quinta-feira, 25 de agosto de 2011

LC: F.C. Porto tem bons antecedentes com rivais do grupo G


Nunca perdeu com cipriotas e russos, e já eliminou o Shakhtar


Só por uma vez o F.C. Porto se cruzou com o Shakhtar Donetsk nas competições europeias. Foi na Taça das Taças de 1983/84, e o saldo foi favorável aos dragões, que seguiram para as meias-finais da prova. Na primeira mão, nas Antas, o Shakhtar esteve a ganhar por 2-0, mas os portistas deram a volta ao marcador, vencendo pela margem mínima (3-2). Na segunda mão, na Ucrânia, um golo de Walsh valeu o empate (1-1) e a passagem para as meias-finais.

Confrontos do F.C. Porto com o Shakhtar Donetsk:
1 vitória e 1 empate
1983/84 (TVT): 3-2 e 1-1

O Shakhtar tem sido, nos últimos anos, um cliente habitual do futebol português. O confronto mais recente foi na época passada, com o Sp. Braga, com dupla vitória ucraniana. Mas Benfica e Sporting também jogaram com a equipa de Mircea Lucescu nas últimas temporadas. Ao todo, há quatro vitórias lusas, quatro do Shakhtar e dois empates. Veja os dez confrontos do Shakhtar com portugueses:

2010/11 (LC): Sp. Braga (0-2 e 0-3)
2008/09 (LC): Sporting (1-0 e 1-0)
2007/08 (LC): Benfica (0-1 e 2-1)
1997/98 (TVT): Boavista (2-3 e 1-1)
1983/84 (TVT): F.C. Porto (3-2 e 1-1)

O Zenit S. Petersburgo nunca defrontou o F.C. Porto em jogos oficiais. Mas já foi afastado por uma equipa portuguesa: o Nacional da Madeira, que em 2009/10 garantiu o acesso à fase de grupos da Liga Europa, com um empate (1-1) e uma vitória (4-3), após prolongamento. Antes, os russos já tinham batido o V. Guimarães, na fase de grupos da UEFA (2005/06), por 2-1.

Por outro lado, é bem positivo saldo de jogos do F.C. Porto com equipas russas em provas da UEFA: na época passada registaram-se quatro vitória na Liga Europa, diante de CSKA e Spartak, e em 2004/05 e 2006/07, na Liga dos Campeões, os portistas impuseram-se por duas vezes ao CSKA, com empates sem golos em casa e vitórias em Moscovo. Ao todo, o F.C. Porto jogou oito vezes com equipas da Rússia, vencendo seis e empatando duas.

Por fim, os dois embates do F.C. Porto com o APOEL Nicósia são bem recentes: datam da edição 2009/10 da Liga dos Campeões. Na fase de grupos, os dragões somaram duas vitórias tangenciais: Falcao marcou em Chipre, e Hulk bisou no Dragão, anulando os efeitos de um autogolo de Alvaro Pereira. A equipa cipriota está na história do futebol português por ter defrontado o Sporting em 1963/64, sofrendo duas derrotas e, em Alvalade, uma derrota que ainda hoje é recorde nas provas da UEFA.

Confrontos do APOEL Nicósia com portugueses:
4 derrotas

Sporting
1963/64 (TVT): 16-1 e 2-0

F.C. Porto
2009/10 (LC- fase de grupos): 2-1 e 1-0



in "maisfutebol.iol.pt"

Sorteio Liga dos Campeões: os adversários de F.C. Porto

Grupo G

FC PORTO
Shakhtar
Zenit



Apoel

"ESTOU POUCO ME LIXANDO PARA O MERCADO"

Hulk e Helton responderam, cada um na sua vez, a perguntas em tudo idênticas e formuladas para ambos, já depois da abordagem de Vítor Pereira ao jogo da Supertaça Europeia. Repisaram, sobretudo, as ideias do treinador. Mas Hulk fez muito mais, proporcionando o melhor momento da conferência, ao recorrer a uma expressão bem brasileira para assegurar concentração absoluta no jogo com o Barcelona.

Hulk sem medo do Barça
"Vamos enfrentar o Barcelona de sempre, que constrói os seus resultados através do colectivo e com várias soluções. A ideia não nos aterroriza, porque a verdade é que não há motivação maior do que defrontar a melhor equipa do momento. Estamos muito motivados para levar o troféu. Quem cá está, está concentrado no jogo de amanhã. Eu estou pouco me lixando para o mercado. Quero dar o melhor e ganhar o troféu."

Helton com atenção redobrada
"Vamos tentar jogar o nosso futebol. Sabemos da capacidade do adversário, mas isto é uma final. A solução é ter personalidade e tentar fazer o melhor dentro de campo. Um guarda-redes nunca tem jogos tranquilos, especialmente tratando-se de uma final. Por isso, o jogo merece atenção redobrada."



in "fcp.pt"

HÓQUEI EM PATINS REGRESSA SEXTA AO TRABALHO

A equipa de hóquei em patins do FC Porto inicia esta sexta-feira a preparação para a nova época, com o primeiro treino marcado para as 17h00, no Dragão Caixa.

Os decacampeões nacionais têm agendado um superflash 15 minutos antes, com as presenças do treinador Tó Neves e do capitão Filipe Santos.

Os primeiros 20 minutos do treino serão abertos à comunicação social.



in "fcp.pt"

Vítor Pereira: «Não viemos ver o Barça jogar»


Treinador garante que vai manter o habitual 4x3x3 e que vai querer um F.C. Porto ofensivo: «Acredito claramente que podemos ganhar»


Vítor Pereira não considera o Barcelona favorito. A conferência estava quase a acabar quando foi questionado sobre se havia favoritos. O treinador respondeu que não. «São duas equipas experientes, com grande qualidade individual e com grande qualidade colectivo. O resultado está em aberto.»

Uma resposta que veio corroborar o que o técnico já tinha dito: o F.C. Porto não veio ao Mónaco para prestar vassalagem. «Estamos cá por mérito próprio, em sequência de uma época brilhante. Reconhecemos no Barcelona uma grande equipa, um grande treinador, uma grande filosofia», disse.

«Mas não viemos cá para ver o jogo, viemos cá para jogar e para amanhã dar uma resposta à altura. O Barcelona é um clube de grande exigência, de grande qualidade de jogo, mas o F.C. Porto também é um grande clube, habituado a grande exigência e que prima por jogar bom futebol», adiantou.

De resto, e nesse sentido, Vítor Pereira prometeu não mexer no esquema táctico do F.C: Porto para se adaptar ao adversário. «Temos vindo a trabalhar em 4x3x3, somos fiéis a nós próprios e acreditamos nas nossas ideias. Por isso vamos manter o esquema. Não há razões nenhumas para mudar.»

Por isso, e para além do esquema táctico, Vítor Pereira promete manter também o atrevimento ofensivo. «Vamos procurar ter bola, vamos procurar o nosso jogo e acreditamos que temos argumentos para colocar problemas a este Barcelona. Acreditamos claramente numa vitória», disse.

«A melhor equipa que vi jogar na minha vida é este Barcelona. Tem à frente a liderar a equipa um grande treinador. Mas eu também lidero uma grande equipa, com jogadores de grande qualidade, acreditamos na nossa ideia de jogo, acreditamos no nosso trabalho e acreditamos que amanhã podemos ganhar.»




Vítor Pereira explica como parar Messi

Treinador promete não mover marcações individuais ao argentino e diz que o segredo está na capacidade de ser mais inteligente do que ele


É a pergunta óbvia: como parar o melhor do mundo? Vítor Pereira sorriu com a questão e respondeu ao seu jeito: «O Messi não se pára com fórmulas especiais», disse. «Pára-se com trabalho colectivo, com ajudas constantes, com um antecipar de intenções que permita perceber mais cedo o que vai acontecer.»

Ora por isso, o treinador do F.C. Porto garantiu que não vai colocar nenhum jogador a policiar o argentino. «Não sou apologista de marcações especiais ou de algo que nos faça adaptar ao adversário. Vamos ser a equipa que sempre fomos e acreditar nos nossos mecanismos defensivos colectivos.»

A propósito de Messi, perguntou-se o que aconteceu a Fernando. «É um jogador de grande nível, está a trabalhar bem, mas fruto de um início de época muito bom, o Souza foi ganhando o seu espaço. Há que fazer opções e escolho os jogadores que me dão mais garantias. O Souza ganhou o seu espaço.»




