quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Pinto da Costa: "Nem sempre ganham os favoritos"


O FC Porto não parte derrotado para o Mónaco, mesmo sabendo que vai defrontar a melhor equipa do mundo, vincou ontem o seu presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa, em declarações aos jornalistas durante a apresentação, no Porto, da equipa do Sport Progresso, da I Divisão da Associação de Futebol do Porto, que fez questão de "apadrinhar". Entre elogios ao técnico Vítor Pereira pelo trabalho que tem vindo a desenvolver no meio de muitas dúvidas relativas ao futuro de alguns futebolistas, Pinto da Costa recordou que não há forma de impedir a saída dos que possuem cláusulas de rescisão no caso de surgirem clubes interessados em pagar os respectivos montantes.

"Claro que o jogo do Mónaco é difícil, mas será daqueles em que o importante é estar lá, porque todos os anos há dois clubes na disputa da Supertaça europeia e este ano o FC Porto é um deles, o que constitui motivo de grande orgulho. E se há jogos em que há favoritos, este é um deles, pois o Barcelona surge nitidamente como a melhor equipa do mundo, mas nem sempre ganham os favoritos e não vamos lá apenas para participar. Vamos apostados em tentar fazer o melhor possível, e isso é ganhar."

Revelando-se muito satisfeito com o trajecto, em termos de resultados, da equipa neste início de temporada, o presidente do FC Porto voltou a recordar que não está surpreendido com o desempenho do técnico Vítor Pereira, a quem endereçou os maiores elogios.

"Já o conhecia, daí não ter sido colhido de surpresa. Vítor Pereira tem trabalhado em condições muito difíceis, porque depois de amanhã [sexta-feira] vai disputar uma prova importantíssima com a melhor equipa do mundo e neste momento não pode ter a garantia dos jogadores que vai ter ou não. Há jogadores com cláusulas de rescisão e, se vierem propostas e eles quiserem sair, não podemos impedi-los. É uma situação delicada, daí a ausência de alguns jogadores, mas o técnico tem feito um trabalho excelente."

Pinto da Costa confirmou a proposta apresentada pelo Chelsea por Álvaro Pereira, referindo que "demorou 30 segundos a responder negativamente" e desmentindo, por outro lado, que o clube tenha entrado na corrida por Leandro Damião.

"Sei que é um bom jogador, mas não admitimos a hipótese de o contratar. Aliás, não estamos à procura de qualquer substituto para o lugar de Falcao."

Na óptica do líder do FC Porto, o excesso de ruído em torno da arbitragem neste início de campeonato só descredibiliza o futebol, atribuindo responsabilidades a alguns comentadores de programas televisivos.

"Há pseudo-intelectuais a falar de futebol como se percebessem alguma coisa do assunto e a darem opiniões ridículas sobre arbitragem. Estão a chegar fogo ao futebol, são incendiários que julgam estar a fazer um grande papel. Criam um clima insustentável aos próprios árbitros, que têm sido uns heróis."

in "ojogo.pt"

Sem comentários: