quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Guardiola: «Porto é das equipas mais poderosas do mundo»

Não se pode dizer que tenha chegado a irritar-se, mas pelo menos impacientou-se: Guardiola não gostou do tom das perguntas dos espanhóis e sobretudo não gostou da sobranceria com que antecipam a final desta sexta-feira com o F.C. Porto. «Olhem para os números», atirou. «Eles dizem tudo.»

O treinador do Barcelona falava dos números do F.C. Porto, recordou «sete títulos nos últimos tempos» e lembrou a superioridade na liga portuguesa. Por isso falou com os olhos nos olhos. «Não se esqueçam: o F.C. Porto é uma equipa muito forte, muito física e que faz tudo bem. Vão vê-lo amanhã.»

Depois disso foi mais longe: procurou baixar a confiança catalã. «É uma honra para nós jogar com uma equipa das mais poderosas do mundo. O F.C. Porto ataca com intensidade e não sai para o ataque por sair, sai para o fazer bem», disse. «Tem boa capacidade de chegar à frente e criar perigo.»

«Tem jogadores que sabem jogar futebol, tem um sentido de futebol bem definido, jogado por atletas inteligentes, que sabem o que estão a fazer e que passos devem dar. Por isso obrigaram-nos a estudá-los bem e a prepararmo-nos da melhor forma. Pinto da Costa sabe montar as suas equipas», adiantou.

Para além de tudo isso, existe a motivação adversária. O gigante Real Madrid é a prova viva, qualquer equipa se transcende frente ao Barcelona. «A final da Supertaça Espanhola foi difícil e a final de amanhã também o vai ser. Não somos uma equipa invencível: qualquer equipa nos pode ganhar.»

Ora por isso Guardiola exige um Barcelona no máximo das suas capacidades. «Os jogadores têm de gozar o jogo, mas têm também de se preocupar e sofrer. O facto de termos ganho muitos títulos nos últimos tempos pode fazer parecer que vai ser fácil ganhar ao F.C. Porto, mas vai ser muito difícil.»

Frisando que «quanto mais se ganha, mais difícil é ganhar de novo», o treinador catalão adiantou que não se cansa de ganhar. «Queremos mostrar ao mundo que temos o desejo de ganhar mais títulos. Toda a gente gosta de ligar a televisão e ver o Barcelona jogar, esse é o maior elogio que nos podiam fazer.»




Guardiola: «Gostaria de ter muitos jogadores do F.C. Porto»

Treinador do Barcelona não poupa elogios ao rival, na véspera da Supertaça Europeia


Os elogios já vinham de trás: Guardiola impacientou-se até com o tom das perguntas dos jornalistas espanhóis e com alguma petulância como falavam do confronto desta sexta-feira. Por isso respeitou e referiu que era uma honra defrontar uma das equipas mais poderosas do mundo: o F.C. Porto.

Depois disso perguntou-se ao treinador que jogadores azuis e brancos gostava de levar para Barcelona. «Gostava de ter muitos jogadores do F.C. Porto na minha equipa. Estou muito satisfeito com o plantel que tenho e não posso pedir mais ao presidente. Mas todos os jogadores do F.C. Porto têm nível.»

«Pinto da Costa coloca os jogadores no mercado e todas as grandes equipas da Europa os querem. Todas. Por isso também os queria a todos: Helton, Rolando, Guarín, Moutinho, Hulk, Varela... O F.C. Porto é a equipa que mais títulos nacionais ganhou nos últimos anos e isso mostra a sua força.»

Antes disso, e logo no início da conversa, Guardiola já se tinha irritado com a primeira pergunta: no dia do sorteio, questionaram se a data que importa memorizar é a da final da Champions do próximo ano. «A data que temos marcada é a de amanhã. Era um erro estar já a pensar na final de 18 de Maio.»

Por isso mais à frente voltou a insistir na ideia de um grande F.C. Porto nesta fase da vida do clube. «Quando vemos o F.C. Porto jogar, percebemos que eles fazem tudo bem», referiu. E o Barcelona?, quis saber-se. «Estamos melhores do que há dez dias e piores do que estaremos dentro de outros dez.»




Guardiola: «Boa sorte para Villas-Boas»

Treinador comparou o F.C. Porto ao Barcelona e disse são duas equipas que mantêm a matriz independentemente do comando técnico.


Era um encontro muito esperado entre Guardiola e André Villas-Boas, mas a partida do treinador português para o Chelsea inviabilizou o confronto entre duas pessoas que se admiravam e elogiavam publicamente. O que não evitou que houvesse uma pergunta sobre Villas-Boas na mesma.

Guardiola respondeu com cuidado. «O F.C. Porto joga de uma forma muito parecida. Vítor Pereira era adjunto de Villas-Boas, conhece bem o trabalho e por isso manteve um matriz de futebol que é muito semelhante. São parecidos connosco, temos continuidade na forma de jogar», respondeu Guardiola.

«No Barça também pouco importa quem é o treinador, temos uma forma de jogar que se mantém sempre. Quero desejar boa sorte a Villas-Boas no Chelsea, espero que faça o melhor. Espero poder encontrá-lo nas competições europeias. Seria um prazer, como é um prazer defrontar o Manchester United.»




Guardiola: «Mourinho? Não respondo»

A única pergunta que o treinador do Barcelona deixou por comentar foi sobre as polémicas acusações de agressões no túnel de Camp Nou.


A polémica em torno do Barcelona e do Real Madrid, que motivou processos disciplinares a Mourinho e a Pepe Vilanueva, continua a centrar atenções. Naturalmente houve perguntas sobre a acusação merengue de agressões e insultos no túnel de Camp Nou. «Não falo disso», reagiu Guardiola.

O treinador foi pronto a deixar a garantia de que não iam colher-lhe nem uma palavra sobre o assunto e nem houve mais insistência dos jornalistas. No entanto, antes disso, já se tinha questionado Guardiola sobre a notícia de que Mourinho deixou Casillas de fora por este ter ligado a Xavi e Puyol.

«Somos todos adultos, o Casillas tem dado muito ao futebol espanhol e tenho a certeza que a amizade entre os jogadores não se vai perder», respondeu Guardiola. «Ganhámos o direito de ganhar a Supertaça de Espanha e ganhámos o direito de ganhar a Supertaça Europeia. Isso é que conta.»



in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: