domingo, 19 de agosto de 2012

Hulk: «Não há futebol, o jogo está sempre parado»



Avançado brasileiro diz que é impossível jogar quando a maior parte do tempo a bola não está em jogo e aponta o dedo ao árbitro


Hulk, avançado do F.C. Porto, em declarações no fim do empate (0-0) em Barcelos, frente ao Gil Vicente:

«Faltou o golo. Tentamos marcar desde o início, mas não conseguimos. Os adeptos vêm aqui para ver futebol e não há futebol. O jogo está mais parado do que rola a bola. Quem manda o árbitro e permite tudo, o jogo está sempre a parar. Infelizmente o futebol é assim. Queria a vitória, temos de pensar no próximo jogo, frente ao V. Guimarães. Como vai ser o meu futuro? Só falo do jogo, estou ainda a pensar no jogo e quando sair daqui vou pensar no próximo jogo. Não falo de mais nada.»


Gil Vicente-F.C. Porto, 0-0 (destaques)


Só Hulk não chega contra um super-Adriano


A figura: Adriano Fachhini

As férias não lhe tiraram qualidades. Ágil e voador, com garra e coragem, foi sacudindo os cruzamentos que lhe apareceram no raio de ação e, durante o primeiro tempo, ainda teve duas boas intervenções a remates de Lucho e Hulk. Começa bem a época, provando que é um dos bons valores na baliza do campeonato português. A defesa à «bomba» de Hulk ou ao cabeceamento de Jackson são disso bons exemplos.

O momento: Jackson quase repete a estreia

Minuto 87. Depois do golo no último minuto da estreia oficial, na Supertaça, Jackson Martínez esteve perto de escrever história idêntica. Um par de minutos mais cedo, correu em esforço para cabecear quase de costas para a baliza para a mais brilhante de todas as defesas de Adriano. Sublime o guardião gilista.

Positivo: verão no estádio

O dia era de praia mas as saudades da bola falaram mais alto. O Estádio Cidade de Barcelos esteve muito bem composto para o arranque da Liga. Não esgotou, como na temporada passada, mas ficou perto. Mereciam melhor espetáculo. 

Negativo: James Rodríguez

Pouca coisa lhe saiu bem em Barcelos. Tarde de muita pouca inspiração do colombiano que voltou a começar colado a uma ala mas esteve, como sempre, mais pelo meio. Um ou outro pormenor de qualidade (porque a tem, como é óbvio) não serviram para maquilhar um jogo pobre. Ainda busca a melhor forma. 

Outros destaques

Hulk

Foi chegar, ver e jogar. A principal surpresa do onze portista apenas o foi pelo momento e não pelo óbvio estatuto nas opções de Vítor Pereira. A verdade é que o brasileiro não precisa de adaptações porque conhece como ninguém os cantos à casa. E,por isso, tentou pegar na batuta. Começou na direita, mas foi na esquerda que criou mais perigo no primeiro tempo. Dois remates a rondar a baliza gilista e uma ou outra arrancada. Mais um míssil no segundo tempo, que Adriano desviou.

Lucho Gonzalez

Ainda meteu uma bola na baliza de Adriano, no primeiro tempo, mas o lance foi anulado por nítido fora-de-jogo. Nesse período, foi o mais rematador dos homens de Vítor Pereira, aproveitando todas as nesgas de espaço que encontrava para tentar alvejar a baliza. 

Jackson Martínez

Ficou em branco, mas não foi por falta de esforço. Lutou muito, procurou espaços, esteve perto do golo em dois lances na reta final e não teve a sorte da semana passada. Continua a aprender a jogar no F.C. Porto. 

César Peixoto

O toque de classe do meio campo gilista. Acrescenta qualidade a cada toque na bola e, esta tarde, deu ao seu jogo um dado que era muito importante: abnegação. Contra uma equipa com o poderio do F.C. Porto, sabia que não poderia passar o jogo de batuta na mão e foi mais um operário em prol do objetivo comum. Sai com boa nota.

in "maisfutebol.iol.pt"

Gil Vicente-F.C. Porto, 0-0 (crónica)


Em Barcelos há um especialista a caçar dragões


A Liga 2012/13 só começou no papel para o F.C. Porto. O filme é o mesmo visto várias vezes ao longo da época passada e que, apesar de ter corrido bem na Supertaça, não voltou a ter final feliz. Entrada amorfa, futebol pouco esclarecido, dois pontos perdidos. Onde no ano passado ficaram três e onde há dois anos, na Taça da Liga, o F.C. Porto também não passou. O Gil Vicente está especialista a caçar dragões.

A tarde era de muito calor e o F.C. Porto entrou para não suar muito. Talvez até nem precisasse, já que o Gil Vicente, que apareceu em campo, estranhamente, com apenas 17 jogadores na ficha de jogo, levou para o relvado uma missão acima de todas as outras: defender. Na primeira parte foi assim. Na segunda não mudou muito. Mas ninguém soube contrariar. 

Com o Gil lá atrás, à espera de um contra-ataque milagroso, o resto cabia ao F.C. Porto. Tão natural como a sua sede, já dizia o anúncio. Esperado, quase obrigatório. Mas faltou pimenta ao ataque portista. Havia mais F.C. Porto, mas faltava um F.C. Porto organizado. O jogo começou assim, continuou assim e acabou assim. 

Lucho Gonzalez e João Moutinho, que voltou ao onze, como se esperava, e ainda trouxe Hulk, tentaram colocar a casa em ordem. Fernando era mais um espectador, mas com lugar privilegiado, até sair para entrar Kléber, já na segunda parte. O ataque, esse, era o menos feliz dos sectores. 

James pouco ou nada inspirado, Jackson ainda a aprender e Hulk para o resto. Só Hulk. Sempre ele, como se tivesse sido chamado para matar as saudades dos adeptos. Correu, rematou, mostrou alguns pormenores do costume, misturou-os com erros de início de época. Tentou, como sempre. 

Ficar à espera continua a não resultar

Entrar mal no jogo nem é uma novidade para o F.C. Porto de Vítor Pereira. Uma tecla tão batida na temporada passada que continua a ser incompreensível como não gasta de vez. É verdade que a bola esteve quase sempre do lado azul e branco, mas também é certo que quase nunca foram tomadas as melhores opções com ela. 

O F.C. Porto parecia esperar o que o jogo poderia dar. Como em tantas outras ocasiões. Não sossegou os adeptos, não quis resolver cedo. Arriscou e foi permitindo que o Gil respirasse, naquele estilo em bloco. 

Na primeira metade salvou-se um remate de Lucho e outro de Hulk que Adriano, o melhor em campo, defendeu com segurança. Na segunda, mais do mesmo. Hulk em força, Hulk em jeito. Adriano sempre lá. Kléber ainda contornou o guardião, mas não teve espaço para mais. Jackson teve o golo na cabeça, mas não repetiu Aveiro. 

O tempo passava, Paulo Alves refrescava o ataque e fazia o que parecia impossível até lá: cheirava o golo. Primeiro Pedro Pereira, depois Luís Carlos. Ambos ao lado, mas não muito. O melhor que se viu da equipa barcelense que ainda precisa remendar alguns setores, mas entrou já com um bom balão moral. No ano passado foi assim e foi o que se viu. 

Para o F.C. Porto fica o aviso: é preciso mais. Tem de haver mais. A oportunidade de começar a Liga na frente de Benfica e Sp. Braga ficou para trás. Resta perceber se a capacidade de resposta que valeu um título na época passada continua pelos lados do Dragão.

in "maisfutebol.iol.pt"

Rolando na bancada espera pelo mercado

MERCADO FRANCÊS DE OLHO NO CENTRAL


Além de Alvaro Pereira e Fernando, também Rolando vê o mercado mexer com o seu presente e, provavelmente, com o seu futuro. Às informações de que a Roma continua tentada a avançar para a sua contratação junta-se agora a notícia de que o internacional português também concentra algumas atenções no mercado francês, não se conhecendo por agora os clubes em questão.

Entretanto, a realidade desportiva de Rolando aponta, também ela, para um fim de ciclo no Dragão. O central foi ontem excluído por Vítor Pereira da lista de convocados para o jogo com o Gil Vicente, uma circunstância pouco habitual para o defesa, tanto no FC Porto como até ao longo de toda a sua carreira.

in "record.pt"

Hulk assumiu a liderança

BICAMPEONATO MARCADO POR ARRANQUES A VENCER FORA


Nos dois últimos títulos nacionais, o FC Porto teve a coincidência de começar o campeonato fora do Dragão. Uma circunstância que quase todas as equipas gostam de evitar e que também tinha razão de ser para os portistas, uma vez que, neste século, só por uma vez tinham entrado a vencer fora de portas na Liga Zon Sagres.

As dificuldades confirmaram-se, mas foi aí que entrou a capacidade de liderança de Hulk para fazer a diferença em momentos cruciais. Primeiro foi em 2010/11, quando, já nos instantes finais do encontro frente à Naval, não tremeu da marca de grande penalidade, dando o triunfo por 1-0. O cenário repetiu-se na época passada, desta vez em Guimarães. Nilson quase travou o remate do internacional brasileiro, mas a bola acabou no fundo da redes, permitindo ao FC Porto começar mais um campeonato a vencer.

in "record.pt"

FC PORTO VOLTA A BATER ADEMAR LEÓN

O FC Porto voltou este sábado a bater o Ademar León, de Espanha, por 32-29, em jogo de preparação, disputado em Resende.

Depois da vitória de ontem, por 28-26, o FC Porto repetiu a façanha, num jogo em que terminou a primeira parte a vencer por cinco golos (15-10). Na segunda parte, os espanhóis tentaram reagir, mas o FC Porto foi sempre mais forte e acabou por vencer com justiça.

João Ferraz, um dos reforços do FC Porto para esta época, foi o melhor marcador dos Dragões, com oito golos, mais um do que Pedro Spínola e dois do que Gilberto Duarte.


in "fcp.pt"

JUNIORES A COMEÇAM COM EMPATE

A equipa de Juniores A do FC Porto começou a primeira fase do campeonato nacional com um empate a três golos com a Académica.

Depois de um bom início, que valeu um golo logo aos sete minutos, por intermédio de Lima Pereira, o FC Porto deixou-se surpreender e sofreu três golos em 20 minutos, chegando ao intervalo a perder por 1-3.

Na segunda parte, a equipa reagiu, forçou o ataque e acabou por chegar à igualdade, com golos de Ivo (58m) e André Silva (73m).

O calor e o desgaste de jogar contra o resultado impediram a equipa de conseguir ter o discernimento para marcar um quarto golo, que garantiria a vitória.

O FC Porto volta a jogar já na quarta-feira, deslocando-se ao terreno do Braga, às 17 horas.


in "fcp.pt"

Haidara ligado ao FC Porto


Alguma comunicação social francesa anuncia hoje que o FC Porto está interessado no internacional francês Sub-20-
Massadio Haidara, 19 anos e jogador no Nancy da Ligue 1 é hoje apontado como estando a ser alvo do interesse do FC Porto. 

O site francês do Eurosport revela que o jogador em tempos ligado a uma eventual transferência para o Aston Villa estará na órbitra do FC Porto, que estaria no mercado à procura de um rival para Alex Sandro, visto que a saída de Álvaro Pereira é apontada como muito provável.

O contrato do internacional francês de Sub-20 termina em 2014.

in "ojogo.pt"