quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Vítor Pereira: «Não viemos ver o Barça jogar»


Treinador garante que vai manter o habitual 4x3x3 e que vai querer um F.C. Porto ofensivo: «Acredito claramente que podemos ganhar»


Vítor Pereira não considera o Barcelona favorito. A conferência estava quase a acabar quando foi questionado sobre se havia favoritos. O treinador respondeu que não. «São duas equipas experientes, com grande qualidade individual e com grande qualidade colectivo. O resultado está em aberto.»

Uma resposta que veio corroborar o que o técnico já tinha dito: o F.C. Porto não veio ao Mónaco para prestar vassalagem. «Estamos cá por mérito próprio, em sequência de uma época brilhante. Reconhecemos no Barcelona uma grande equipa, um grande treinador, uma grande filosofia», disse.

«Mas não viemos cá para ver o jogo, viemos cá para jogar e para amanhã dar uma resposta à altura. O Barcelona é um clube de grande exigência, de grande qualidade de jogo, mas o F.C. Porto também é um grande clube, habituado a grande exigência e que prima por jogar bom futebol», adiantou.

De resto, e nesse sentido, Vítor Pereira prometeu não mexer no esquema táctico do F.C: Porto para se adaptar ao adversário. «Temos vindo a trabalhar em 4x3x3, somos fiéis a nós próprios e acreditamos nas nossas ideias. Por isso vamos manter o esquema. Não há razões nenhumas para mudar.»

Por isso, e para além do esquema táctico, Vítor Pereira promete manter também o atrevimento ofensivo. «Vamos procurar ter bola, vamos procurar o nosso jogo e acreditamos que temos argumentos para colocar problemas a este Barcelona. Acreditamos claramente numa vitória», disse.

«A melhor equipa que vi jogar na minha vida é este Barcelona. Tem à frente a liderar a equipa um grande treinador. Mas eu também lidero uma grande equipa, com jogadores de grande qualidade, acreditamos na nossa ideia de jogo, acreditamos no nosso trabalho e acreditamos que amanhã podemos ganhar.»




Vítor Pereira explica como parar Messi

Treinador promete não mover marcações individuais ao argentino e diz que o segredo está na capacidade de ser mais inteligente do que ele


É a pergunta óbvia: como parar o melhor do mundo? Vítor Pereira sorriu com a questão e respondeu ao seu jeito: «O Messi não se pára com fórmulas especiais», disse. «Pára-se com trabalho colectivo, com ajudas constantes, com um antecipar de intenções que permita perceber mais cedo o que vai acontecer.»

Ora por isso, o treinador do F.C. Porto garantiu que não vai colocar nenhum jogador a policiar o argentino. «Não sou apologista de marcações especiais ou de algo que nos faça adaptar ao adversário. Vamos ser a equipa que sempre fomos e acreditar nos nossos mecanismos defensivos colectivos.»

A propósito de Messi, perguntou-se o que aconteceu a Fernando. «É um jogador de grande nível, está a trabalhar bem, mas fruto de um início de época muito bom, o Souza foi ganhando o seu espaço. Há que fazer opções e escolho os jogadores que me dão mais garantias. O Souza ganhou o seu espaço.»




Por que ficou Álvaro Pereira de fora dos convocados?

Vítor Pereira garante que continua a contar com o lateral-esquerdo. Mas nesta altura ele não era a melhor opção.


Vítor Pereira continua a contar com Álvaro Pereira. Palavra de treinador. O líder portista deixou o lateral uruguaio de fora dos convocados para a final da Supertaça Europeia, com o Mónaco, o que naturalmente provocou enorme surpresa. Mas garante que foi apenas uma escolha pontual.

«O nosso plano para este jogo inclui os melhores jogadores no momento e por isso o Álvaro Pereira ficou de fora desta vez, mas contamos com ele no futuro», disse Vítor Pereira. «Estão aqui aqueles que estão melhores preparados para responder ao plano de jogo que temos para este momento.»

De resto, o treinador voltou a criticar o facto do mercado estar aberto até dia 31 de Agosto. Na perspectiva de Vítor Pereira, as transferências só deviam ser possíveis até meio do mês e antes de começarem as competições oficiais. Nessa altura, os clubes deviam conhecer os planteis definitivos.

«Este é um período em que os jogadores, pensando na própria vida, estarão sujeitos a alguma instabilidade emocional. Temos de viver com isso e fizemos o nosso trabalho dentro de um quadro de muita vontade dos jogadores de jogar este troféu», admitiu, prometendo a melhor resposta possível.




«Elogios de Guardiola? Vindo de quem vem, sabe bem»

Vítor Pereira retribui as palavras do colega catalão e garante que o Barcelona é a melhor equipa que já viu jogar na vida


Guardiola falou cerca de uma hora antes de Vítor Pereira e falou bem: elogiou o F.C. Porto. Disse que gostava de ter muitos jogadores da equipa portista, que qualquer grande equipa europeia os queria, que Vítor Pereira treina um dos maiores colossos mundiais e que vai ser difícil ganhar-lhe.

Ora depois disso, Vítor Pereira não deixou de retribuir o elogio. Disse, por exemplo, que o actual Barcelona é, «sem dúvida», a melhor equipa de futebol que já viu jogar na vida. Para além disso, mostrou-se agradado com os elogios. «Nós, clube, gostamos por vir da pessoa que vem e do clube que vem.»

«Sentimos isso como um elogio muito grande. O F.C. Porto gosta de ter bola, gosta de proporcionar bons espectáculos e tem exigências com a qualidade de jogo. Isso virá no seguimento das ideias do Barcelona. O nosso futebol é também positivo e acredito que amanhã será um grande espectáculo.»



in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: