quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

FC Porto é 18º plantel mais valioso


Jogadores portistas tem um valor de mercado avaliado em 180 milhões de euros, mais dois que os do rival Benfica
O plantel do FC Porto é o 18º mais valioso do mundo num ranking com 200 equipas, de acordo com um estudo efetuado pela empresa brasileira Pluri Consultoria, especializada em marketing desportivo, que lhe atribui um valor de mercado de 180 milhões de euros (ME) e 6,9 milhões (valor médio) a cada um dos 26 futebolistas

As equipas de maior valor são os dois "gigantes" espanhóis, com Barcelona à cabeça, batendo o Real Madrid por uma diferença de 78 milhões.

O FC Porto é a equipa portuguesa melhor colocada nesse ranking e posiciona-se na frente do Benfica (19º), por uma diferença de dois milhões de euros. Uns lugares mais abaixo surge o Sporting, no 27º lugar, destacado do Braga (67º), cujo plantel valerá 83 milhões.

O estudo da Pluri Consultoria englobou os 60 campeonato mais importantes do mundo e no top 100 figuram 93 clubes europeus e sete brasileiros, semdo que entre estes a primazia pertence ao Santos (35º lugar), avaliado em 121 milhões de euros.

No ranking referente a países, a Inglaterra surge no primeiro lugar (3.584 milhões de euros), seguida da Espanha (2.300), Itália (1.813), Alemanha (1.604) e França (914), sendo que Portugal está na oitava posição.

Equipa .....................Nº jogadores....Valor..........Médio/jogador

1º Barcelona........................26.............671 ME.......25,8ME

2º Real Madrid....................24............ 593...............24,7 

3º Manchester City..............25.............452...............19,6

4º Manchester United ........28..............452..............16,1

5º Bayern Munique.............27..............429...............15,9

6º Chelsea............................23..............380...............16,5

7º Paris SG..........................29...............321...............11,1

8º Juventus..........................27...............307...............11,4

9º Arsenal............................27...............291..............10,8

10º Tottenham.....................24................249..............10,4

11º Dortmund......................27................242..............9,0

12º Liverpool.......................26................234..............9,0

13º Milan.............................32................229 .............7,2

14º Atlético Madrid.............26................226...............8,7

15º Zenit..............................26................220...............8,5

16º Inter...............................26.................219..............6,4

17º Nápoles.........................26.................192..............7,4

18º FC Porto.......................26.................180...............6,9

19º Benfica.........................27.................178...............6,6

20º Schalke 04....................25.................172...............6,9

. . .

27º Sporting........................28.................144................5,2

. . .

50º Málaga.........................25..................99................4,0

. . .

67º Braga .........................26....................83................3,2

...

100º Bolonha.....................32...................58...............1,8

...

134º Palmeiras...................35..................43................1,2 

in "ojogo.pt"

Fernando lesionou-se em Paris


O médio brasileiro, substituído ao minuto 71 do jogo da Liga dos Campeões com o Paris Saint-Germain, abandonou o Parque dos Príncipes com a mão direita ligada.
O FC Porto não esclareceu a natureza da lesão, que será objeto de avaliação nas próximas horas.

Os azuis-e-brancos retomam os trabalhos quinta-feira, às 10.30 horas, no Olival. No final da sessão, que vai decorrer à porta fechada, Vítor Pereira fará a projeção do jogo com o Moreirense (sábado, às 20.30 horas, no Estádio do Dragão), a contar para a 11.ª jornada da Liga.


in "abola.pt"

Helton quer voltar à selecção do Brasil

Guarda-redes do FC Porto elogia a escolha de Luiz Felipe Scolari para o cargo de seleccionador brasileiro.


Helton garante estar disponível para ajudar a "canarinha". A chegada de  Felipe Scolari renova as esperanças do guarda-redes do FC Porto em voltar à selecção brasileira.

"Todos os jogadores querem jogar numa selecção, querem defender as cores do seu país. Eu não penso de maneira diferente", disse após a derrota do FC Porto em Paris, frente ao PSG. 

O facto de não representar o Brasil desde a Copa América de 2007 retirou algum ânimo a Helton. Contudo, a chegada de Luiz Felipe Scolari à selecção brasileira renovou as esperanças do guarda-redes portista. "Se mudou [o comando técnico da equipa nacional do Brasil], as oportunidades acabam por surgir novamente. Mas isso eu tenho de demonstrar dentro de campo", considerou.

A escolha do antigo seleccionador português para a "canarinha" mereceu rasgados elogios. "Eu gosto muito dele. Tive o privilégio, não de trabalhar numa equipa com ele, mas de estar com ele num jogo de beneficiência do Figo. Já conversámos por telefone, no aeroporto. Fiquei muito feliz. Acho que merece, já demonstrou mais do que suficiente as capacidades dele", explicou o guardião internacional brasileiro. 