Por que ficou Álvaro Pereira de fora dos convocados?

Vítor Pereira garante que continua a contar com o lateral-esquerdo. Mas nesta altura ele não era a melhor opção.


Vítor Pereira continua a contar com Álvaro Pereira. Palavra de treinador. O líder portista deixou o lateral uruguaio de fora dos convocados para a final da Supertaça Europeia, com o Mónaco, o que naturalmente provocou enorme surpresa. Mas garante que foi apenas uma escolha pontual.

«O nosso plano para este jogo inclui os melhores jogadores no momento e por isso o Álvaro Pereira ficou de fora desta vez, mas contamos com ele no futuro», disse Vítor Pereira. «Estão aqui aqueles que estão melhores preparados para responder ao plano de jogo que temos para este momento.»

De resto, o treinador voltou a criticar o facto do mercado estar aberto até dia 31 de Agosto. Na perspectiva de Vítor Pereira, as transferências só deviam ser possíveis até meio do mês e antes de começarem as competições oficiais. Nessa altura, os clubes deviam conhecer os planteis definitivos.

«Este é um período em que os jogadores, pensando na própria vida, estarão sujeitos a alguma instabilidade emocional. Temos de viver com isso e fizemos o nosso trabalho dentro de um quadro de muita vontade dos jogadores de jogar este troféu», admitiu, prometendo a melhor resposta possível.




«Elogios de Guardiola? Vindo de quem vem, sabe bem»

Vítor Pereira retribui as palavras do colega catalão e garante que o Barcelona é a melhor equipa que já viu jogar na vida


Guardiola falou cerca de uma hora antes de Vítor Pereira e falou bem: elogiou o F.C. Porto. Disse que gostava de ter muitos jogadores da equipa portista, que qualquer grande equipa europeia os queria, que Vítor Pereira treina um dos maiores colossos mundiais e que vai ser difícil ganhar-lhe.

Ora depois disso, Vítor Pereira não deixou de retribuir o elogio. Disse, por exemplo, que o actual Barcelona é, «sem dúvida», a melhor equipa de futebol que já viu jogar na vida. Para além disso, mostrou-se agradado com os elogios. «Nós, clube, gostamos por vir da pessoa que vem e do clube que vem.»

«Sentimos isso como um elogio muito grande. O F.C. Porto gosta de ter bola, gosta de proporcionar bons espectáculos e tem exigências com a qualidade de jogo. Isso virá no seguimento das ideias do Barcelona. O nosso futebol é também positivo e acredito que amanhã será um grande espectáculo.»



in "maisfutebol.iol.pt"

Guardiola: «Porto é das equipas mais poderosas do mundo»

Não se pode dizer que tenha chegado a irritar-se, mas pelo menos impacientou-se: Guardiola não gostou do tom das perguntas dos espanhóis e sobretudo não gostou da sobranceria com que antecipam a final desta sexta-feira com o F.C. Porto. «Olhem para os números», atirou. «Eles dizem tudo.»

O treinador do Barcelona falava dos números do F.C. Porto, recordou «sete títulos nos últimos tempos» e lembrou a superioridade na liga portuguesa. Por isso falou com os olhos nos olhos. «Não se esqueçam: o F.C. Porto é uma equipa muito forte, muito física e que faz tudo bem. Vão vê-lo amanhã.»

Depois disso foi mais longe: procurou baixar a confiança catalã. «É uma honra para nós jogar com uma equipa das mais poderosas do mundo. O F.C. Porto ataca com intensidade e não sai para o ataque por sair, sai para o fazer bem», disse. «Tem boa capacidade de chegar à frente e criar perigo.»

«Tem jogadores que sabem jogar futebol, tem um sentido de futebol bem definido, jogado por atletas inteligentes, que sabem o que estão a fazer e que passos devem dar. Por isso obrigaram-nos a estudá-los bem e a prepararmo-nos da melhor forma. Pinto da Costa sabe montar as suas equipas», adiantou.

