domingo, 24 de fevereiro de 2013

Dragões só amanhã começam a preparar clássico de Alvalade


Depois da vitória sofrida sobre o Rio Ave, com dois golos do colombiano Jackson Martínez, o plantel do FC Porto goza hoje uma folga concedida por Vítor Pereira e amanhã de manhã, no Centro de Treinos e Formação Desportivo Porto/Gaia, no Olival, começa a preparar o difícil encontro com o Sporting, em Alvalade, numa sessão com os primeiros 15 minutos abertos à comunicação social. Nesta partida o técnico dos dragões já poderá contar com os defesas Alex Sandro e Mangala, que cumpriram um jogo de castigo diante dos vila-condenses, devendo ambos recuperar o estatuto de titulares diante do Sporting.

Amanhã, pelas 10h15, João Moutinho receberá o prémio MVP, que o distingue como o melhor em campo no jogo com a equipa de Vila do Conde. O internacional português aproveitará certamente o momento para fazer uma projeção do jogo com o Sporting, mais um regresso seu a Alvalade.


in "abola.pt"

F.C. Porto B cai em Penafiel


O Penafiel venceu este domingo de manhã (2-0) o F.C. Porto B, em jogo da II Liga.


O primeiro golo foi conseguido por Rui Miguel, aos 27 minutos, após livre na esquerda de Sérgio Organista.



O mesmo Sérgio Organista fez o 2-0 aos 86 minutos, de grande penalidade, após mão na bola de Abdoulaye Ba, na área.



Sérgio Organista, internacional sub-21, foi formado nas escolas do F.C. Porto.


in "maisfutebol.iol.pt"

JUNIORES EMPATAM COM RIO AVE


A equipa de Sub 19 do FC Porto cedeu um empate a uma bola em jogo da 2.ª jornada da fase final do campeonato nacional de Juniores A.

Num jogo de sentido único, os jovens do FC Porto foram traídos por um erro defensivo e foram para o intervalo a perder por 0-1, apesar de terem disposto de boas ocasiões para marcar.

Na segunda parte, com muita intensidade ofensiva, o FC Porto chegou ao empate aos 51 minutos, quando Fred marcou um excelente golo, concluindo a jogada com um belíssimo pontapé de bicicleta.

Até ao final, o FC Porto forçou no ataque, dispôs de boas ocasiões para completar a reviravolta, mas teve de contentar-se com a divisão de pontos.

Com este resultado, o FC Porto soma apenas um ponto, menos três do que o líder Sporting.

Na próxima jornada, marcada para 2 de Março, o FC Porto visita o Nacional da Madeira.


in "fcp.pt"

FC PORTO VENCE ABC NA TAÇA DE PORTUGAL


O FC Porto qualificou-se na noite deste sábado para a final four da Taça de Portugal, depois te ter ido bater o ABC a Braga por uns claros 28-20.

O FC Porto realizou uma exibição segura e desde cedo mostrou quem era mais forte e ao intervalo já vencia por 14-9.

Com sete golos, Ricardo Moreira foi o melhor marcador da equipa, à frente de Pedro Spínola (5) e Wilson Davyes (4).

Para além do FC Porto, estão apurados para a final four o Águas Santas, o Benfica e o Sporting.


in "fcp.pt"

FC PORTO GOLEIA LIMIANOS


O FC Porto goleou no final de tarde desta sábado o Limianos por 13-2, em jogo da 20.ª jornada do campeonato nacional de hóquei em patins.

Num jogo dominado a seu bel prazer pelo FC Porto, a equipa de Ponte de Lima ainda conseguiu manter o resultado em números aceitáveis até ao intervalo (3-1), mas foi incapaz de suster a avalancha ofensiva dos Dragões, que fecharam a goleada já no último minuto.

Nos azuis e brancos destaque para os três golos de Jorge Silva e Ricardo Barreiros, para o bis de Hélder Nunes, no dia em que completou 19 anos, e para Caio, que regressou ao campeonato e marcou o último golo.

O FC Porto alinhou e marcou: Nélson Filipe, Pedro Moreira, Jorge Silva (3), Reinaldo Ventura e Ricardo Barreiros (3); jogaram ainda: Tiago Losna (2), Hélder Nunes (2), Vítor Hugo (2) e Caio (1).


in "fcp.pt"

F.C. Porto-Rio Ave, 2-1 (destaques)


A figura: Jackson Martínez
Máximo goleador da Liga portuguesa, com um sobressalto à mistura. Falhou o segundo castigo máximo da época, com uma conversão à Panenka que irritou os adeptos do F.C. Porto. Mas Jackson é assim. Ainda na primeira parte, redimiu-se e viria mesmo a confirmar a reviravolta dos dragões. Passe de James, domínio perfeito da bola e triunfo assegurado. Papel principal na história.

O momento: Lucho comanda
Capitão e comandante. Lucho González não quis converter o segundo castigo máximo, percebendo que estaria ali a resposta para o futuro de Jackson. O colombiano aceitou o desafio do argentino e rematou de novo. Desta vez, marcou. Um momento decisivo.

Outras figuras

James Rodriguez
Começou o jogo no banco de suplentes mas Vítor Pereira percebeu que a sua inteligência seria fundamental para a reviravolta. Assim foi. Belo cruzamento para o 2-1, percebendo a movimentação de Jackson. Com James a recuperar ritmo competivivo, Izmaylov e Varela terão dificuldades em segurar lugar no onze.

Quiñones
Bela estreia do lateral colombiano na Liga. Escorregou no primeiro duelo com Ukra, em missão defensiva, mas não se atemorizou e arrancou para uma exibição interessante. Veloz na recuperação, deu profundidade atacante pelo seu flanco e esteve na origem da segunda grande penalidade. Os adeptos gostaram.

Oblak
Grande exibição do jovem guarda-redes, provando mais uma vez que é um dos melhores na sua posição, na Liga portuguesa. Percebeu a intenção de Jackson nos dois castigos máximos. Defendeu o primeiro mas não conseguiu evitar o segundo, tocando apenas ao de leve na bola.

Braga
Voltou a marcar no Dragão, depois de ter bisado com a camisola do Leixões, contribuíndo para a vitória da sua equipa neste reduto, na temporada 2008/09. Inteligência a tirar Helton do caminho e a fazer o mesmo logo depois a Maicon. Chegou para assustar o F.C. Porto.

Bebé
Tem uma velocidade impressionante e ganhou vários duelos a Danilo dessa forma. Bem trabalhado, pode tornar-se um caso sério. Ainda não toma as melhores decisões.


in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto 2 - Rio Ave 1 (Declarações)


A exibição não correspondeu completamente à projecção de Vítor Pereira, mas o resultado satisfaz o treinador. Porque, explicou o próprio, também é preciso saber ganhar apelando ao carácter da equipa, que deu a resposta adequada. Ela e, em particular, Jackson Martínez, que ameaçou fechar a noite com um “hat-trick” depois de ter desperdiçado um penálti.

Faltou frescura
“Depois de um jogo a meio da semana, de uma exigência altíssima, para desbloquear este Rio Ave, que jogou fechadíssimo lá atrás, era preciso uma equipa fresca. Estes jogos pós-Champions têm sempre o seu preço. Ainda por cima, falhámos uma grande penalidade e sofremos logo um golo. Só uma equipa unida daria a volta ao resultado.”

A personalidade de Jackson
“O Jackson é um homem com uma personalidade forte, por isso é que é ponta-de-lança e é um ponta-de-lança de grande nível. A decisão, no penálti falhado, é dele e aquela execução para o segundo golo também é dele. Numa questão de segundos meteu a bola na baliza. No segundo penálti, ele quis marcar e a equipa, que é unida, reconhece-lhe competência e carácter.” 

Mais dificuldades
“Falhar o primeiro penálti colocou-nos ainda maiores dificuldades, mas a equipa encontrou soluções. Se o Oblak não faz aquela grande defesa nos últimos minutos, o Jackson teria feito um hat-trick.”

Com alma
“Apelei à alma da equipa, percebemos que a equipa não estava fresca e as ideias não saíam. Também é preciso saber ganhar com carácter. Vale exactamente os mesmos três pontos que uma grande exibição.”


in #fcp.pt"

Hulk: «FC Porto vai ganhar o campeonato e pode vencer a Champions»


Hulk foi uma das presenças notadas no camarote presidencial do Estádio do Dragão, onde assistiu ao triunfo sofrido dos portistas sobre o Rio Ave, por 2x1, este sábado à noite, na 20ª jornada da Liga portuguesa. 
O avançado brasileiro não hesita em apontar os dragões ao título de campeão nacional: «Sem dúvida que o FC Porto é o favorito e com certeza será campeão», referiu à Sporttv, antes de estender o otimismo à Liga dos Campeões.
«Pela equipa que tem e pelos resultados, claro que o FC Porto pode vencer a Champions.»
 Quanto ao jogo frente aos vila-condenses, Hulk destacou Jackson e o coletivo: «A equipa está muito bem. O Jackson faz muitos golos, mas o coletivo está muito forte, como é habitual no FC Porto.»
in "zerozedro.pt"

Jackson agradece confiança de Lucho


Jackson Martinez, avançado do F.C. Porto, sentiu visíveis dificuldades em explicar por que motivo decidiu marcar a grande penalidade «à Panenka», em declarações à Sport TV.

Depois de ter falhado, Jackson pediu «desculpas» pela grande penalidade e demonstrou evidente alívio por depois ter conseguido marcar duas vezes. Uma delas de grande penalidade. «Agradeço a confiança dada pelo Lucho, demonstra o grupo que somos», referiu.

Sobre o jogo, Jackson confirmou que a equipa «tinha de entrar diferente na segunda parte», depois de nos primeiros 45 minutos o Rio Ave ter retirado os espaços ao campeão.

in "maisfutebol.iol.pt"

Chá Chá Chá para acalmar os nervos


Jackson Martínez é o íman do futebol portista em 2012/2013, epicentro do bom e do mau que alavanca a caminhada do FC Porto na liderança partilhada do campeonato. O colombiano "bisou" na vitória por 2x1 sobre o Rio Ave, mas muito antes ia “borrando a pintura” com um “Panenka” falhado. Leia tudo!
Jackson e um «Panenka» mal ensaiado
O primeiro momento no Dragão aconteceu aos 31 minutos: Filipe Augusto derrubou Marat Izmaylov dentro da área proibida e Artur Soares Dias apontou para a marca dos ’11’ metros. Assumiu a responsabilidade Jackson Martínez – tinha falhado a última frente ao SC Olhanense – e no duelo com Oblak “puxou” da sobranceria e correu… mal. O “Panenka” do colombiano morreu nas mãos do guarda-redes esloveno que o Benfica emprestou ao Rio Ave.
O episódio provocou “azia” nas bancadas do Dragão, que não deixaram de criticar o momento do melhor marcador da Liga com assobios pontuais; e como ficou pior o estado de alma portista aos 38 minutos. Maicon falhou o cálculo de entrada à bola e Braga escapou-lhe nas costas; o trabalho do avançado português é sublime, com um primeiro chapéu a Helton, uma finta a Maicon e o 0-1 para os visitantes. 


A redenção de Jackson, parte I
O FC Porto, mais uma vez, ficava em desvantagem na própria casa, e logo «no momento» em que não se pode perder pontos no ombro-a-ombro com o Benfica. Tentou reerguer-se o bicampeão na “bomba” de Lucho González que Oblak defendeu com estilo (45’) – está um senhor guarda-redes, o esloveno – e logo depois (45+1) chegava nova grande penalidade para os dragões, a castigar um corte com o braço de Marcelo. 
A cena repetia-se, com Jackson Martínez a aceitar o duelo com Oblak, mas desta vez o remate do colombiano foi menos artístico e mais forte, apesar de Oblak ainda ter tocado na bola. O empate fazia-se em estilo de redenção, até porque Jackson, antes dos festejos, pediu desculpa à plateia azul e branca. Seguiu-se o descanso e a entrada de James Rodríguez para o posto natural, rendendo Izmaylov.
A redenção de Jackson, parte II
A entrada de El Bandido foi a primeira mexida de Vítor Pereira na procura da vantagem, com Steven Defour a render Lucho aos 67 minutos. Antes, aos 49 minutos, o FC Porto criou perigo numa boa combinação entre Lucho e Jackson; o remate final do colombiano levava “lume” mas Oblak continuou imune ao “fogo” do dragão. Do outro lado, Nuno Espírito Santo jogava as suas cartas, com Tope a entrar para o lugar de Braga, marcador vila-condense no Porto.
Na noite dos penáltis, o Rio Ave também fez queixa, quando aos 57 minutos se registou um choque entre Otamendi e Ukra na área portista, ainda assim insuficiente no entender de Artur Soares Dias para novo castigo máximo. Tempo para puxar a fita do jogo até aos 77 minutos, quando Jackson Martínez termina a história da redenção ao «Panenka» falhado. O 22º golo do Cha Cha Cha na Liga – cruzamento de James e bom trabalho na pequena área - deu os três pontos ao FC Porto que, apesar de mais um susto, cede a pressão ao Benfica, que amanhã recebe o FC Paços de Ferreira. 
in "zerozero.pt"