domingo, 3 de julho de 2011

Acasemica - Christian poderá chegar do Dragão

A poucos dias de começar os trabalhos para a nova temporada, a Académica ainda tem, pelo menos, dois lugares em aberto no plantel. Um deles, como O JOGO apurou, é para um extremo e o alvo preferencial está perfeitamente identificado: Christian (na foto). Trata-se de um ganês, de 19 anos, que esteve nos dois últimos anos nos juniores do FC Porto e que tem contrato com os dragões até 2014. O extremo canhoto, que pode actuar nas duas alas, é visto como um jovem bastante promissor e, por isso mesmo, até está integrado nos trabalhos da equipa principal, embora a concorrência para a sua posição seja muita. A Briosa vai tentar assegurar o empréstimo.


in ojogo.pt"

Vítor Pereira quer futebol muito rápido

O terceiro dia de trabalho no Olival mostrou mais um pouco daquilo que são as ideias de Vítor Pereira. A sessão foi aberta durante os primeiros 30 minutos, o dobro do habitual, e depois de Filipe Almeida, o preparador-físico, ter orientado os primeiros exercícios, foi a vez de Vítor Pereira levantar a voz. "Toca, toca, encontra apoios, quero a bola a rodar". Foram estes os pedidos do treinador aos jogadores, para a realização de um exercício com duas equipas de oito jogadores e dois "jokers", todos com permissão para apenas dois toques na bola. A ideia era que todos pensassem rápido e encontrassem soluções num espaço reduzido de relva e sob grande pressão dos adversários. Com o termómetro mais baixo do que na véspera, os jogadores empenharam-se a fundo e disputaram todos os lances com energia, como se deles já dependesse a titularidade. Os mais tecnicistas encontraram melhores soluções de passe, embora o essencial passasse por manter a posse e sempre com o sentido de baliza. Os reforços Bracali, Djalma e Kelvin aproveitaram para sentir o espírito competitivo do plantel.

Antes deste exercício houve outro em que se pediu aos jogadores que recebessem a bola e a passassem de primeira. O brasileiro Kelvin foi o único que não participou neste exercício, porque não estava ainda no relvado. Hoje há mais uma sessão dupla, às 10h30 e às 17 horas, sempre no Olival.

Belluschi recuperado

Vítor Pereira recebeu ontem mais um reforço e não foi Kléber. Belluschi surgiu no relvado pela primeira vez, pelo menos para os jornalistas, e treinou sem qualquer limitação aparente. O nome do argentino também desapareceu do boletim médico.

Belluschi está assim em condições de realizar toda a pré-época e candidatar-se a um lugar no meio-campo portista quando surgirem os primeiros jogos. O médio tinha sofrido uma fissura no perónio direito durante um jogo amigável entre as selecções da Argentina e da Polónia, que se realizou no início de Junho, e durante as férias teve que imobilizar a perna durante alguns dias. Nos dois primeiros dias de trabalho no Olival sujeitou-se a trabalho de ginásio. Ontem, pelo que se viu durante os 30 minutos abertos aos jornalistas, Belluschi cumpriu todos os exercícios integrado no grupo. Recuperado, portanto, e pronto para competir a cem por cento.

Mas se o treinador ficou com mais uma opção com o regresso do internacional argentino, ontem voltou a ficar sem Sapunaru. O defesa-direito não esteve presente no Olival pelo segundo dia consecutivo, devidamente autorizado a ir à Roménia para assistir ao funeral do pai.

Nas duas sessões de treino de ontem, Vítor Pereira trabalhou com 17 jogadores de campo e quatro guarda-redes. O único que continua entregue ao departamento médico é Rafa. O lateral-esquerdo continua a recuperar da lesão que sofreu na época passada: fractura do perónio e rotura do ligamento deltóide. Nesta altura, realiza trabalho de ginásio. Depois de cinco meses de recuperação, já não falta muito para regressar aos relvados.tado a trabalhar no ginásio.

in "ojogo.pt"

Arranque com menos jogos mas com equipas mais fortes

Na época passada o FC Porto teve um início arrasador ao vencer os dez primeiros jogos, entre competições tão diferentes como Supertaça Cândido de Oliveira, Liga Zon Sagres e Liga Europa. As vitórias funcionaram como uma potente injecção de confiança num grupo liderado por um treinador que, na altura, tinha 32 anos e que muito contribuíram para os quatro troféus arrecadados no final. Esta época, analisando o sorteio da Liga realizado e conjugando-o com os jogos das outras provas, são previstas dificuldades bem maiores para o arranque da equipa de Vítor Pereira. Em teoria, obviamente.

Este detalhe diz praticamente tudo: o FC Porto vai começar a época com a equipa que lhe roubou os primeiros pontos na temporada anterior: o Guimarães (empate no "Afonso Henriques"), à sétima jornada, no início de Outubro. E a equipa de Vítor Pereira vai ter que roer duas vezes o mesmo osso, porque para além de visitar os vimaranenses na primeira jornada da Liga, vai disputar com o mesmo adversário a Supertaça, em Aveiro. E foi no mesmo local que na época passada o FC Porto arrancou a toda a velocidade, derrotando o Benfica e as casas de apostas. Embalada, a equipa beneficiou depois de um calendário suave para somar vitórias atrás de vitórias, em casa e fora. O jogo mais complicado surgiu à quarta jornada, com o Braga, que não conseguiu evitar a derrota.

Entre Agosto e Setembro o FC Porto vai ter menos dois jogos do que na temporada passada (teve que disputar o acesso à Liga Europa). Mas, como já se percebeu, os adversários são mais fortes. Para lá do duplo confronto com o Guimarães, há a destacar uma visita ao Leiria (o jogo deve ser adiado uns dias) e o clássico com o Benfica, na sexta jornada, no Estádio do Dragão. Há ainda o pior adversário de todos: nada mais, nada menos do que o vencedor da Liga dos Campeões. O FC Porto defronta o Barcelona, no Mónaco, depois da segunda jornada da Liga Zon Sagres. Um jogo difícil, mas ideal para proporcionar um efeito positivo no balneário: vencendo o Barcelona, quem fará frente ao FC Porto?

Mundial sub-20 pode tirar Iturbe e James do Mónaco

Para além das dificuldades criadas pelo calendário durante as primeiras jornadas da Liga, mais os jogos da Supertaça Europeia e Supertaça Cândido de Oliveira, Vítor Pereira acumula outras preocupações: a Copa América e o Mundial de sub-20. Há seis portistas nas duas provas. O problema maior é o sub-20, com Iturbe e James envolvidos. A final disputa-se no dia 20 de Agosto, a seis dias do jogo com o Barcelona, no Mónaco, e a Argentina é candidata a chegar lá. E se chegar, Iturbe não terá tempo para defrontar a equipa de Messi. Já a Colômbia, de James, é candidata a ficar pelo caminho mais cedo. Quanto à Copa América, mesmo que o Uruguai (Fucile e Álvaro Pereira) e a Colômbia (Guarín e Falcao) cheguem à final (24 de Julho), haverá condições para que regressem a tempo do primeiro jogo oficial.

in "ojogo.pt"

Opção por Prediger não foi exercida

Prediger vai continuar no Colón até Dezembro porque o FC Porto não exerceu a cláusula prevista no empréstimo ao clube argentino, em que podia "resgatar" o jogador ao fim de seis meses. A data venceu a 30 de Junho e, automaticamente, Prediger fica no Colón por mais meio ano. O jogador está de férias nos Estados Unidos, mas a notícia foi recebida com enorme satisfação no clube. "Estamos muito contentes é como se fosse mais um reforço", disse o vice-presidente Rubén Moncagatta.

Hulk continua a ser um ídolo no Japão

É filho de um astro do basebol japonês, mas é internacional de futebol e tem como ídolo Hulk. Não seria muito estranho se não estivéssemos a falar de Daisuke Takagi, que é defesa. Ora, Hulk passou quase quatro anos a infernizar as defesas do campeonato nipónico, mas não se cruzou com o jovem Daisuke, que só tem 17 anos. Mesmo assim, as fintas e os golos do Incrível cativaram o aspirante a estrela nipónica. "Gosto muito do brasileiro Hulk, ex-jogador do meu clube que hoje está no FC Porto. Impressiona-me muito", referiu em entrevista ao sítio da FIFA.

in "ojogo.pt"

Helton: "Já se sente o cunho de Vítor Pereira"

Provavelmente por uma questão hierárquica, o capitão da equipa, Helton, foi o primeiro elemento do plantel que o FC Porto disponibilizou para falar sobre a nova época. A saída de Villas-Boas, como seria de esperar, dominou parte da conversa com os jornalistas e o brasileiro fez questão de deixar um agradecimento ao novo treinador do Chelsea pelos títulos conquistados, mas sublinhou o início de uma nova era, com Vítor Pereira, em que os objectivos se mantêm intactos: ganhar. "Cada treinador tem a sua opinião e maneira de trabalhar. Agora estamos com o mister Vítor Pereira, que já começa a colocar a sua forma, o seu cunho, mas o objectivo é o mesmo: conseguir ganhar o máximo possível", referiu o guarda-redes que parte para a sétima época de dragão ao peito.

Ao fim de três dias de trabalho, Helton garante que "não existe qualquer diferença" entre o Vítor Pereira adjunto e o Vítor Pereira treinador principal. "Já nos conhecemos da época passada. Está a colocar a forma dele pensar nos treinos, mas no geral não há grandes diferenças", insistiu. O discurso no balneário, pelos vistos, também é o mesmo: "pediu-nos que continuássemos com seriedade, empenho e dedicação ao máximo nos trabalhos", revelou.

A herança deixada por Villas-Boas é pesada: quatro em cinco títulos, um deles europeu. Helton não quis antecipar cenários sobre a possibilidade de repetir tudo. "Vamos passo a passo. As coisas acontecem de acordo com o trabalho e é preciso paciência. Acredito num trabalho muito forte do nosso grupo. Temos vários jogadores que chegaram agora e que se querem impor na equipa. E o importante é o colectivo, esperamos aproveitar as oportunidades". Por isso, não apontou o FC Porto como favorito no campeonato. "Isso não existe". Da mesma forma que não quis abordar as movimentações de mercado nos adversários. "Não me cabe a mim comentar isso", atirou. Já sobre as caras novas do FC Porto não se importou de falar. "Procurei recebê-los da mesma forma como fui recebido. Para quem chega, o primeiro contacto é importante. Os mais antigos, como eu, têm a responsabilidade de lhes passar as informações necessárias, mas não tudo de uma vez senão eles assustam-se", brincou.

"Isto aqui não é um ringue"

Helton está no FC Porto há sete anos e esta época vai receber dois novos concorrentes na luta pela baliza dos campeões nacionais. Um, Kadú, conhece bem por terem treinado juntos algumas vezes, o outro, Bracali, é compatriota e já foi elogiado publicamente enquanto adversário. "Para já, também temos o Beto", apressou-se a dizer, dando a entender com o "para já" que o português está mesmo de saída, conforme O JOGO escreveu. São, portanto, quatro os guarda-redes à disposição de Vítor Pereira e que estão "a trabalhar para o mesmo objectivo que é fazer o melhor pelo FC Porto. Isto não é um ringue, por isso não há qualquer luta", referiu.

in "ojogo.pt"

TRÊS PORTISTAS NOS QUARTOS-DE-FINAL DA TAÇA DO MUNDO

O espanhol Daniel Sánchez, o sueco Torbjörn Blomdahl e o grego Nikos Polychronopoulos são os três atletas do FC Porto que atingiram os quartos-de-final da Taça do Mundo de Bilhar às três tabelas, que decorre no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. A eliminatória decorre na noite de sábado.

Nos oitavos-de-final, disputados também no sábado, Daniel Sánchez bateu Tayfun Tasdemir, Blomdahl superiorizou-se ao francês Jeremy Bury e Polychronopoulos ultrapassou o compatriota Kasidokostas. Dick Jaspers, Frédéric Caudron, Roland Forthomme, Jae Ho Cho e Jozef Philipoom foram os outros vencedores.