Helton admite "falha que custou caro"


Erro do guarda-redes brasileiro no lance que dá origem ao golo da vitória do PSG assumido pelo brasileiro. "Mas só acontece a quem está lá dentro", ressalva Helton, que deixa um pedido de desculpas aos adeptos do FC Porto.

Helton assumiu total responsabilidade pelo erro que deu origem ao golo da vitória do PSG diante do FC Porto (2-1) e que ditou a perda do primeiro lugar do Grupo A da Liga dos Campeões.

"É como se costuma dizer, só acontece a quem lá está. No momento do chuto, não tive o equilíbrio para um movimento mais correcto. Foi uma falha que custou caro. Queríamos um resultado diferente, mas só acontece a quem está lá dentro", começou por dizer o experiente guarda-redes de 34 anos, deixando um pedido de desculpas aos adeptos portistas.

"Os que entram, não entram para errar. Os colegas puxam-nos para cima. Hoje, infelizmente, os erros foram meus. Eles mereciam outro resultado e eu acabei por falhar. Peço desculpa a toda a massa associativa", finalizou, na "zona mista" do Parque dos Príncipes.


in "rr.pt"

Feira de vaidades desmontada por Helton

PSG 2-1 FC Porto. Empate ajustava-se a um jogo de futebol espectacular e intenso, mas Helton decidiu intervir pela negativa. Parisienses no primeiro lugar do Grupo A. Dragões deixam escapar estatuto de "cabeça-de-série" no sorteio dos "oitavos".


Dois jogos, dois objectivos perdidos. Em grau diferente, obviamente, mas com importância para o planeamento da época. Depois da derrota com o Sporting de Braga e o consequente afastamento da Taça de Portugal, hoje foi a vez do primeiro lugar do Grupo A da Liga dos Campeões ter escapado por entre as mãos do FC Porto. Perdão, por entre as mãos de Helton. Já explicamos.
Este foi o jogo mais intensamente disputado da fase de grupos da Champions. Num duelo de "grandes" europeus, a crise parisiense foi rebatida.
O "cliché" dos pormenores

Carlo Ancelotti ganhou, nos detalhes, a Vítor Pereira. É a melhor conclusão que se extrai de uma partida que mais pareceu um duelo digno de uma "Guerra das Estrelas". Alguns dos nomes hoje em campo não coabitam com os tradicionalmente eleitos como os melhores do Mundo, mas deram provas de que merecem igualmente uma distinção.
O PSG ainda não tinha marcado um golo de bola parada na Champions, esta época. Pois bem, o feito foi alcançado por Thiago Silva, aos 29'. O primeiro detalhe está registado.
Outro? A reacção dos bicampeões nacionais à adversidade costuma ser eficaz. Foi assim com o Dínamo Kiev, em casa, e foi assim esta noite, em pleno Parque dos Príncipes. Volvidos quatro minutos, Jackson Martínez empatava. Com justiça, acrescente-se.
Antes de Helton - sim, foi mesmo mau -, mais pormenores. Os azuis-e-brancos não têm por hábito claudicar no capítulo do passe, mas a realidade é que a noite de Paris entorpeceu a mente dos jogadores portistas. Foram erros a mais, com o PSG a aproveitar quase tudo.
Moutinho e Otamendi não mereciam tamanha desfeita

E chegamos a Helton. Já na 2ª metade, Lavezzi surgiu solto na grande-área, após mais uma perda de bola do meio-campo do FC Porto. O remate era fácil, simples, inofensivo, mas o guardião brasileiro, com claro excesso de confiança, deixou a bola escapar por baixo do corpo.
Otamendi nem queria acreditar. Pudera, com o jogo perfeito que estava a protagonizar, sobretudo ao conseguir estancar a acção de Ibrahimovic.
Moutinho também. Esforço assinalável do "8" em nova partida inspirada, sempre com uma palavra a dizer na construção das melhores jogadas do ataque da equipa lusa.
O balanço, porém, é positivo. O "cachet" de 16,6 milhões de euros, mercê de quatro vitórias, um empate e uma derrota, alia-se ao apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O objectivo primário já tinha sido alcançado.

in "rr.pt"

Os possíveis adversários dos dragões

Azuis e brancos terminaram a fase de grupos da liga milionária em segundo lugar do Grupo A e vão encontrar o primeiro de um dos restantes grupos


Manchester United, Barcelona, Borússia de Dortmund, Bayern ou Valência, Málaga, Schalke, Shakhtar Donetsk ou Juventus: Um destes será o adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. Os dragões terminaram a fase de grupos na segunda posição do Grupo A, com 13 pontos, (a dois do PSG) e terão pela frente o primeiro classificado de um dos restantes sete grupos.

O Manchester United ainda não jogou a última jornada da competição mas já garantiu o primeiro lugar do grupo H (o mesmo do Braga), assim como o Barcelona. O Borússia de Dortmund, uma das sensações desta edição da Liga dos Campeões, também terminou na primeira posição, à frente de Real Madrid e Manchester City, tal como o surpreendente Málaga, que venceu o Grupo C, com 12 pontos, à frente de Milan e Zenit.

O Schalke 04, líder do Grupo B, é outra das possibilidades, assim como Shakhtar Donetsk ou Juventus, (ambas ainda na luta pelo primeiro lugar do Grupo E) e Bayern de Munique ou Valência (Grupo F).

Recorde-se que nos oitavos de final da Liga dos Campeões os primeiros classificados da fase de grupos jogam com os segundos. Não se podem encontrar, no entanto, equipas do mesmo país nem do mesmo grupo. Assim sendo, o Manchester United já sabe que não irá jogar com o Arsenal, tal como o Valência tem assegurado que não irá defrontar nem o Barcelona nem o Málaga. O Bayern, por sua vez, evita Borussia de Dortmund e Schalke 04


in "ojogo.pt"

VÍTOR PEREIRA "Não fomos felizes"

Treinador do FC Porto lembrou os bons momentos da equipa no jogo, referindo depois que a equipa poderia ter conseguido, face à exibição produzida, outro resultado.


"Viemos com a expetativa de ficar em primeiros no grupo, mas não foi possível depois de um jogo difícil. Tivemos alguns momentos de qualidade e noutros não conseguimos suster o Paris Saint-Germain, sofremos dois golos e apenas marcámos um", primeiras palavras de Vítor Pereira no final do jogo, em Paris, que o FC Porto perdeu, por 2-1, frente ao Paris Saint Germain.

"O segundo lugar no Grupo não era o nosso objetivo, mas há que viver com isso e partir agora para a nova fase, acreditando na nossa qualidade, como se viu esta noite", acrescentou.

Sobre as opções para estes útlimos dois jogos em que o FC Porto somou as duas primeiras derrotas consecutivas da temporada, Vítor Pereira lembrou:

"Tenho que gerir um grupo de 25 jogadores, não são 12 ou 13, e manter os seus níveis de motivação, pois conto com todos e necessito deles competitivos. Fiz a gestão que considerei necessária em Braga e hoje apresentei a equipa., no meu entender, para discutir o jogo. A verdade é que nos fomos felizes nestes dois últimos jogos. Hoje poderíamos ter conseguido outro resultado e os meus jogadores trabalharam muito".

Em jeito de conclusão:

"Vamos continuar a acreditar no nosso trabalho e na qualidade desta equipa. Prosseguimos na Liga dos Campeões, depois de ter garantido, há muito tempo, a qualificação para a fase seguinte, e agora há que esperar pelo sorteio e ver o que podemos fazer face ao próximo adversário".



João Moutinho: "Fizemos boa exibição"


Médio realçou que o FC Porto criou oportunidades de golo suficientes para não sair derrotado do Parques dos Príncipes.

"Embora tenhamos perdido o primeiro lugar do grupo, fizemos uma boa exibição e até criámos oportunidades para acabar vo jogo com outro resultado. Não conseguimos, mas estamos na próxima fase e o objetivo continua a ser superar o próximo adversário para nos mantermos na Liga dos Campeões", disse João Moutinho, que acrescentou:

"Fizemos uma boa exibição e a nossa equipa esteve forte e unida, tanto que sofremos um golo, reagimos, empatámos e depois surgiu o segundo golo, fruto de um erro coletivo. São coisas que acontecem".

Jackson: "O futebol é assim"


Avançado do FC Porto elogiou a exibição da equipa, à qual só faltou um pouco de sorte para ter consquistado outro resultado.

Claro que não estamos contentes, depois desta derrota, pois jogámos bem, mas a verdade é que perdemos o primeiro lugar do grupo. Estamos na fase seguinte e há que pensar, a partir de agora, no próximo adversário", disse Jackson Martinez, autor do golo do FC Porto, no Parque dos Príncipes.

O avançado colombianio lamentou a falta de sorte em alguns momentos do jogo:

"Criámos oportunidade e eu tive nos pés uma que, a ser golo, poderia ter mudado o rumo do jogo. Mas o futebol é assim, quem marca é que ganha e foi isso que sucedeu ao Paris Saint-Germain".

Otamendi: "Deixámos boa imagem"


Central portista só ficou desiludido com o resultado, referindo que a equipa saiu de Paris com a cabeça erguida.

Otamendi gostou da exibição do FC Porto, lamentando a derrota:

"Foi pena termos perdido o primeiro lugar do grupo, mas deixámos uma boa imagem e saímos de cabeça erguida. Há que manter o nível da equipa para a próxima fase da Liga dos Campeões e as nossa mentalidade ganhadora. Hoje não tivemos a sorte de conquistar a vitória".

in "ojogo.pt"