domingo, 3 de julho de 2011

Arranque com menos jogos mas com equipas mais fortes

Na época passada o FC Porto teve um início arrasador ao vencer os dez primeiros jogos, entre competições tão diferentes como Supertaça Cândido de Oliveira, Liga Zon Sagres e Liga Europa. As vitórias funcionaram como uma potente injecção de confiança num grupo liderado por um treinador que, na altura, tinha 32 anos e que muito contribuíram para os quatro troféus arrecadados no final. Esta época, analisando o sorteio da Liga realizado e conjugando-o com os jogos das outras provas, são previstas dificuldades bem maiores para o arranque da equipa de Vítor Pereira. Em teoria, obviamente.

Este detalhe diz praticamente tudo: o FC Porto vai começar a época com a equipa que lhe roubou os primeiros pontos na temporada anterior: o Guimarães (empate no "Afonso Henriques"), à sétima jornada, no início de Outubro. E a equipa de Vítor Pereira vai ter que roer duas vezes o mesmo osso, porque para além de visitar os vimaranenses na primeira jornada da Liga, vai disputar com o mesmo adversário a Supertaça, em Aveiro. E foi no mesmo local que na época passada o FC Porto arrancou a toda a velocidade, derrotando o Benfica e as casas de apostas. Embalada, a equipa beneficiou depois de um calendário suave para somar vitórias atrás de vitórias, em casa e fora. O jogo mais complicado surgiu à quarta jornada, com o Braga, que não conseguiu evitar a derrota.

Entre Agosto e Setembro o FC Porto vai ter menos dois jogos do que na temporada passada (teve que disputar o acesso à Liga Europa). Mas, como já se percebeu, os adversários são mais fortes. Para lá do duplo confronto com o Guimarães, há a destacar uma visita ao Leiria (o jogo deve ser adiado uns dias) e o clássico com o Benfica, na sexta jornada, no Estádio do Dragão. Há ainda o pior adversário de todos: nada mais, nada menos do que o vencedor da Liga dos Campeões. O FC Porto defronta o Barcelona, no Mónaco, depois da segunda jornada da Liga Zon Sagres. Um jogo difícil, mas ideal para proporcionar um efeito positivo no balneário: vencendo o Barcelona, quem fará frente ao FC Porto?

Mundial sub-20 pode tirar Iturbe e James do Mónaco

Para além das dificuldades criadas pelo calendário durante as primeiras jornadas da Liga, mais os jogos da Supertaça Europeia e Supertaça Cândido de Oliveira, Vítor Pereira acumula outras preocupações: a Copa América e o Mundial de sub-20. Há seis portistas nas duas provas. O problema maior é o sub-20, com Iturbe e James envolvidos. A final disputa-se no dia 20 de Agosto, a seis dias do jogo com o Barcelona, no Mónaco, e a Argentina é candidata a chegar lá. E se chegar, Iturbe não terá tempo para defrontar a equipa de Messi. Já a Colômbia, de James, é candidata a ficar pelo caminho mais cedo. Quanto à Copa América, mesmo que o Uruguai (Fucile e Álvaro Pereira) e a Colômbia (Guarín e Falcao) cheguem à final (24 de Julho), haverá condições para que regressem a tempo do primeiro jogo oficial.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: