terça-feira, 26 de julho de 2011

TRICAMPEÃO APRESENTOU AMBIÇÃO EUROPEIA

Aceder à fase de grupos da Liga dos Campeões é o primeiro projecto do tricampeão nacional, que mantém a ambição de vencer tudo. “Nada de novo”, observou o treinador, na superflash que oficializou o arranque de temporada dos Dragões, ao final da tarde de segunda-feira. “É a realidade do FC Porto, extensiva a todas as modalidades”, acrescentou.

À pretensão europeia, o capitão Ricardo Moreira juntou o desejo de conquistar todas as competições nacionais, objectivo reiterado pelo sérvio Nenad Melancic, uma das quatro aquisições do FC Porto Vitalis, que na véspera esteve no Estádio do Dragão e se confessou fascinado, antes de fazer referência à qualidade de Hulk.

João Ramos (Espinho), Sérgio Rola (São Bernardo) e Tiago Silva (Xico Andebol) são as restantes contratações da versão 2011/12 do plantel azul e branco, que conta também com a promoção de António Silva do plantel júnior.

Ljubomir Obradovic
“Há sempre muito para trabalhar, para que a nossa equipa esteja sempre a grande nível, o que significa que lutaremos pela revalidação do título, pela conquista da Taça de Portugal e por este nosso sonho de participar na Liga dos Campeões. Temos o objectivo de continuar a ganhar e não podemos negar a nossa condição de sérios candidatos ao título. Mas isso não é nada de novo. É a realidade do FC Porto, que é extensiva a todas as modalidades.”

Ricardo Moreira
“Esperamos, desta vez, à terceira vez, entrar na Liga dos Campeões. É o primeiro objectivo da época, que esperamos atingir, mas também temos a ambição de revalidar o título e conquistar a Taça e a Supertaça. Todas as equipas vão querer bater o tricampeão. Este FC Porto, como todos os outros, é talhado para ganhar e para os grandes momentos. Apesar de as outras equipas se terem reforçado bastante, creio que continuamos a ser os mais fortes.”

Nenad Melancic
“Obviamente, estamos dispostos a trabalhar arduamente para vencer todas as competições nacionais, tentando entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões. Já estive no estádio, é impressionante. É um grande clube, com jogadores fantásticos como o Hulk.”



in "fcp.pt"

Uma "manita" que entra na história

De Agosto a Julho, Álvaro Pereira e Cristian Rodríguez encheram o cabaz. Uma mão de títulos que é histórica para a dupla uruguaia e que lhes garante um lugar de destaque entre os portistas que juntaram títulos ao serviço do clube e de uma selecção. Só James, que não jogou na Supertaça conquistada ao Benfica, pode igualá-los, isto porque já acrescentou o Torneio de Toulon aos três títulos ganhos na Invicta e ainda corre atrás do Mundial Sub-20.
O Palito e o Cebola fizeram jackpot, mas será que chegou a hora de o FC Porto lucrar com eles? Isso parece uma evidência no caso do extremo, que entra no último ano de contrato. É a derradeira oportunidade para a SAD recuperar o investimento de 7 milhões de euros (por 70 por cento do passe) e tudo se encaminha para que o processo fique concluído nos próximos dias, havendo ainda várias possibilidades em cima da mesa. Não será por falta de interessados que a saída de Rodríguez abortará.
O que também se comenta à boca cheia entre o staff uruguaio é que o Liverpool está firme na corrida pelo defesa, que vai passar os próximos dias em Santa Fé, de onde é natural a mulher, e desconhece qual o próximo destino. O FC Porto aposta forte no seu regresso, mas está fragilizado perante uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros que não parece assim tão inacessível.
E o curioso é que a conversa já chegou à Roménia, onde o Cluj faz contas aos 4 milhões que lhe caberiam numa eventual transacção de Álvaro Pereira. Sem interesse em perder o talento do lateral nem em repartir dividendos, os dragões projectam o plantel definitivo com o nome do Palito bem sublinhado. De resto, o agente do esquerdino foi afirmativo quando disse a O JOGO, ontem, que o defesa vai regressar à Invicta. "Não houve contactos com clubes nos últimos tempos", garantiu. Novidade, só a "manita" da dupla uruguaia.

