terça-feira, 26 de julho de 2011

Entrevista a Alex Sandro: «O Porto vence mais que o Benfica»

Lateral ex-Santos FC fala ao Maisfutebol, apresenta-se aos adeptos dos dragões e explica as razões que o levaram a optar pelos dragões em detrimento das águias


Namorado pelo Benfica, aliciado semanas a fio pela imponência da águia e arrebatado à última hora pela ofensiva irrecusável do F.C. Porto. Alex Sandro assinou por cinco temporadas pelos dragões, custou 9,6 milhões de euros e passou a ter uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros. 

Concentrado na Colômbia para o Mundial de sub-20 ao serviço da selecção do Brasil, Alex Sandro fala em entrevista exclusiva ao Maisfutebol, a primeira a um jornal português, sobre «a loucura» vivida ao longo das últimas semanas. E explica os motivos que o levaram a optar pelo F.C. Porto em detrimento do Benfica. 
A conversa começou precisamente por aí. O lateral esquerdo fala em «opção pelo clube que mais vezes ganha». «A realidade recente demonstra que o Porto está quase sempre à frente do Benfica», diz-nos Alex Sandro, num espreguiçado dia de folga. 

«Optei com muita ponderação. Basta olhar para os resultados obtidos pelas duas equipas. A expressão do F.C. Porto na Europa é superior, venceu a Liga Europa e há poucos anos a Liga dos Campeões, e esses dados levaram-me a optar desta forma. Foi a melhor escolha, sem dúvida.»

«Respeito a história do Alvaro Pereira no clube»

Um oceano separa ainda Alex Sandro do Dragão. A chegada a Portugal está agendada para o final de Agosto. A mente, «para já», pensa essencialmente no Mundial de sub-20, mas não há nada que eclipse o futuro a azul e branco. 

«Claro que já me imagino com a camisola do Porto. Estou extremamente feliz por ser jogador de um clube com tamanha tradição», refere o atleta de 20 anos, germinado no Atlético Paranaense antes de evoluir, em grande esplendor, na Vila Belmiro em representação do Santos FC. 

«Vi o jogo amigável contra o Rio Ave e gostei muito da equipa. Não tenho qualquer dúvida que vou para um clube extremamente forte e com uma cultura de vitória», explica Alex Sandro, já informado sobre o seu mais do que provável concorrente directo no elenco dos campeões nacionais. 

«O Alvaro Pereira fez uma grande Copa América. É um defesa muito rápido, ofensivo e respeito bastante a história dele dentro do clube», declara o internacional sub-20 brasileiro, garantindo, porém, que não vem para ser suplente. «Vou procurar o meu espaço e jogar regularmente. Sei aquilo que posso fazer. É óptimo ter um jogador deste calibre na minha posição.»

Alex Sandro: uma referência, Hulk e (claro) Danilo

Entrevista-Maisfutebol ao reforço do F.C. Porto. Aos 20 anos o internacional brasileiro sub-20 chega ao futebol europeu


Nascido no interior de São Paulo, no município de Catanduva, em 1991, Alex Sandro aprendeu a admirar desde cedo a safra de «Ronaldo, Rivaldo e Roberto Carlos». Petiz ladino, viciado em futebol, viu pela televisão os Mundiais de 1998 e 2002 para se render por completo aos encantos do lateral esquerdo.

«O Roberto é uma referência para mim», diz em entrevista aoMaisfutebol o novo jogador do F.C. Porto. Agora é ele que sonha com Mundiais e a selecção principal do Brasil. Passo a passo, solidamente, pretende edificar «uma carreira consistente» em Portugal e chegar cada vez mais longe.

O exemplo de Hulk é para seguir. «É um dos avançados em melhor forma no futebol actual», sublinha Alex Sandro, ainda na ressaca de uma passagem medíocre da canarinha pela Copa América. «Gostaria de o ter visto na selecção. Tinha sido muito útil, não tenho dúvida. Vai ser fantástico tê-lo como colega de equipa. E conheço também o Souza, o Maicon, o Fernando, todos excelentes futebolistas.»

«O meu comparsa Danilo vai ajudar muito»

Alex Sandro não gosta de falar sobre si. Mas aceita o desafio e apresenta-se aos adeptos do F.C. Porto. «Posso prometer muita raça e dedicação aos torcedores. Sou um defesa muito veloz e que deixa a pele em campo jogo após jogo. Estou doido por conhecer a minha nova cidade e a massa associativa do Porto, uma das melhores do mundo.»

O brasileiro ainda não teve oportunidade de falar com o treinador Vitor Pereira - «há tempo para isso, certamente» -, embora não lhe seja difícil saber a exigência que o espera. «Sou uma pessoa rigorosa e vou para um clube rigoroso. Quando era pequeno jogava futebol de manhã e à tarde, jantava e jogava futsal à noite. Vivo o futebol 24 horas por dia e em Portugal continuarei assim.»

A despedida, até meados de Agosto, foi feita a falar sobre Danilo, um dos seus «melhores amigos», colega no Santos, na selecção e no F.C. Porto a partir de Janeiro. «Tenho a certeza que o meu comparsa vai ser importante no Porto. Ajudou muito o Santos, já tinha ajudado o América Mineiro e ajuda a selecção. Ele destacou-se a jogar no meio-campo, sobre a direita, mas também joga com qualidade a lateral direito.» 

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: