sábado, 18 de junho de 2011

Oliveirense derruba FC Porto e está na final da Taça


A Oliveirense bateu o FC Porto por 5-4 na segunda meia-final da Taça de Portugal e vai discutir o troféu com o Candelária.

A Oliveirense qualificou-se hoje para a final de domingo da Taça de Portugal de hóquei em patins ao bater o FC Porto, por 5-4, no Pavilhão Mário Mexia, em Coimbra.
Na final, também em Coimbra, a Oliveirense vai em busca do seu segundo troféu na prova, defrontando o “estreante” Candelária, que superou o Valongo, por 2-0, noutro jogo das meias-finais.
O FC Porto, após a conquista do campeonato nacional, perdeu a oportunidade de fazer a “dobradinha”, num encontro em que os azuis e brancos acordaram tarde para inverter o rumo dos acontecimentos. 
A Oliveirense começou melhor e inaugurou o marcador por intermédio de Tó Silva, aos 5 minutos, na marcação de uma grande penalidade. O mesmo jogador iria redimir-se, um minuto depois, a passe de Diogo Silva. Tó Silva esteve em evidência nesta partida ao marcar um “hat-trick”.
O FC Porto reagiu e empatou logo a seguir por intermédio de Reinaldo Ventura, numa jogada rápida de contra-ataque. Pedro Gil ainda teve uma ocasião para aumentar, mas falhou o remate, com apenas o guardião contrário pela frente. 
O jogo prosseguiu de forma equilibrada. A quatro minutos do intervalo, o “veterano” Tó Neves desviou de forma subtil um passe de Diogo Silva, permitindo à Oliveirense ir para o intervalo a vencer, por 2-1.
Os campeões nacionais recomeçaram a partida mais fortes, a criar oportunidades para empatar, mas, em contra-ataque, a Oliveirense ia surpreendendo, com o jovem Nelson Pereira a forçar Edo Bosch a defesas de recurso.
A toada manteve-se e Tó Silva acabaria por marcar novamente na transformação de um livre directo, a castigar a 10.ª falta colectiva dos campeões nacionais. O mesmo Tó Silva falharia, mais tarde, a concretização do segundo castigo e terceiro castigos.
A Oliveirense, porém, não ficaria por aqui, pois logo no minuto seguinte Nuno Resende baralhou as voltas aos azuis e brancos, marcando o quarto golo.
A dez minutos do fim, Reinaldo Ventura ainda bisou, dando esperanças de reviravolta, no entanto, a Oliveirense não baixou o ritmo a ainda aumentou a vantagem por intermédio de Tó Silva.
Pedro Gil, na marcação de dois livres directos, encurtou a distância para a equipa de Oliveira de Azeméis, provocando o suspense até ao final, no entanto, o resultado final seria favorável à Oliveirense pela vantagem mínima de 5-4.
Destaque ainda para Tó Neves, que foi homenageado pelas edilidades de Coimbra e Oliveira de Azeméis, ao acabar a carreira como jogador.
in "sapodesporto.pt"

"Seria um orgulho jogar no FC Porto"

Sebastián Coates vê com bons olhos a possibilidade de jogar no FC Porto. O defesa-central do Nacional de Montevideu está com a selecção do Uruguai a preparar a participação na Copa América e deixa para o empresário todas as questões relativas ao futuro. Ora, foi precisamente o agente do central, Matias Pittini, que disse a O JOGO qual o estado de espírito de Coates. "Seria um orgulho para ele jogar no FC Porto, um clube importante e com prestígio", revelou.
O central uruguaio faz parte de uma lista de possíveis reforços do campeão nacional, que só deve avançar para as compras se Rolando sair do Dragão. Ou melhor: quando Rolando sair. "Não recebemos nenhum contacto oficial do FC Porto", precisou o empresário de Coates. O São Paulo, do Brasil, como se tem escrito, está na corrida pelo jogador. "Não temos pressa. O Coates foi campeão, valorizou-se e ainda tem a Copa América pela frente. Vamos aguardar", disse ainda o empresário.