Campeões cortam nas férias

A hora seria de merecido descanso para Álvaro Pereira e Rodríguez, mas os dois jogadores vão cortar no período de férias a que teriam direito e apresentar-se ao serviço já na próxima semana, sensivelmente ao mesmo tempo que os colombianos Falcao e Guarín.
Atendendo a que estão com ritmos de competição altíssimos, os dois uruguaios podem ser opções válidas à disposição de Vítor Pereira para a Supertaça Cândido de Oliveira, marcada para 7 de Agosto em Aveiro, cabendo a gestão ao treinador.
Pelo quarto ano seguido, Palito praticamente não vai gozar férias. "Já estou habituado. Tenho tempo no futuro, quando deixar o futebol, para as gozar", referiu numa entrevista a O JOGO antes de partir para a Copa América.
O regresso antecipado de Álvaro Pereira é uma excelente notícia para o treinador, que começou a pré-época apenas com Addy disponível para o lugar, acrescentando-lhe Fucile - que não deixa de ser uma adaptação - a partir do dia 15.

in "ojogo.pt"

Souza acredita em vitória na Champions

Suplente mas feliz da vida por estar no clube que é "a melhor porta de entrada na Europa." Em entrevista ao site blogolo, Souza desfaz-se em elogios e até se socorre das conversas com Kardec sobre o Benfica para explicar o sucesso dos dragões. "Quando falamos noto muitos contrastes. É no trabalho que não se vê e na estrutura que está diferença", garante. Depois de uma época "surpreendente", a ambição duplica. "Não será fácil, mas podemos ganhar a Liga dos Campeões. Vamos escrever a nossa história", disse.
O médio não vê razões para que se duvide de Vítor Pereira. "O trabalho é parecido com o de Villas-Boas. Se respondemos bem o ano passado, vamos responder bem agora. Vítor Pereira está apenas a corrigir as pequenas coisas que não estavam tão bem, como a marcação", sublinha, confessando surpresa pela saída do anterior técnico para o Chelsea. "Se alguém disser que esperava, mente. Marcou o FC Porto e as nossas vidas", elogia, recordando a "Liga Europa e os festejos nos Aliados" como o grande momento da época.
Sobre os reforços, só elogios, especialmente para... Kelvin: "É uma pérola. Falta trabalhá-lo, mas estou certo de que terá êxito. Alex e Danilo também são excelentes. Se o FC Porto gastou este dinheiro, é porque têm valor."

in "ojogo.pt"

Rúben Lima: "É um castigo psicológico"

Daqui a precisamente um mês, FC Porto e Barcelona defrontam-se no Mónaco. É o mote para um primeiro olhar sobre o Barça 2011/12, ainda em fase embrionária, mas com um código genético sobejamente conhecido e que não sofrerá revoluções. É o que nos garante Rúben Lima, lateral português do Hajduk Split que defrontou os catalães no primeiro particular disputado pela equipa de Pep Guardiola na pré-época.
Os dragões que se cuidem, porque o Barça continua a fazer da posse uma obsessão. "Há vários craques que ainda não se apresentaram, mas os princípios de jogo são transversais e todos os jogadores os assumem. Sentimos imensas dificuldades, porque tivemos de correr atrás deles. É uma posse que desgasta, porque parece que estão a mastigar o jogo até que entra um passe de ruptura. É um castigo psicológico", comenta.
Em Split, o Barça empatou sem golos. Sem Messi, Dani Alves, Xavi ou Piqué, mas com Valdés, Iniesta, Busquets, Villa e uma promessa de alto rendimento a meio-campo. "O Villa foi um perigo constante no ataque, mas destacaria a exibição do Thiago Alcântara, que assumiu o comando da equipa e que tem muita qualidade no meio-campo ofensivo. Vê-se que está apostado em vincar um espaço entre o Xavi e o Iniesta depois do que fez no Europeu de sub-21", realça Rúben Lima, que deixa dicas ao FC Porto. "Têm de estar preparados para jogar sem bola, mantendo níveis de concentração elevados e sabendo muito bem o que fazer quando a recuperarem", apontou, denotando um défice. "Pode ser injusto, mas o lado esquerdo da defesa é o mais fraco e, pelo que sei, o mais forte do FC Porto, através do Hulk. Maxwell está abaixo dos outros e Abidal foi central contra nós. Pode ser um ponto a explorar", nomeou Rúben Lima.
O Barça joga hoje com o Inter de Porto Alegre e tem o primeiro desafio oficial a 14 de Agosto, frente ao Real Madrid.