Para além de tudo isso, existe a motivação adversária. O gigante Real Madrid é a prova viva, qualquer equipa se transcende frente ao Barcelona. «A final da Supertaça Espanhola foi difícil e a final de amanhã também o vai ser. Não somos uma equipa invencível: qualquer equipa nos pode ganhar.»

Ora por isso Guardiola exige um Barcelona no máximo das suas capacidades. «Os jogadores têm de gozar o jogo, mas têm também de se preocupar e sofrer. O facto de termos ganho muitos títulos nos últimos tempos pode fazer parecer que vai ser fácil ganhar ao F.C. Porto, mas vai ser muito difícil.»

Frisando que «quanto mais se ganha, mais difícil é ganhar de novo», o treinador catalão adiantou que não se cansa de ganhar. «Queremos mostrar ao mundo que temos o desejo de ganhar mais títulos. Toda a gente gosta de ligar a televisão e ver o Barcelona jogar, esse é o maior elogio que nos podiam fazer.»




Guardiola: «Gostaria de ter muitos jogadores do F.C. Porto»

Treinador do Barcelona não poupa elogios ao rival, na véspera da Supertaça Europeia


Os elogios já vinham de trás: Guardiola impacientou-se até com o tom das perguntas dos jornalistas espanhóis e com alguma petulância como falavam do confronto desta sexta-feira. Por isso respeitou e referiu que era uma honra defrontar uma das equipas mais poderosas do mundo: o F.C. Porto.

Depois disso perguntou-se ao treinador que jogadores azuis e brancos gostava de levar para Barcelona. «Gostava de ter muitos jogadores do F.C. Porto na minha equipa. Estou muito satisfeito com o plantel que tenho e não posso pedir mais ao presidente. Mas todos os jogadores do F.C. Porto têm nível.»

«Pinto da Costa coloca os jogadores no mercado e todas as grandes equipas da Europa os querem. Todas. Por isso também os queria a todos: Helton, Rolando, Guarín, Moutinho, Hulk, Varela... O F.C. Porto é a equipa que mais títulos nacionais ganhou nos últimos anos e isso mostra a sua força.»

Antes disso, e logo no início da conversa, Guardiola já se tinha irritado com a primeira pergunta: no dia do sorteio, questionaram se a data que importa memorizar é a da final da Champions do próximo ano. «A data que temos marcada é a de amanhã. Era um erro estar já a pensar na final de 18 de Maio.»

Por isso mais à frente voltou a insistir na ideia de um grande F.C. Porto nesta fase da vida do clube. «Quando vemos o F.C. Porto jogar, percebemos que eles fazem tudo bem», referiu. E o Barcelona?, quis saber-se. «Estamos melhores do que há dez dias e piores do que estaremos dentro de outros dez.»




Guardiola: «Boa sorte para Villas-Boas»

Treinador comparou o F.C. Porto ao Barcelona e disse são duas equipas que mantêm a matriz independentemente do comando técnico.


Era um encontro muito esperado entre Guardiola e André Villas-Boas, mas a partida do treinador português para o Chelsea inviabilizou o confronto entre duas pessoas que se admiravam e elogiavam publicamente. O que não evitou que houvesse uma pergunta sobre Villas-Boas na mesma.

Guardiola respondeu com cuidado. «O F.C. Porto joga de uma forma muito parecida. Vítor Pereira era adjunto de Villas-Boas, conhece bem o trabalho e por isso manteve um matriz de futebol que é muito semelhante. São parecidos connosco, temos continuidade na forma de jogar», respondeu Guardiola.

«No Barça também pouco importa quem é o treinador, temos uma forma de jogar que se mantém sempre. Quero desejar boa sorte a Villas-Boas no Chelsea, espero que faça o melhor. Espero poder encontrá-lo nas competições europeias. Seria um prazer, como é um prazer defrontar o Manchester United.»




Guardiola: «Mourinho? Não respondo»

A única pergunta que o treinador do Barcelona deixou por comentar foi sobre as polémicas acusações de agressões no túnel de Camp Nou.


A polémica em torno do Barcelona e do Real Madrid, que motivou processos disciplinares a Mourinho e a Pepe Vilanueva, continua a centrar atenções. Naturalmente houve perguntas sobre a acusação merengue de agressões e insultos no túnel de Camp Nou. «Não falo disso», reagiu Guardiola.

O treinador foi pronto a deixar a garantia de que não iam colher-lhe nem uma palavra sobre o assunto e nem houve mais insistência dos jornalistas. No entanto, antes disso, já se tinha questionado Guardiola sobre a notícia de que Mourinho deixou Casillas de fora por este ter ligado a Xavi e Puyol.

«Somos todos adultos, o Casillas tem dado muito ao futebol espanhol e tenho a certeza que a amizade entre os jogadores não se vai perder», respondeu Guardiola. «Ganhámos o direito de ganhar a Supertaça de Espanha e ganhámos o direito de ganhar a Supertaça Europeia. Isso é que conta.»



in "maisfutebol.iol.pt"

Sapunaru: "Temos de recuperar o nosso futebol"


Passaram-se três meses. Pelo meio, saíram o treinador e o goleador. Até o FC Porto dá os primeiros passos em 2011/12 tentando perceber quem é. São questões a que só se responde com vitórias e isso os dragões têm conseguido. Para Sapunaru, porém, o patamar a que a equipa se propõe exige mais. O romeno desfrutou da última temporada e quer repetir. "Temos de melhorar o nosso jogo, a qualidade do nosso jogo. Temos de recuperar o nosso futebol do ano passado, de que toda a gente gostava e que se dizia ser o segundo Barcelona. Temos de melhorar a qualidade e a concentração", atirou em conversa com O JOGO.

Parece cábula, mas Sapunaru fala por si e sabe de cor o que quer. Aliás, percebe-se que essa é uma noção colectiva e permanentemente enfatizada por Vítor Pereira. O plantel assume que quer mais, que pode dar mais, mas conhece as agruras dos arranques. "Estamos a começar e é difícil, no ano passado também não arrancámos assim tão bem. Estamos a ganhar jogos e a ganhar confiança", projecta quem sente que o ponto de viragem pode chegar a qualquer momento.

Aliás, convém que chegue já. O Barcelona assim exige. "Gostamos de ter a bola, será um jogo de posse", avisa, ciente de que ainda nenhuma equipa conseguiu que os catalães passassem a maior parte de um jogo em trabalho defensivo. É um dado que assusta sem abalar a predisposição portista. "Queremos reclamar a bola, é assim que jogamos. Se começarmos a correr atrás da bola não vai ser bom para nós. É muito mais fácil quando se tem a bola", sentencia Sapunaru. Essa é uma verdade absoluta para ambas as equipas. Não há um acordo tácito que satisfaça ambas as partes. O FC Porto sabe que se pode ganhar de várias formas, mas quer fazê-lo tocando no ponto mais sensível do rival, no seu orgulho: a bola.

Com Villas-Boas, essa era uma obsessão. Por isso, Sapunaru fala de "um ano de sonho", não como recordação, mas como referência. "Fizemos grandes jogos", diz quem quer voltar a abrir os jornais e a ler apreciações eloquentes: "Todos nós queremos dar mais. Pensamos no ano passado porque toda a gente falava bem de nós…" Se ganhar ao Barcelona, o FC Porto volta a tocar o céu…

"Temos de ajudar o Hulk"

Ora aí está um título para barulho. Ajudar como? Sapunaru vai marcar outra vez? "Agora vou ficar à espera do próximo. Mas o meu trabalho é defender, não marcar. Não conheço muitos laterais que marquem golos. Fico contente é por ganhar campeonatos. Se marco ou não, é-me indiferente", foi avisando. Portanto, lá voltamos a olhar para Hulk. "O Hulk é um grande jogador, mas se o deixarmos sozinho vai ser complicado. Temos de o ajudar", remata, salientando que Messi também não funcionará a solo no Barcelona. Não?

"Playstation? O Moutinho joga bem"

Sapunaru compara o Barça de Guardiola a um videojogo: "Toda a gente sabe a equipa que é o Barcelona, joga à bola como se fosse Playstation. Temos de estar concentrados." L1+X: passa e desmarca. Talvez não resulte tão fluído no famoso jogo que até tem Messi na capa. Aí, pelo menos, Sapunaru sabe que é possível vencer. "Na Playstation conseguimos ganhar. O João Moutinho joga bem. O futebol parece muito fácil quando vemos o Barcelona jogar. É a melhor equipa do mundo", sentencia. Parecendo que não, há outras vantagens nas consolas: não é preciso correr e até a duração do jogo é virtual.

in "ojogo.pt"

Rolando: "Não devemos favores a ninguém"


Com 17 derrotas em 185 jogos sob o comando técnico de Guardiola, o universo de probabilidades não é famoso para quem defronta o Barcelona. A equipa perdeu de formas variadas. Houve quem tentasse discutir o jogo e quem assumisse que havia que baixar linhas e apostar tudo nas saídas para o ataque. O que nunca aconteceu foi o Barça ficar abaixo dos 50 por cento na posse de bola. Percebe-se que o FC Porto se propõe a uma tarefa hercúlea. "O Barcelona é o vencedor da Liga dos Campeões e é conhecido pela qualidade do seu jogo. Mas se só tentarmos eliminar o jogo deles, não vamos fazer o nosso. Para contrariar uma equipa com posse de bola, tem de ser com posse de bola. É a única forma de os defrontar. Não será fácil, mas temos qualidade e experiência e vamos procurar o nosso jogo. É claro que o Barcelona é fora de série", admite Rolando, bravo na hora de dizer ao que veio, mas sem certezas de sucesso.

"Nunca joguei contra o Barcelona. Vejo pela televisão e muitas equipas tentam, mas o Barcelona é muito forte e não deixa jogar. Normalmente, a posse de bola é a nosso favor. É um pormenor importante e tentaremos ter a bola para nós, mas fundamental é fazer golos", avisa quem já este ano teve a oportunidade de travar um duelo com Messi, então num Portugal-Argentina (1-2). O contexto é totalmente diferente e não é legítimo afastar os dragões da contenda: "É uma final. Estamos aqui por mérito próprio, não devemos favores a ninguém. Tentaremos provar a nossa qualidade. Ganhar depende de muitos pormenores e detalhes, de um momento de inspiração."

Fala-se em inspiração e logo pensamos em Hulk. Afinal, ele tem sido omnipresente nos golos do FC Porto neste arranque de época. "O forte do FC Porto sempre será a equipa. Se assim for, depois há jogadores que, pelas suas características, fazem a diferença e destacam-se. O Hulk tem mais probabilidades de se destacar, gosta de ter a bola e tem prazer nisso. Mas a equipa precisa de estar bem para ele se destacar", desvia Rolando, para quem não vale a pena teorizar muito sobre o que pode ser o jogo: "Uma coisa é ver pela televisão, outra é estar em campo. Em casa vês tudo o que tens de fazer, analisas os espaços… Dentro de campo é diferente."

Bola. O Barça não vive sem ela, desespera quando não a tem. Pode o FC Porto lançar essa provocação suprema? "O objectivo é fazer golos e o Barcelona reclama a bola como esse pensamento. Quando tivermos a bola, temos de a proteger e atacar bem. Quando não a tivermos, há que defender", simplificou, preparado para correr mais do que o habitual: "Hoje em dia, ter pulmão é essencial. Se não estivermos bem, não temos a mínima hipótese."

in "ojogo.pt"

Pinto da Costa: "Nem sempre ganham os favoritos"


O FC Porto não parte derrotado para o Mónaco, mesmo sabendo que vai defrontar a melhor equipa do mundo, vincou ontem o seu presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa, em declarações aos jornalistas durante a apresentação, no Porto, da equipa do Sport Progresso, da I Divisão da Associação de Futebol do Porto, que fez questão de "apadrinhar". Entre elogios ao técnico Vítor Pereira pelo trabalho que tem vindo a desenvolver no meio de muitas dúvidas relativas ao futuro de alguns futebolistas, Pinto da Costa recordou que não há forma de impedir a saída dos que possuem cláusulas de rescisão no caso de surgirem clubes interessados em pagar os respectivos montantes.

"Claro que o jogo do Mónaco é difícil, mas será daqueles em que o importante é estar lá, porque todos os anos há dois clubes na disputa da Supertaça europeia e este ano o FC Porto é um deles, o que constitui motivo de grande orgulho. E se há jogos em que há favoritos, este é um deles, pois o Barcelona surge nitidamente como a melhor equipa do mundo, mas nem sempre ganham os favoritos e não vamos lá apenas para participar. Vamos apostados em tentar fazer o melhor possível, e isso é ganhar."