Como as entradas estão dependentes das saídas, o foco portista está nesta altura pousado em Rolando, pretendido sobretudo por alguns clubes italianos. O JOGO sabe que este dossiê deve ser despachado no final do mês, data então para se avançar para o reforço da defesa. E é aqui que pode haver mais do que uma novidade: o FC Porto pode reforçar-se não com um, mas com dois centrais, sendo a polivalência dos candidatos um detalhe a considerar para aumentar as opções em termos qualitativos e quantitativos, para atacar uma época completa e salvaguardar um sector que tem sido sujeito a especulações de mercado. Para já, o nome dos alvos para a defesa está identificado: Coates, Savic, Mário Fernandes e Rafael Tolói. Curiosamente, ontem surgiu mais um: Felipe Lopes, do Nacional da Madeira, clube que tem abastecido o FC Porto com frequência. Trata-se de um jogador referenciado (e com agrado) desde os tempos em que o clube acompanhava Maicon, ainda que, a O JOGO, tenham garantido que não será opção. Seja como for, só depois de resolvida a situação de Rolando, na tal data apontada para o fim do mês, é que haverá reforços.

in ^"ojogo.pt"

Jesualdo aplaude Villas-Boas mas evita comparações

Jesualdo Ferreira não quer fazer comparações entre José Mourinho e André Villas-Boas e rotula-as mesmo de "injustas" quando lhe perguntam se estamos perante um "novo Mourinho", justificando que "uma carreira são muitos anos" e que o actual técnico dos dragões tem "caminho a percorrer". Seja como for, elogia o percurso do seu sucessor no comando do FC Porto: "Toda a gente terá ficado agradavelmente surpreendida com a conquista de tantos êxitos. Ninguém poderia supor… nem mesmo ele próprio."

Sobre Mourinho, que o antecedeu no Dragão e nos títulos ganhos, Jesualdo apelida-o de "grande campeão", não obstante só ter levado para Madrid a Taça do Rei. "A luta tremenda com o Barcelona vai continuar mas ele gosta disso", garante. "O Mourinho revolucionou o futebol do Real e a 'guerra ' que agora o espera é maior, apesar de ter as mesmas responsabilidades". O actual treinador dos gregos do Panathinaikos, nesta curiosa análise sobre colegas que têm em comum o FC Porto, sublinha que "não é fácil gerir o sucesso" e que o estado de graça não dura sempre.

Voltando a Villas-Boas, o "grande mérito" começou a ser escrito logo nas primeiras jornadas do campeonato, quando adquiriu um substancial avanço sobre os rivais, em especial sobre o Benfica. Na próxima época, diz Jesualdo, "o FC Porto mantém a melhor equipa. Não sei se vai ou não perder jogadores mas sei como funciona" e isso, segundo o professor, é suficiente para lhe garantir nova dose de favoritismo. Com os dragões "seguros", compete a Benfica, Sporting e Braga contrariar a tendência. "Vai depender deles", adianta, aludindo à campanha irregular deste trio em 2010/11 e ao facto, inerente, de ninguém ter conseguido igualar a bonita "performance" dos dragões. "A presença de três equipas nas meias-finais da Liga Europa deixou-me deveras orgulhoso e foi importante até na Grécia", mais a mais face ao triunfo portista na final de Dublin, prossegue Jesualdo. Depois, um alerta: "A Copa América pode trazer complicações aos clubes portugueses que tenham de participar nas pré-eliminatórias europeias, mas os treinadores vivem com estes problemas e espero que consigam ultrapassá-los", sustenta.

Jesualdo Ferreira falou aos jornalistas no "Sétima Onda", em Albufeira (local que vai receber mais caras do desporto nos próximos dias) e não evitou um largo sorriso quando confrontado com um hipotético regresso a Portugal para orientar… o Sporting, o único dos grandes onde não treinou. "Na minha vida nunca fiz projectos. Trabalho para ser reconhecido. No FC Porto, por exemplo, saí quando tinha de ser. Quando acabar o meu contrato com o Panathinaikos logo se vê, não tenho nenhuma ideia em mente", conclui.

Difícil pescar no Dragão

"Não falei com ninguém do FC Porto sobre esses jogadores", garante Jesualdo Ferreira, a propósito do alegado interesse do Panathinaikos em Beto, Mariano González, Fucile, Ukra ou Rodríguez. De resto, adianta, "os jogadores do FC Porto estão muito valorizados". O técnico assegura que se houvesse algum fundo de verdade nessas notícias ele próprio abordaria os responsáveis dos dragões."Vamos ver o que sucede até dia 30 e depois tenho ainda mais tempo para formar uma equipa", refere.

Jesualdo em discurso directo

Domingos no Sporting

"O sucesso é relativo e o Sporting não ganha o campeonato há dez anos. É um desafio bom para o Domingos, que o vai encarar com serenidade, capaz de construir um grupo mais forte que na última temporada. Acredito que vai triunfar… embora não saiba em que moldes e com que triunfos. Os reforços? Este último holandês [Schaars] é muito bom."
Nuno Gomes e o Benfica

"Às vezes temos dificuldades em perceber que há momentos que acabam. O Nuno foi um exemplo no Benfica, é um grande ponta-de-lança, obteve muitos golos e marcou uma forma de estar no futebol. É educado e culto e deve ter orgulho e estar feliz no modo como sai, face a uma carreira tão boa, inclusive a nível de selecção. Se gosto dele? Gosto… mas essa questão tem triplo sentido e não há nada com o Panathinaikos".

Paulo Bento na selecção

"Não segui toda a polémica à volta da saída de Carlos Queiroz mas acho que foi um processo mal conduzido pela Federação e até pelo Governo. O Paulo Bento está a fazer um bom trabalho - já o tinha feito no Sporting - e sabe bem o que é preciso: chegar ao fim e alcançar a qualificação para o Europeu."

Experiência no Málaga

"Foi diferente de todas as experiências que tinha passado. A ideia era construir as bases, equilibrar a equipa até Dezembro, para depois se fazer um investimento para a segunda volta. Acho que consegui alguma coisa, em termos de consolidar o clube, apesar de um grande desgaste. Os donos do Málaga queriam os lugares europeus de uma assentada… mas nos quatro primeiros jogos em casa defrontámos as quatro equipas mais bem classificadas na liga espanhola."

O "novo" Panathinaikos

"Saiu o treinador, depois o presidente, o director administrativo e por fim o Carlos Freitas. Em Janeiro fiquei a navegar à vista… O Pana é dos melhores clubes da Europa, tem uma massa associativa muito emotiva e afectiva, mas o campeonato grego tem bastantes problemas, reflexo do que é o país e da crise social. O clube deixou de ter o dinheiro que tinha e a aposta que fazia, em jogadores em final de carreira, contribuiu para a situação. Agora é uma tarefa complicada e passa por um projecto diferente, com um quadro de jogadores diferente. Houve uma certa pressão no sentido de eu continuar e vou passar a ser mais qualquer coisa e não apenas treinador. Há um plantel a construir e uma pré-eliminatória da Champions para participar."

in "ojogo.pt"

ECOS DO MERCADO


Villas-Boas
Páginas e páginas...

Moratti não consegue arranjar treinador para o Inter - Mihajlovic, da Fiorentina, também caiu por terra, depois de Bielsa. E o que acontece sempre que falha algum nome que os italianos acham credível para treinar o Inter? É fácil: fala-se de André Villas-Boas. Páginas e páginas sobre o treinador do FC Porto foram ontem escritas em Itália. Moratti estava a dar tudo por tudo para o desviar do Dragão, enfrentando até a concorrência do Chelsea. Um festim para as especulações com um toque de dramatismo.

Sapunaru
É caro, parte II

Declarações atribuídas ontem a Victor Becali, empresário de Sapunaru, repetiam a ideia de que o agente manteve conversas com a Lázio. "Conheço-o desde os 18 anos, é titular da selecção romena e fez uma bela época, mas o FC Porto pede muito por ele", lamentou-se aos microfones da rádio Sei, confirmando que gostaria de ver o lateral portista no clube romano. Não é a primeira vez que Becali sublinha a intransigência dos portistas. Sapunaru e também Fucile têm sido especulações recorrentes de mercado...

Mariano Andújar
E esta, hein?

Com Bracali pré-anunciado; Helton firme, Beto para colocar, Ventura idem aspas, ainda há espaços para rumores surpreendentes, e este espaço serve também para isso: Mariano Andújar, guarda-redes argentino do Catânia, era ontem apontado como alvo número um do Boca Juniors, mas impossível de concretizar porque, diziam na Argentina, seria jogador do... FC Porto (ver o Lacapital.com.ar para crer). Andújar esteve na lista do Benfica no ano passado. O rumor morre à nascença: Andújar não vem. Ponto final.

in "ojogo.pt"

Valeri: "Agarrem o Falcao"

Valeri fica surpreendido quando O JOGO o aborda à saída do estádio do Lanús, a sua segunda casa, mas logo esboça um sorriso quando convidado a passar em revista o ano em que viveu no Porto, a recordar os companheiros e os títulos que alcançou. "Quando estive lá, jogámos a Liga dos Campeões e, até ao último jogo, com o Arsenal, fizemos uma grande prova. Esse jogo foi um acidente. Ganhámos a Taça de Portugal, a Supertaça, e o campeonato escapou-nos devido a alguns jogos mal conseguidos. Mas já na altura tínhamos equipa para fazer uma grande temporada, como esta que acabou", opina o argentino, que, sem pausas, enumera o lote de sul-americanos que havia no plantel: "A adaptação era muito fácil, pois havia argentinos, uruguaios, brasileiros e colombianos. Estavam lá Guarín, Falcao, Mariano, Farías, Tomás Costa, Belluschi, Fucile, Álvaro Pereira, Cristian Rodríguez, Hulk... Um grupo impressionante, como futebolistas e como pessoas."

O FC Porto tinha até ao final deste mês para exercer o direito de compra. Passou-lhe pela cabeça que o quisessem de volta, na sequência desta boa época?

Sinceramente investi todas as minhas energias no Lanús, neste bom campeonato que fizemos e em que lutámos até ao fim. Teria sido lindo conseguir chegar ao título e dar a volta olímpica, mas não foi possível. Agora quero concentrar-me apenas na selecção, em ganhar um lugar na lista definitiva para a Copa América. O resto só acontecerá se fizer as coisas bem no relvado.

Ainda mantém contacto com jogadores do FC Porto?

Sim, com muitos. Com Falcao, com o Palito Pereira... Falo sempre com eles. Quando estive no Porto, andávamos juntos para todo o lado, até vivíamos no mesmo prédio, juntamente com Prediger. Íamos para os treinos em grupo, fazíamos muitas refeições...

Até os pode defrontar na Copa América. O Falcao, por exemplo...

Sim, e talvez me cruze também com os uruguaios. O que Falcao fez esta época foi fenomenal, explodiu como goleador, e fico feliz por ele. É uma excelente pessoa e, como jogador, não há nada a apontar-lhe: é um profissional ao máximo, entrega-se a cem por cento e, por isso, todos os clubes o vão querer. Oxalá o consigam manter; agarrem-no, porque é peça-chave para o FC Porto. Como rival, será um avançado com quem teremos de ter muito cuidado. Assim como Messi é a figura da Argentina, El Tigre é a arma principal da Colômbia.

Como viu a época que o FC Porto realizou, com quatro títulos conquistados?

Foi espectacular, à altura do que é o FC Porto. Estruturalmente é um clube que tem tudo para ganhar. Com a qualidade que existia no plantel, mais os reforços contratados, não deu hipóteses a ninguém. Terminou invicto na Liga, o que marca a diferença entre essa equipa e as outras. Não há discussão. Além disso, sei bem do gozo que tiveram em dar a volta olímpica no relvado do Benfica; falei com eles, e nem podiam acreditar. Isso é algo que não acontece todos os dias; pelo contrário, é quase único. E eles conseguiram. Depois ganharam a Liga Europa, que não é uma prova fácil. Mas desde o primeiro momento que se via que iam estar entre os primeiros pela equipa que formaram.

E o regresso à Liga dos Campeões, como imagina que será?

Acredito que o FC Porto tem jogadores para ganhar a Liga dos Campeões. É importante que mantenha este grupo de jogadores. Conhecem-se bem e conseguiram um funcionamento colectivo impressionante. Ao longo da época foram mudando alguns, e o rendimento foi sempre alto. Além disso, o clube "agarrou" vários jogadores numa boa idade, com a experiência certa, como é o caso de Falcao, Hulk e Guarín, que também fez uma grande época. Nota-se que estão adaptados e sentem amor ao clube. O FC Porto tem um potencial enorme para lutar com os grandes da Europa.

Recordações de um grupo espectacular

Valeri jogou pouco e não convenceu no Dragão, mas diz ter "recordações lindas" da passagem por Portugal. "Foi a minha primeira experiência noutro balneário, noutro clube, depois de sair do Lanús. Humanamente encontrei um grupo espectacular, que me recebeu muito bem. Mariano, Farías, Bruno Alves foram os que me ajudaram mais desde o primeiro momento. E o clube é magnífico, uma instituição-modelo para todo o mundo."

in "ojogo.pt

F. C. Porto pode ultrapassar palmarés do Benfica na Taça de Portugal em hóquei em patins


O F. C. Porto é o grande favorito na "final-four" da Taça de Portugal em hóquei em patins, que se disputa no fim de semana em Coimbra, e os "dragões" podem mesmo ultrapassar o Benfica no palmarés da prova.
Na história da Taça de Portugal, F. C. Porto e Benfica são os clubes com mais troféus, 13 cada um, e a grande distância do terceiro clube mais titulado, o Sporting, com quatro conquistas.
O F. C. Porto pode também fazer a "dobradinha", depois de uma época em que chegou ao décimo título consecutivo na 30.ª e última jornada, com os mesmos pontos do Benfica, mas com vantagem no confronto directo.
No sábado a equipa joga no Pavilhão Dr. Mário Mexia, em Coimbra, frente à Oliveirense, terceira no campeonato, em jogo agendado para as 17.30 horas, enquanto na outra meia-final (15:30) defrontam-se Valongo (8.º no campeonato) e Candelária (4.º).
Os vencedores têm encontro marcado na final às 17 horas de domingo, com todos os jogos a terem transmissão televisiva na SportTV.
Fora das decisões ficou o Benfica, detentor do troféu, que foi eliminado pelo Candelária nos quartos de final, em jogo decidido no desempate por grande penalidades.

in "jn.pt"

Souza: «Farei tudo para marcar o Messi»