"Iniesta é impressionante"

Se Thiago está a jogar muito, é Andrés Iniesta quem mais encanta Rúben Lima. Além do perfume futebolístico, o motor do meio-campo campo blaugrana é o líder de todo o conjunto. "Uma coisa é vê-lo jogar pela televisão. Outra é jogar contra ele", constata. "A sua presença no campo é impressionante", prossegue, rendido à sua magia. "Tem uma classe enorme, mostra categoria em cada lance e nota-se que toda a equipa o respeita e segue", explica.
No fundo, o terceiro melhor do mundo para a FIFA em 2010 é apenas um ícone do modelo implementado e a seguir. "É o símbolo de uma cultura instalada e que é transversal a todo o Barcelona. A obsessão pela posse é algo que todos os seus jogadores sabem interpretar", descreve. Uma boa nota para Vítor Pereira recolher, embora isto não seja propriamente uma novidade.

Pep adorou ambiente

Guardiola gostou do primeiro particular da época, mas gostou sobretudo do ambiente da festa do centenário do Hajduk Split. Quadros adversos, está bom de ver, não são problema para o técnico do Barcelona. Rúben Lima enquadra o cenário. "É impressionante. Posso viver 100 anos que nunca verei adeptos tão fervorosos como os da Torcida", comenta sobre a claque dos croatas.
No Mónaco, já se sabe, os catalães estarão em maioria. É que o jogo está a provocar grande entusiasmo em Barcelona, onde os bilhetes esgotaram. Um salto enorme face ao impacto que teve a Supertaça de 2009.

in "ojogo.pt"

Baliza para o museu

O FC Porto decidiu imortalizar de uma forma única e curiosa a conquista da Liga Europa: comprou a baliza onde Falcao marcou o golo da vitória sobre o Braga e vai expô-la no futuro museu do clube, que abrirá as suas portas no dia 23 de Abril de 2012.
A ideia de adquirir a baliza surgiu logo após os festejos pela vitória sobre o Braga, ainda em Dublin, mas na altura não foi possível avançar com o negócio porque havia jogos de futebol agendados para o estádio nas semanas seguintes, nomeadamente a Carling Nations Cup, que só terminou no dia 29 de Maio, ganha pela República da Irlanda. Entretanto, os responsáveis portistas trocaram uma série de contactos com os proprietários do estádio e chegaram recentemente a um acordo para a compra dos postes e das redes defendidas por Helton na segunda parte do encontro.
Claire Seale, do departamento de marketing do "Aviva Stadium" confirmou isso mesmo a O JOGO. "Logo depois da final, o FC Porto contactou-nos para ficar com a baliza. É verdade que a compraram e, pelo que sei, vai ficar no futuro museu. Já está tudo tratado e em breve a baliza seguirá para Portugal", explicou.
O FC Porto fez uma oferta tentadora e convenceu os responsáveis do "Aviva Stadium" a vender os postes e as redes da baliza, situada junto à Bancada Sul. O JOGO sabe que a estrutura será enviada muito em breve para a Invicta, onde será guardada até 23 de Abril, altura em que será reconstruída e exposta ao público como uma das atracções principais do futuro museu do clube. Pinto da Costa apontou esse dia, em que completará 30 anos como presidente, para a abertura de portas de "um dos mais modernos museus do mundo", conforme revelou a O JOGO.
O Museu FC Porto vai estar localizado no Estádio do Dragão - onde estava o Bingo - e vai apresentar, além da emblemática baliza irlandesa, exposições dos mais de 15 mil troféus conquistados, em todas as modalidades, e vídeos das históricas conquistas do FC Porto. A construção do museu, conforme foi revelado há uma semana, é da responsabilidade do banco brasileiro BMG, que suportará os custos.

in "ojogo.pt"

Christian Atsu desiludido: «Meu Deus, que falhanço!»

Extemo ganês não acertou na bola no lance que viria a dar o terceiro golo do F.C. Porto frente ao Peñarol.


A dar os primeiros passos na carreira de jogador profissional, Christian Atsu tem sido uma das boas surpresas da pré-temporada do F.C. Porto. O extremo ganês, que evoluiu na equipa júnior da temporada passada, tem deixado boas indicações nos jogos de preparação, mas a estreia no Dragão, frente ao Peñarol, não correu como desejaria.

Christian teve uma boa ocasião para marcar, num lance que...deu golo. Mas de Walter. Após bom trabalho de Kelvin, na esquerda, a bola veio mesmo ao jeito do pé esquerdo do jovem extremo, mas o remate não saiu. Walter aproveitou o lance, mas Christian não escondeu a desilusão, desabafando, posteriormente, na sua página de Facebook.

«Que falhanço que eu tive, meu Deus. Obrigado, Deus, por tudo», pode ler-se, numa tradução livre da mensagem original, em inglês. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Entrevista a Alex Sandro: «O Porto vence mais que o Benfica»

Lateral ex-Santos FC fala ao Maisfutebol, apresenta-se aos adeptos dos dragões e explica as razões que o levaram a optar pelos dragões em detrimento das águias


Namorado pelo Benfica, aliciado semanas a fio pela imponência da águia e arrebatado à última hora pela ofensiva irrecusável do F.C. Porto. Alex Sandro assinou por cinco temporadas pelos dragões, custou 9,6 milhões de euros e passou a ter uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros. 

Concentrado na Colômbia para o Mundial de sub-20 ao serviço da selecção do Brasil, Alex Sandro fala em entrevista exclusiva ao Maisfutebol, a primeira a um jornal português, sobre «a loucura» vivida ao longo das últimas semanas. E explica os motivos que o levaram a optar pelo F.C. Porto em detrimento do Benfica. 
A conversa começou precisamente por aí. O lateral esquerdo fala em «opção pelo clube que mais vezes ganha». «A realidade recente demonstra que o Porto está quase sempre à frente do Benfica», diz-nos Alex Sandro, num espreguiçado dia de folga. 

«Optei com muita ponderação. Basta olhar para os resultados obtidos pelas duas equipas. A expressão do F.C. Porto na Europa é superior, venceu a Liga Europa e há poucos anos a Liga dos Campeões, e esses dados levaram-me a optar desta forma. Foi a melhor escolha, sem dúvida.»

«Respeito a história do Alvaro Pereira no clube»

Um oceano separa ainda Alex Sandro do Dragão. A chegada a Portugal está agendada para o final de Agosto. A mente, «para já», pensa essencialmente no Mundial de sub-20, mas não há nada que eclipse o futuro a azul e branco. 

«Claro que já me imagino com a camisola do Porto. Estou extremamente feliz por ser jogador de um clube com tamanha tradição», refere o atleta de 20 anos, germinado no Atlético Paranaense antes de evoluir, em grande esplendor, na Vila Belmiro em representação do Santos FC. 

«Vi o jogo amigável contra o Rio Ave e gostei muito da equipa. Não tenho qualquer dúvida que vou para um clube extremamente forte e com uma cultura de vitória», explica Alex Sandro, já informado sobre o seu mais do que provável concorrente directo no elenco dos campeões nacionais. 

«O Alvaro Pereira fez uma grande Copa América. É um defesa muito rápido, ofensivo e respeito bastante a história dele dentro do clube», declara o internacional sub-20 brasileiro, garantindo, porém, que não vem para ser suplente. «Vou procurar o meu espaço e jogar regularmente. Sei aquilo que posso fazer. É óptimo ter um jogador deste calibre na minha posição.»

Alex Sandro: uma referência, Hulk e (claro) Danilo

Entrevista-Maisfutebol ao reforço do F.C. Porto. Aos 20 anos o internacional brasileiro sub-20 chega ao futebol europeu


Nascido no interior de São Paulo, no município de Catanduva, em 1991, Alex Sandro aprendeu a admirar desde cedo a safra de «Ronaldo, Rivaldo e Roberto Carlos». Petiz ladino, viciado em futebol, viu pela televisão os Mundiais de 1998 e 2002 para se render por completo aos encantos do lateral esquerdo.

«O Roberto é uma referência para mim», diz em entrevista aoMaisfutebol o novo jogador do F.C. Porto. Agora é ele que sonha com Mundiais e a selecção principal do Brasil. Passo a passo, solidamente, pretende edificar «uma carreira consistente» em Portugal e chegar cada vez mais longe.

O exemplo de Hulk é para seguir. «É um dos avançados em melhor forma no futebol actual», sublinha Alex Sandro, ainda na ressaca de uma passagem medíocre da canarinha pela Copa América. «Gostaria de o ter visto na selecção. Tinha sido muito útil, não tenho dúvida. Vai ser fantástico tê-lo como colega de equipa. E conheço também o Souza, o Maicon, o Fernando, todos excelentes futebolistas.»

«O meu comparsa Danilo vai ajudar muito»

Alex Sandro não gosta de falar sobre si. Mas aceita o desafio e apresenta-se aos adeptos do F.C. Porto. «Posso prometer muita raça e dedicação aos torcedores. Sou um defesa muito veloz e que deixa a pele em campo jogo após jogo. Estou doido por conhecer a minha nova cidade e a massa associativa do Porto, uma das melhores do mundo.»

O brasileiro ainda não teve oportunidade de falar com o treinador Vitor Pereira - «há tempo para isso, certamente» -, embora não lhe seja difícil saber a exigência que o espera. «Sou uma pessoa rigorosa e vou para um clube rigoroso. Quando era pequeno jogava futebol de manhã e à tarde, jantava e jogava futsal à noite. Vivo o futebol 24 horas por dia e em Portugal continuarei assim.»

A despedida, até meados de Agosto, foi feita a falar sobre Danilo, um dos seus «melhores amigos», colega no Santos, na selecção e no F.C. Porto a partir de Janeiro. «Tenho a certeza que o meu comparsa vai ser importante no Porto. Ajudou muito o Santos, já tinha ajudado o América Mineiro e ajuda a selecção. Ele destacou-se a jogar no meio-campo, sobre a direita, mas também joga com qualidade a lateral direito.» 

in "maisfutebol.iol.pt"

Kléber, o Girafão que veste a pele de Falcao

Antigo colega revela a alcunha do avançado que está a convencer os adeptos do F.C. Porto.


Kléber é cabeça de cartaz do novo F.C. Porto. Desejado há um ano no Dragão, o avançado brasileiro chegou para brilhar na pré-temporada e assumir-se como o único reforço no onze apresentado por Vítor Pereira aos adeptos portistas.

Todos reconheciam o talento do avançado de 21 anos mas poucos adivinhariam o impacto imediato. Com Radamel Falcao na Copa América, a lidar com o assédio de meia Europa, Kléber sossegou a inquietação azul e branca e vincou a ideia: o futuro está assegurado.
Frente ao Peñarol, o jovem contratado ao Atlético Mineiro (cedido ao Marítimo nas duas últimas épocas) provocou mais um golo, partilhado com o guarda-redes e o defesa-central do clube uruguaio. Até então, cinco jogos e seis tentos apontados.

Conheçam o Girafão

O namoro do F.C. Porto justificava-se. Kléber é bom partido. Aguentou uma temporada de indefinição, vacilou sem perder o norte até chegar ao Dragão: eis o Girafão. A alcunha é revelada ao Maisfutebol por Tchô, amigo de longa data.

«Joguei com ele no At. Mineiro e no Marítimo. Qual é a alcunha dele? Pode escrever aí, aponta, aponta», atira Tchô entre gargalhadas, sabendo que vai deixar uma marca: «Ele é o Girafão. É como eu e o Rafael Miranda lhe chamamos, por causa das pernas longas e finas. Pode divulgar, não há problema, ele não leva a mal.»

Luisão é Girafa no Benfica, Kléber é Girafão no F.C. Porto. Um desfecho esperado e desejado: «Foi um ano difícil para ele, mas o Kléber estava tranquilo, porque sabia que agiu correctamente. Era uma questão de tempo até chegar a um grande.»

Palavra de amigo. Tchô acompanhou todos os passos do reforço portista. «Passámos o Natal juntos em Paris, jogo com ele há cerca de seis anos. Veja lá, até foi ao meu casamento, há seis meses. Sempre vi nele imensa qualidade. Para além disso, é uma pessoa muito humilde», frisa o médio brasileiro.

«Kléber pode chegar ao nível de Falcao»

Tchô partilhou o balneário de At. Mineiro e Marítimo com Kléber. Agora, convivem à distância. O médio, autor de dez golos na época passada, foi estranhamente afastado do plantel insular. «Coisas do futebol. Estou a negociar a rescisão», desabafa Tchô. Ficam os votos de felicidades para o amigo.

«Se o Falcao não ficar, o F.C. Porto ficará muito bem servido com o Kléber. Ainda é jovem, vai evoluir ainda mais e marcar muito mais golos, porque o Porto tem uma grande equipa e isso permite-lhe ter muito mais oportunidades de golo. Esse início dele não me surpreende», remata o antigo companheiro.

Cláudio Pitbull, parceiro de ataque na temporada 2009/10, reforça a ideia: está encontrado o sucessor de Falcao. «Acho que o Kléber tem qualidade para fazer um percurso como o Falcao está a fazer, pode chegar perto ou mesmo ao nível do Falcao», atira o actual jogador do V. Setúbal, ao Maisfutebol.

«História de Kléber ainda está a começar»

Ponto de situação: Falcao renovou contrato com o F.C. Porto, aumentando a sua cláusula de rescisão para 45 milhões de euros. Pode mesmo ficar no plantel portista. Kléber terá de lidar com essa possibilidade.

«Kléber e Falcao são jogadores com características diferentes. O Falcao já fez a sua história no F.C. Porto, enquanto a história do Kléber está apenas a começar. De qualquer forma, são dois matadores», frisa Pitbull.

Aos 21 anos, Kléber deixa pouca margem para dúvidas. «O Kléber é um jogador muito jovem, com enorme margem de progressão. Quando comecei a conhecê-lo, falei logo que ele chegaria rapidamente a um clube grande», conclui o antigo avançado do F.C. Porto.

in "maisfutebol.iol.pt"

Fernando longe da vista

DRAGÃO VOLTA AOS TREINO APÓS FOLGA



Na sequência da vitória sobre o Peñarol (3-0), no jogo de apresentação aos sócios, Vítor Pereira concedeu um dia de folga ao seu plantel, mas esta manhã os dragões já voltaram ao trabalho, no Centro de Treinos PortoGaia.
Além do lesionado de longa data, Emídio Rafael, também Fernando não subiu aos relvados do Olival. O médio brasileiro está a contas com uma ligeira entorse no tornozelo esquerdo e ainda não dá indícios de poder integrar o treino junto dos companheiros.
Para quarta-feira, está agendada nova sessão, que terá início pelas 10 e 30 (primeiros 15 minutos abertos aos jornalistas).
in "record.pt"