Revelando-se muito satisfeito com o trajecto, em termos de resultados, da equipa neste início de temporada, o presidente do FC Porto voltou a recordar que não está surpreendido com o desempenho do técnico Vítor Pereira, a quem endereçou os maiores elogios.

"Já o conhecia, daí não ter sido colhido de surpresa. Vítor Pereira tem trabalhado em condições muito difíceis, porque depois de amanhã [sexta-feira] vai disputar uma prova importantíssima com a melhor equipa do mundo e neste momento não pode ter a garantia dos jogadores que vai ter ou não. Há jogadores com cláusulas de rescisão e, se vierem propostas e eles quiserem sair, não podemos impedi-los. É uma situação delicada, daí a ausência de alguns jogadores, mas o técnico tem feito um trabalho excelente."

Pinto da Costa confirmou a proposta apresentada pelo Chelsea por Álvaro Pereira, referindo que "demorou 30 segundos a responder negativamente" e desmentindo, por outro lado, que o clube tenha entrado na corrida por Leandro Damião.

"Sei que é um bom jogador, mas não admitimos a hipótese de o contratar. Aliás, não estamos à procura de qualquer substituto para o lugar de Falcao."

Na óptica do líder do FC Porto, o excesso de ruído em torno da arbitragem neste início de campeonato só descredibiliza o futebol, atribuindo responsabilidades a alguns comentadores de programas televisivos.

"Há pseudo-intelectuais a falar de futebol como se percebessem alguma coisa do assunto e a darem opiniões ridículas sobre arbitragem. Estão a chegar fogo ao futebol, são incendiários que julgam estar a fazer um grande papel. Criam um clima insustentável aos próprios árbitros, que têm sido uns heróis."

in "ojogo.pt"

JOSÉ COSTA RENOVOU E JÁ PENSA NO BICAMPEONATO

José Costa prolongou o vínculo contratual com os campeões nacionais por mais um ano. O base, de 37 anos, que se encontra ao serviço da selecção nacional, jogará a segunda época consecutiva de dragão ao peito, razão pela qual se mostra “extremamente contente”.

“Vou continuar no clube onde gosto de estar e vendo reconhecido o meu trabalho”, justificou o internacional português, em declarações ao www.fcporto.pt. “Esta época foi marcante”, continuou. “Consegui alcançar duas metas importantes: a conquista do campeonato e a presença na fase final do Europeu”.

Para José Costa, o principal objectivo da temporada que se avizinha está muito claro: “A meta principal será a obtenção do bicampeonato. Vamos trabalhar ainda mais, especialmente concentrados na revalidação do título”.



in "fcp.pt"

Fucile, Álvaro Pereira, Cristian Rodriguez e Maxi Pereira convocados pelo Uruguai

Os portistas Fucile, Cristian Rodriguez e Álvaro Pereira e o benfiquista Maxi Pereira foram convocados para o particular do Uruguaio frente à Ucrânia, no dia 2 de Setembro.



O seleccionador Óscar Tabárez confirmou, esta quarta-feira, o plantel de 22 jogadores convocados para o encontro, com apenas quatro "baixas" em relação à formação que conquistou a Copa América no passado dia 24 de Julho.
O encontro será jogado na cidade ucraniana de Jarkiv e servirá de ensaio para a selecção "celeste" para a fase de qualificação para o Mundial de 2014 no Brasil.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Fernando Muslera (Galatasaray, Tur) e Martín Silva (Olimpia).
Defesas: Diego Lugano (Fenerbahce, Tur), Diego Godín (Atlético de Madrid, Esp), Jorge Fucile (FC Porto, POR), Martín Cáceres (Sevilha, Esp), Sebastián Coates (Nacional), Álvaro Pereira (FC Porto, POR), Maximiliano Pereira (Benfica, POR) e Andrés Scotti (Colo Colo).

in "jn.pt"

Chelsea leva nega por Alvaro Pereira

PROPOSTA RECUSADA "EM 30 SEGUNDOS"


Os últimos dias do mercado prometem ser agitados, e de que maneira, para os lados do Dragão, tal como já era de prever, com as joias que restam a serem tentadas por alguns dos clubes mais ricos da Europa. Alvaro Pereira e Rolando estão na linha da frente, com o Chelsea e Paris Saint-Germain, respetivamente, a vincarem as respetivas posições, no intuito de assegurarem os dois defesas internacionais do FC Porto.
No caso do lateral-esquerdo uruguaio, sabe-se que o Chelsea avançou com uma proposta na casa dos 20 milhões de euros, mas Pinto da Costa confirmou ontem à noite a rejeição liminar por parte dos dragões. “Confirmo que o Chelsea fez uma proposta que demorou 30 segundos a ser respondida”, asseverou o presidente em declarações à RTP, admitindo saídas do plantel apenas no caso de alguma cláusula de rescisão ser exercida.
in "record.pt"

Teodoro Fonseca: «Querem ficar com o Walter»

EMPRESÁRIO FALA EM OFERTAS


Até ao momento, a nova época não trouxe qualquer dado para acrescentar à carreira de Walter. Depois de viver na sombra de Falcão, o brasileiro sujeita-se agora ao domínio de Kléber. As coisas estão complicadas para o Bigorna, que ontem viu o seu nome apontado como provável reforço do Bordéus e do Saint-Étienne, a título de empréstimo.
Contactado por Record, o seu empresário revelou que são muitos os interessados no avançado, embora a SAD portista não esteja disposta a negociar a cedência. “Querem ficar com o Walter. Talvez seja pelo facto de o Falcão ter saído. Tem contrato com o FC Porto e são eles que decidem a melhor solução”, referiu Teodoro Fonseca, lembrando que, no princípio de 2011, os dragões já tinham impedido que o camisola 18 saísse: “Já nessa altura o Walter tinha poucas oportunidades na equipa e nem assim o libertaram. É porque querem que fique.”
in "record.pt"

Hulk quer mostrar a qualidade do dragão diante do Barcelona

Não obstante reconhecer que o Barcelona «é sem dúvida uma das equipas mais fortes do Mundo», Hulk deixa claro que o FC Porto vai encarar o adversário nos olhos no encontro da Supertaça Europeia.

«Todos os jogos são um teste para nós, uma oportunidade para mostrarmos a nossa qualidade. Claro que este embate com o Barcelona vai ser muito importante, não só porque há um troféu em discussão, mas também porque defrontamos os campeões europeus. No entanto, o nosso objectivo é sempre o mesmo: vencer», diz o avançado brasileiro, em entrevista ao site da UEFA.

«Já vencemos a Supertaça portuguesa e vamos procurar fazer o mesmo no Mónaco. Se as coisas não nos correrem de feição, teremos de levantar a cabeça e continuar a trabalhar. É assim o futebol», refere, destacando que os azuis-e-brancos «não podiam estar mais motivados» para o encontro com «uma das melhores equipas do Mundo».

«Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para trazer o troféu para Portugal», afiança.



in "abola.pt"

Rodriguez candidato ao onze

Estar nos convocados pode ser apenas metade da surpresa. Há sérias hipóteses de a outra metade estar reservada para o início do jogo frente ao Barcelona.

Cristian Rodriguez é uma das grandes novidades na lista de convocados de Vítor Pereira para a Supertaça Europeia, agendada para as 19.45 horas de amanhã, no Mónaco, frente ao Barcelona, mas ninguém fique muito espantado se a sua chamada para esta partida, anunciada ontem, seja apenas metade da surpresa que o treinador tem preparada para este desafio frente ao Barcelona.

Segundo dados recolhidos por A BOLA, Rodriguez é neste momento um sério candidato a assumir um lugar entre os titulares do FC Porto neste embate de campeões, que disputam o primeiro troféu europeu da nova temporada. Apesar de ter visto o seu nome, nas últimas semanas, constantemente associado à saída do Dragão, a verdade é que o rendimento do internacional uruguaio tem impressionado a equipa técnica, de tal modo que Vítor Pereira entendeu chamá-lo para esta viagem ao Mónaco.



in "ojogo.pt"