-se em vantagem, por intermédio de Eusébio Bancessi, que marcou aos 29 minutos, confirmando sobre a linga de baliza o êxito de um contra-ataque rápido. 

A resposta do FC Porto não tardou e, depois de um par de oportunidades desperdiçadas, o central Tomás Podstawski fez o empate, aos 43 minutos, marcando de cabeça, na sequência de um pontapé de canto cobrado na esquerda, por Vítor.

O golo da vitória foi apontado por André Silva, aos 84 minutos, na ponta final do jogo e de um lance em que a vantagem esteve para acontecer antes e por duas vezes. “Foi o melhor que me podia acontecer”, disse o avançado, já na zona de entrevistas, pouco depois de o treinador Nuno Capucho se revelar “contente com a atitude competitiva dos jogadores”, que, nos minutos finais, estiveram mais perto do terceiro golo do que o Benfica do empate, apesar da desvantagem numérica ditada pela expulsão de André Ribeiro.

O FC Porto lidera a fase final da prova, somando 13 pontos, mais dois do que o Sporting, que venceu o Rio Ave (1-0), em Vila do Conde, e é segundo. Na próxima jornada, que fecha a primeira volta, os Dragões deslocam-se ao terreno do Vitória de Guimarães.


in "fcp.pt"

Bênção de Pekerman a Quiño

SELECIONADOR DA COLÔMBIA CONFORTA LESIONADO


José Pekerman foi o primeiro selecionador da Colômbia a chamar o lateral portista Quiño para um jogo da principal equipa do seu país. O defesa-esquerdo, de 21 anos, não pôde corresponder à confiança do técnico devido a uma lesão muscular contraída ao serviço dos dragões; no entanto, mereceu uma referência do técnico cafetero pelo trabalho que tem vindo a desenvolver na Invicta.

“O Quiño é um jogador com potencial de progressão. Deu um passo importante na sua carreira ao mudar-se para o futebol europeu, onde tem trabalhado muito bem, e por isso é uma alternativa para o futuro da seleção colombiana”, comentou José Pekerman, em conferência de imprensa. A chamada do lateral-esquerdo portista é uma novidade em termos de seleção principal, mas Quiño é presença habitual nos escalões jovens: participou, por exemplo, nos campeonatos do Mundo de Sub-17 (2009) e de Sub-20 (2011), e noTorneio deToulon de 2011.

Apesar de impedido de se estrear pela Colômbia na partida de ontem, frente à Bolívia, o canhoto deixou uma mensagem de apoio aos seus companheiros apenas algumas horas antes do início do jogo. “Vamos Colômbia. Com a ajuda de Deus conseguiremos a vitória”, escreveu na sua conta pessoal no Twitter.

in "record.pt"

PINTO DA COSTA JÁ DECIDIU SE VAI A ELEIÇÕES "Para a semana direi o que penso"

O presidente do FC Porto não quis anunciar esta sexta-feira se será candidato, mas garantiu que já tomou a decisão.


Pinto da Costa garantiu esta sexta-feira, em entrevista ao Porto Canal, que já tomou a decisão no que respeita às próximas eleições do FC Porto. Recandidatura? "É uma questão a que a não vou fugir e tenho a minha decisão tomada, mas não me parece correto que estivesse aqui a transmitir o que decidi sem primeiro dar conhecimento à minha direção que sempre me tem acompanhado", disse.

Aliás, no entender do presidente portista, ainda há tempo para que a decisão seja tomada. "As eleições são apenas em maio, ainda resta tempo para oficializar candidaturas, processo que já está preparado por Fernando Sequeria, que lidera o movimento de recandidatura que, julgo saber, conta com mais de 20 mil assinaturas".

"Para a semana estarei reunido com todos os diretores e direi o que penso que será melhor para o clube", disse. "Em qualquer decisão os portistas serão sempre serenos", acrescentou.



"Lesão de Moutinho em má altura"


O presidente portista recordou que os quatro pontos de atraso para o Benfica resultam dos empates em jogos em que o FC Porto falhou grandes penalidades.

"A equipa tem feito um bom campeonato, tem mais um ponto do que a época passada", afirmou esta sexta-feira Pinto da Costa sobre o desempenho do FC Porto na I Liga. "Têm havido percalços que fazem parte dos imponderáveis do futebol que nos fizeram perder quatro pontos. E nesses dois jogos, já na fase final, falhámos penáltis. Bastava que tivessem entrado e seriam mais quatro pontos. Mas, o futebol é assim. Mas continuo confiante e acredito nesta equipa", acrescentou na entrevista no Porto Canal.

"A minha esperança é que em maio esteja na frente do campeonato. A lesão do Moutinho foi um percalço na pior altura, de jogos importantes, como os casos de Alvalade, Málaga e Madeira".

"João Moutinho não está bem"


O presidente do FC Porto considerou estranho que o selecionador nacional tivesse dito que seria o jogador a decidir que estava em condições de jogar.

O assunto era a influência que a ausência de João Moutinho teve nos recentes resultados negativos do FC Porto, mas Pinto da Costa não se escusou a comentar o facto do médio ter sido titular em Israel, esta sexta-feira. "Não me pareceu que estivesse recuperado. É verdade que jogou 90 minutos, mas mesmo assim não foi o João Moutinho do FC Porto", defendeu.

Questionado se na sua opinião, Moutinho deveria ter jogado pela seleção, o presidente portista disse. "Isso não posso dizer, mas não entendo que o treinador tenha colocado a responsabilidade no jogador. Não entendo. O que eu vi, é que ele não está bem".

Sobre o empate da Seleção Nacional, em Israel, Pinto da Costa não deixou de realçar a importância do fator sorte. "Acho que foi um jogo fraco e o resultado um mal menor, alcançado com alguma sorte, porque marcar aos 92 minutos é sempre um pouco de sorte, algo que nós não temos tido. Mas, continua tudo em aberto, somos grandes candidatos ao segundo lugar. Mas será necessário de jogar mais", disse.

in "!ojogo.pt"