Metade da despesa é com eles

HULK E KLÉBER ASSINARAM 13 DOS 26 GOLOS



Nem foi preciso a época começar de forma oficial para se constatar que a previsível saída de Falcão pode não ser tão dramática quanto se afigurava. Na ausência do internacional colombiano, que vai prosseguir o seu gozo de férias até dia 2 de agosto, outro valor emergiu na frente de ataque portista. Kléber tem marcado a bom ritmo e, mais do que isso, tem revelado um entendimento com Hulk que já é digno de realce. Senão vejamos: em conjunto, esta dupla brasileira apontou metade (13) do total de golos que o FC Porto leva nesta pré-época (26). Sintomático!
Aqui, o caso da concorrência interna nem se coloca, pois ninguém faz questão de ser o melhor marcador dos jogos de preparação, mas a verdade é que Hulk leva vantagem de apenas um golo sobre Kléber, quando só falta disputar um desafio na pré-época – frente ao Lyon, no próximo domingo. Contudo, os números que interessam aqui realçar são os totais desta dupla e esses dizem-nos que os dois assumem metade das despesas do coletivo. O jogo de apresentação aos sócios, frente ao Peñarol, foi um reflexo disso mesmo: o FC Porto ganhou por 3-0, sendo que Hulk marcou um dos golos e Kléber, com uma forte pressão, foi responsável por metade daquele que Guillermo Rodríguez apontou na própria baliza. Ora, como metade de 3 é 1,5...
in "record.pt"

Álvaro Pereira fica a sorrir com a hipótese Liverpool

Após a Copa América, lateral concentra-se... nos festejos. Pensará no futuro quando voltar ao Porto. Sobre a hipótese de rumar a Anfield, poucas palavras e uma expressão de felicidade... 

A «festa incrível» dos uruguaios e dos seus companheiros de equipa concentrava todas as atenções do lateral-esquerdo, que nesta competição foi aposta do técnico Óscar Tabarez no meio-campo. O tema Liverpool passou quase ao lado, apesar das perguntas dos jornalistas sobre a possibilidade de rumar a Anfield Road.

«Liverpool? Não sei, não posso dizer nada», respondeu a sorrir, acrescentando apenas que naquele momento a única vontade era «festejar a grande vitória do Uruguai». «Depois? Vou para o Porto, que é o meu clube, e logo se vê o que pode acontecer», deixa tudo em aberto. No mesmo dia, o seu agente em Portugal, Jorge Gama, admitiu que Álvaro Pereira «é um valor do futebol mundial e saiu valorizado da Copa América», não abrindo o jogo sobre os pretendentes.


in "abola.pt"

Descubra as diferenças entre Vítor Pereira e Villas Boas

Vítor Pereira e Villas Boas, Villas Boas e Vítor Pereira. Um ano de contacto não fomentou proximidade tão grande ao ponto de o dragão de hoje ser igual ao do ano passado. Mas, é um facto, a linha que os une é superior à que os separa. 

Olha-se para o FC Porto de hoje e encontram-se tão grandes semelhanças em relação ao do ano passado que é fácil cair na tentação de assumir que o dragão não mudou. As diferenças de jogo são tão ténues que passam despercebidas, o esquema táctico é rigorosamente o mesmo, Hulk continua a entrar pelos terrenos da direita, Moutinho mantém liberdade de movimentos e o edifício seguro como dantes e até nas pequenas miudezas (Sereno continua a ser adaptado às laterais) o FC Porto se assume na igualdade. 

Vítor Pereira parece ter assumido o papel de Villas Boas com tanta amplitude e circunstância que o dragão de hoje surge como uma réplica do do ano passado, peça por peça, nome por nome e até número por número. Perante a ausência do goleador Falcao, presente na Copa América, Kléber assumiu-se em grande estilo nesta primeira fase da época com a camisola 9. 

Juntam-se dados relevantíssimos e primorosos, tanto mais que a ligação técnica entre passado e presente não ficou substanciada numa relação de proximidade entre treinadores. Vítor Pereira e André Villas Boas trabalharam apenas uma temporada juntos e não há registo de qualquer relação diplomática anterior, o ex-treinador esteve muitos anos ligado a José Mourinho e teve actividades fora dos relvados, enquanto Vítor Pereira seguiu outra linha, dedicou-se por excelência ao trabalho de campo.
Ou seja, não há qualquer afectividade para além daquela que ambos construíram durante a época em que trabalharam juntos, não se nota uma linha condutora que é perceptível por exemplo no Barcelona, onde Guardiola se inspirou em Cruyff antes de moldar a equipa com o seu estilo particular. 




in "abola.pt"

Kelvin comparado a Messi por antigo treinador

Roberto Cavalo, treiandor responsável pela ascensão do jovem brasileiro, elogia Kelvin e compara-o a Messi.
Depois de ter cativado o estádio do Dragão, Kelvin é equiparado a Messi. A comparação é feita pelo treinador que o lançou no Paraná. "O Messi corre com a bola do lado de fora do pé e ele da mesma forma", compara Roberto Cavalo.
Roberto Cavalo foi o responsável pela ascensão do jovem brasileiro e não tem dúvidas de que estamos na presença de um craque. Um jogador que, revela o treinador brasileiro, estava nos planos do Santos para jogar no apoio a Ganso e Neymar.

Roberto Cavalo aconselha Vítor Pereira a libertar o talento de Kelvin para que ele tenha confiança necessária para repetir lances como o que resultou no terceiro golo do Porto, frente ao Peñarol.
"O treinador tem que deixá-lo à vontade para ele fazer as jogadas individuais que ele sabe fazer", diz aBola Branca, salientando que Kelvin é jovem e tem potencial para, no futuro, actuar em clubes melhores que o FC Porto. "Ele gosta de limpar uma jogada, é muito habilidoso", acrescenta.

Roberto Cavalo alerta para a necessidade que existe de dar músculo a Kelvin. É um jovem de 18 anos que precisa, também, na opinião do treinador brasileiro, de um reforço táctico, em particular, nas acções defensivas.
A concorrência no plantel do FC Porto faz com que a situação de Kelvin ainda não esteja ainda definida. Há vários clubes interessados no empréstimo do jovem brasileiro – Rio Ave, Leiria, Académica, entre outros – e essa rodagem poderia facilitar a adaptação ao futebol europeu. Contudo, Roberto Cavalo sublinha que se ficar no Dragão, Kelvin, apesar da inexperiência, poderá ajudar o Porto.

"Se o Porto não precisa do lado financeiro, é bom que ele fique e veja o futebol, que é um diferente do do Brasil. (...) Se ele pegar o ritmo forte do futebol em Portugal, com certeza vai ser um grande jogador. Se ele ficar e entrar nos jogos, vai ajudar o FC Porto", afirma o treinador que lançou Kelvin.
O FC Porto folgou esta segunda-feira, depois de ontem se ter apresentado aos sócios. Os campeões nacionais voltam ao trabalho terça-feira de manhã, no Olival.

in "rr.pt"

Falcao quinto na votação para melhor jogador da UEFA

Avançado colombiano do FC Porto, Radamel Falcao, foi o quinto mais votado pelos jornalistas para o prémio atribuído pelo UEFA que distingue o melhor jogador a actuar nos campeonatos europeus. 

Falcao (17 pontos) ficou atrás de Iniesta (33), do Barcelona, quarto jogador mais votado. Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, Messi e Xavi, ambos do Barcelona, são os três apurados para a última fase da votação.

O colombiano foi o melhor marcador da última edição da Liga Europa, com 17 golos, contribuindo de forma decisiva para a conquista do troféu por parte do FC Porto. El Tigretornou-se ainda o maior goleador da história da competição, batendo o recorde que pertencia a Jurgen Klinsmann há mais de 15 anos.


in "abola.pt"

Empresário diz que Álvaro Pereira é «um valor do futebol mundial»

Jorge Gama considera que Álvaro e Maxi Pereira são uma mais-valia para FC Porto e Benfica, respectivamente. 

«Álvaro Pereira acabou por mostrar que é um valor do futebol mundial», disse o representante do uruguaio, em declarações à Renascença, considerando que o estilo de jogo da celesteacabou por ajudar na valorização do lateral do FC Porto.

«Na Copa América jogou numa posição mais avançada e mostrou que é um grande valor. Saiu naturalmente valorizado. Maxi Pereira também mostrou que, tacticamente, é um jogador quase perfeito. São mais-valias para o FC Porto e para o Benfica», sublinhou.



in "abola.pt"