AINDA ESTÁ DE FÉRIAS MAS JÁ SÓ PENSA NO DUELO COM O BARCELONA


O duelo com o Barcelona, referente à Supertaça Europeia, está marcado para 26 de agosto. Antes, porém, o FC Porto ainda vai disputar a Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao V. Guimarães, e um par de jogos do campeonato. No entanto, é no compromisso com os blaugrana que a nação azul e branca centra atenções e Souza não é exceção.
Depois de uma época desgastante e ainda a gozar um merecido período de férias, no Brasil, o médio portista já fala da época que aí vem e, como não podia deixar de ser, é ao Barcelona que aponta. Na verdade, Souza está mais entusiasmado com a possibilidade de defrontar o astro argentino Lionel Messi do que propriamente o Barcelona. Ainda assim, não deixou de elogiar esse adversário espanhol, que é o campeão europeu em título. “Vamos defrontar a melhor equipa do planeta”, sublinhou, centrando-se depois especificamente no melhor jogador da atualidade: “Messi é um fenómeno e farei de tudo para o marcar.”
in "record.pt"

Hulk sobe na hierarquia

SAÍDA DE MARIANO DEVE REFORÇAR O PESO DO BRASILEIRO NO BALNEÁRIO


Pela segunda temporada consecutiva, o FC Porto deve voltar a ter uma hierarquia de capitães sem qualquer jogador português. Villas-Boas redimensionou a liderança do balneário, entregando a Helton, Falcão e Mariano a voz em nome do grupo. Com a saída do argentino, admirado pela sua experiência e frieza, abre-se uma vaga que tem, desde já, um fortíssimo candidato: Hulk. O brasileiro foi sempre a primeira alternativa ao trio de líderes, isto apesar de Rolando e até Castro terem envergado, ocasionalmente, a braçadeira.
Com o Incrível a garantir a sua continuidade na Invicta, devidamente ratificada com uma renovação de contrato, é natural que o FC Porto aproveite esta janela para associar à sua relevância em campo uma posição destacada no seio do grupo. Hulk vai para a quarta temporada de azul e branco e tem sido um jogador emblemático, não só pelo rendimento que tem em campo, mas também em questões paralelas como o “caso do túnel”, que reforçou a sua ligação ao clube.
in "record.pt"

«FC Porto pode parar o Barça» – Victor Fernandez

Victor Fernandez, treinador que substituiu José Mourinho no comando do FC Porto, em 2004/2005, entende que a equipa de André Villas Boas «é uma das que pode causar problemas e parar o Barcelona». 

O espanhol falava aos jornalistas à margem do 1.º Congresso Internacional de Pontevedra, que decorreu ontem nesta cidade da Galiza, esperando «um grande jogo» na Supertaça europeia do Mónaco. 

«Tenho essa expectativa. Barcelona e FC Porto têm um nível semelhante, mas uma concepção de jogo diferente. O FC Porto é uma equipa mais física e directa, com transições rápidas e que tenta ser sólida colectivamente, procurando cortar a iniciativa do adversário», analisou Victor Fernandez, dirigindo também rasgados elogios ao Barcelona. 

«Esta equipa de Guardiola é a grande revolução do futebol nos últimos 50 anos. Organiza-se a partir da bola e não do adversário. Tem jogadores de grande qualidade e que pensam da mesma forma. Além disso, estão juntos há muitos anos. São talentosos e, ao mesmo tempo, solidários. Não há equipa no Mundo que pressione como o Barcelona», fez notar o técnico espanhol.


in "abola.pt"

Otamendi confiante que irá regressar à selecção


O defesa Nicola Otamendi, do FC Porto, está confiante que irá voltar a merecer a confiança do seleccionador da Argentina e que irá regressar às suas escolhas. 

«Ganhei vários títulos em Portugal e participei na final da Liga Europa. Pelo que mantendo este nível exibicional posso regressar à selecção», defendeu Otamendi, em declarações à ESPN.O defesa argentino analisou as diferenças do futebol sul-americano para o europeu: «O futebol é diferente na Europa, porque é muito mais rápido e a defesa joga quase sempre mais à frente».Otamendi explicou ainda o erro que aconteceu na final da Liga Europa: «Na primeira parte, regaram o relvado, mas na etapa complementar o piso secou e tive algumas dificuldades ao nível do passe. Aliás, num passe para trás, a bola travou no relvado e quase que era cortada por um adversário».


in "abola.pt"