Na sexta-feira, nos dezasseis-avos-de-final, não houve surpresas. Passaram os favoritos, com excepção do alemão Martin Horn, finalista há um ano, que foi eliminado pelo belga Eddy Leppens. Daniel Sánchez sentiu algumas dificuldades e só na negra bateu o compatriota Sergio Jimenez. Mais autoritário esteve Torbjörn Blomdahl, que “derreteu” o holandês De Bruijn.

A Taça do Mundo de Bilhar às três tabelas - uma organização conjunta da União Mundial de Bilhar, da Confederação Europeia de Bilhar, da Federação Portuguesa de Bilhar, do FC Porto e do Leixões SC – termina no domingo, com a realização das meias-finais e da grande final.



in "fcp.pt"

Um predador na área

KLÉBER ENCANTOU O AMIGO CLAUDIO PITBULL


Cláudio Pitbull e Kléber, o passado e o futuro do ataque portista... Os dois conheceram-se no Marítimo, em 2009/2010. Entretanto seguiram caminhos diferentes, mas a amizade ficou. “Ontem (anteontem), quando soube que ia assinar pelo FC Porto, fui dos primeiros a ligar-lhe para desejar os parabéns. Ele merece”, confidenciou Pitbull a Record.
Para o avançado que passou pelo Dragão na tumultuosa época de 2004/2005, a cláusula de rescisão de 40 milhões de euros com que o FC Porto blindou Kléber é um sinal evidente da qualidade do avançado, de 21 anos. Mas se restam dúvidas... “As comparações com Falcão são impossíveis de fazer, porque ele está noutro patamar. No entanto, o Kléber tem tudo para explodir no FC Porto. Na área é um verdadeiro predador, aparece a marcar quando menos se espera. As movimentações dele são perfeitas. É muito jovem e, portanto, o FC Porto ainda vai ganhar muito dinheiro com ele”, prossegue.
in "record.pt"

Felipe Lopes com o caminho aberto

Felipe Lopes, defesa-central, nome apontado ao FC Porto, tal como A BOLA noticiou em primeira mão, foi apresentado com o plantel do Nacional da Madeira, mas é o nome mais forte para ocupar um lugar no eixo da defesa portista se Rolando for vendido à Roma, como tudo indica. 

Desta vez, os dragões não devem precisar de sair do país para fecharem contrato com mais um brasileiro, e se isso acontecer será o décimo do novo plantel portista, dirigido por Vítor Pereira.

Como escrevemos há três semanas, Felipe Lopes já estava referenciado pelo scouting do FC Porto e quando Maicon se mudou para o Dragão, era ele quem estava também nas contas, mas estava a acabar de chegar ao futebol português. 


in "abola.pt"

Kléber já fez exames e treina segunda

Kléber confirmado: vai ser jogador do FC Porto nos próximos anos. Está colocado um ponto final numa novela que durou um ano, exactamente quando A BOLA anunciou a contratação que daria origem a uma guerra entre o Marítimo e o Atlético Mineiro com o FC Porto pelo meio. 

Haja o que houver, independentemente de todos os protestos oriundos do clube do Funchal, o avançado apresenta-se ao trabalho depois de amanhã, já com todos os papéis assinados. Não há volta a dar, Kléber pode sorrir com a camisola do dragão e é a principal alternativa a uma eventual saída de Radamel Falcao. Caso contrário, estará sempre lá para a luta...

O futebolista já está no Porto desde ontem e, apesar de ter sido impossível confirmar oficialmente (o próprio jogador atendeu o telemóvel a A BOLA, mas pediu desculpa, dizendo que não podia falar quando lhe perguntámos se já se encontrava na cidade...), é seguro que começou a avançar com os primeiros exames médicos. Essa é a prática corrente: primeiro os exames médicos, depois a assinatura do contrato e, então sim, o início da sua actividade junto de um grupo que o vai receber com certeza com a solidariedade habitual.


in "abola.pt"